Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Cristianismo
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 12:18

Uma pergunta...
Atenção: Sou apenas um comum. Não pretendo criar 'confusões',
apenas compreender.
Sou católico não praticante.
Acreditei ferverosamente até aos 10-12 anos.
Rezava muito o terço.
Certo dia surgiu a minha grande primeira dúvida e a partir daí foi o descarrilar, o desligar, o afastamento...
Certo dia perguntei a um padre que estava a visitar a minha escola:
Em que devo acreditar? Na ciência ou em Deus (criação da vida)?
Não conseguiu convencer-me...
Deixei de acreditar.
Como podia acreditar?...
Todos sabemos que os verdadeiros (que amam) pais ajudam-nos sempre.
Com guerras, fomes, doenças, inquisições, pedofilia...
E simplesente está lá em 'cima': Tu entras ou tu não entras...
E também é verdade: O Homem procura sempre contra-argumentar algo induscutivelmente científico.
E também é verdade quanto mais verdade(científico) se descobre mais a fé cristã perde-se.
Como voces conseguem acreditar em algo tão abstrato?

S.

Re: Cristianismo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 14:58

Para além da mãe natureza que muito nos estima e que, para além de garantir o nosso crescimento e sustento, nos garante emprego e espaço recreativo para a razão e a consciência, há o tempo misterioso de Deus a quem Jesus Cristo nos habituou a chamar "Pai", talvez porque tudo existe em relação generativa com este Pai. E para celebrar tudo isto e na condição de parceiros na obra da criação reunimo-nos regularmente, a propósito da vida, da palavra, da fraternidade universal, a propósito e a despropósito, porque reunir é unir. E por identidade de Jesus tomamos o pão repartido e o vinho em comum participado. É a festa da vida na sua mais alta expressão. É assim que sinto o cristianismo.

*=?.0

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 15:06

Parabéns Jomar
com 12 anos voce já começou a amadurecer na fé . A fé adulta nao tem nada de abstrato nem de esotérico.
Vamos amadurecendo na fé na medida em que caminhamos e compreendemos cada vez mais profundamente o ensinamento de Jesus , o Cristo.
A concretude da salvação , dia após dia.
A fé em nada contrapõe a ciencia.
A razão e a fé andam juntas e o papeçl da Teologia é fazer esse diálogo.
Agora nao podemos esquecer que Deus é mistério , sempre andaremos á palpadelas, como cegos de nascença.
A fé nao se perde , é uma resposta á iniciativa de Deus que nos interpela.
Num dado momento de sua vida , interpelado por Deus voce terá que responder.
Espero que seja em breve.O importante é respondermos enquanto peregrinamos nesse mundo.
A partir da sua opção fundamental , será o seu modo de viver.
Escolhe pois a vida e a benção.
Se estiver no nosso " time" , time dos que procuram imitar o Mestre amado, Deus feito homem para nós , que Revela ao homem quem é Deus desta forma revelando quem é o homem... Se ficar no nosso time , será muito bom , termos mais um irmao na fé que procura servir aos outros e amar desinteressadamente por amor ao Cristo.

Re: Cristianismo
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 17:55

Boas...
Tenho agora 32 anos... e cada vez mais distante...
Como se atrevem em acreditar algo tão abstrato?...
É como acreditar que vou ganhar lotaria...
Para que lutar por algo que em vez de dar paz, etc... só dá guerra e divisões?
Para que acreditar se provas não há, senão apenas atraves dos contadores?
E que estas tem centenas de anos.
E o que me arrepia é que a igreja é formada por homens, que são tão influenciáveis.
Eu já li a biblia duas vez, já li tanta documentação e só encontro vazio...
Apenas acreditar por acreditar não. Só para me sentir bem psicologicamente, para me iludir, para criar utopias?
Quando passo a ler registos verdadeiros como inquisição, pedofilia, como as orgias que os papas faziam, como pessoas responsáveis (padres, bispos, papas), eram conduzidas por ganãncia de se apoderarem de bens materais...
Arrepiante...
Como posso acreditar e ainda por cima tão abstrato?

S.

Re: Cristianismo
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 18:54

Citação:
jomar
E também é verdade quanto mais verdade(científico) se descobre mais a fé cristã perde-se.

Se algo aprendi com os meus amigos cristãos, é que isso é uma ideia muito errada. Muito mesmo.

