Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de August de 2008 21:00

Na escola de Jesus Cristo(2) - 19/08/2008 - 14:31

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Jesus Cristo, quem és tú?

“Jesus Cristo é um dos mais conhecidos personagens da história. Dele falam cristãos, muçulmanos, ateus, indiferentes.
Todos o admiram. Para uns não passa de reformador social.
Para outros um grande filósofo que inspira até nossos dias uma maneira de viver. Para outros um agitador de massas. Para outros ainda um pensador profundo.
Seus pais foram Maria e José. Era natural de Belém de Judá e sua nacionalidade era Judaica. Nasceu provavelmente no 7º ano de Roma.
Seu estado civil, solteiro e sua profissão, carpinteiro. Falava o aramaico com sotaque de Galileu. Muito resistente de corpo, tinha todas as qualidades morais.
Era um homem como todos os homens. Somos tentados algumas vezes a esvaziar o conteúdo dessa afirmação.
Tratava-se realmente de um homem. Os Evangelhos nos dizem que crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Cansava-se de suas longas caminhadas. Tinha sede e fome como todos os mortais. Experimentava a alegria com as crianças e com os lírios de campo. Tinha amigos.
Experimentava a cólera como nós também. Exemplo disso foi a expulsão dos vendilhões que tinham feito do templo uma casa de comércio.
Sentiu o sofrimento no que ele tem de mais cruel.
Os Evangelhos nos dizem que chorou diante de Jerusalém e por ocasião da morte de Lázaro.
Pede ao Pai que lhe afaste o cálice do sofrimentos e no alto da cruz grita: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”
Não era um Deus disfarçado de homem, mas homem verdadeiramente homem. Homem como os homens menos no pecado.
Queria a instauração de um mundo de fraternidade, de compreensão, de amor. Chega ao ponto de propalar o amor dos inimigos.
Fala muito, e mais ainda, vive a autenticidade : Sinceridade para com seu Pai e sinceridade para com os homens. Queria formar em torno de sua pessoa uma comunidade de irmãos sinceros e serviçais, solícitos uns pelos outros, humildes.
Mostrou várias vezes aos homens um tipo de relacionamento novo para com Deus.
Revelou aos homens o que era a oração. Falou-lhes muito de seu Pai que era também Pai dos homens. Um Pai de perdão, de justiça, de solicitude para com os homens e fonte inesgotável de todo o bem. Os discípulos com os quais convivia foram aos poucos compreendendo o personagem Jesus de Nazaré.
Somente depois da sua morte e ressurreição e depois ainda da vinda do Espírito Santo, é que começaram a compreender que Jesus era a encarnação de Deus.
Ele havia dito a Filipe que quem o visse via também o Pai. Ele e o Pai eram um. As palavras que dizia não eram suas mas do Pai.
O Pai não o deixaria no domínio da morte, mas o ressuscitaria como de fato o fez.
Jesus é assim homem e Deus.
Mistério que não entendemos mas que cremos.
Era a imagem do Pai.
O retrato e fotografia do Pai.
Assumiu todas as nossas dores, esperanças, alegrias e, anseios e, numa tarde de sexta-feira santa, fez o dom de sua vida pela nossa vida.
Deu um sentido à nossa caminhada. Salvou-nos do mundo do nosso pecado e de nossa miséria
Nasceu numa obscura aldeia, filho de uma camponesa .
Cresceu em outra simples aldeia, onde trabalhou como carpinteiro até os 30 anos.
Então, por três anos e meio, divulgou a verdade .
Nunca escreveu um livro .
Nunca teve um lar.
Nunca constituiu família .
Nunca viajou mais de 300 Km do lugar onde nasceu .
Nunca fez alguma coisa que pudesse aparentar grandeza
Suas credenciais eram sua própria personalidade.
Nunca desfrutou de ampla popularidade nem foi carregado em triunfo .
Foi somente quando tinha 33 anos e meio que o ímpeto da opinião pública se voltou contra ele
Seus amigos o abandonaram .
Foi traído e levado à presença dos seus inimigos, passando pela farsa de um julgamento simulado.
Foi pendurado no madeiro entre dois ladrões.
Enquanto morria, seus executores lançaram sortes sobre sua túnica - a única coisa que possuía na terra.
Ao morrer foi enterrado numa tumba emprestada pela piedade de um amigo.
Vinte séculos se passaram e, hoje, ele é a figura central da raça humana e líder do Cristianismo.
Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo, todas as frotas que já singraram os mares, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os monarcas que reinaram, todos juntos, não influíram tão poderosamente na vida da humanidade, neste planeta, como fez ESTA VIDA SINGULAR



Perguntas para continuar a reflexão

1. DESCREVA COM SUAS PALAVRAS ESTA SEGUNDA REFLEXÃO




1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]



www.catolicanet.com.br

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 20 de August de 2008 09:47

Para conhecer melhor Jesus integrado na fé de sua Mãe e Avós e a espantosa novidade que nos trouxe o livro Jesus -uma abordagem histórica do pe José António Pagola dá-nos preciosa ajuda para sermos mais próximos dAquele que caminha connosco pelas estradas dos nossos Emaús.[color=#0000CC][/color]

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de August de 2008 14:04

PORQUE TÃO LONGE?

Cesaréia de Filipe está na fron­teira da Palestina, longe de Je­
rusalém - centro do poder político, religioso, econômico e
ideológico de Israel.

Parece um dado banal, mas o fato de Jesus ir tão longe para fa­zer
uma pergunta e receber respos­tas é importante do ponto de vista do
ser cristão. Pode significar que Jesus esteja a pedir uma resposta
não contaminada pelas ideologias dos que detêm o poder político,eco­
nômico e religioso.

