Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Novos programas de EMRC
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de October de 2008 11:42

Boas

Estive na 6ª feira com o novo manual de Educação Moral e Religiosa Católica para o 7º ano.
Gostei bastante do tema inicial - Origens.
Não tive oportunidade de analisar profundamente, mas pelas "gordas" e ilustrações está muito bem contextualizado.
Origem do Universo, da vida e evolução. Depois as visões religiosas, numa perspectiva bastante larga, n limitada às monoteístas. Obviamente seguem-se unidades onde as religiões abraamicas são analisadas com maior detalhe.

So achei muito longo para a carga horária da disciplina. Como o ultimo tema fala mais na adolescência e é mais apelativo para os miudos de 12 anitos, é natural que os professores tenham tendencia a resumir a metade inicial. Mesmo assim achei muito bom. E tem pontos de ligação com o programa de Ciências Naturais do mesmo ano.
Está lá, clarissimo - a evolução é um facto! :D

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Novos programas de EMRC
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de October de 2008 20:38

Ninguém aqui dá EMRC? Não conhecem os programas?
Concordam com a existência desta disciplina, nos moldes actuais?

Vá lá... uma opinião, uma só... n doi nada.

Nos meus tempos de estudante apanhei com aqueles programas pavorosos do 2º ciclo, antes do 25 Abril que era obrigatório. E depois no Liceu já por opção também tive e até gostava. Até fomos ao teatro ver o Godspell, com o Carlos Quintas a fazer de Jesus.

Tou mesmo velha lol

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Novos programas de EMRC
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de October de 2008 01:10

Isso aconselho a estudar o manual e a fazer a catequese, porque as pessoas inteligentes sabem que Deus é um facto e é Ele que fez tudo e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Re: Novos programas de EMRC
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de October de 2008 14:16

Por acaso, passei todo o meu percurso escolar sem ter aulas de Religião e Moral (excepto no 7.º ano de escolaridade que já não tenho a certeza).

Como era eu que me matriculava, e ter uma hora de furo era um luxo, então, como a disciplina era (é) opcional, nunca a escolhia.

Mas também me lembro, estava eu no 11.º, de conversas que tive com pessoas que frequentavam Religião e Moral. Recordo-me de pensar que devia ser interessante, porque falavam das aulas com entusiasmo e os assuntos que discutiam eram prementes e actuais. Mas de qualquer das formas, também já não ia a tempo.

Não sei como estão as coisas hoje em dia.

Deixem-me só contar um pequeno aspecto caricato que aconteceu mesmo.

No meu 8.º ano, os impressos para a matrícula mudaram. E onde habitualmente estava escrito "Religião e Moral: Sim / Não" (ou algo semelhante) nesse ano puseram "Religião e Moral: Prescinde / Não Prescinde". Eu, com a minha ideia de ganhar um furo, escolhi o "Prescinde". Contudo, vários alunos não conheciam bem o sentido da palavra. Só viram uma coisa que dizia qualquer coisa e Não qualquer coisa. Claro que foram para o "Não Prescinde", como se fosse "Não quero"!

Conclusão: No ano seguinte, houve mais alunos inscritos em Religião e Moral do que era habitual. :))

Abraços

Cassima



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.