Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A tabela de preços
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 25 de June de 2008 12:49

Hoje fiquei algo surpreso, ao ler o correio da manhã´(pág. 15). Efectivamente não tinha conhecimento que a igreja tinha uma tabela de preços, para celebrar missas, efectuar casamentos, etc, etc. Sempre pensei que este tipo de serviços religiosos, fossem objecto de pagamento voluntário dos interessados e as quantias fossem por estes últimos estipuladas. Das duas umas :ou o correio da manhã apresenta a notícia de uma forma sensacionalista(o que de facto é seu apanágio), apresentando deliberadamente a igreja como uma mercearia, com a sua tabela de preços, ou então algo não me parece correcto. Não concordo com este tipo de mercantilização da igreja. Sou pela velha máxima de Cristo de que se as aves tem tudo o que querem, quanto mais nós humanos que valemos mais do que elas. Isto para dizer que para quem serve a Deus, não se deve preocupar em cobrar nada, porque acredito verdadeiramente que Deus age nos corações das pessoas, para apelar à sua generosidade. Parece-me que a igreja e muito bem, quer viver o modelo de Cristo, quando opta pela vida celibatária dos seus sacerdotes, mas depois, cobra por serviços religiosos, como a eucaristia(um serviço básico), que nada tem a ver com a forma como Jesus se dava voluntariamente sem apelar a nada. Assim como Paulo, nunca precisou de cobrar nada para sobreviver, mesmo entre perigos e perseguições, a Igreja também não precisa.
Uma ressalva amo a Igreja. Não faço isso para atacar a igreja. Sinceramente.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de June de 2008 09:52

Bem vindo à sociedade de consumo.

Em comunhão

Re: A tabela de preços
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 27 de June de 2008 11:25

Talvez fosse interessante alguém dizer para onde vai esse dinheiro.
O dinheiro que os fiéis dão, aquando das intenções da eucaristia, tem um destino (ou até vários). Alguém sabe quais são?

Re: A tabela de preços
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 27 de June de 2008 12:53

Vitor,

"Sempre pensei que este tipo de serviços religiosos, fossem objecto de pagamento voluntário dos interessados". Na minha paróquia é e continuará a ser, pelo simples facto de não haver necessidade de 'exigir dinheiro'.
Quando se dá por gosto, por ser esse o nosso dever, não há necessidade de tabelas.
Mas há também o problema oposto, o de padres que exigem demasiado, quantias absurdas (conheço um que chega a exigir 50€ por intenção, e anda com um carro que só vos digo... mas é esse tipo de sacerdote que não dignifica a Igreja.)

Jacob,

Parte do dinheiro vai para o Bispo Diocesano (salvo seja!), o restante fica nas paróquias. Por lá é distribuído: O dinheiro para a manutenção das igrejas vem desse fundo, por exemplo.
Claro que quando há intenções especiais (por exemplo, pelos Seminários) o dinheiro é encaminhado para os seminários, obviamente.
Se, nos entretantos, há manigâncias internas, é assunto que para o caso não interessa, mas que, volto a frisar, não dignifica a Igreja.
Assim como este género de notícia também não.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de June de 2008 14:37

Vou falar sobre o que se passa na minha igreja: O dinheiro de casamentos, baptizados, funerais e missas, esse dinheiro é todo para o padre e ainda tem um salário de $1.460.00+$350.00 para alimentação, carro gratuito e gasolina.

Na minha igreja não há estipulação de preços, cada um oferece o que quer...mas o padre não fica mal por isso.

Agora falando dos padres de Portugal: conheço alguns que pagam pela alimentação, estadia, gastam gasolina para se deslocarem a igreja. Tem de receber algum dinheiro ou vão viver na rua ou vão pedir esmola para comer? Sejamos coerentes! Ainda por cima certas pessoas dão apenas .25 centimos na igreja.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de June de 2008 14:40

Aqui 99% dos paroquianos oferem a igreja todos os domingos no minimo $5.00.

Re: A tabela de preços
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 15:18

Os padres fazem voto de pobreza. Isso deve ter um sentido.

Re: A tabela de preços
Escrito por: coração sagrado (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 16:06

Olá Amigos, a Paz de Cristo esteja com todos vocês!!!!

