Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Sexualidade do casal
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 09:26

Um casal amigo queria saber a minha opinião... desgraça...
Agora pergunto-vos, pois até agora nada encontrei referências bibliográficas, nem excertos, etc. Também escreva-se a verdade, ainda agora comecei a pesquisar.


O que o cristianismo pensa da prática do swing por parte do casal?

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 15:20

jomar

Se explicares o que queres dizer com swing pode haver comentários. Swing em Ingles é um movimento rápido.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 16:33

Swing: Troca de casais.
Um casal tocar de parceiro(a) e fazerem sexo, mas todos juntos, os 4 obviamente.

Obviamente que a questão é um ponto de partida que me suscitou dúvida.

Está 'normalizada', conduta,etc, no Cristianismo o comportamento sexual do casal?

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 19:55

Oh...jomar! Andas a brincar com o pessoal daqui do fórum?

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 20:14

Este tópico é completamente cretino. Mas mesmo assim aqui fica um esclarecimento.

Para ser swing basta que dois casais troquem entre si, nada obriga a que o sexo seja feito em grupo. Nos anos 70 esteve muito na moda festas de casais apenas para trocarem de chaves e com ela a esposa.

Sim, que a perspectiva é sempre de trocar a mercadoria fêmea por outra para testar. Mesmo nas reportagens sobre clubes dedicados a esta prática questionam sempre os homens, se eles não sentem nenhum tipo de desconforto por saberem que outro homem vai estar com a mulher dele. Já ás mulheres é se elas não se importam, se são de alguma forma pressionadas à prática. Esta mentalidade machista de que as mulheres por elas não optam por ser permissivas e que até devem estar habituadas a que o marido petisque por outros lados, irrita-me profundamente.

A maioria destes casais pensa que é muito moderno, muito liberal, muito desapegado das normas, parecem excitados por cometerem um crime. Balelas. Façam lá o que muito bem entendem mas não me venham dizer que são libertos, pois apenas repetem práticas primitivas ancestrais com nenhuma auto-estima.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 30 de August de 2008 10:28

No início, quando descobri este forum, pensei que fosse bom dar um contributo de reflecção acerca de diversos assuntos relationados com a religião cristã.

Esperava tolerância.

Reconheço que dou 40%, talvez menos, da minha capacidade de pensamento, isto porque existem pessoas que não sabem reflectir no seu termo.
Já me acusaram de nervoso, irritado, prepotente, critino, etc... só me falta ser 'banido'.
Como fico triste quando a origem vem da pessoa que exerce a prática cristã.
Contacto com os mais diversos 'tipos' de pessoas, os quais: indianos, australianos, canadianos, oriental (china e japão), polacos, italianos e todos os árabes. São este a quem tenho um carinho intelectual e cultural especial.
Especialmente estes sabem ser tolerantes, francos e sinceros nos seus pontos de vista.
Quando alguém coloca um 'ponto de partida' desbruçam-se sobre ele de diversas formas, mas nunca atacar o autor.
Expõem o seu pensamento em função a predominância ética e cultural.

Citação Jomar:
"Obviamente que a questão é um ponto de partida que me suscitou dúvida.

Está 'normalizada', conduta,etc, no Cristianismo o comportamento sexual do casal?"

O meu querido amigo indiano, Rajesh, responde assim:
"... a partilha deve ser feita apenas dentro casal."
"A prática de fazer amor no casal é muito incentivada, especialmente pelas mulheres"

O meu querido amigo árabe,Ababeel , responde assim:
"... Nós podemos ter mais que uma mulher e o dever dela é servir o marido e apenas o marido. Quem incorrer a prática de exercer fora desse meio pode vir a ser mortalmente acusado..."

Podia continuar.
O que responderam?

"Oh...Jomar... a brincar com o pessoal..."; "...critino..."

E volto a citar para consciencializar:
"Obviamente que a questão é um ponto de partida que me suscitou dúvida.

Está 'normalizada', conduta,etc, no Cristianismo o comportamento sexual do casal?"


Talvez seja o vosso objectivo, expulsar ou forçar a desistência, indirectamente, todos aqueles que não tem a mesma ideologia do que a vossa.

Talvés este seja o último post que escrevo neste fórum, por isso, quero dar um agadecimento especial ao Albino. Ele foi, no meu entender, o único que respondeu o seu ponto de vista de forma imparcial a um post que coloquei.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 de August de 2008 11:25

Ponto 1

Quem falou em cretino fui eu, e foi sobre o tópico não sobre a pessoa.
Claro que esta minha apreciação pode ser considerada hipócrita embora prefira o epíteto de cínica.