Claro que quem tem uma fé mais ligada ao mágico, que acredita numa causa sobrenatural só porque não há uma explicação científica, claro que essa fé fica mais vulnerável com o aprofundar do conhecimento científico.
Também aqueles que idolatram a Bíblia e dizem que tudo o que lá está foi tal e qual, esses terão alguma dificuldade em enquadrar a sua fé com explicações científicas que descartam o sobrenatural.

Há muitos cristãos cientistas, e eles não colocam Deus de um lado e ciência do outro. Há no youtube um caso que aprecio bastante: um biólogo evolucionista católico que participou contra a tentativa de ensinar o DI nas escolas americanas.

Não creio que nisto haja fórmulas, cada um terá de encontrar o seu ponto de equilíbrio. E para que esse ponto seja encontrado tem de haver vontade, não pode ser forçado, nem com sentimentos de culpa melodramáticos do tipo - perdi Deus, estou em crise.

Tenta descontrair e não sofrer com tantas dúvidas. Andar com esses pensamentos meio negros não levam a nada. Esse do Deus mauzão que permite as desgraças é um deles. Que preferias? ser um fantoche na mãos de um ente, não ter direito a um único sentir genuinamente só teu? ou teres a capacidade de trilhares o teu caminho? Logicamente se todos nós podemos escolher, uns haverá que abusam de outros. Agora será Deus culpado disso?

Dizes que leste a Bíblia duas vezes e sentiste o vazio. Não leias. Opta por vivê-la. Ouve mais quem te rodeia e ouve os estranhos, não sobre religião, mas sobre as coisas vulgares do dia-a-dia. E dá tempo. Se voltares um dia a pegar na Bíblia talvez ela já faça mais sentido.

Por fim, não confundas a Igreja com a hierarquia. A Igreja é formada por todos os fieis, por seres humanos cheios de fraquezas mas também com muitas qualidades.
Obviamente que os maus não podem ser ignorados, há que melhorar e não ser autista. Ainda assim, não olhes apenas para os maus exemplos, não permitas que os maus momentos ofusquem os bons.

São muitas a vozes que tentam ridicularizar o Catolicismo. Tu ainda te dizes católico, então agarra-te àquilo que ainda te faz sentir como tal e larga o resto por uns tempos.
Sem stress.

Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2008 19:01 por Lena.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 00:39

Jomar concordo contigo
Inquisição, cruzadas , injustiça, tirania, nao combinam com o evangelho de Jesus , o Cristo.
Mas nao entendi no que voce vê de tão abstrato em Deus se fazer homem.
Apenas no Cristianismo Deus chega a tanto e se faz tão próximo de nós.
Acho isso tão concreto, tao encarnado.
A Bíblia é feita de lagrimas, suor, sofrimento, sangue , de Deus crucificado mas acima de tudo de alegria e esperança, de ressurreição e vitoria do Bem sobre o mal.
Nela voce encontra o sentido da Vida, a sua vida , com dor e alegria , angustia e esperança.
A Bíblia nao quer ser um livro cientifico e parece que voce nao entende bem a questao cultural de quando ela foi escrita.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 00:48

Voce deveria estudar um pouco de Teologia e entenderia as razões de nossa fé.
Teologia é a fé pensada e pensante.
Um livro : Fé em busca da compreensão de Karl Barth .

Voce esqueceu de ver quanta riqueza, quantos valores que o Cristianismo deixou no Ocidente.
Quanto a Inquisição , etc, é preciso perceber que o processo de formação das religiões é humano, não é divino!
Nenhuma religião cai diretamente do céu. Do céu vem a revelação de Deus.
Mas a estrutura de organização dessa experiência é sempre humana desta forma pode ser deturpada por alguns.
Quanto fé e ciencia voce está fazendo um leitura fundamentalista da Bíblia.
"Bíblia e ciência não se excluem porque tem objetivos diferentes.
Não se pode ler a bíblia como um livro de ciência.
A Bíblia não está preocupada em dizer, do ponto de vista da ciência, como o mundo surgiu.
A informação do livro do Gênesis quer dizer de maneira fácil e simples: que para aquele povo inspirado por Deus, há um processo criador divino. Deus é o criador.
Essa é a mensagem.
Para dizer isso, esse povo utiliza o instrumental, o simbolismo acessível naquele momento.
Imagina se começasse o Gênesis assim:
No primeiro bilhão de ano, um átomo que vagava pelo ar encontrou um nêutron e se juntou á um elétron, nessa linguagem da ciência ! Eles não tinham esse conhecimento, eles usam um simbolismo presente: Sete é o número da perfeição na simbologia semita.
O autor do Gênesis está querendo dizer que Deus criou o mundo perfeito. Não é um relato cronológico. Não tem maçã no texto. No texto há a arvore do conhecimento do bem e do mal. Todas as vezes que o ser humano imagina ser possível dominar por ele próprio o bem e o mal, a situação fica feia..."