Segundo a ideologia política, o Messias devia se apresentar como
guerreiro poderoso, á semelhança de Davi, que se tornou modelo de
governante (a palavra "messias" significa "ungido", indicando
sobretudo os reis).

Seria o restaurador da monarquia, fazendo de Israel poderoso
império.

Do ponto de vista religioso, o Messias seria o guardião do templo e
o responsável pelo bom andamento da religião nele pratica­da.

Olhando o Messias sob o ângulo econômico, era possível vê-lo
cercado de riquezas. A profecia de Zacarias acerca do Messias pobre
e manso montado num jumento havia cedido lugar à velha recordação do
rico Salomão.

Poderíamos continuar descreven­do e oferecendo mais elementos, pois,
no tempo de Jesus, a expecta­tiva messiânica era forte e se reno­vava
a cada ano em Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas (cf. Jo
7,1ss).

Percebe-se, então, que Jesus tinha razão ao levar seus discípulos a
Cesaréia de Filipe.

Isso nos leva a pensar que é bem provável que toda resposta à
pergunta "quem é Jesus?" venha carregada de ideo­logia ou "pré-
conceito" nosso.

Isso significa também que descobrir quem é Jesus é tarefa pessoal
ines­gotável. Não podemos contentar-­nos com as gastas respostas do
tem­po de nossa catequese inicial. É uma pena ver adultos com visão
in­fantil sobre Jesus.


Pe.José Bortolini,ssp

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de August de 2008 23:59

Na escola de Jesus Cristo (4) - 26/08/2008 - 15:46

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Jesus Cristo, um homem normal

NOSSO IRMÃO MAIS VELHO IGUAL A NÓS EM TUDO, MENOS NO PECADO

Cada um de nós, pelo simples fato de nascer neste mundo, nasce num determinado lugar, numa determinada família, num determinado povo.
Nasce marcado de muitas maneiras. Jesus também. Faça a sua ficha e a ficha de Jesus, e compare as duas:
Lugar onde nasceu: País, região, cidade, centro ou periferia, interior, ...
Tempo em que nasceu: Época, século, guerra, paz, mudança, crise, ...
Cultura que recebeu: Língua, sotaque, costumes, mentalidade, história, ...
Família que o acolheu: pais, irmãos, parentes, vizinhos, padrinho, madrinha, ...
Caráter ou índole: Tímido, expansivo, introvertido, agressivo, ...
Cor ou raça: Branca, negra, morena, amarela, mestiça, ...
Sexo: Mulher, homem, ...
Religião: Católico, protestante, judeu, candomblé, crente, espírita, ateu, ...
Classe: Pobre, rico, classe média, empregado, empregador, ...
Físico: Bonito, feio, forte, pequeno, frágil, deficiente, paralítico, ...
Você está satisfeito com a sua ficha? Estas coisas, ninguém as escolhe. Elas fazem parte da existência humana. Afetam, marcam a vida de alto a baixo. Também a vida de Jesus! São o ponto de partida para qualquer coisa que se queira fazer na vida. São a encarnação! Estas marcas não são iguais para todos. Para uns, pesam muito. Para outros, pouco. Para outros não são peso. E para você? Uns se maldizem. Acham que Deus foi injusto com eles, e vivem desgostosos. Outros não se revoltam, mas se entregam ao conformismo: “Paciência! Deus quer assim”. Outros ainda acham que a vida é um grande bem, apesar das dificuldades. E Jesus? Como foi que ele fez? Jesus assumiu esses condicionamentos lá onde pesam mais, isto é, no meio dos pobres. “Sendo rico, se fez pobre” (2Cor 8,9), “Filho do carpinteiro” (Mt 13,55). “Sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de empregado, um no meio de muitos” (Fl 2,6-7).
“Ele foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado” (Hb 4,15).
Jesus nasceu em Belém da Judéia, no Sul (Mt 2,1), e foi criado no interior, na roça, em Nazaré da Galiléia, no Norte (Lc 4,16). Falava o aramaico com sotaque de Judeu da Galiléia. Era visto como judeu pela Samaritana (Jo 4,9), e como galileu pelos judeus da Judéia (Mt 26,69.73). Mais ou menos como nordestino criado no Rio de Janeiro. Os do Rio dizem que ele é nordestino, mas os do nordeste dizem que é carioca. Tudo por causa do sotaque!. A família de Jesus não era sacerdotal como a de Zacarias, Pai de João Batista (Lc 1,5). Jesus não pertencia ao clero que cuidava do Templo. Não era doutor da Lei, nem pertencia ao grupo dos fariseus ou dos essênios. Ele nasceu leigo, pobre, sem a proteção de uma classe ou de uma família poderosa. Muito provavelmente, a família de José era migrante, vinda de Belém da judéia (Lc 2,4) para a Galiléia em busca de melhores condições de vida, como acontece tanto no Brasil. Jesus não teve a oportunidade de estudar como o apóstolo Paulo (At 22,3). Teve que trabalhar. Como todo judeu do interior, trabalhava como agricultor. Além disso, aprendeu a profissão de seu pai (Mt 13,55) e servia ao povo como carpinteiro (Mc 6,3). Antes de nascer, Jesus já era vítima do sistema político e econômico. Augusto, o imperador de Roma, mandou fazer um recenseamento em vista da organização administrativa e da cobrança dos impostos (Lc 2,1-3). Por isso, Jesus nasceu fora de casa (Lc 2,4-7). Logo depois de nascido foi perseguido pela tirania de Herodes (Mt 2,13). Exatamente como Moisés, o primeiro libertador do povo! Conforme o cálculo de um estudioso, os dois mil anos desde Jesus até hoje, quando comparados com os bilhões de anos da história do mundo, desde a criação até hoje, são como um único segundo dentro de um ano inteiro!
Os trinta e três anos da vida de Jesus, então, não passam de um piscar de olhos. E destes ele passou trinta no anonimato, em Nazaré, cidade sem importância (Jo 1,46)! Lá ele viveu, aprendendo em casa com a família e na comunidade com o povo (Lc 2,52).
Esta foi a história de Jesus. Veio salvar a humanidade inteira e não saiu da Palestina! Veio salvar a história toda, e viveu só trinta e três anos.