Oras bolas irmãos! Não me parece muito católico esse tipo de discussão.
A Igreja não cobra por nenhum serviço. Precisamos buscar na fonte e não ficar se apegando a intrumentos sensacionalistas que visam denegrir a imagem da esposa de Cristo.
Agora, se alguns párocos se arrogam a querer cobrar, paciência.
Não que eu concorde, mas que eu saiba só é cobrado o casamento, os outros (pelo menos os padres que eu convivo agem assim) é pedida uma contribuição voluntária.
Parece-me justo que se cobre pela realização do casamento já que haverá custo com a decoração, algumas vezes músicos, etc. E, pelo menos aqui no Brasil, as comunidades precisam se virar para levantar dinheiro, pois, os fiéis não são tão fiéis nos dízimos e ofertas.

Portanto, amigos, creio eu que essa notícia sobre tabela de preços além de sensacionalista; é exagerada.

No mínimo esse pessoal pegou a excessões.


Um abraço à todos.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 16:26

Vitor, os padres diocesanos não fazem votos de pobreza.

Quanto ao dinheiro das intenções tem basicamente dois destinos (em caso de intenções acumuladas):

1) o dinheiro da primeira intenção fica para o sacerdote, ajudando-o no seu sustento;

2) o dinheiro das restantes intenções vai para a cúria diocesana que o divide, creio eu, em três partes: a) um terço fica para as despesas da diocese; b) outro terço vai para os arciprestados ou vigararias (para as suas actividades ou até retorna às próprias paróquias; c) outro terço vai para a Igreja Universal.

Este dinheiro não pode ser entendido como "pagar" a missa, até porque ela não tem valor quantificável. Deve ser entendido numa óptica de renúncia do fiel que contribui para as múltiplas causas da Igreja. Claro que também não é mera esmola (se fosse o caso não faria sentido ter um preço fixo). Assim, o dinheiro das intenções surge como uma renúncia dos fiéis que são também eles solícitos às necessidades da Igreja.

Outra coisa é o peditório das eucaristias... esse sim vai para o fundo paroquial, juntamente com todo o outro dinheiro dos baptizados, funerais, casamentos, páscoa, etc... e é desse fundo paroquial que sai o "ordenado" do padre. Isto é como deveria funcionar. Se não é assim em todas às paróquias (porque não é) é uma pena!

Ainda outra coisa é ver alguma maldade neste pedido que é feito às pessoas. Por natureza os sacramentos são gratuitos. Não há dinheiro que os possa pagar. Contudo, também não podemos ser ingénuos. Uma paróquia ou uma diocese tem muitas despesas e alguns funcionários para manter. Há também a manutenção e obras da paróquia (que ficam para cima de uma pipa de massa). É obrigação dos fieis contribuírem para todas estas causas. E se forem a ver bem, os peditórios que são feitos nas eucaristias, na maior parte das paróquias, não dão para quase nada (só caem as moedinhas pequenas :-) ).
No fundo, muitas vezes os padres ficam com o odioso da questão, quando o que procuram fazer é zelar pelo bem das paróquias. Uma coisa é ser forreta e avarento, outra é ser ingénuo! E tal como disse S. Paulo, todo o trabalhador tem direito ao seu salário. E já o próprio S. Paulo recolhia dinheiro das comunidades para suprir as necessidades da Igreja-mãe... ou seja, os padres de hoje não inventaram a pólvora.

P.S. : não sou padre :-)

Re: A tabela de preços
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 16:50

ok! Jacob!
Não sabia a diferença entre padre religioso e padre diocesano(ou secular). Estive a ler: [www.arquifloripa.org.br] , para perceber.
Já andei à procura pela net, mais propriamente no site do correio da manhã, para verem a impressão que dá a notícia. Depois de verem talvez (me) entendam.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 17:12

Notícia

Está aqui a notícia... já a tinha lido, tanto no CM como noutros locais.

Naturalmente tudo depende do modo como se apresenta a notícia e o ênfase que se quer dar. E os jornais nacionais não são propriamente especialistas em questões da Igreja ou religião (basta ver a própria terminologia usada nesta notícia).