Editado 1 vezes. Última edição em 21/08/2008 01:00 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 00:57

O holandês Carlos Mesters, um grande biblista, diz: - É preciso descobrir o que está por trás das palavras.
Livro: Por trás das Palavras.
Muitas vezes o texto bíblico é literal, outras vezes não.
É preciso ter esse cuidado.
Agostinho de Hipona antes de sua conversao achava a Bíblia um livro para senhoras e crianças, pois ele nao conseguia enxergar a riqueza da mensagem.Via apenas a mitologia e isso nao fazia sentido para ele.
Depois ele se tornou um bispo e grande Santo para a cristandade.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/08/2008 00:58 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 01:58

Gostava de lhe dizer algo sensacional, mas alguém (lena) já o fez por mim. No entanto ciência e Deus não são incompativeis. Eu não posso dizer que é ponto de fé, não tem lógica dizer , ou melhor não é cientifico dizer que alguma coisa não tem um principio. Todas as coisas tem um principio,i.e. nascem de alguma coisa excepto aquEle que racionalmente chamamos de DEus, seja Ele o que for e que a sua imaginação conseguir alcançar, que tem que ser o principio, sem principio, de todas as coisas.Pode até não ser o Deus católico que lhe ocorra, mas racionalmente tem que existir qualquer "coisa" que no principio não tenha nascido, porque obviamente antes dele não haveria, não poderia haver ninguém para o criar. É simples basta pensar que você nasceu dos seus pais, alguém criou os seus pais e por ai adiante até ao infinito.Noinfinito está Deus. A "isso" eu acho que se pode chamar de Deus.Esta é uma das vias de S. Tomás de Aquino.
Não sou idiota(pelo menos não completamente), por isso não vou cometer a insensatez de dizer que é cientifico acreditar em Deus. Digo é que não é desprovido de razão.
O problema das guerras das fomes.
Para te dizer a verdade os verdadeiros vencedores deste mundo são os que passam fome, sede, são humilhados, injustiçados, pontapeados, pedem esmola na rua, são cuspidos, abandalhados, agrilhoados, perseguidos, porque serão todos elevados no céu. Recordo as palavras de S.Faustina. Os anjos se pudessem sofrer, seria aquilo que mais fariam, porque os torna mais saciados e perto do amor de Deus. Já para não falar no amor de Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/08/2008 01:58 por vitor*.

Re: Cristianismo
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 21:41

Faço minhas a palavras da Lena, e só quero acrescentar umas curtas frases. Primeiro, ao jomar:

Q: Como se atrevem em acreditar algo tão abstrato?...
R: Nem percebo a diferença, o que vc acha/sente abstrato é bastante concreto para mim. Há muitas coisas que vc deve achar "abstratas" e que para mim são o de mais importante, como amizade ou amor ou alegria.

Q: Para que lutar por algo que em vez de dar paz, etc... só dá guerra e divisões?
R: Imagino que deve estar se referindo à religião, mas para mim não é diferente da vida. Talvez vc dê outro nome. Existem guerras e ódio no mundo, mas não desisti de lutar por um mundo melhor por causa disso.

Q: E o que me arrepia é que a igreja é formada por homens, que são tão influenciáveis.
R: Isso te arrepia??? Mas eu dou graças a Deus por isso! Ainda não desisti da humanidade por conta das suas misérias, há potencial para muita coisa boa no homem e me alegro ainda vendo muita coisa que alguns fazem.

Q: Eu já li a biblia duas vez, já li tanta documentação e só encontro vazio...
R: Talvez o problema não esteja nos livros, mas no leitor. Meio amarguradas as coisas que escreve.

Q: Apenas acreditar por acreditar não. Só para me sentir bem psicologicamente, para me iludir, para criar utopias?
R: Para quem não tem mais esperança, os que veem e esperam algo bom deve soar mesmo algo tolo. Mas prefiro então ficar entre os loucos que entre os sadios, rs.

Para a Chris: não acho que estudar teologia vá resolver ali Chris, o "problema" ali me pareceu outro.