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO

1. DESCREVA COM SUAS PALAVRAS ESTA QUARTA REFLEXÃO

1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]





www.catolicanet.com.br


Fonte: Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Local:Belo Horizonte (MG)

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de August de 2008 02:27

Na escola de Jesus Cristo(6) - 29/08/2008 - 15:13

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Imaginando o último interrogatório a que Jesus foi submetido

As reações contra Jesus chegaram ao cúmulo, quando esse foi levado a um tribunal e aí passou a ser interrogado:
Seu nome?
_ Jesus. (At 9,5)
Profissão?
_ Servidor do povo e pregador da Palavra que liberta. (Mt 20,24-28)
De onde?
_ De Nazaré da Galiléia. (Mt 2,22).
Então é Galileu?
_ Sim e não.
Como sim e não?
_ Nasci na Judéia, em Belém, mas depois voltei a morar na Galiléia com meu pai José e minha mãe, Maria. Ultimamente, residi em Cafarnaum. (Lc 2,4; Mt 2,22).
Sabe por que está aqui?
_ Sim!
Sabe que sua gente o entregou a mim por andar espalhando a subversão? (Lc 23,14; Jo 18,35).
_ Sim! Sei!
Em que tipo de subversão andou envolvido?
_ ! ! !
Precisamente, o que é que você andou fazendo? (Jo 18,19).
_ Disse a verdade ao povo! (Jo 18,20)
Que verdade?
_ Acho melhor perguntar a quem ouviu, porque não fiz e nem disse nada em segredo. (Jo 18,21)
Alguma coisa você fez de errado, senão não O teriam trazido à minha presença. (Jo 19,9)
_ ! ! !
Por que não responde? Não sabe que tenho o poder de soltá-lo ou matá-lo? (Jo 19,10)
_ Você não teria nenhum poder sobre mim senão o tivesse recebido do alto. É por isso que eu o acho menos culpado do que quem me entregou a você. (Jo 19,11)
Está dizendo que não tenho autoridade?
_ Não distorça minhas palavras. Eu não disse que você não tem autoridade. O que eu disse é que seu poder vem de outro, e, portanto, não pode dispor de minha vida como lhe apraz. (Jo 19,11)
Quem é você? Um espécie de anarquista?
_ ! ! !

Sabe que seus compatriotas o acusam de negar a autoridade de César e de proclamar-se Rei? É verdade, você é Rei? (Mt 27,11; Jo 18,33).
_ Sou! (Jo 18,34)
De que povo?
_ De todos!
Não está sendo pretensioso demais?
_ Não!
Que tipo de Reino você prega?
_ Não é deste mundo! (Jo 18,36)
Então, de onde é?
_ Do alto! (Jo 18,36).
E onde estão seus súditos?
_ Não tenho! Se os tivesse teriam combatido por mim e impedido que eu caísse em suas mãos, mas meu reino é diferente. (Jo 18,36)
Como assim?
_ Não é como os reinos que você conhece.
Então, o que tem ele de especial?
_ Nele todos são livres. Ninguém tem propriedade em excesso. Ninguém se apega à matéria. Não é preciso nacionalidade, nem raça, nem cor especial. Não há fronteiras, vive-se do efêmero e da renúncia. A fraternidade existe de fato, ninguém é discriminado por causa de suas idéias, nem há muros, nem cárceres, nem cruz para quem discorda, e os adoradores de Deus O adoram de fato, em espírito e em verdade, sem se apegar à idéia ou à letra que mata. (2 Cor 3,6).
Quer dizer que Imperador, rei, governador e autoridade neste tipo de reino vale pouco?
_ Tem seu justo valor, mas só enquanto servem e se fazem os menores de todos. (Mt 20,24-28; Lc 22,24-27).
Quem é você? Uma espécie de iconoclasta?
_ ! ! !
Talvez um democrata daqueles que propõe direitos iguais para uma cozinheira, uma lixeira, um dono de firma, um senador?
_ ! ! !
Sabe que essas idéias já levaram muita gente à morte, ao cárcere?
_ ! ! !
Por que não me responde?
_ Já respondi. Penso que deve procurar saber do povo o que eu disse.
Os judeus O entregaram a mim. Não me equipare a eles. Seu povo é que pede a sua morte, não eu! (Jo 18,35).
_ É por isso que eu não o culpo.
Você é um indivíduo estranho!
_ Falo a verdade.
E o que é a verdade?
_ ! ! !

Alguns momentos depois:
Olhem, não acho culpa alguma no homem que trouxeram. Ele não tem nada de perigoso. É até meio alienado. Cheio de idéias utópicas e sonhador. Não se situa em nenhuma linha de política que eu consideraria perigosa aos interesses de meu povo, do meu e vosso imperador, das nossas empresas e de vocês. Assim sendo, creio que seria suficiente dar-lhe uma boa lição, para que nunca mais volte a sonhar com um tal reino que andava a pregar.
Mandarei que O torturem e O açoitem um pouquinho, depois O soltarei. Assim, vocês ficarão satisfeitos e eu não me complicarei, condenando um homem inocente. (Mt 27,26; Lc 23,16). Certo?
(Multidão) _ Errado!!! Nós queremos é a cabeça d’Ele! (Lc 23,21)
Mas ele não é subversivo.
_ Se o senhor governador não O condenar, diremos a César que perdoou um subversivo. (Jo 19,20)

E Jesus foi condenado à morte.



