Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Ressurreição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 18:09

Jacob ,
a verdadeira libertação não reside no abandono do " corpo " cadáver, mas na sua assunção e total orientação para Deus, tornado o homem repleto da realidade divina pela ressurreição.

O corpo de carne sofredor, sujeito ás tentações e ao pecado, é libertado e feito corpo-espiritual .

A ressurreição foi expressa não nas categorias gregas de corpo e alma , mas nas semíticas de carne-corpo- espírito.

Quando um semita usa a palavra corpo ou espírito não é a mesma coisa que corpo e espirito dentro do modelo grego de antropologia.

Espírito não se contrapõe ao corpo, pensamos que corpo é material e espírito é imaterial.

Paulo pensa semiticamente .
Corpo significa o homem todo inteiro ( interior e exterior 2 Cor 4,16; Rom 7,22 ; corpo e alma )enquanto é comunhão.

corpo é o termo mais proximo ao nosso conceito de personalidade.Neste sentido o homem não tem corpo , mas é corpo.

O homem -corpo pode transforma-se em carne pelo pecado.
Carne significa a situação humana rebelde contra Deus.Rom 2,28-29, corpo de pecado.
Paulo nunca fala em ressurreição da carne ,mas do corpo que deve ser mudado 1Cor 15,51 e transformado em corpo espiritual. Rom 6,6 ;8,23, Flp 3,21

outra expressão que usei e voce perguntou : Como ?
Realmente fui infeliz em ressurreição da carne no juízo final . Mas é dificil usar uma linguagem coerente , pois os concitos sao muitos.

Espírito indica o princípio pelo qual o homem se ordena a Deus. Espírito se opõe á carne e não ao corpo. Corpo é aquilo que voce é e faz.

Para Paulo corpo espiritual significa : a personalidade humana, a partir da ressurreição é totalmente comunhão, abertura , comunicação com Deus, com os outros e com o mundo .

Ressurreição nao é Revivificação, é a escatologização da realidade humana.

O homem ressuscita não para a vida biologica, mas para vida eterna.

Pela ressurreição em Cristo , o homem todo inteiro é radicalmente repleto da realidade divina e libertado de suas alienações como fraqueza, dor, impossibilidade de amor e de comunicação, pecado e morte.

O homem não abandonou nada de seu estatuto antropologico, apenas foi libertado e assim penetrado da realidade divina

Re: Ressurreição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 18:11

Pela Ressurreição o homem se abre ou se fecha radicalmente para aquilo que em vida se abriu ou fechou.
Por isso não acredito que vás tomar chá com Hitler...

Re: Ressurreição
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 18:27

O único aspecto que chamei a atenção foi o da matéria, que tu usaste anteriormente. Ressurreição é do corpo e não da matéria. E tanto assim é que tu, nesta última mensagem, não usaste uma vez sequer o termo matéria.

Na mensagem anterior disseste que o corpo material é transfigurado sem deixar de ser corpo e de ser uma porção da matéria.

Temos de ter cuidado ao usar o termo matéria porque pode levar-nos a conclusões erradas. Esta transfiguração que falaste implica deixar de ser porção de matéria. É só isso que quero dizer.

Quanto ao resto, é como te digo, trata-se de uma opinião pessoal. Nem eu nem tu morremos, por isso não sabemos com certeza como as coisas se vão passar.
O que eu acredito é que mesmo que alguém se tenha fechado a algo durante a vida, pode abrir-se na eternidade. No fundo trata-se da conversão. Caso contrário, a eternidade é apenas um prolongamento da vida, e eu acredito que pode ser uma realidade completamente nova, uma vida nova... convertida!

Re: Ressurreição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 18:35

sim, aceitei seu entendimento. obrigada !
voce me fez pensar melhor sobre nosso anuncio central da fé : A ressurreição.

Porém Jesus Ressuscitado comia, se deixava tocar, foi um impacto aos apóstolos!

Mas Cristo já é a presença do novo homem na nova ordem , o Reino de Deus, a liquidação do pecado com todas as suas consequencias no homem, na sociedade e no cosmos.

Sendo assim a Ressurreição de Cristo é plena , a nossa inicialmente incompleta ?

Talvez só teremos " materia " na Parusia.
Daí que disse erradamente ressurreição da carne , mas deveria ser ressurreição do corpo- espírito - mundo sem limitação espaço-tempo.
Juizo final : A transfugiração total deste mundo no sentido de Deus.

