Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Indulgência Plenária
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 29 de June de 2008 12:51

Caros Irmãos em Cristo,

Por ocasião do Ano Paulino, assim dedicado devido às celebrações dos 2000 anos do nascimento de São Paulo, o Papa vai conceder "Indulgências Plenárias".

Confesso que já li no site do Vaticano e no site dedicado ao Jubileu de Paulo, a descrição do que é uma Indulgência Plenária, mas na realidade não compreendi bem o significado...

Não percebo se se trata de um perdão dos pecados, como no Sacramento da Reconciliação (caso assim seja, não é um pouco redundante ?), ou se se trata de um "apagar das manchas" (se é que assim lhes podemos chamar...), que ficaram, dos pecados por nós cometidos, mas que já tinham sido préviamente absolvidos através do sacramento previamente referido ? (E caso seja esta 2ª opção, se já foram previamente absolvidos, ainda estamos de alguma marcados/manchados por eles ?!)

Existe alguma 3ª opção, que eu não tenha compreendido ?

Assim, peço a ajuda dos irmãos que partilham da minha fé e confissão religiosa, para que caso estejam mais elucidados sobre este assunto, também me possam ajudar a compreender melhor.

Muito Obrigado !

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 29 de June de 2008 15:33

Virgem Maria, indulgências plenárias, estou a ler bem???

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 00:27

Segundo percebi o pecado implica um prejuízo temporal. Por exemplo: um bebedolas sujeita-se a ter cirrose hepática, um fumador a ter cancro do pulmão, um adúltero a ter sida etc. Com a indulgência plenária ficamos livres das consequências maléficas do pecado.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 30/06/2008 00:28 por Albino O M Soares.

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 20:46

sinceramente não percebi...

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de July de 2008 03:38

Parece que o pecado é perdoado, mas a " roupa fica encardida" , com manchas...
Mas creio que só atos de amor e solidariedade pode embelezar nossa alma e fazer sair de nós um bom perfume, agradável á Deus.
Mas quem sou eu para achar ... se o Papa diz que vai dar indulgência plenária e assim ficaremos "sem manchas e cheirosos" , que ótimo!
Também tenho dificuldade em compreender as indulgencias, apesar da explicação sempre bela do Albino.

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 21:11

Pois eu cá sei k a minha Bíblia diz k é o Sangue de Jesus e o sacrificio de Cristo na Cruz do Calvário é que nos justifica, lava, purifica de todo o pecado, e claro é mais que suficiente pra nos salvar do pecado e da sua penalidade. Quanto ao resto pensava k isso das indulgências plenárias já tinha passado há história, dos velhos tempos em k eram vendidas...

Re: Indulgência Plenária
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de July de 2008 00:44

Jorge acredite
Jesus deu a sua vida a cada dia, como serviço e amor. não foi apenas um momento : o da Cruz . A cruz pela cruz nao salva . Não é o sofrimento que salva e purifica. É sua adesão concreta a proposta de Jesus : a construção do Reino.
Enquanto houver pecado ( injustiça ) no mundo , o Reino não se concretizou.
Enquanto em sua consciencia houver egoismo, maldade, ciume, odio, desejo de vingança , injustiça , dominação, etc..; voce não se salvou.
Jesus nos dá todo suporte para conseguirmos ser o que Ele quer que nós sejamos.
Nos dá o Espírito Santo. Se nos abrimos á essa Espírito e fizermos o bem que ele nos inspira , aí sim estaremos " salvos".
Para isso devemos alimentar o bem dentro de nós , e retirar tudo que possa impedir esse bem de nos envolver plenamente.
Para alimentar-nos espiritualmente , a Igreja , como mestra e mãe nos ensina a ler a Bíblia, participar Eucaristia e oração , tudo conscientemente.
Além de praticar atos de misericordia corporal e espiritual .
Enfim, sentir, pensar e agir como Jeus.
Espero que nao me leve a mal , respeito sua fé e crença , que é a mesma que a nossa.Apenas receio que a morte e ressurreição de Jesus fique como algo apenas espiritualizado, sem consequencias concretas para nós no mundo de injustiças e miséria.( pecado ).



Editado 3 vezes. Última edição em 05/07/2008 00:47 por Chris Luz BR.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.