Agora para o vitor*:

Para te dizer a verdade os verdadeiros vencedores deste mundo são os que passam fome, sede, são humilhados, injustiçados, pontapeados, pedem esmola na rua, são cuspidos, abandalhados, agrilhoados, perseguidos, porque serão todos elevados no céu. Recordo as palavras de S.Faustina. Os anjos se pudessem sofrer, seria aquilo que mais fariam, porque os torna mais saciados e perto do amor de Deus.

Amigo, não posso concordar com isso de modo nenhum! Essa imagem de santidade = sofrimento é muito ruim! Isso foi uma enorme bola fora medieval. Ainda para não dizer que ser pobre e miserável não é garantia de nada.

A mensagem foi primeiramente para eles, mas não porque fossem melhores. A mensagem veio principalmente para eles porque todo mundo tem direito a ter esperança e a ter vida! Esquece isso que sofrer é bom, é horroroso sofrer!

Fiquem com Deus

Re: Cristianismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 23:16

Eu sempre pensei que ; Era um Dom Sobrenatural.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 23:27

Fire
O problema do ateismo ou da indiferença está no contra testemunho.
Veja que Jomar cita contradições na hierarquia.
Outro problema , uma catequese medieval: perceba que Jomar fez Eucaristia .

Enquanto no cristianismo primitivo o testemunho ( coragem, ousadia , determinação) de nossos irmãos levavam muitos á conversão, hoje o contra testemunho leva muitos a não aceitarem a instituição e por isso se afastarem do Cristo.

"Pessoas sem religião podem acreditar em Deus, mas são descrentes do valor da comunidade , da instituição.
Isso tem crescido, pessoas indiferentes.
Até mesmo o ateísmo militante tem crescido.
O filosofo francês Michel Frey escreveu O tratado de Ateologia – ele bate nas três religiões monoteístas , ele vendeu na França 200 mil cópias de seu livro."
Prega o ateísmo como uma forma de humanização.
Ele diz que judaísmo, cristianismo e islamismo são religiões violentas.
Então são desumanas, simplificando sua tese."

Nós não podemos aceitar isso como projeto cristão. O projeto cristão é humanizador.
Jesus foi tão humano que era Deus. ( Boff)

Por outro lado o Fundamentalismo religioso também está crescendo , vide 11 de setembro , etc.
No Brasil há grupos fundamentalistas que invadem casas espíritas e quebram todas as imagens ( estátuas) e tudo mais . Qualquer dia invadem nossas igrejas pois tem " imagens" que devem ser destruidas e Jesus no sacrário !
O comportamento fundamentalista é perigoso por que ele muitas vezes vai chegar a violência, até violência física de morte.
Há também um fundamentalismo mais clamufado: da intolerância, do desrespeito, que desumaniza do mesmo jeito, mas de uma forma mais diplomática. Que trata o outro com desdém.

Cabe a nós refletirmos e procuramos solução para esses dois extremos :
Fundamentalismo e Indiferença.
Os dois nao ajudam a construir o Bem comum e definitivamente nao humanizam.
Qual o caminho então ?
Se for a educação ordenada da fé , a Teologia é fundamental nesse ponto.
Então devemos ser " evangelizadores " num mundo sedento da mensagem de paz , solidariedade e esperança.quanto aos " problemas",lembre que Jung diz que religiao pode curar muitas neuroses, hehehe.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/08/2008 23:34 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 23:52

Ana tem um tópico aqui só sobre fé .
Sim é virtude Teologal porém tem que haver a resposta do homem.

Então fé é a resposta a inicitiva de Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/08/2008 23:53 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de August de 2008 23:59

" A fé cristã é uma resposta humana que compromete a vida toda de quem responde, individualmente e coletivamente, a um caminho bem determinado: o caminho de Jesus Cristo. A fé é uma resposta existencial (envolve a vida toda) a um projeto de vida. E embora a fé cristã carregue consigo, necessariamente, um envolvimento comunitário nos ritos que celebram a memória viva do mistério do Deus revelado em Jesus Cristo, ela não pode ser confundida como adesão a uma espécie de associação. A fé cristã não é simplesmente a integração a uma corporação, não é como ser membro de uma torcida de futebol. Eu não posso ter fé independente daquilo que sou. " Celso Carias

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 00:04

O objetivo da fé cristã é proporcionar ao convertido uma experiência de vida que dê sentido e finalidade à vida como um todo, ocasionando uma transformação pessoal e coletiva. Uma transformação que testemunhe o Deus da Vida revelado no caminho concreto de Jesus Cristo, e assim permita experimentar o que chamamos de salvação .

