Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 07:58

Em Mateus 10,34 Jesus é-nos apresentado a dizer:
"Não penseis que vim trazer a paz à Terra. Não vim trazer a paz, mas a espada."
A palavra também é violenta, mas devemos tomar este versículo literalmente?

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 12:23

Ola a todos

Cada vez que releio este versiculo, asslatam-me varias ideias.
Lendo aHistoria é fácil perceber essa verdade, no caso de Jesus foi o primeiro a prová-lo, pelas suas palavras morreu violentamente.
Ao longo dos séculos, pela palvra, cometerem-se excessos e mais morreram, por ela e para ela.
O Homem tem dificuldade por si de enfrentar a verdade e quer impor sempre a sua mais do que ouvir a dos outros.
A Palavra é de Paz de de compreensão, no entanto as formas de se harmonizar as coisas nem sempre são de acordo com estes principios.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 14:14

Penso que essa paz é a do desinteresse, do comodismo, do seguidismo, dos que se calam.

A espada é a inquietude dos que se importam e fazem por se melhorar, por ajudar quem necessita, por construir uma esperança activa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 21:42

Citação:
Lena
Penso que essa paz é a do desinteresse, do comodismo, do seguidismo, dos que se calam.
A espada é a inquietude dos que se importam e fazem por se melhorar, por ajudar quem necessita, por construir uma esperança activa.

Lena, mesmo sem ter estudado teologia, mas só usando o bom senso, vc praticamente citou Santo Agostinho, rs.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 23:10

Bom Albino , Jesus com certeza nao dava instrução bélica para os Apostolos no monte das Oliveiras.
Os ensinamentos de Jesus cortam mais que faca de dois gumes e penetram até medula!
A Palavra, os ensinamentos , realmente são como uma Espada . Podem cortar o mal pela raiz e transformar as mentes e condicionamentos.Romper as cadeias das convicções ....
A espada da fé, dos ensinamentos de tudo que Jesus ensinou .
A espada é a recordação, a lembrança dos ensinamentos.
Esta espada é que nos defende na hora da perseguição e da incompreensão.
Lc 22,35-38
Quando vos enviei sem nada... vos faltou alguma coisa ? Não nada , agora é a hora do combate decisivo, quem tem uma espada tome-a e quem não tem , vende seu manto e compre uma.

Á noite no Getsenami estavam rezando,se preparando para a batalha que Jesus preparou seus discípulos: a Evangelização , que não se faz com espadas de ferro ou aço, mas com a espada da fé, dos ensinamentos de tudo que Jesus ensinou.

Quem não recorda, procure os outros imediatamente para se recordar que agora é que tudo começa a acontecer. Até aqui todas as pedradas, as pauladas, as criticas eram apenas para Jesus, mas depois que o matarem vão cair sobre os discípulos.
E quando os discípulos começarem a sentir a ameaça é que vão precisar desta armadura, desta espada, desta força , desta fé para se defender.



Editado 2 vezes. Última edição em 12/09/2008 23:21 por Chris Luz BR.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 10:43

Em S. Mateus 22 Jesus é-nos apresentado dizendo:
37Jesus disse-lhes:
Amarás ao Senhor, teu Deus,
com todo o teu coração,
com toda a tua alma
e com toda a tua mente.
38Este é o maior e o primeiro mandamento.
39*O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40*Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.».

O meu comentário poderá ser:
Que grande corte! Para tal é preciso uma espada bem afiada; bem afiada pela oração e meditação, para cortar o que impede de ver a raiz.

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 18:07

Citação:
Albino O M Soares
Em Mateus 10,34 Jesus é-nos apresentado a dizer:
"Não penseis que vim trazer a paz à Terra. Não vim trazer a paz, mas a espada."
A palavra também é violenta, mas devemos tomar este versículo literalmente?

Paz do Senhor, querido...

Quando lemos o texto entendemos o que o Senhor quis dizer, pois Ele explica nos versos seguintes:

MAteus 10:34-37
34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim


Conhecí algumas pessoas que, por terem aceito a Jesus como Único Salvador, sofreram reações de seus pais e irmãos... Os pais dessa colega são de uma grande religião aqui do Brasil e não aceitavam que a filha pusesse a Escritura acima da igreja... ELa passou maus bocados, mas está firme com Jesus!

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 15/09/2008 18:25 por David_.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 18:20

Um fanático sempre vai achar que tem razão, e encontrará sempre algum versículo bíblico mal lido em que se apoiar. Ler a bíblia, por si só, não é garantia de nada! Mas um fanático acha que sim! Desde que, é claro, apenas a interpretação dele conte: aquela em que ele é o "herói" e todos os outros estão errados.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 18:50

Sim David ,´como diz são Paulo , é perigo de todos os lados, dos amigos e dos inimigos.