1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]


www.catolicanet.com.br

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de September de 2008 09:34

Ele é o Senhor da Liberdade, no sentido de que Liberdade é a observância dos direitos humanos e a vereda no tempo do Senhor dos Senhores.

*=?.0

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de September de 2008 20:30

Na escola de Jesus Cristo (7) - 01/09/2008 - 15:00

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

JESUS FOI PRESO, JULGADO E CONDENADO DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA A SABER:

QUINTA FEIRA:

19:00hs: Jesus lava os pés dos seus discípulos (Jo 13,5)
20:00hs: Jesus na última ceia, institui a Sagrada Eucaristia(Jo 13,5)
21:00hs: Jesus no Jardim das Oliveiras (Lc 22,39-43)
22:00hs: Jesus entra em agonia, suando sangue.(Lc 22,44-46)
23:00hs: Jesus recebe o beijo de Judas o traidor. (Lc 22,47-48)
24:00hs: Jesus é apresentado ao Sumo Sacerdote. (Lc 22,54; Jo 18,12-14)

SEXTA-FEIRA:

01:00h : Jesus é acusado por falsas testemunhas e sua face é coberta de escarros. (Mt 26,67)
02:00hs: Jesus é negado por Pedro. (Mt 26,69-75)
03:00hs: Jesus, na prisão, é ultrajado e cuspido. (Lc 22, 63-65)
04:00hs: Jesus, na prisão, recebe o manto de louco. (Lc 23,11)
05:00hs: Jesus, na prisão, sofre em silêncio. (Mt 27,13-14)
06:00hs: Jesus é apresentado ao tribunal de Pilatos. (Mt 27,11-12)
07:00hs: Jesus é desprezado por Herodes. (Lc 23,11)

08:00hs: Jesus é flagelado. (Jo 19,1)
09:00hs: Jesus é coroado de espinhos. (Jo 19,2)
10:00hs: Jesus ao lado de Barrabás é condenado à morte. (Jo 19,15)
11:00hs: Jesus carrega a cruz por nosso amor. (Jo 19,17)
12:00hs: Jesus é despojado de suas vestes. (Jo 19,23-24)
13:00hs: Jesus perdoa ao bom ladrão. (Lc 23,42-43)
14:00hs: Jesus nos entrega Maria por mãe. (Jo 19,25-27)
15:00hs: Jesus morre na cruz. (Jo 19,33)
16:00hs: O coração de Jesus é traspassado por uma lança. (Jo 19,34)
17:00hs: Jesus é tirado da cruz e depositado nos ombros de Maria. (Mc 15,46)
18:00hs: Jesus é sepultado. (Lc 23,50-56)



1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]



Fonte: Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Local:Belo Horizonte (MG) Inserida por: Administrador2
www.catolicanet.com.br

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de September de 2008 20:51

"Na escola de Jesus Cristo" - 18/08/2008 - 16:07

[catolicanet.com]

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Apresentação de Jesus Cristo em seis tempos

O sábio e os cegos

Certa vez um sábio reuniu vários cegos e colocou-os ao redor de um elefante. Depois perguntou aos homens o que eles tinham diante de si.
O primeiro apalpou a orelha do elefante e disse:
_ Parece um enorme leque.
O segundo apalpou o dente do elefante e disse:
_ Tem jeito de ser uma grande cenoura.
O terceiro apalpou a tromba do elefante e disse;
_ Acho que é um pilão.
O quarto apalpou a perna do elefante e disse:
_ Isso deve ser um vaso muito comprido.
O quinto tocou o rabo do elefante e disse;
_ Para mim é uma grossa corda.
Cada um disse uma coisa diferente. Todos eles foram parciais, porque só tocaram uma parte do elefante. Além disso, eram cegos e se basearam apenas no tato. Assim somos nós diante de Deus. Ficamos tateando, como cegos. Além disso não podemos ter uma visão completa e perfeita de Jesus, porque ele não é simples homem: é Deus e está envolvido em mistério. Contudo, o próprio Cristo nos falou de si mesmo dizendo quem Ele é. E o Evangelho nos conta o que Jesus disse e fez. Por isso, baseados na Escritura Sagrada, nós podemos dizer QUEM É JESUS.

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO

1. Descreva com suas palavras esta primeira reflexão




1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]










www.catolicanet.com


Fonte: Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Local:Belo Horizonte (MG)

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de September de 2008 20:32

Na escola de Jesus Cristo (9) - 08/09/2008 - 12:40

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

A pessoa de Jesus Cristo


Oração para o início da aula

TODOS: - Pai Nosso
DIRIGENTE: - Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
TODOS: - E renovareis a face da terra.
DIRIGENTE: - Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS:- Amém.
ORAÇÃO AO ESPIRITO SANTO
Paulo VI
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para sentir todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém.
ORAÇÃO PARA O INÍCIO DA AULA
TODOS: - Pai Nosso
DIRIGENTE: - Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
TODOS: - E renovareis a face da terra.
DIRIGENTE: - Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS:- Amém.