Mudem vosso modo de pensar e agir , o romper da nova ordem está proximo e esta será trazida por Deus.



Editado 2 vezes. Última edição em 04/07/2008 18:38 por Chris Luz BR.

Re: Ressurreição
Escrito por: help-me (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 19:54

Fiz uma compilação de extractos de mensagens que parecem identificar 3 correntes de pensamento distintas:


A CORRENTE DA RESSURREIÇÃO "ESPIRITUAL" (do "corpo-espírito"):


Citação:
Jacob
Ressuscitar "com o mesmo corpo" significa ressuscitar com um corpo próprio, que irradia a identidade definitiva sem equívoco; um corpo mais próprio que antes, sumamente comunicativo do eu. O corpo glorioso, "corpo espiritual" é o eu irradiando a vida do Espírito, depositário duma plenitude integral que nasce do núcleo mais íntimo da pessoa e transfigura a corporeidade.

Citação:
help-me
- “corpo e alma”. Pensando no corpo por oposição à (isto é, sem a) alma, temos apenas matéria. Matéria orgânica em vida e inorgânica na morte. O corpo sem alma não deixa de ser matéria – é apenas matéria. Esse corpo até pode ser de um elemento da raça humana, mas não é pessoa (não é o ser, a criatura, a substância da pessoa) sem a alma. Nesse sentido, cada homem é corpo (carne ou matéria) e alma (espírito). [Adiantando, acrescentaria que corpo e alma é a condição de todo o homem vivo. Com a morte, fica o corpo (cuja matéria deixa de ser orgânica) e “vai-se” a alma. Mas essa alma permanece com a identidade da pessoa que em vida tinha corpo (suporte físico ou biológico da pessoa) e que, depois da morte, perdeu esse suporte mas não a respectiva identidade. A fé, para mim, passa por acreditar que a alma “se vai” para junto de Deus, nisso consistindo a ressurreição do “corpo” (‘corpo’ no sentido de pessoa/indivíduo/ente/criatura/substância).]
- “corpo espiritual”. O corpo-matéria não é (não pode ser) em si próprio espírito. Apenas interpretando o termo ‘corpo’ aqui usado no sentido de identidade da pessoa/indivíduo/ente/criatura/substância se pode compreender que seja espiritual. Diria, de modo simples, que aquela expressão significa identidade da alma (ou alma de uma determinada pessoa, que mantém a sua individualidade e identidade).
- “distinguir corpo e matéria”. Citei em 1º lugar a contraposição entre corpo e alma, em que aquele (o corpo) era matéria e esta (a alma) era espírito. Agora, cito a contraposição entre corpo e matéria, significando o corpo a identidade da pessoa/criatura, por contraposição com o seu mero suporte físico ou biológico, que é a matéria.

Citação:
Jacob
Chris, parece-me que quando se fala de ressurreição, não se pode utilizar o conceito de matéria. Tal como disse anteriormente, a matéria está sujeita às leis da física (tempo e espaço). Ora, a ressurreição é incompatível com a matéria. Se fosse compatível, e a nossa matéria ressuscitasse, então a nossa nova condição de ressuscitados teria de estar sujeita às leis da física. Seria a ressurreição de um cadáver!

O que ressuscita não é a matéria, mas sim o Corpo. O nosso corpo passa a corpo glorioso. Nesta transição nunca deixa de ser corpo, mas deixa de ser matéria. O conceito-chave, que necessita de ser aprofundado, é o CORPO. A matéria é para esquecer. A matéria possui massa, ocupa um espaço, está sujeita às leis da física e da natureza. É composta de átomos, esbarra contra as paredes, e acusa os quilinhos a mais na balança. :-)

Citação:
Chris Luz BR

corpo é o termo mais proximo ao nosso conceito de personalidade.Neste sentido o homem não tem corpo , mas é corpo.


Espírito indica o princípio pelo qual o homem se ordena a Deus. Espírito se opõe á carne e não ao corpo. Corpo é aquilo que voce é e faz.

Para Paulo corpo espiritual significa : a personalidade humana, a partir da ressurreição é totalmente comunhão, abertura , comunicação com Deus, com os outros e com o mundo .

Ressurreição nao é Revivificação, é a escatologização da realidade humana.

O homem ressuscita não para a vida biologica, mas para vida eterna.

Citação:
Chris Luz BR
(...) disse erradamente ressurreição da carne , mas deveria ser ressurreição do corpo- espírito - mundo sem limitação espaço-tempo.


