Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Porquê a espada?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de September de 2008 19:38

esquece... agora ja nem podes editar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 17 de September de 2008 13:04

Isso mesmo Ana , nada como uma boa crise para nos transformamos.
vide são Paulo !
Fire: A tolerancia é uma Virtude , a paciencia outra e a hospitalidade também .
A diversidade só enriquece . Por que isso lhe incomoda?
É muito chato se todos concordam e ficam só " rasgando seda", né?
Lena , todos defendemos nossa maneira pessoal de entender ou nao.
conviver fraternalmente nao é implicar um com o outro, mas caminhar um com outro, mesmo que o outro seja surdo , ou nós cegos. Desta forma um suporta o outro em sua deficiência ?
Graça e Paz
chris

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 17 de September de 2008 13:18

Albino
Matéria e anti matéria .
Esclareça por favor , tenho ouvido isso ultimamente , talvez por causa do acelerador de partículas.
Conheço apenas matéria e energia e confesso que nao é minha área de saber e nao costumo ler sobre isso .
Me ajude na minha ignorãncia e preguiça : O que é anti matéria ?

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de September de 2008 14:48

Chris

Eu por acaso sou mesmo assim: quando lido com um problema...nao lhe vou virar as costas. Gosto de educar as pessoas! Acho que deve ser essa a "espada"

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 17 de September de 2008 15:27

Ana sempre lembro de Jesus dizendo : tira antes a trave do seu olho .
Digo sempre isso para mim quando quero educar as pessoas.Por isso tenho muito cuidado sempre .

Albino , vou lhe provocar mais : Melhor falar sobre o Éter e o vácuo , do que sobre matéria e antimáteria , pleo menos Teologicamente teria algum fundamento.

Mesmo se o vácuo pudesse existir , a luz das Estrelas passa por ele e chega á Terra. -)

São Tomás de Aquino diz que, como Deus age em todos os lugares, Ele está presente em todos os lugares ...
O éter de Aristóteles?
SEr ou nao ser ?
O escuridão é a ausencia de luz ou seu contrário?



Editado 2 vezes. Última edição em 17/09/2008 15:42 por Chris Luz BR.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de September de 2008 16:23

Mas deixar abusar de mim...não deixo!

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 18 de September de 2008 10:53

Chris,
Sobre anti-matéria encontrei esta página da Wikipédia:

[pt.wikipedia.org]

Sobre o éter, enquanto realidade física, encontrei esta:

[br.geocities.com]

Logo que tiver tempo vou ler também. Sobre o éter admite-se ora que existe, ora que não existe. O que penso é que a essência que dá consistência a todas as coisas pode ser o tempo, enquanto tensão entre passado e futuro, e não tanto a grandeza demarcada pelos relógios.

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 20 de September de 2008 06:08

O discurso de Jesus está cheio de paradoxos, aparenta estar em estado de paralelismo constante, andando ao lado, porém sem encontro, sem vértice de relacionamento. Jesus ao mesmo tempo que ama os pecadores, as prostitutas, os publicanos, é implacável com a mascara dos fariseus hipócritas. Para Jesus tudo se dirige para o espírito do Evangelho, que é amor sábio e sabedoria amorosa, que é desígnio em todo bem, e falta de maquinação no olhar, que é bondoso sempre, ao mesmo quando derruba as mesas dos vendilhões do templo, que é intolerante com a intolerância, que é condescendente com os misericordiosos, que é implacável com os implacáveis e generoso com os generosos, que dá a vida por escolha, mas que não a entrega por covardia, que evita o perigo conforme seu interesse, mas que não foge à “hora” quando ela é chegada.
O espírito do Evangelho é o espírito da Palavra. Jesus disse: “As minhas palavras são espírito e são vida... e diz também que "veio trazer fogo há Terra," veio "trazer espada" ou "dissensão"...
Claro, Jesus o Principe da Paz, proclamava a verdade com amor e assim ela deve ser proclamada, mas há um sentido em que a sua vinda e a proclamação do evangelho provocam divisões. A fé em Cristo faz desde logo separação entre o crente que faz Jesus como seu único e suficiente senhor e salvador, em contraste com os que se acham que se podem salvar a si mesmos, ou com o pecador e o mundo. Depois a proclamação da Palavra de Deus e a sua verdade motivarão sempre e já desde os tempos de Jesus e apóstolos quanto mais ao longo da história, a oposição, a divisão e a perseguição como se pode ver em Mateus 12:24, Mateus 14:4 a 12, Atos 5:17 ou Atos 7:54-60, pra não falar dos açoites, prisões etc que Paulo por exemplo levou. Já pra não falar as divisões que a defesa da fé apostólica provoca... Também vemos na Bíblia que viver segundo os rectos padrões de Cristo resulta em zombaria e desprezo, basta lembrar Jesus no sermão da montanha a dizer "bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça porque deles é o reino dos ceus, bem aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós por minha causa, exultai e alegrei-vos, grande é o vosso galardão, assim perseguiram também os profetas que foram antes de vós". Mateus 5:10 a 12.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de September de 2008 14:50