ORAÇÃO ANTES DE ESTUDAR ESTA AULA SOBRE A BÍBLIA
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha a tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra os homens e mulheres se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

AULA INAUGURAL

A PESSOA DE JESUS CRISTO

SUMÁRIO
1. Uma pergunta séria:
Como falar de Jesus Cristo ?
2. Jesus se apresenta:
Quem não vai comigo fica contra mim
3. Proposta e resposta:
Os homens reagem diante de Jesus
4. Um capítulo difícil:
A raiz da reação contra Jesus
5. A vida com Cristo:
A recompensa que Jesus oferece a quem o segue
6. "Eu sou o começo e o fim":
O segredo de Jesus explica o segredo da nossa vida
7. O segredo de Jesus:
"Eu e o Pai somos um"
8. Jesus e o Pai:
Aprofundar o segredo e descobrir o seu sentido para nós
9. A oração na vida de Jesus :
A respiração invisível, que mantém a vida
10. Os círculos bíblicos sobre Jesus:
O que acontece, quando Jesus aparece na vida dos homens

A PESSOA DE JESUS CRISTO

- UMA PERGUNTA SÉRIA -
COMO FALAR DE JESUS CRISTO ?

ORAÇÃO PARA O INÍCIO DA AULA
TODOS: - Pai Nosso
DIRIGENTE: - Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
TODOS: - E renovareis a face da terra.
DIRIGENTE: - Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS:- Amém.
ORAÇÃO AO ESPIRITO SANTO
Paulo VI
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para sentir todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém.
ORAÇÃO PARA O INÍCIO DA AULA
TODOS: - Pai Nosso
DIRIGENTE: - Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
TODOS: - E renovareis a face da terra.
DIRIGENTE: - Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS:- Amém.

ORAÇÃO ANTES DE ESTUDAR ESTA AULA SOBRE A BÍBLIA

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha a tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra os homens e mulheres se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

NÃO É FÁCIL FALAR DE PESSOAS.
Falar de coisas ou objetos não é tão difícil. As coisas, a gente as descreve, e elas não reclamam nem protestam, nem mesmo quando a gente se engana a seu respeito.

Falar de pessoas já é mais difícil. Elas podem reclamar, se acharem que a descrição não está correta. Além disso, a pessoa humana, com suas vivências, sentimentos e idéias, é grande demais para poder caber em nossas palavras. O coração do outro é sempre um mistério que ninguém consegue desvendar inteira- mente. A gente pode até pensar que conhece ,bem o outro, mas, quando menos se espera, este outro diz e faz coisas totalmente imprevistas. Quantas vezes a gente não tem que reconhecer: "Enganei-me a respeito do fulano!"
Mais difícil ainda é falar de uma pessoa discutida em toda parte, sobre quem existem as mais variadas opiniões e que, de seu lado, se apresenta com exigências e faz críticas à vida que a gente leva. Falar de tal pessoa compromete. Nesse caso, não há possibilidade de se ficar neutro ou de se emitir uma opinião impessoal, sem tomar posição. Queira ou não queira, a gente é obrigado a tomar partido, seja a favor seja contra. Por isso, é difícil falar de tal pessoa. Há sempre o perigo de misturarmos as nossas próprias idéias na descrição que fazemos de tal pessoa.

A DIFICULDADE QUE SURGE, QUANDO SE QUER FALAR DE JESUS CRISTO
Ê exatamente isso que acontece, quando se quer falar de Jesus Cristo. Jesus não cabe em nossas palavras, nem em nossas idéias. Ainda bem! Ele é sempre maior do que tudo aquilo que pensamos e dizemos a respeito dele. Graças a Deus!
Às vezes, imaginamos saber tudo o que Cristo é e pede de nós, mas, de repente, quando a gente menos o espera, Ele irrompe na vida e mostra um outro aspecto ou uma outra exigência que ainda não conhecíamos. Pois Cristo não é alguém do passado, alguém que já era. Ele continua vivo. Está sempre aí, para corrigir as idéias erradas e cômodas que nós nos fazemos a respeito dele.
Além disso, Jesus vem com tantas exigências que a gente, querendo ou não, vai ter que tomar posição e dizer sim ou não. Não há possibilidade de encolher os ombros e dizer: "Não me interessa".
A nossa maior tentação é querer enquadrar Cristo dentro das nossas idéias e transformá-lo numa espécie de "burro de carga" na frente dos nossos desejos. Isso não é possível, a não ser em nossas fantasias. Cristo escapa das nossas garras. Aliás, Ele mesmo já afirmou que ninguém o conhece a não ser o Pai e aquele a quem o Pai o quiser revelar (cf. Mt 11,27). Por tudo isso, é tão difícil falar de Jesus Cristo.

ENTÃO, COMO FAZER, PARA FALAR DE JESUS CRISTO?
Como fazer? Como falar de Jesus Cristo, sem que haja o perigo de reduzi-lo às dimensões do nosso próprio pensamento?
A melhor maneira de fazê-lo é dar a palavra a Ele mesmo, e deixar que Ele fale e se apresente a cada um de nós, do jeito que Ele é.
Ê dar ainda a palavra a pessoas que estão fora de qualquer suspeita e cujas palavras estão escritas na Bíblia, para que elas nos digam quem é o Cristo, como Ele tomou conta da vida delas e como elas mesmas viveram a sua fé em Jesus Cristo.
Isso nos vai deixar encabulados e nos fará dizer: "Estou ainda muito longe de ser um cristão cem por cento!" Essa confissão, como aquela do publicano (Lc 18,13), é o melhor início para uma atitude válida e duradoura.
As funções da casa, para serem boas, precisam aprofundar-se na terra, no lodo e na lama do nosso nada e da nossa insignificância. O princípio da verdade se assenta na verdade a respeito de nós mesmos.