A CORRENTE DA RESSURREIÇÃO "MATERIAL" (do "corpo-matéria"):


Citação:
catolicapraticante
No cristianismo ( apesar das inevitáveis distorções doutrinárias) a identidade pessoal não é fracturada em corpo/espírito - e a ideia de salvação inclui necessáriamente o corpo humano através da ideia de Ressurreição do corpo.

Citação:
firefox
Infelizmente a sua posição entra em choque com o Credo Apostólico que reza "Creio na ressurreição da carne", bem como não poucas passagens da pregação paulina, para não falar de outras.


POSIÇÃO MITIGADA (dois tipos de ressurreição):


Citação:
David_
Paz do Senhor a todos

Biblicamente, encontramos dois tipos de ressureições. O primeiro tipo é aquele em que o indivíduo ressuscitou com o corpo limitado, idêntico ao que tinha, quando morreu! Foi assim, por exemplo, com Lázaro. O segundo tipo é aquele em que o indíviduo ressuscita com um corpo GLORIFICADO. FOi assim a ressurreição de Jesus. Ela se dará com o retorno de Jesus.

Que o Senhor nos abençoe

David

Re: Ressurreição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 22:39

Help-me
O david fala em vivificação , como foi o caso de Lázaro, ele depois morreu como todos, ele reassumiu seu cadáver, que futuramente se decompôs.
Isso não é Ressurreição.
Sutilmente quero frisar , apesar de nao ter conhecimento profundo do assunto, que Jesus Cristo ressuscitou com matéria transformada.
Pois Ele nas aparições tinha matéria que se podia tocar, e essa matéria era capaz de atravessar paredes e portas. ( acho que nao é necessários colocar as sitações bíblicas aqui ). É o novo Adão.

Sendo em Jesus a comunhao com o Pai perfeita , posto ser a segunda pessoa da Trindade e ter doado sua vida diariamente no serviço ,enquanto ser terrestre.

Assim a Ressurreição de Jesus foi plena e por isso a " matéria " transformada, a ascensão e glorificação. Lembre , ele andava, comia, bebia, e se deixa tocar, atravessa portas e janelas.Não era um fantasma !

Nós , diferentemente de Jesus, passaremos por dois estágios de Ressurreição: primeiro logo após a morte , nossa Consciencia individual fará a escolha definitiva de se abrir ao amor ( Trindade e Criação ) ou se fechar egoisticamente.
Depois quando da Parusia , onde todo o mundo será transfigurado e Deus for tudo em todos,( recuperaremos o "paraíso perdido ").

O mundo ,isto inclui o planeta terra,também será transfigurado, haverá a "ressurreição final". A redenção de todo a Criação. Um novo céu e uma nova terra , sem as limitações de tempo e espaço. e ganharemos uma corporalidade em Jesus Ressuscitado.

Os que ainda nao tiverem feito a passagem da vida terrena, para a vida eterna, serão transformado sem morrer.
Os que já tem seus corpos gloriosos se unirão a estes. Todos seremos um só corpo e um só espirito , sem perdemos nossa personalidade.

Estaremos plenamente conscientes da nossa pertença á Consciencia universal, Logos, Corpo de Cristo .Não teremos mais percepção de separação, nem de Deus, nem da natureza, nem dos irmãos.


Lembrem que a agua tem 3 estágios , sólido, liquido e gasoso e não deixa de ser água por isso , apenas está em estágios diferentes , com relações intermoleculares diferentes . Se os átomos vibrarem mais ela sublima, se os atomos vibrarem menos ela condensa. Então a matéria pode se transformar sem deixar de existir... E=mc² . Talvez colocar dados cientificos , nao é o jeito certo para explicar , mas é tão dificil achar a linguagem certa ....
Se falo de Consciencia Universal como Logos e consciencia indidual sou New age.
Quando eu falava de Agape, Eros, era pagã...
Alguns dizem que quero fazer um bom papel... nao sei para quem ...só me falta palavras para ser clara . Realmente gostaria de partilhar idéias.Não disputar egos.
quanto a ressurreição da carne :

Ressurreição da carne , segundo Paulo , nao pode ser , pois ele chama de carne , o corpo com concubiscencia, passível de sofrer, negar á Deus e morrer.



Editado 3 vezes. Última edição em 04/07/2008 23:00 por Chris Luz BR.

Re: Ressurreição
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de July de 2008 21:51

Citação:
Chris Luz BR
Help-me
O david fala em vivificação , como foi o caso de Lázaro, ele depois morreu como todos, ele reassumiu seu cadáver, que futuramente se decompôs.