No «Angelus» de 19 de Agosto último, o Papa abordou este tema. Eis aqui uma transcrição do fundamental, com sublinhados meus:

Citação:
Bento XVI:
Há uma expressão de Jesus, no Evangelho deste domingo, que atrai sempre a nossa atenção e exige ser bem compreendida. Enquanto está a caminho de Jerusalém, onde o espera a morte de cruz, Cristo revela aos seus discípulos:

"Julgais que Eu vim estabelecer a paz na terra?"

E acrescenta: "Daqui por diante estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; dividir-se-ão o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra" (Lc 12, 51-53).

Quem conhece um pouco o Evangelho de Cristo, sabe que é mensagem de paz por excelência; o próprio Jesus, como escreve São Paulo, "é a nossa paz" (Ef 2, 14), morto e ressuscitado para derrubar o muro da inimizade e inaugurar o Reino de Deus que é amor, alegria e paz. Como se explicam então estas suas palavras?

A que se refere o Senhor quando diz que veio trazer segundo a redacção de São Lucas a "divisão", ou segundo a de São Mateus a "espada" (Mt 10,34)?

Esta expressão de Cristo significa que a paz que Ele veio trazer não é sinónimo de simples ausência de conflitos. Ao contrário, a paz de Jesus é fruto de uma luta constante contra o mal. O confronto que Jesus está decidido a enfrentar não é contra homens ou poderes humanos, mas contra o inimigo de Deus e do homem, satanás. Quem quer resistir a este inimigo permanecendo fiel a Deus e ao bem deve necessariamente enfrentar incompreensões e às vezes verdadeiras perseguições.

Por isso, quem deseja seguir Jesus e comprometer-se sem hesitações pela verdade deve saber que encontrará oposições e se tornará, infelizmente, sinal de divisão entre as pessoas, até no interior das suas próprias famílias. O amor aos pais é um mandamento sagrado, mas para ser vivido de modo autêntico nunca pode ser anteposto ao amor de Deus e de Cristo.

Deste modo, seguindo as pegadas do Senhor Jesus, os cristãos tornam-se "instrumentos da sua paz", segundo a célebre expressão de São Francisco de Assis. Não de uma paz inconsistente e aparente, mas real, perseguida com coragem e tenacidade no compromisso quotidiano por vencer o mal com o bem (cf. Rm 12, 21) e pagando pessoalmente o preço que ela exige.

Alef

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de September de 2008 16:48

Obrigada, Alef:-) és um perito nestas coisas. A tua presença no fórum é preciosa.



Ana

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 20 de September de 2008 20:29

Concordo com o papa, diga-se que interpretou dentro do contexto e não se pos a inventar, e lembrou-se de ver que no texto de Lucas tá explicito o que é a espada que Jesus falava, dissensão ou divisão, aliás bastava ler o versiculo seguinte logo em Mateus, não é preciso ir há China pra perceber. E lembrou bem que a nossa luta não é contra a carne e o sangue contra pessoas, mas sim é contra os principados, potestades, principes das Trevas e hostes espituais da maldade conforme está escrito em Efésios 6:12.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de September de 2008 21:08

Jorge voce diz
nossa luta é contra os principados, potestades, principes das Trevas e hostes espituais da maldade conforme está escrito em Efésios 6:12.
Como podemos lutar contra anjos?
Já me basta a luta contra mim mesma e a luta diária para transformar o meu ambiente.
Deixa estes anjos para o São Miguel Arcanjo cuidar deles .

brincadeirinha -)

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 29 de September de 2008 16:24

vejam o perigo do fundamentalismo e sua leitura e entendimento distorcido da mensagem de nosso Senhor
[www.youtube.com]

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de September de 2008 15:01

Vou aproveitar o tópico do Albino porque acho que se enquadra aqui.

Ontem, num livro que ando a ler, encontrei uma citação de uma frase de Jesus que eu não conhecia (ou se cheguei a conhecê-la, não me apercebi bem do texto).