Ponto 2

Não sou cristã.
Não lanço areia para os olhos de ninguém apresentando-me como tal.


Ponto 3

Considero o tópico cretino não pela temática mas pelo estilo lobo em pele de cordeiro com que foi formulado.
Lançar questões para a mesa e esperar que alguém caia na asneira de dar a cara para depois criticar é uma velha estratégia desleal.
Quando a táctica não resulta, resta o número de vítima e sai-se pela esquerda baixa...


Ponto 4

Usando a opção pesquisar seria fácil encontrar um tópico onde esta questão já foi em parte respondida.


Ponto 5

Talvez fosse boa ideia começares a usar pelo menos 80% das tuas capacidades.
O pessoal aguenta na boa.

:D

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de August de 2008 01:01

Caro Jomar,

Na perspectiva do Cristianismo, a questão do swing tem uma resposta (demasiado) simples.

Os sexto e nono mandamentos dizem: Não cometerás adultério e Não desejarás a mulher do teu próximo.

Citação:
Isto significa: saber que o amor entre um homem e uma mulher se realiza numa união que dura toda a vida. Não é possível amar "à experiência". Exercitar-se na fidelidade, não se ligar irreflectidamente. Agir mutuamente com ternura. Não dominar, submeter nem abusar um do outro. Não seduzir ninguém nem se deixar seduzir. Aceitar-se como rapaz ou rapariga, homem ou mulher. Assumir a sua sexualidade com responsabilidade.

Fonte: Eu Creio - Pequeno Catecismo Católico.

Adicionalmente, no sacramento do Matrimónio, o casal faz o seguinte compromisso que inclui a fidelidade:

Citação:
Eu te recebo por minha esposa (meu esposo)
e prometo ser-te fiel,
amar-te e respeitar-te,
na alegria e na tristeza,
na saúde e na doença,
todos os dias da nossa vida.

Fonte: Eu Creio - Pequeno Catecismo Católico.

É evidente que o swing vai contra o mais básico da doutrina no que diz respeito ao casamento.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de September de 2008 14:37

vinde Espirito Santo !!!!

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de September de 2008 14:42

Senhor, perdoai-lhes por que não sabem o que fazem!

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 00:18

A sexualidade , bem entendida , é o canal privilegiado para nós conhecermos o amor , e através do amor humano, conhecermos algo do amor de Deus.

A Teologia faz uma denuncia pelo anuncio do caminho da realização.

Esse anuncio e essa denuncia comportam intuições muito profundas.
E uma dessas intuições é que nós devemos construir a nossa sexualidade , a nossa personalidade , da mesma forma que nós construímos a nossa casa.: tijolo por tijolo.
Nós não nascemos prontos, estamos sempre num processo de transformação para a felicidade ou para a desgraça.
Para a integração ou desintegração.

Temos na história de Édipo Rei - a historia do enigma da Esfinge ,
numa leitura feita por Junito Brandão :
A esfinge que estava no caminho é o símbolo da sexualidade.
Que tanto pode abrir caminho para a felicidade , quanto pode devorar-te.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 00:30

Sexualidade não é sexo.
Há 105 anos Freud teve profundas intuições e nos mostra a ambivalência da sexualidade.
Dt 30 – pode ser o caminho da vida ou da morte.
Então a nossa realização passa pela administração da energia poderosa .
Freud dizia sexualidade não pode ser confundida com genitalidade,pois não se resume aos órgãos genitais, não se resume a atos sexuais.
È uma energia que perpassa todos os seres vivos, inclusive os humanos.

A sexualidade tem muitas dimensões. Sexualidade não é sexo, não é genitalidade, não é ato sexual. Mas é uma força que está dentro de nós desde o inicio até o final da nossa vida e que apresenta muitas dimensões.

A sexualidade tem um ponto de vista genético, biológico, social, cultural, espiritual.

A sexualidade e a afetividade remetem para uma mesma energia que comanda nossa vida.
Energia esta que nos empurra ao encontro do outro e ao mesmo tempo uma energia que recolhe as impressões que os outros tem de nós ou que nós imaginamos que tenham de nós.
Então sexualidade e afetividade são condutos privilegiados para o amor.

Vamos cultivar o Ágape e estaremos no caminho da felicidade mesmo com muitas contradições e provações.

