Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O SIM progressivo de Maria
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 18 de August de 2008 15:27

15 AGOSTO 2008
II Elegia a Maria na sua Assunção-o sim progressivo.






Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.Is 61,10

A jovem Maria esperava como todo Israel o Messias prometido, e recuperada que foi da surpresa e objecção que o seu entendimento e vontade provocava,o SIM foi dado ao Anjo que vinha anunciar o cumprimento da promessa.

E dentro em breve ,apressadamente,acorria para ajudar a sua parente Isabel cantando ,louvando e enaltecendo o Senhor que trazia em Si,que nela fazia maravilhas para trazer a todo o povo o Libertador da sua pátria,o portador da justiça.Tudo era omnipotência,força e grandeza."Tirou do trono os poderosos..."

Mas quando nasceu o Menino começou a guardar no coração as coisas magnificentes que falavam Dele de acordo com o que lhe havia ensinado a sua formação hebraica ,mas que a pobreza,a humildade do seu nascimento contrariavam.

E cumprindo com a lei levou o Menino ao Templo igual estranheza,um agudo rebate soou nas palavras de Simeão

34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado
35 (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.Lucas 2

O "SIM" de Maria começava a tomar uma intensidade e uma amplitude maior.

Deixar a sua terra,caminhar em refugiada com o Rei,com o Messias poderoso.Mas como,mas porquê?


Começar a aceitar uma série de palavras mais duras para o seu coração de Mãe para compreender o afastamento progressivo que a condição divina,que o sentido de família dilatada,que os interesses do Pai deveriam passar à frente do seu envolvimento materno.


Mais um SIM interrogativo,apelativo à morte e morte de cruz,onde se desfazia toda a epopeia gloriosa do Messias,que cantara no Magnificat.


E o SIM final aceitando a maternidade com a dimensão do mundo que lhe fora entregue e que a Ressurreição viria a confirmar,na efusão do Espírito Santo .

Maria,mãe,mulher ajuda-nos a que o nosso SIM ao projecto de DEus para cada um de nós,que nada tem a ver com os poderes e glórias do mundo,atravessando as noites escuras até à manhã dourada de Pentecostes seja tão fiel,tão claro,tão crescente como o teu!
[color=#0000CC][/color]

Re: O SIM progressivo de Maria
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 19 de August de 2008 00:09

I Elegia a Maria na sua Assunção

Não são as estrelas que te coroam,a tua concepção sem pecado ou o teres sido assunta ao céu em corpo e alma,condições inerentes à condição de mãe de Cristo,que me encantam e dão alento,mas sim ,como relatam os Evangelhos,a tua vida de criatura,como nós,caminhando cheia de perguntas e perplexidades,que não compreendendo, guardavas no coração,alimentada sòmente pela fé,sem revelações ou auxilios especiais.



Sim,Maria ,foram horas penosas e iguais às de tantas mães,as que passaste quando jovem grávida percorreste mais de cem km ,não sabendo o lugar ou as condições em que iria nascer o Menino,ou quando refugiada politica procuraste a terra do Egipto,sem saber quando e se podias regressar a casa ou ainda na angustia dos dias de Jerusalém ,procurando o Filho desaparecido ,com todas as interrogações se ainda o irias encontrar,se lhe teriam feito mal.


Vida normal e igual na rotina diária de trinta anos sem acontecimentos,que fizessem adivinhar as promessas constantes da lei,para finalizar na interrogativa,dolorosa e cruel morte de cruz do teu Filho a que assististe quase sòzinha e em que foste investida da missão a que estavas destinada,nos séculos futuros,a de mãe da humanidade.

E se não são férteis os Evangelhos a mostrar-nos os teus passos de peregrina humana são suficientes os exemplos que nos ficaram da tua disponibilidade desde o faça-se inicial até o auxilio prestado aos outros,atravessando montanhas,em condições dificeis , para ajudar a prima Isabel ou preocupando-se até pela humilhação do dono da casa nas bodas de Caná, tentando discretamente resolver a sua aflição ou ainda quando fortalecias os apóstolos nas suas jornadas no Pentecostes da Igreja,frente a um meio hostil.


Por toda a tua vida ,obrigada,Mãe,nosso consolo,nossa ajuda e nossa alegria na peregrinação desta vida,em direcção ao único Senhor e Redentor.




Editado 2 vezes. Última edição em 19/08/2008 00:15 por Maria Lisboa.

Re: O SIM progressivo de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de August de 2008 23:10

"As coisas são como são e não há nada como realmente". Mas acho que pelo menos 99% das mulheres diriam sim.

*=?.0



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.