- JESUS SE APRESENTA-
«QUEM NÃO VAI COMIGO FICA CONTRA MIM»

APRESENTANDO O CRISTO.
Escrevendo estas linhas sobre Jesus Cristo, sinto-me como o locutor que anuncia um cantor e que, em seguida, vai sentar-se no meio do público, para apreciar o canto, ao lado dos outros e como um deles.
Com efeito, diante de Jesus Cristo somos todos iguais. Todos! Papa e bispos, padres e leigos, quem quer que seja, cardeal purpurado ou simples cristão da roça. Ninguém é melhor cristão por causa do cargo que ocupa ou por causa da ciência que possui. Diante de Cristo não existe privilégio nem privilegiado, a não ser o privilégio de que Jesus mesmo fala a seu Pai: "Pai, eu te agradeço por teres ocultado essas coisas aos sábios e entendidos e as haveres revelado a essa gente humilde. Sim, Pai, é isso que te agrada fazer!" (Mt 11,,25-26).
O canto de Cristo que vamos ouvir, isto é, a sua mensagem, é provocador. Não dá para ficarmos sentados tranqüilos nas nossas cadeiras. Suas palavras, "mansas e humildes" (Mt 11,29), provocam a gente e quase nos agridem. Despertam a consciência que dorme. São como uma luz muito forte que, de repente, se acende e que faz aparecer, aos olhos de todos, o que está limpo e o que está sujo em nós (Jo 3,20-21). São como o julgamento do juiz mais verdadeiro que se possa encontrar.

CRISTO, ELE MESMO, FAZ A SUA PRÓPRIA APRESENTAÇÃO

Sou eu! "A paz esteja com vocês!" (Jo 20,19). "Podem ficar sossegados. Sou Eu! Não precisam ter medo!" (Mt 14,27).
Eu sou Jesus! "Eu sou Jesus" (At 9,5). "Eu sou o primeiro e o último! Sou o que tem a Vida, pois estive morto, mas estou vivo de novo, para sempre. Eu é que tenho a chave da morte e da região dos mortos" (Ap 1,17-18). "Eu sou o começo e o fim" (Ap 22,13).
Eu sou a Luz do Mundo! "Eu sou a Luz do Mundo! Quem me segue não caminhará nas trevas" (Jo 8,12; 12,46). "Caminhem enquanto tiverem a luz, para que a escuridão não os surpreenda. Aquele que caminha na escuridão não sabe para onde vai!" (Jo 12,35).
Eu sou o Caminho! "Eu sou o Caminho!" (Jo 14,6). "Quem não vai comigo se perde" (Lc 11.,23) ."Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição" ('Mt 7,13).
Eu sou a Verdade! "Eu sou a Verdade!" (Jo 14,6). "Quem pode acusar-me de pecado? Logo, se digo a verdade, por que vocês não acreditam em mim ?" (Jo 8,46). "Se vocês permanecerem na minha palavra, vão conhecer a verdade, a verdade vai libertá-los" (Jo 8,31-32). Pois "quem procura a verdade acabará escutando a minha voz" (Jo 18,37). "Eu vim de meu Pai e vocês não me recebem. Um outro qualquer que vem falar em seu próprio nome, vocês certamente o receberão" (Jo 5,43).
Eu sou a Vida! "Eu sou a vida!" (Jo 14,6). "Todo aquele que crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais" (Jo 11,25-26). "Eu vim para que tenham a vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10). "Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas" (Jo 10,15).
Eu sou o Pão da Vida! "Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá mais fome! " (Jo 6,35). «O pão que eu darei é a minha carne, entregue para a vida do mundo. Eu sou o pão vivo descido do céu. Se alguém comer deste pão viverá eternamente" (Jo 6,51).
Eu sou a Ressurreição e a Vida! "Eu sou a Ressurreição e a Vida!" (Jo 11,25). "Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo" (Jo 5,.26). "E esta é a vontade de meu Pai: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia" (Jo 6,39). "Os mortos, então, ouvirão a voz do Filho de Deus e os que
a ouvirem viverão" (Jo 5,25).
Eu sou o Bom Pastor! "Eu sou o Bom Pastor! O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas" (Jo 10,1.1). "Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não lhes deram ouvidos" (Jo 10,8). '(Eu sou o Bom Pastor! Eu conheço as que me pertencem, e elas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas" (Jo 10,14-15).
Eu sou a Porteira! "Eu sou a Porteira, por onde as ovelhas entram" (Jo 10,7). "Quem entrar através de mim será salvo: estará à vontade e bem satisfeito!" (Jo 10,9). "Ninguém vai ao Pai, senão por mim" (Jo 14,6). "Quem vê a mim vê O Pai" (Jo 14,9).
Eu sou a Fonte da Água Viva! "Se alguém tiver sede, venha a mim. Aquele que crê em mim pode beber" (Jo 7,37). "Quem crê em mim nunca mais vai ter sede" ( J o 6,35) ." A água que eu lhe der transformar-se-á nele em fonte de água viva até à vida eterna" (Jo 4,14).
Eu sou a Videira! "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não der fruto, Ele o cortará; e todo o que der fruto, Ele o limpará, para que produza ainda mais" (Jo 15,1-2). "Eu sou a videira e vocês são os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim, vocês não podem fazer nada!" (Jo 15,5).

TUDO ISSO É MUITO SÉRIO.

Não é qualquer um que aqui se apresenta, nem é de coisas sem importância que Ele fala. Trata-se da vida e da morte, da luz e das trevas, da verdade e da mentira, da salvação e da perdição. Trata-se do sentido da vida humana. Não é possível pôr de lado essas palavras como . se tratassem de alguma coisa sem valor. Elas falam de coisas muito sérias. Quem quiser levar a sério a vida terá que ter ao menos a honestidade de tomar conheci- mento disso tudo e de verificá-Io com sinceridade.
Depois que essas palavras foram pronunciadas, está superada qualquer tentativa que pretenda falar do sentido da vida, sem levar em consideração quanto a história aqui registrou. Seria como alguém que se pusesse a falar da iluminação da cidade, sem saber o que é força elétrica; ou se pusesse a falar da saúde do povo, sem saber o que a medicina dos últimos anos descobriu e realizou.