Re: Cristianismo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 14:27

Razão, consciência e liberdade são três dimensões indissociáveis do ser pessoa. Mas razão só uma nos interessa: a razão do amor. Consciência só há uma: a consciência do infinito. E a liberdade vale se for à maneira de Jesus, o Vivente: Liberdade enquanto observância dos direitos do ser humano.
É meritoso o esforço daqueles que permanentemente reivindicam mais razão, mais consciência e mais liberdade. De certo modo, se não fazemos este esforço, corremos o risco de nos perderemos na águas pantanosas da descriação.

*=?.0

Re: Cristianismo
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 19:03

Paz do Senhor


Tudo de ruim que acontece hoje é consequencia da desobediencia do homem. No princípio o homem foi criado perfeito, sem pecado. NEssa época o homem não adoecia, nem tinha sentimentos mesquinhos. Cada átomo, cada partícula do seu corpo era perfeito e invulnerável a doencas. Nesse tempo a harmonia era plena e não havia predador nem presa, nem mesmo entre os animais.

Só que o homem DESOBEDECEU a Deus. Com a desobediência, o homem perdeu toda aquela invulnerabilidade que tinha e seu corpo comecou a envelhecer e a morrer. Seu organismo antes, forte, tornou-se completamente vulnerável a doenças e em seu coração começou a brotar maus sentimentos como a inveja e o egoismo. Foi a partir desses sentimentos que aconteceu o primeiro homicídio. Caim matou Abel...

Mas Deus amou tanto o homem que prometeu a Adão que da "semente" da mulher viria Aquele que esmagaria a cabeça da "serpente". Deus amou tanto o homem que "bolou" um plano para recuperar ao homem aquilo que ele perdeu.

Hoje contemplamos as consequencias de uma escolha errada. Mas o Plano de Deus está "em vigor" e todo aquele que o aceitar, será salvo.

Deus não é culpado pelas mazelas que acontecem em todo o mundo. Mas, tão somente o próprio homem, que não sabe como usar a sua liberdade de escolha.

Há uma frase para reflexão que diz:
"Deus sem você, continua sendo Deus, mas você sem Deus..."

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 22/08/2008 19:18 por David_.

Re: Cristianismo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 19:29

Na escola de Jesus Cristo (3) - 22/08/2008 - 11:10

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

O missionário

Ele morreu a quase dois mil anos, e ainda há homens que vivem e morrem por Ele.
A cruz sobre a qual Ele expirou, de um instrumento de suplício se tornou sinal de amor e de honra.
Seu nome corre a terra.
Sua história é a mais bela de todas as histórias.
A sua efígie inspirou inumeráveis obras de arte.
Eu não O conheci, nem conheci aqueles que O conheceram.
No entanto dediquei a Ele toda a minha vida e toda a minha obra.
Aquilo que sei, dele aprendi, por meio de 4 livretes de poucas páginas, que se chamam:
“Os Evangelhos”.
Mateus, Marcos, Lucas e João escreveram aquelas páginas.
Mateus de Cafarnaum esteve presente aos fatos que narra.
Marcos de Jerusalém os ouviu contados por João e Pedro.
Lucas de Antioquia os recolheu da boca de São Paulo.

João de Betsaida, enfim era aquele jovem querido de Jesus que seguiu o Mestre até o Calvário.
Todos os 4 escreveram com tinta e fecharam com sangue suas palavras, porque morreram mártires de Cristo.
Como é possível não acreditar em suas palavras?
As melhores testemunhas são sempre aquelas que estão dispostas a enfrentar a morte pela verdade.
E se alguém não quisesse ainda acreditar em suas palavras como não acreditar nos fatos, que seguiam a morte de Jesus?
Um grupo de pobres e ignorantes pescadores da Palestina se espalharam pelo mundo e o mundo se converteu.
Eles persuadiram filósofos e lograram políticos.
Venceram os literatos e confundiram os sábios.
Como é explicável tudo isso, se sobre suas bocas não tivesse falado o Espírito Santo prometido por Jesus?
Eles formavam a Igreja, fundada por Jesus.
Não era fácil converter o mundo e dos pagãos fazer cristãos.
Especialmente nos primeiros séculos, os imperadores romanos, ciumentos daquele Rei, morto na cruz, perseguiram os seguidores de Jesus. Processaram. Torturaram. Condenaram. Mas eles não renegaram seu Mestre.
Preferiram morrer, certos de subirem até Ele no Reino dos Céus. Homens, mulheres, velhos, crianças, quantos tiverem o batismo de sangue, após terem o batismos da Graça. Depois vieram os Bárbaros, vieram os infiéis, vieram os descrentes e as perseguições se seguiram a outras perseguições; mas o cristianismo ao invés de morrer, se vigorava cada vez mais. E o mundo se tornou cristão.
Ainda não é cristão em alguns poucos países, onde nada se sabe dEle.
Por isso eu me tornei missionário, para levar a verdade de Jesus aos homens que ainda não O conhecem.

