Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Verdades!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de August de 2008 17:48

"Aceitar a injustiça não é uma virtude, mas uma covardia" (Cléobulo de Lindus, filósofo grego, séc. V a.C.).A injustiça que atinge teu vizinho hoje poderá atingir-te amanhã. Quem trabalha com manutenção sabe muito bem que quanto mais se adia um reparo, mas ele compromete a segurança de toda a estrutura. Sabe também que, para o reparo acontecer, depende de iniciativa rápida de quem detectou o problema. É como ferrugem, quando começa a aparecer deve logo ser corrigida com a remoção da parte afetada e o isolamento com uma boa camada de pintura. Se adiar o reparo, a pessoa se acostuma com ela e nem mais vai notar sua ação contínua. De forma semelhante acontece com a injustiça. Ela atinge um, e ninguém se importa, pois afinal é com o outro e não consigo. Mas como ferrugem, ela começa corroer oculta e ganha vulto, e nem mais a notamos, mas quando ela nos atingir ninguém mais vai nos ouvir. Esperar que o outro faça em seu lugar é como esperar que a ferrugem acabe por si, mas lembre-se que ela só termina quando tudo já estiver destruído. Abandone a covardia, aja em quanto é tempo para depois não lamentar que não deu tempo.



(Reflexão feita por José Irineu Nenevê). Bom trabalho!

Bom dia!

Re: Verdades!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de September de 2008 15:25

"Em meio a um campo devastado, haverá sempre uma flor para quem sabe olhar" (Frei Hugo Baggio).

Saber buscar o que é bom de cada acontecimento engrandece a nossa vida. A palavra olhar tem sua origem no latim "adoculare" que é fitar com os olhos, mirar, contemplar, observar etc. Para que isso aconteça é necessário estar com os olhos abertos em direção ao que se pretende ver. E mais, o coração tem que estar disposto a transformar a imagem trazida pela retina até o cérebro em algo admirável, ou seja, extrair o que for bom. Sendo assim, uma mesma paisagem observada por várias pessoas vai ter um numero igual de opiniões sobre ela. Isto porque, cada um a vê partir do que está predominando em seu coração naquele instante. Talvez por isso, enquanto o adulto vê apenas uma praia deserta, a criança observa uma infinidade de conchinhas. Abra o teu coração para que teus olhos contemplem lindas paisagens. (Reflexão feita por José Irineu Nenevê).

Bom trabalho!

Bom dia!

Re: Verdades!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de September de 2008 21:00

Mons. Jonas Abib - Não se desespere diante dos problemas - 02/09/2008 - 15:30

Deus nos conhece tão bem. Quando a dor ‘aperta’, nós nos afobamos e O perdemos diante dos nossos olhos. São dias de escuridão, dias de dor. Não conseguimos, por muitas vezes, manter a chama da fé acesa e nos desesperamos. Mas, embora pareça que estamos sozinhos, Ele está com cada um de nós.

A Bíblia nos conta a história de Jó, que sofreu horrores. Seus amigos e até mesmo sua esposa diziam para ele abandonar a Deus. Mas ele permaneceu firme, ciente de que tudo passa. E ele estava certo, porque Deus não o abandonou – como também não abandonará você. Saiba que sua dificuldade vai passar. Por isso, não dê ouvidos ao demônio. Espere com paciência, a fim de que sua vida se enriqueça.

Espere em Deus. Seus sofrimentos podem ter fugido ao seu controle, mas não fugiram do controle de Deus. Que segurança nós temos? Nossa segurança é o Senhor. Nossa beleza passa com o tempo; a inteligência, com uma doença; por isso, nossa segurança é o Senhor.

Quando sua oração demorar a ser atendida, persista. Tenha confiança nEle e continue orando. Deus certamente vai atender seu pedido, mas no tempo dEle. Ele sabe quando você está pronto para alcançar seus desejos. O socorro divino nunca chega tarde, chega no tempo certo. E só aquele que confia em Deus recebe o que pede.

Sabemos que não é fácil esperar em meio à dor. Ficamos angustiados, ansiosos, e muitas vezes perdemos as esperanças. Mas as coisas de Deus não são assim. O tempo do Senhor não é o nosso. Portanto, paciência e fé. Enquanto espera no Senhor, seja fiel e aceite tudo o que acontecer. Na dor e na humilhação, permaneça firme. Espere o tempo de Deus. Pegue o seu sofrimento e o apresente a Deus, dizendo: ‘Senhor, eu não entendo por que estou passando por esta dor, mas quero enfrentá-la com o Senhor. Aqui estou, Senhor Deus, à espera de Sua ajuda’.