E AGORA? O QUE FAZER?
Quando este Cristo entra na vida de alguém, a primeira reação é esta: "E agora ? O que fazer ?" Cristo entrou na vida de Paulo" no caminho de Damasco. De tanto susto, Paulo caiu do cavalo e falou: "Senhor, o que queres que eu faça ?" (At 9,6).
Constantemente, os homens repetem a mesma pergunta. Nós a repetimos até hoje. Vamos ver nos evangelhos qual a resposta que Cristo dá aos que perguntam tal coisa. Dessa maneira, Ele completará a sua apresentação.

A RESPOSTA DE CRISTO A NOSSA PERGUNTA:
"Se alguém quiser seguir-me. ..
renuncie-se a si mesmo (Mc 8,34),
tome a cruz, todos os dias (Lc 9,23),
e siga-me" (Mt 16,24).
Ele deve. ..
saber perder a vida por amor a mim (Mt 16,24),
não ter onde reclinar a cabeça (Lc 9,57),
deixar que os mortos enterrem seus mortos (Lc 9,60),
pôr a mão no arado e não olhar para trás (Lc 9,62),
preferir-me aos pais, aos filhos e aos irmãos (Lc 14,26),
preferir-me até à sua própria vida (Lc 1.4,26),
saber renunciar a tudo que possui (Lc 14,33),
não ter vergonha de mim neste mundo (Mc 8,38),
saber fazer-se igual a uma criança (Mt 18,3),
nunca ficar bravo com o outro (Mt 5,22),
nunca xingar o irmão (Mt 5,22),
reconciliar-se com o outro, antes de participar da missa (Mt 5,24),
nunca olhar para uma mulher com desejo de possuí-la (Mt 5,28),
não jurar nunca (Mt 5,34),
dizer sempre a verdade e não mentir nunca (Mt 5,37),
apresentar o lado direito, quando batem no lado esquerdo (Mt 5,39),
amar o inimigo (Mt 5,44),
perdoar sempre, até setenta vezes sete (Mt 18,22),
nada fazer só para ser visto pelos homens (Mt 6,1),
não juntar dinheiro (Mt 6,19),
deixar a preocupação demasiada com comida e roupa (Mt 6,25-31),
não julgar ninguém (Mt 7,1-2),
fazer aos outros o que gostaria que fizessem a si mesmo (Mt 7,12),
em resumo, ser perfeito como o Pai celeste é perfeito (Mt 5,48).

A RESPOSTA METE MEDO! É POSSIVEL OBSERVÁ-LA?
Este é o ideal que Jesus propõe a quem manifesta o desejo de segui-lo. Ê para fazer desanimar qualquer um. Embora nem tudo possa ser interpretado ao pé da letra, as exigências são enormes. Jamais alguém teve a coragem de exigir tanto dos outros. A resposta de Jesus mete medo! Mete medo, porque Ele parece não querer admitir meio-termo. Ele diz sem mais: "Quem não vai comigo fica contra mim!" (Mt 12,30). Um peso insuportável para nós que não somos heróis!
Mas há outras palavras de Jesus que sugerem exatamente o contrário. Ele diz : "O meu jugo é suave, e leve o meu peso!" (Mt 11,30). "Eu não vou colocar para fora ninguém dos que vêm a mim!" (Jo 6,37). "Deus não me mandou ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo!" (Jo 3,17; 1.2,47). Ê como se dissesse: "Vocês experimentem, e verão que não é tão difícil como parece" .
De fato, o mesmo Jesus que disse : "Quem não vai comigo fica contra mim!" (Mt 12,30), disse também: "Quem não é contra nós é a nosso favor!" (Mc 9,40). Maior exigência e severidade do que transparecem na primeira frase não é possível imaginar-se. Maior abertura e compreensão, do que transparecem na segunda frase, não existe.
Dá a impressão de que o caminho que Jesus indica é, ao mesmo tempo, leve e pesado, fácil e difícil, atraente e assustador. Porta estranha, essa que leva à casa do Pai, onde há lugar para todo o mundo (Jo 14,2). Não dá para entender direito as coisas que Jesus afirma. Nosso pensamento não consegue combinar essas coisas que parecem opostas entre si.

QUAL SERÁ A NOSSA RECOMPENSA?
Seguro morreu de velho! Sei o que tenho entre as mãos. Não vou abandoná-lo, sem saber primeiro o que vou ter depois. Melhor é ter cem cruzeiros na mão, do que mil na promessa! Assim pensamos nós.
Pedro não pensava assim. Acreditou em Jesus e abandonou tudo o que tinha entre as mãos, sem saber bem o que iria ter, pois ele perguntou : "Olhe, Jesus, nós abandonamos tudo e seguimos o Senhor. Qual será a nossa recompensa ?" (Mt 19,27) .Se eu me arriscar e entrar por essa porta estreita e estranha, o que é que eu vou receber ? Vou receber realmente o que Ele promete? E que garantia tenho .de recebê-lo ?
A resposta de Cristo a essa pergunta é tão estranha quanto eram estranhas as exigências que colocou. Jesus responde a Pedro: "Você vai ter cem vezes mais e terá como herança a vida eterna" (Mt 19,29). - Quando vou ter cem vezes mais? Jesus responde: "Já nesta vida!" (Mc 10,30).
O horizonte é o mais bonito possível : "Cem vezes mais, nesta vida, e no futuro a vida eterna!" Mas entre o horizonte e o presente, está um pedaço de chão, onde Jesus escreve umas palavras bem contraditórias, embora bem claras: perseguições (Mc 10,30) e alegria (Jo 16,22), cruz (Mc 8,34) e paz (Jo 20,19), sofrimento (Jo 16,2) e tranqüilidade (Mt 11,28-30). Como é que vamos combinar tudo isso ? Isso não cabe na nossa cabeça!