Não O vi, não ouvi sua voz, não assisti a seus milagres, nem mesmo conheci aqueles que O conheceram.
E no entanto, Ele está dentro de minha alma.
É o dono do meu coração.
Por Ele renunciei a ter minha casa, minha família, renunciei aos prazeres do mundo, às riquezas, às honras.
Sei bem qual será a minha vida. Encontrarei dificuldades e perseguições.
Irei entre os pobres e os socorrerei, mesmo se eles me expulsarem.
O que importa? Ele seguirá meus passos. Ele medirá meu cansaço. Ele pesará minhas lágrimas. Ele sofrerá minhas dores. Ele estará presente à minha morte. Tudo o que eu faço, o faço por Ele. Caminharei por Ele, que é o Caminho.
Pregarei com Ele que é a Verdade.
Morrerei por Ele que é a Vida.
Com Ele até a dor é alegria.
Sem Ele até a alegria é dor.

Com Ele tudo se pode, tudo se tem, sem Ele nada tem valor.
Por isso eu quero viver e morrer por Ele. E que seu nome seja conhecido por todos os homens e abençoado em todos os séculos. Assim seja!

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO


1. DESCREVA COM SUAS PALAVRAS ESTA TERCEIRA REFLEXÃO




1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]

Re: Cristianismo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 21:20

Ana que texto inspirador, lindo!
O valor do testemunho é enorme.

Não podemos esquecer que o planeta tem mais 6 bilhões de pessoas .
Destes cerca de 2 bilhões são cristãos de várias denominações: católicos, protestantes, ortodoxos, anglicanos, todos que crêem em Cristo.
Então 4 bilhões , isto é , a grande maioria do planeta, não é cristão.
O numero de islâmicos ultrapassaram o de católicos.
Não ultrapassaram o de cristãos em geral, pois são 2 bilhões.
Então temos 4 bilhões que não tem referencia na vida á Jesus.
Os católicos sao 17,2% da população mundial: +- 1 bilhão de fiéis.
Destes 17,2% estão 50% nas Américas; 26,1% na Europa; 12,8% na africa; 10,3% na àsia e 0,8% na Oceania.

A Igreja conta com cerca de 4 milhoes de evangelizadores; 4.695 bispos; 405.058 Sacerdotes; 30.097 Diaconos Pernamentes;54.828 Religiosos nao sacerdotes; 782.932 Religiosas ( destas 51.371 sao monjas de vida contemplativa); 28.766 membros de Institutos Seculares; 143.745 Missinários Leigos e 2.767.451 Catequistas.
fonte : anuário católico ano 2006

Quanto aos apóstolos serem ignorantes e pobres , isto nao é mais aceito.
Ele eram bem inteligentes e instruidos. Pedro por exemplo tinha um barco bem grande de pesca , com a madeira vinda do Líbano .
Paulo era um fariseu muito culto,
Mateus trabalhava para o Império , nao podia ser ignorante. Lucas diz a tradição era médico ! Não eram uns beduínos ignorantes.

Creio com todo meu ser no Espírito Santo de Deus e na sua ação e entendo que devemos fazer a nossa parte. Nada cai do céu!
Jesus conviveu tres anos os instruindo antes de os enviar.
Deve haver instrução e esforço e oração.
Veja 2.767.451 Catequistas ...



Editado 1 vezes. Última edição em 22/08/2008 21:24 por Chris Luz BR.

Re: Cristianismo
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 22:09

Vou responder a todos os que colocaram os seus pensamentos na minha questão.


Obrigado Albino pelo teu ponto de vista.


Citação da Lena:
"E para que esse ponto seja encontrado tem de haver vontade, não pode ser forçado, nem com sentimentos de culpa
melodramáticos do tipo - perdi Deus, estou em crise."

Jomar: Por favor... não estou em crise, apenas vi o site e quis aproveitar para colocar a questão e reflectir.