Só vê maldade quem quiser ver.

Re: A tabela de preços
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 18:35

Citação:
Jacob

Naturalmente tudo depende do modo como se apresenta a notícia e o ênfase que se quer dar.

Só vê maldade quem quiser ver.

Desculpa, afinal o erro é de quem lê ou de quem escreve. Fiquei sem perceber.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 20:04

Acho que o erro é de quem escreve a notícia. Talvez pela brevidade de espaço a que um jornal obriga (ou talvez pelas linhas editoriais!) as notícias muitas vezes saem descontextualizadas ou desfiguradas.

Uma coisa é dizer que as taxas aumentaram (dando títulos sensasionalistas), outra coisa é explicar o seu contexto e o seu sentido, a sua razão de existirem (é claro que este discurso não vende tanto).

Depois, como é natural, que lê a notícia também pode ser levado a ter uma imagem errada dos acontecimentos.

Aqui fica o texto original.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 30 de June de 2008 20:11

Vi a notícia hoje na televisão. Por acaso a reportagem até era positiva, as várias pessoas entrevistadas mostraram-se a favor dos aumentos, porque padres e paróquias também têm despesas.

Contudo, conheço realidades diferentes (não a minha). Locais onde não há horário fixo de Missas, mas onde as famílias pedem a uma missa a uma determinada hora por uma determinada intenção. E quando os padres celebram Missas a horas fixas com mais de uma intenção, as pessoas queixam-se, que o padre celebrou várias intenções de uma só vez, que é só para se encher de dinheiro, etc...

Acho que era bom os próprios padres arranjarem formas de esclarecer os fiéis quanto a estas questões. O pouco que eu sei fui perguntando. Infelizmente há muitos que não perguntam, mas que preferem andar por fora a comentar aquilo que sabem e não sabem.

Era bom haver mais esclarecimentos por parte do clero.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de July de 2008 00:53

Perguntar a um padre para onde vai o dinheiro das missas, quase que será perguntar a nossa vida privada. O que fazemos ao nosso dinheiro?
Mas eu já perguntei! Há dias na minha igreja no dia do pai houve um pedido de 60 missas...um exagero! Quem tem culpa é o povo com certeza!
O povo fala por fora, mas não conseguem educar o padre.

Re: A tabela de preços
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de July de 2008 03:03

Cada bispo ou cada congregação ou superior pode dar novas ordens. As leis não são iguais para todos. Isso que saiu nesse jornal pode apenas ser para padres diocesanos. Os padres religiosos dependem do que o superior ou congregação exija que seja feito desses dinheiros das missas, funerais ou casamentos. Algumas congregações usam esses dinheiros para formar seminaristas.

Re: A tabela de preços
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 22 de July de 2008 10:30

Saudações cristãs.
Desde hà algum tempo que ando a ler um livro intitulado "Institutos de Previdência do Clero", que, como se depreende, fala um pouco dos instrumentos usados pela Igreja para sustentar todos aqueles que "vivem do altar", ou seja todos os que se dedicam inteiramente " à cura das almas " ( são expressões usadas no referido livro).
Como sabemos, a Igreja desde sempre se viu obrigada a autofinanciar-se,nomeadamente, estabelecendo algumas regras relativas aos serviços que presta.
Sem querermos materializar esta quetão, temos que ter em conta que aqueles que se dedicam por inteiro à missão,tem o direito ao provimento justo do seu sustento através das receitas que a paróquia, diocese ou instituição recolherem.
Por outro lado, voto de pobreza não significa voto de miséria, de mendicidade, de penúria, mas tão só desapego dos bens terrenos, sem, obviamente, prescindir de uma vida digna de ser humano, mesmo no que às questões materiais diz respeito."Quem trabalha merece o seu salário."
Portanto, nem tanto ao mar, nem tanto à terra: a Igreja deve estipular o valor a cobrar pelos serviços que presta, não no sentido puramente materialista, mas enquanto instituição que tem que sobreviver pelos seus meios, já que não recebe qualquer tipo de subsídio do Estado, nem poderia receber.
Já nos primórdios assim era, quando os apóstolos e sucessores recebiam coletas dos novos Cristãos.
Um abraço.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.