Re: Verdades!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de September de 2008 14:53

Dá sem medida, e receberás sem medida.

Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no
próprio Amor.

E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.

O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso.
Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba
que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a
pena, não é mesmo?.

Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se
ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia
flores a cada pimavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã.
Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em
qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara,
amigo, Ele está louco por ti!

Manda esta mensagem a cada "linda pessoa" que desejes abençoar.

Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva,
porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e
luz para o caminho.

"Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens
mil e uma razões para sorrir"


(Uma reflexão extraordinária escrita por Facundo Cabral)

Re: Verdades!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de September de 2008 21:02

Portugal assiste ao «eclipse de Deus» - 11/09/2008 - 07:53

Não chega propor “valores normativos ou soluções técnicas” porque “o problema é de fundamento” – disse esta manhã (11 de Setembro), Isabel Varanda, Professora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no I Congresso da Pastoral Social, a decorrer em Fátima. Como “desaprendemos de lidar” com este fundamento, ficamos “sem ferramentas para agir na raiz das causas” – sublinhou.

A conferencista - abordou a temática «Intervenção Social da Igreja: que desafios?» - disse aos participantes desta iniciativa que a grande pergunta sobre Portugal não pode ser apenas “deixada no mundo político, no campo secular e no mundo laico”. A Igreja em Portugal deve “convocar a sociedade cristã e a cultura em geral a um sobressalto”.

Citando João Paulo II, a oradora realça que “uma das razões de crise de esperança da Europa” reside na Antropologia sem Deus e sem Cristo. No caso de Portugal, assiste-se com frequência “ao eclipse de Deus” preconizando em nome do valor supremo da laicidade “um novo país e um povo novo” – esclareceu Isabel Varanda. E acrescenta: “o nosso país não escapa à «elite globalizada» que representa um sub-cultura internacional.” Esta «nova cultura» é o principal vector dos “valores progressistas herdados das luzes”.

Apesar de reconhecer o lado positivo do processo de secularização do mundo, Isabel Varanda reconhece que este processo comporta um “enorme empobrecimento” ao “promover uma antropologia míope e amputada”. Os humanismos modernos “não deixam espaço para Deus”. Com estes vectores de pensamento, a orador deste congresso promovido pela Comissão Episcopal da Pastoral Social lamenta que o “mundo secularizado” não consiga responder “às questões mais profundas da condição humana”.

Para Isabel Varanda, o ateísmo laico “é rentável” porque “Deus vende bem, principalmente no tom jocoso, irónico e cínico”. E finaliza: “Portugal não é excepção a este despudor”.


www.catolicanet.com.br


Fonte: Agência Ecclesia
Local:Portugal Inserida por: Administrador

Re: Verdades!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 08:43

"Quem quer vai, quem não quer manda".
Esta intervenção de Isabel Varanda não me convence, até porque acho que os ateus de coração humilde contribuem mais para a dignificação do nome de Deus que muitos crendeiros. O género de coisas, como pegar numa pastilha de farinha mais ou menos sofisticada, fazer umas benzeduras e depois dizer ao povo: isto é Deus vizível, o corpo de Deus, adorem; isto é idolatria rasca. De facto abundam por aí os vendilhões do nome de Deus, o qual nos impingem como uma praga que urge domesticar. Crendismo não. Obrigado!.

*=?.0

Re: Verdades!
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 12:19

Ola a todos

Creio que mais que um "eclipse de DEus" estamos a assistir a um "eclipse do Homem", que se esquece de quem é e das suas responsabilidades. Depois de se esquecer de si é claro que Deus fica a mais neste contexto...

Sérgio Lopes

Re: Verdades!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 14:10

Ou quem escreveu a notícia descontextualizou completamente o discurso de Isabel Varanda, ou ela é uma saudosista da antiga senhora.

Gostaria de saber que tipo de sociedade pretende quem concorda com as ideias dessa noticia.

Esquecem-se sempre que os cristãos vivendo em países como a Arábia Saudita dariam tudo para ter um estado laico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.