Citação da Lena:
"Tenta descontrair e não sofrer com tantas dúvidas. Andar com esses pensamentos meio negros não levam a nada.
Esse do Deus mauzão que permite as desgraças é um deles.
Que preferias? ser um fantoche na mãos de um ente, não ter direito a um único sentir genuinamente só teu?
ou teres a capacidade de trilhares o teu caminho?
Logicamente se todos nós podemos escolher, uns haverá que abusam de outros.
Agora será Deus culpado disso?"

Jomar: Idem a minha anterior resposta.
Se és mãe e tens amor pela criança ou situação equiparada, não acredito se encontrares um bebé na rua abandonada
e a chorar nãi vais socorre-la.
Se tens amor e humanismo intervéns imediatamente.
Quantas crianças e bebés morreram assim? Exemplo simples: africa. E este exemplo é um simples de inumeros casos.
Deus não interveio... onde está o Amor?
Ou... Deixa a criança sofrer que não faz mal pois virá para o céu garantidamente. Isso o que é?
Ontem vi o National Geographic na rtp2 e dezenas de crianças foram atacadas e comidas pelos cães, na Índia.
Deixa a criança sofrer que não faz mal pois virá para o céu garantidamente. Isso o que é?...
Podia continuar...
Podem-me escrever Deus sabe o que faz. Por favor poupem-me preferia não ser cristão, etc. e salvá-las.

Citação da Lena:
"Dizes que leste a Bíblia duas vezes e sentiste o vazio. Não leias. Opta por vivê-la."
Jomar: Não vivo o que não acredito. Não me iludo. Prefiro ver, cheirar, saborear a tão curta vida.

Citação da Lena:
"Por fim, nÒo confundas a Igreja com a hierarquia."

Jomar: Claro que não confundo por isso não ía a igreja rezava o terço sozinho.

Citação da Lena:
"Ainda assim, não olhes apenas para os maus exemplos,não permitas que os maus momentos ofusquem os bons."

Jomar: Claro que não, mas tens mais responsabilidade e desacredita muito.


Citação da Lena:
"São muitas a vozes que tentam ridicularizar o Catolicismo. Tu ainda te dizes catálico, então agarra-te áquilo que ainda
te faz sentir como tal e larga o resto por uns tempos. Sem stress. "

Jomar: Não é e nunca foi o objectivo de redicularizar e respeito muito as religiões, muito mesmo.
Escrevo que sou católico porque fui batizado, comunhado, profissão de fé e mais nada.
Agarrar o que não sinto? Não é absurdo.

Obrigado Lena :)

-----------------------------------------------

Citação de Chris Luz BR:
"Mas nao entendi no que voce vê de tão abstrato em Deus se fazer homem."

Jomar: Por favor... "fazer homem"?! Releia a pergunta se faz favor.
De resto nem vale a pena comentar, senão isto: Nem faz menor ideia de quantas frases li desse gênero.
E a bíblia é denominada por vôs como "A Verdade" e sei que não é científico, relato e com muitas parâbolas.
Por fim sei que estava condenado a morte (por vôs) por heresia ao escrever isso se vivessemos 2 séculos atrás...

Obrigado Chris Luz :)

----------------------------------------------

Jomar: Idem.

Obrigado Chris Luz :)

----------------------------------------------


Citação Chris Luz BR:
"Agostinho de Hipona antes de sua conversao achava a Bíblia um livro para senhoras e crianças..."

Jomar: Se me mostrar a referência bibliográfica do que escreveu acredito em si, senão acabou de abusar
como milhares fizeram e fazem.
Conheço a biografia de Sto Agostinho viveu atormentado pela dúvida.
Pergunto-me a mim próprio se na hora da despedida não teria ainda se interrogado?
Como por exemplo: "Agora vou saber a verdade..."

Obrigado Chris Luz :)

----------------------------------------------

Citação vitor:
"...ciência e Deus não são incompativeis."

Jomar: Infeliz essa frase... completamente descarriladas. Então deviam ser?

Citação vitor:
"Noinfinito está Deus."

Jomar: Supões que está. E como o infinito é nada, então Ele é Nada?

Citação vitor:
"Não sou idiota(pelo menos não completamente), por isso não vou cometer a insensatez de dizer que é cientifico
acreditar em Deus. Digo é que não é desprovido de razão."

Jomar: Por esta frase deduzo fragilidades na tua consciência de fé.


Citação vitor:
"Para te dizer a verdade os verdadeiros vencedores deste mundo são os que passam fome, sede, são humilhados,
injustiçados, pontapeados, pedem esmola na rua, são cuspidos, abandalhados, agrilhoados,
perseguidos, porque serão todos elevados no céu."