Buscar a beleza de um homem e mulher que se amam, que constroem juntos uma vida em comum, começam a desenvolver juntos os talentos. Que comungam entre si , assim há beleza em se transformarem numa só carne.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 04:18

Hoje falei com um rapaz das Filipinas. Eu sou um pouco curiosa e perguntei-lhe; nas Filipinas as jovens fazem sexo antes do casamento? Ele respondeu-me: se a minha mulher não fosse virgem...eu não a queria. Um advogado de profissão. Os homens da India pensam igual.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 14:08

Ana , pergunte se os jovens também , ou a lei é só para as mulheres?
Lembre que hoje a mulher estuda, trabalha e a igualdade de direitos e deveres está cada dia maior.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 15:01

Chris

Vou perguntar quando o voltar a encontrar na próxima reunião se tiver oportunidade.Boa sujestão. Ele disse que nas Filipinas mesmo raparigas com 35 anos se encontram virgens. E sabem...que os canadianos divorciados procuram mulheres Filipinas? Homens com altas profissoes.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 17:52

dão boas "escravas"
principalmente porque culturalmente estão habituadas a ouvir e calar, convenientemente submissas

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 18:28

voltando á Esfinge título do livro do frei Antonio moser: O ENIGMA DA ESFINGE.

A Esfinge era um monstro normalmente representado com cabeça de mulher, corpo de leão e asas de águia, mas vários povos usaram sua representação de formas diferentes.

As histórias que conhecemos sobre a esfinge vêm principalmente do Egito e da Grécia.
As esfinges mais famosas foram a de Tebas, na Grécia, e a de Gizé, no Egito.
A esfinge egípcia raramente era representada com asas e era masculina; enquanto a grega tinha asas e era feminina.
O corpo de leão da esfinge simboliza a força e a capacidade de guardar as entradas dos templos ou necrópoles em que ficavam; a cabeça humana representa a inteligência.

obs: nao lembro de que site tirei ....

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 18:30

No século V a.C., o dramaturgo grego Sófocles escreveu a trilogia tebana, que começa com a tragédia do personagem que encontrou uma esfinge: Édipo, filho de Laio, rei de Tebas.

Quando Édipo nasceu, o oráculo previu que ele mataria o pai e casaria com a mãe. Os pais, com medo da profecia, mandaram um criado matá-lo, mas ele não o fez. Édipo cresceu com camponeses longe de Tebas.


Quando estava adulto, Édipo soube da profecia e, atormentado, fugiu de casa, ignorando que não morava com seus pais legítimos. Na estrada, encontrou Laio e seus seguidores e, após uma briga, Édipo matou Laio. A profecia se cumpriu, mas Édipo ainda não sabia e continuou sua fuga para Tebas.


Na época, Tebas era dominada por uma Esfinge enviada pela deusa Hera para punir Laio pelo rapto de Crisipo. A esfinge que devorava quem não decifrasse seu enigma:
“Qual o animal que anda com quatro patas ao amanhecer, duas ao meio-dia e três ao entardecer?” .

Édipo respondeu que era o homem, por engatinhar com os quatro membros quando bebê, andar ereto sobre as duas pernas quando adulto, e se apoiar na bengala quando idoso.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 18:37

Resolvido o enigma, a indignada Esfinge, vencida pela astúcia, jogou-se no precipício e morreu.
Édipo tornou-se herói de Tebas e casou com a rainha Jocasta sem saber que era sua mãe.
Quando descobriram tudo, Jocasta suicidou-se e Édipo arrancou os próprios olhos.

Junito Brandão faz uma leitura diferente :

Édipo em grego é o coxo.
Ele é uma pessoa coxa, porque tendo errado a resposta , ele não foi capaz de assumir a sua verdade e por isso tirou a luz dos seus olhos.
Então Édipo é um falso herói.

Agora essa Esfinge na frente de Tebas, coloca a todos que passavam por ela para ir á Delfos , a cidade dos deuses ,para ir a Corinto , a cidade dos portos e para ir a Atenas , a cidade poesia , das artes , da ternura e da criatividade.

Este novo enigma pode ser o caminho da integração ( sexualidade e da afetividade ) e da felicidade.

Reflitam e construam a vossa felicidade, escolham a benção e a Vida invés da maldição e da morte.

Re: Sexualidade do casal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 21:25

Nao Lena! Antes pelo contrario. Enquanto o advogado esta na reuniao de 1 hora a mulher telefona-lhe duas a tres vezes. O marido ja disse se ela continua a ser assim que a deixa...quem controla e ela.

Agora nao tenho tempo para por acentos...penso que devem compreender o que escrevi.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.