Quanto aos cortes na raiz Albino, sou mais pela ação do que pela oração e meditação.
Pois cada vez mais me convenço que a " salvação" passa pelo outro e o grande Outro é servido no outro palpável com que convivo nessa caminhada. isso se torna ação de ouro , or ação .
Quando me descentro e olho alredor com os olhos de Deus , os sete pecados de raiz
perdem a importancia. A Ascese vira servir ao outro , nao mais esforço em aumentar as virtudes cardeais humanas. E no serviço ao outro por ação do Espírito, cresce a humildade e a resignação, a aceitação da limitação e o amor aumenta.
Desta forma nao precisa cortar nada pela raiz, mas conviver com a sombra , conhecendo-a bem e vigiando-a . Pois é a sombra que nos mostra a beleza da LUZ.Até o dia da colheita , onde apenas o trigo ficará e tudo será LUZ.

fire : que seu fogo seja transformador e nao destruidor - )

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 18:54

Mas entao a espada não é ruptura? O fogo do fox tb o pode ser.
O que arde cura hehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 19:25

A moda é bancar a vítima. Qdo alguém faz algo que é criticado, então ele se julga o "herói perseguido", como o David por exemplo. Qdo quer criticar os outros, por outro lado, nunca é ele um perseguidor. Essa é a lógica do fanático.

Não sou herói nem vilão, mas acho muita falta de educação o sujeito vir num fórum católico para querer impor aqui a sua interpretação torcida, sendo que nem está disposto a dialogar. Se há quem ache isso "interessante" e não entendeu isso ainda, então paciência.

O mundo está cheio de fanáticos que só atrapalham mais tudo e não ajudam a construir a paz, sejam terroristas, malucos mulçumanos ou malucos cristãos, são todos farinha do mesmo saco, apenas com alguma diferença de tom.

Antes de ser "evangelizador", a pessoa devia aprender a ser "humano"! Quem quer falar algo ao coração dos outros tem que aprender a OUVIR primeiro. Nisso Jesus era também mestre!

Que adianta a um homem ler a bíblia toda se perdeu a sua alma?

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Valentim Monteiro (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 19:33

Caros!

Fui ensinado a ler a bíblia numa perspectiva de passado projectado no futuro.

No meu humilde entendimento, considero que a "espada" significa a "controvérsia" o "questionar" o "porquê das coisas". Ao invés do conceito de guerra!

Na realidade, Jesus, habituou-nos a gerar a controvérsia ao longo da sua vida a questionar - até na hora da sua morte!

[Edit: Luís Gonzaga, para corrigir o texto que se encontrava em maiúsculas.]



Editado 1 vezes. Última edição em 16/09/2008 22:04 por Luis Gonzaga.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 19:58

Valentim
por favor edita ou reescreve a mensagem pois o uso de letras maiusculas é gritar.
Vê-se que foi um erro pois está trocado, colocaste as minusculas no inicio das frases.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 20:04

Quem com ferros mata, com ferros morre. :)

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 20:07

Uma vez comecei a ler a Biblia vi tal confusao...deixei de a ler. Agora o Albino traz este topico! Por vezes fico confusa!

Re: Porquê a espada?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 20:20

Paz do Senhor


O que Jesus quiz dizer é relmente aquilo que Ele explicou nos versos posteriores e que escreví na última postagem...

Vejam um outro exemplo:

[pt.christiantoday.com]

Que o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 15/09/2008 20:22 por David_.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 21:03

- E pronto o David_ disse q era assim e acabou.
- Mas "assim" como?
- Assim como Jesus disse, é Biblico.
- Mas ele só copiou uns versículos, não explicou nada.
- Mas não há nada a explicar, querem saber mais que Jesus?! Está na Biblia Jesus disse, tá explicado.
- Mas Jesus estava a falar apenas de casos concretos? Eram apenas exemplos, casos tipo, coisas que podiam acontecer? Não pode ser uma imagem de todo o conflito que a fé traz para cada um de nós?
- Não invente! Jesus falou. Leia a Biblia. Os casos que o david_ falou lá do pessoal q conheceu, pode. Esse bla bla de católico não presta.
- Ai é?
- È. Seja um cristão genuino.
- Não sei... falta qualquer coisa.
- Aff. Homens de pouca fé.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de September de 2008 10:25

É habitual que sobre questões importantes haja mais que uma perspectiva, à semelhança do que se passa na natureza, onde há matéria e anti-matéria.
Talvez tenhamos de aceitar que, para construir a paz, temos de usar a espada do discernimento que brota da compreensão de um destino universal para cada um de nós.

*=?.0

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de September de 2008 18:03

Só se a espada for: não voltar as costas aos problemas...mas sabe-los resolver!

Re: Porquê a espada?
Escrito por: Valentim Monteiro (IP registado)
Data: 16 de September de 2008 19:18

Cara Lena:

Como é óbvio, não foi minha intenção gritar!
Na realidade, achas necessário reeditar a mensagem?

Cumprimentos.
VM

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.