Paz do Senhor


Lázaro estava morto há quatro dias e já cheirava mal, devido ao estado de decomposição do seu corpo. Não vejo problemas se você chama isso de "vivificação" desde que este termo seja usado para EVIDENCIAR a volta da vida para o corpo de alguém que estava REALMENTE MORTO e em avançado estado de DECOMPOSIÇÃO!

João 11:39
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.


Lázaro realmente voltou a morrer, visto que Jesus é o primeiro a ressuscitar para Vida Eterna, ou seja, o primeiro a ressuscitar para não mais morrer!
Citação:
Sutilmente quero frisar , apesar de nao ter conhecimento profundo do assunto, que Jesus Cristo ressuscitou com matéria transformada.
Pois Ele nas aparições tinha matéria que se podia tocar, e essa matéria era capaz de atravessar paredes e portas. ( acho que nao é necessários colocar as sitações bíblicas aqui ). É o novo Adão.

Lembre que Jesus podia fazer tudo isso porque é Deus... Veja que ao ressuscitar Ele disse:

Mat 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.


Jesus estava com todo poder após sua ressurreição... Não era mais aquele "Jesus frágil" que cansava e podia morrer! Ele tinha todo o Poder para fazer o que quisesse.
Citação:
Assim a Ressurreição de Jesus foi plena e por isso a " matéria " transformada, a ascensão e glorificação. Lembre , ele andava, comia, bebia, e se deixa tocar, atravessa portas e janelas.Não era um fantasma !
JEsus não era "fantasma", não era espírito. Ele ressuscitou com o Seu Corpo transformado, assim como você disse!
Citação:
Nós , diferentemente de Jesus, passaremos por dois estágios de Ressurreição: primeiro logo após a morte , nossa Consciencia individual fará a escolha definitiva de se abrir ao amor ( Trindade e Criação ) ou se fechar egoisticamente.

Ao morrer, o cristão genuíno fará o mesmo "caminho" que Jesus fez... IRá primeiramente ao paraíso e depois, na Vinda de Jesus ressuscitará. E terá um corpo glorificado semelhante ao De Jesus.
Citação:
Depois quando da Parusia , onde todo o mundo será transfigurado e Deus for tudo em todos,( recuperaremos o "paraíso perdido ").

O mundo ,isto inclui o planeta terra,também será transfigurado, haverá a "ressurreição final". A redenção de todo a Criação. Um novo céu e uma nova terra , sem as limitações de tempo e espaço. e ganharemos uma corporalidade em Jesus Ressuscitado.

Os que ainda nao tiverem feito a passagem da vida terrena, para a vida eterna, serão transformado sem morrer.

É mais ou menos isso mesmo, CHris!
Citação:
quanto a ressurreição da carne :

Ressurreição da carne , segundo Paulo , nao pode ser , pois ele chama de carne , o corpo com concubiscencia, passível de sofrer, negar á Deus e morrer.

E como seria a ressurreição então? Para você Jesus não ressuscitou com o seu próprio Corpo?

Que o Senhor nos ABençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Ressurreição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 06 de January de 2009 22:32

Pela Ressurreição o homem se abre ou se fecha radicalmente para aquilo que em vida se abriu ou fechou.
Por isso não acredito que vás tomar chá com Hitler...

Re: Ressurreição
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 10 de January de 2009 16:19

só existe a reencarnação.
tudo o resto é impossivel.o corpo desfaz-se...

Re: Ressurreição
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 13:42

Paz do Senhor


A Escritura ensina a RESSURREIçÂO da carne. Porém muitos acreditam numa "ressurreição espiritual", que não tem nada de biblico. Ora, quem morreu e precisa ser ressuscitado é o corpo e não o espírito, afinal o espírito nunca morreu!

Na ressurreição de Jesus, Ele era carne e osso e nao espírito. Tanto é que Seu Corpo sumiu do sepulcro.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Ressurreição
Escrito por: Eduarda (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 17:22

Se cremos que DEUS tem poder para criar do nada, cremos também que tem poder para ressuscitar o que já se transformou em pó.

A afirmação de fé é somente esta: "Nada é impossível a DEUS". Foi nisto que a Virgem Maria acreditou e é nisto que temos de acreditar.

Como CRISTO ressuscitou, nós ressuscitaremos, no mesmo corpo mas sem mácula alguma.

Eduarda

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.