O QUE DIZER DE TAL APRESENTAÇÃO ?
Essa foi a apresentação que Jesus fez de si mesmo. É a proposta que Ele nos faz até hoje, esperando a nossa resposta.
Como haveria de reagir hoje um público diante de alguém que se apresentasse da maneira como Jesus Se apresentou ? Será que todo mundo deixa- ria a sala contente e tranqüilo, aprovando sem mais tudo o que ele disse ? Será que ninguém levantaria a voz? Será que não haveria logo uma discussão cerrada? Será que não haveria imediatamente algumas pessoas gritando: "Prove que tudo isso é assim mesmo como você fala!" (cf. Jo 8,13) ? Ou: "Com que autoridade você fala essas coisas?" (cf. Mt 21,23). Ou: "Dê-nos um sinal de que essa é a verdade!" (cf. Mt 16,1).
E não é para menos. Aceitar um homem assim, com as coisas que Ele afirma e exige, significaria uma mudança radical no nosso modo de pensar, de viver e de agir. Ninguém ficaria tranqüilo, pois ninguém poderia continuar a viver do jeito que estava vivendo.
A presença tranqüila e humilde de Jesus no meio dos homens durou apenas 33 anos, mas até hoje, após quase 2.000 anos, continua a intranqüilidade por causa dele. Até hoje, os homens discutem, porque as exigências e pretensões de Jesus são tão grandes, que todo mundo terá que pensar duas vezes, antes de aceitá-las ou de rejeitá-las. A coisa é séria de- mais, para poder ser despachada em dois minutos.
Se Jesus tivesse sido um homem desequilibrado, ninguém o teria levado a sério. Mas Ele foi o contrário: muito equilibrado, justo, honesto, bondoso, amável, sob todos os pontos de vista. Mais ainda: Ele viveu aquilo que pregou e mostrou assim que é possível realizá-lo. Mostrou que a vida se torna mais vida, quando a gente procura vivê-la como Ele a viveu. Ê por isso que Ele, até hoje, nos questiona tanto e não deixa a consciência cair no sono.

ORAÇÃO PARA O FINAL DA AULA ( ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO)

DIRIGENTE:- Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz
HOMENS: Onde houver ódio, fazei que eu leve o amor
MULHERES: Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
HOMENS: Onde houver discórdia, que eu leve a união
MULHERES: Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
HOMENS: Onde houver erro, que eu leve a verdade
MULHERES: Onde houver desespero, que eu leve a esperança
HOMENS: Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
MULHERES: Onde houver trevas que eu leve a luz
DIRIGENTE: - Senhor, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, mais compreender que ser compreendido, mais amar que ser amado:
TODOS: Porque é dando que recebemos, é perdoando que somo perdoados, e é morrendo que nascemos para a vida eterna.
DIRIGENTE: Para que Deus abençoe a nossa Igreja, e nos livre de todos os males da alma e do corpo, rezemos ao Senhor.
TODOS: - Pai-Nosso...

PERGUNTAS PARA CONTINUAR A REFLEXÃO
1. Por que é fácil falar de coisas e de objetos?
2. Por que falar de pessoas é mais difícil?
3. Qual a dificuldade que surge quando se quer falar de Jesus Cristo?
4. Como falar de Jesus Cristo, sem que haja o perigo de reduzi-lo às dimensões do nosso próprio pensamento?
5. Por que a apresentação de Cristo quase nos agridem?
6. Na sua auto-apresentação o que Cristo disse d`Ele mesmo?
7. Descreva resuminidamente o que Ele disse: “sou eu! Eu sou Jesus! Eu sou a Luz do mundo! Eu sou o Caminho! Eu sou a verdade! Eu sou a vida!
8. Descreva resumidamente o que Ele disse dÈle mesmo? “Eu sou o Pão da vida! Eu sou a Ressurreição e a vida! Eu sou o Bom Pastor! Eu sou a Porteira! Eu sou a Fonte de Água Viva! Eu sou a videira!
9. Por que tudo o que Jesus falou de si mesmo é muito sério? O que fazer então?
10. Qual a resposta de Cristo a nossa pergunta? O que devemos fazer?
11. Porque a resposta de Cristo mete medo na gente? É possível observa-las?
12. Qual será a recompensa a nossa recompensa se o seguirmos ? Ou se eu me arriscar e entrar por essa porta estreita e estranha, o que é que eu vou receber?
13. Finalmente, como voce se reagiria diante dessa apresentação de Cristo? Será que voce não gritaria dizendo com que autoridade voce fala essas coisas?


1. Para aprofundar os Evangelhos dominicais do Tempo Comum de 2008

2. Quer viajar os santuários marianos europeus, conhecer os caminhos da Bíblia do antigo e novo testamento, o Leste Europeu, a Ásia, África, a Oceania.

3. Confira as peregrinações deste ano.

4. Confira os roteiros destas viagens clicando nestes sites: [www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]
[www.padrelucas.com.br]




www.catolicanet.com.br


Fonte: Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Local:Belo Horizonte (MG)

Re: Jesus Cristo, quem és tú?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 12:44

Ola a todos


Verdadeiro Homem e verdadeiro Deus.

Cumprimentos

Sérgio Lopes



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.