Jomar: Arrepiante... Então vou pedir esmola, vou viver para a rua, vou passar fome,
vou deixar que me roubem, vou deixar que me violem... para ser elevado ao céu. Arrepiante e infeliz.



Obrigado vitor :)


----------------------------------------------

Citação firefox:


Q: Como se atrevem em acreditar algo tão abstrato?...
R: Nem percebo a diferença, o que vc acha/sente abstrato é bastante concreto para mim.
Há muitas coisas que vc deve achar "abstratas" e que para mim são o de mais importante,
como amizade ou amor ou alegria.

Jomar: Por acha que coloquei o post?

Q: Para que lutar por algo que em vez de dar paz, etc... só dá guerra e divisões?
R: Imagino que deve estar se referindo á religião, mas para mim não é diferente da vida.
Talvez vc dê outro nome. Existem guerras e ódio no mundo, mas não desisti de lutar por um mundo melhor por causa
disso.

Jomar: Fico supreendido ao considerar a sua vida como uma guerra e lutar para que ela seja apaguizada.

Q: E o que me arrepia é que a igreja é formada por homens, que são tão influenciáveis.
R: Isso te arrepia??? Mas eu dou graças a Deus por isso! Ainda não desisti da humanidade por conta das suas
misérias, há potencial para muita coisa boa no homem e me alegro ainda vendo muita coisa que alguns fazem.

Jomar: Fico muito supreendido de dares graças a Deus pelas misérias.

Q: Eu já li a biblia duas vez, ja li tanta documentação e só encontro vazio...
R: Talvez o problema não esteja nos livros, mas no leitor. Meio amarguradas as coisas que escreve.

Jomar: Infeliz essa frase. Como poderei ser amargurado se apenas vos coloco uma questão simples.
Serei amargurado por colocar questões, por me interrogar? Então serei na tua optica um feliz amargurado.
Pois uma coisa é que nunca abdicarei na vida: Compreender e para isso tenho de me interrogar.

Q: Apenas acreditar por acreditar não. Só para me sentir bem psicologicamente, para me iludir, para criar utopias?
R: Para quem não tem mais esperança, os que veem e esperam algo bom deve soar mesmo algo tolo.
Mas prefiro então ficar entre os loucos que entre os sadios, rs.

Jomar: Felizes aqueles que sabem o que querem e conseguem!

Obrigado firefox :)


----------------------------------------------

Citação Ana:
"Eu sempre pensei que fé; Era um Dom Sobrenatural."

Jomar: Porque? Agora já não pensas?

Obrigada Ana :)


----------------------------------------------

Citação David_:
"Tudo de ruim que acontece hoje é consequencia da desobediencia do homem."

Jomar: Infeliz essa frase... Então o homem desobedece a si próprio?!
Não se sente arrogante citar os génesis pelas suas palavras e dessa forma?
Uma vez que tenta implementar, o que quase todos, actualmente, consideram uma 'parábola' a introdução dos génesis,
num facto que voces considera que existiu?


Citação David_:
"Deus não é culpado pelas mazelas que acontecem em todo o mundo.
Mas, tão somente o próprio homem, que não sabe como usar a sua liberdade de escolha."

Jomar: Deus apenas escolhe: tu entras e tu não. Onde está o perdão que tanto aclamam Dele?

Citação David_:
"Há uma frase para reflexão que diz:
"Deus sem você, continua sendo Deus, mas você sem Deus..." "

Jomar: Sem Deus continuo a ser homem e que procura viver em função aos seus valores próprios e educacionais.
Isso faz-me sentir menos homem, mais incompleto. Não.
O tempo abre-nos horizontes e neles vivo-os.

Obrigado David :)



----------------------------------------------

Olá Ana,

Uma dúvida uma transcrição ou elaborada por ti?

Porque fazes divulgação de viagens, site e apenas coloquei uma questão.
Porque tentas desviar o assunto colocando outras reflexões?
Não seria mais sensato colocar um novo post?

Cumprimentos

Jomar.


--------------------------------------


Desde já um agredecimento especial a todos os que responderam e contribuiram para
o debate da minha pergunta.
Mais informo, que é escusado escrever-me de forma como o David escreveu.
E sei perfeitamente que poderão escrever:
"Felizes aqueles que acreditam e não vêm-no!"
Mas pessoalmente prefiro ser feliz a seguir os meus passos, esses transmitidos pela educação dos pais.
E pelos meus valores: 'Viver em paz e com muito amor.'
Se Deus não me perdoar ou não aceitar simplesmente não é Deus.

S.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.