É no fim da parábola do rendimento dos dons em Lucas. Aí Jesus diz:

Citação:
Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença.» (Lc 19, 27)

A frase da espada não me choca porque lendo-a no seu contexto não poderá ser tomada literalmente como apologia da violência (só com má vontade).

Porém a utilização da expressão "degolai-os" revela uma violência que não se adequa a Jesus que mandou perdoar a quem nos ofende.

Como perceber isto?!

Abraços

Cassima

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de September de 2008 17:52

O poder no tempo de Jesus era de carácter autocrático e e as pessoas não se regiam por declarações universais dos direitos humanos, nem faziam a mínima ideia do que era democracia. Textos como este traduzem a aceitação popular do despotismo real e possivelmente a expectativa da vinda de um reino acima de qualquer contestação, o que realmente é pouco provável que aconteça. Pessoalmente vejo este texto como um aviso sobre o quanto o poder pode corromper e transtornar os que o detêm.

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de October de 2008 19:30

Convém ler o capítulo 19 de S. Lucas para perceber melhor esta passagem. Jesus conta esta história às pessoas para explicar que os reis terrenos não são de confiança no que respeita à observância da justiça. Aliás e tipicamente a figura real nos evangelhos é tratada habitualmente como alguém bronco, sádico e desprovido de qualquer entranha de humanidade, muito de acordo com o que durante séculos foi hábito. Esta é uma das mais fortes contestações à forma de poder da altura. Mas com a revolução francesa o poder foi segmentado em três componentes: Os poderes executivo, legislativo e judicial, sendo que hoje se entende que o poder central deve ser exercido segundo princípios debatidos e aprovados democraticamente. Infelizmente isso não impediu que novas autocracias emergissem e que quase sempre levaram a guerras, chassinas e formas massivas de opressão.

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de October de 2008 22:01

Cassima , sei muito pouco sobre o evangelho de Lucas e nao seria a pessoa mais indicada para lhe responder. Mas ouso dizer:

A parabola das minas nao teria um sentido escatológico , onde todos terao que responder pelo que fizeram com a Graça e o dom da vida recebido igualmente por todos?
todos tem igualdade de condições e todos receberam igualmente os ensinamentos de Jesus , ninguém poderá se "justificar " dizendo que não recebeu ou que recebeu menos que o outro.
Agora quem nao fez crescer a graça e disperdiçou os dons recebidos ,chega no final com as mãos vazias.
Jesus nao tira a nossa responsabilidade pessoal .

Imagine na hora do juízo aqueles que além de nao terem dado frutos para o Reino ainda lutaram contra o Reino de paz, Justiça e Amor?

Acredito que nosso Senhor nao queria dizer literalmente que vai degolar alguém. Isso seria uma contradição!
Mas no figurativo da parábola em que um rei tinha inimigos que o odiavam,e nao queriam que ele reinasse , estes no final tiveram um julgamento severo.

Graça e Paz
Christina



Editado 1 vezes. Última edição em 01/10/2008 22:05 por Chris Luz BR.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de October de 2008 14:16

Caro Albino e cara Chris

A minha questão prendia-se mais com a crueza da palavra. Lendo-se a parábola compreende-se que no final tem de haver um castigo para os que desbarataram os seus dons. Mas mesmo a parábola dos talentos em S. Mateus que tem igualmente um final severo não é tão cru.

Porém, reli novamente a parábola. E reparei numa coisa que não tinha reparado antes (talvez influenciada pelo livro de onde retirei a citação):

a frase em questão ainda faz parte da história e quem a pronuncia é o nobre. Eu quando a li e escrevi a mensagem anteontem, erradamente considerei que a parábola tinha terminado e que naquele momento era Jesus que falava.

E desta forma, estava a dar um sentido muito diferente do que aquele agora lhe dou.

Não sei se é confuso, mas para mim é muito importante e diferente que esta frase tenha sido pronunciada por uma personagem duma história contada por Jesus e que não tenha sido pronunciada pelo próprio Jesus...

Obrigada a ambos :)

Abraços

Cassima

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de October de 2008 23:11

Naquele tempo,
disse Jesus:
«Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado
os milagres que em vós se realizaram,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza.
Assim, no dia do Juízo,
haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós.
E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu?
Até ao inferno é que descerás.
Quem vos escuta, escuta-Me a Mim;
e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim.
Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».


Palavra da salvação

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 03 de October de 2008 08:43

Pois é. Costuma dizer-se que
"Deus escreve direito por linhas tortas". Realmente nem tudo na Bíblia são linhas rectas, mas devemos acreditar que tudo são palavras para o bem, para o nosso bem, para a nossa conversão à graça e à verdade.

*=?.0

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.