Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de August de 2008 22:22

Jomar!

Não... há sempre um que sabe educar melhor do que o outro...!!! E aquele que sabe mais é o que educa:P

Vejam bem isso...

Re: A família
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de August de 2008 22:34

Sabe mais do quê?
Física quântica? Receitas de bacalhau? Futebol? Mecânica automóvel?...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A família
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 08:46

Citação:
O papel educador da família
Eis então o que creio poder dizer sobre o papel educador da família:

1º - Contrariamente às aparências, este laço tem-se vindo a reforçar em vez de atenuar e a violência das revoltas actuais é disso testemunha. Apesar de a família frequentemente desempenhar mal o seu papel, tal não impede que esse papel seja decisivo.

2º - Este papel consiste em formar os sentimentos, partindo das pulsões mais animais e transformando-as.

3º - Até nova ordem, o papel da família é insubstituível. Mostrou-se que as crianças privadas dos pais estão à partida cruelmente desfavorecidas, às vezes, até mesmo fisicamente. Face a uma sociedade indiferente, mesmo hostil, as crianças podem até sentir-se “culpadas de existir”, o que as impede de se desenvolverem normalmente visto que o crescimento normal exige afeição.

4º - Este papel é assumido pela família, não através do ensino, mas através da sua simples existência. Quer dizer, do seu amor. O amor familiar é frequentemente cego. Às vezes violento e cruel. No entanto, constitui uma ocasião única no mundo, para o indivíduo, homem ou mulher, adulto ou criança, de se encontrar como pessoa, como alguém insubstituível. A família educa amando e quaisquer que sejam os seus conflitos, os seus erros e as suas falhas, o essencial é que “o coração tenha lugar”.

5º - Este papel educativo é tão vantajoso para os pais como para os filhos. Se existe algures uma educação permanente, é aí que ela se efectua. E a existência familiar será menos dramática se os pais quiserem compreender que os seus filhos são também seus educadores.

Fonte:
[www.educ.fc.ul.pt]
pgs 9 e 10

Uma proposta educativa hehehe
[www.educ.fc.ul.pt]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 15:32

Lena

No casal não há por vezes um com melhores qualidades...valores... do que o outro? Olha...o saber ensinar por exemplo. Não há o pai ou a mãe que lava sempre as mãos antes de comer? Não há gente que se esquece de lavar as mãos depois de usar a casa de banho? Não há pais que ensinam os filhos a rezar antes de comer ou antes de se deitarem? Não há pais que ensinam os filhos...não se come com a boca aberta? Tudo isso deve ser ensinado a criança.

Re: A família
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 16:03

Não concebo uma família, digna desse nome, em que a instrução e a educação não fique a cargo de ambos. Um dominará melhor uns assuntos, o outro dominará melhor outros, isso não torna ninguém melhor educador.

Muitas das regras de higiene e segurança são transmitidas mais por um dos membros, não porque seja melhor a fazê-lo mas porque é o que está naquela altura disponível.

Quanto aos valores, tudo começa pelo consenso a que o casal chegou, pois é natural que haja divergências. As diferenças de opinião não fazem ninguém melhor ou pior e é até benéfico que a criança tenha contacto com diferentes formas de ver o mundo. Fundamental é que não haja desrespeito.

Todos nós sabemos ensinar/educar os nossos filhos. Se há quem se encoste e largue para o outro já é outra conversa... não é por incapacidade, é por comodismo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 16:19

Ou isso...mas acho que há pais que não sabem ensinar...porque eles próprios não o fazem!

Re: A família
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 16:27

É a velha máxima:
Faz o que eu digo. não faças o que eu faço. (pelo menos antes dos 18 hehehe)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A família
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 09 de September de 2008 13:10

Ola a todos

Criar familia, crescer em familia, ser familia.

Sempre pensei que era fácil educar e fazer valer os valores que nos foram deixados, no entanto ter uma criança de 2 anos que nos desafia a todos os momentosé duro...
Queremos que use o pote e ela continua a fugir paraum canto mais escondido...
queremos que use os talheres e ela continua a usar as mãos...
queremos que ela esteja sossegada no supermercado e lea sempre a fugir para a secção dos livros do Ruca.
Tantos desafios e tão poucas respostas, todos dão sentenças, todos têem um método infalivel no entanto o nosso caso é sempre diferente de todos os outros e os métodos nunca resultam.
Enfim lá vamos por tentativa e erro, sempre em unissono como casal, sempre a procurar a melhor resposta a estes desafios, mas sempre com uma certeza ela é o melhor prsente de Deus.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A família
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de September de 2008 14:46

Eheh, os miúdos adoram o Ruca e o Noddy. É mesmo duro tomar conta de crianças pequenas, mas também é muito recompensador. :)
(para quem tenha vocação para tal... quem não tem é melhor estar quieto)

Re: A família
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 09 de September de 2008 23:48

Sérgio

Então imagina com duas em vez de uma :)

pontosvista

Re: A família
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 10 de September de 2008 13:27

Ola a todos

Pv

Trabalhos dobrados, prazeres redobrados.

Juntos no sofrimento e na alegria de poder saborear as suas vitorias e descobertas.
Caminhamos no desconhecido somente com uma certeza, tentamos dar o nosso melhor.


Sérgio Lopes
"Deus não escolhe os mais capazes, mas capacita os que escolhe"

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de September de 2008 15:27

Lopessergio


Ainda isso é só o começo:-) Não é fácil criar filhos. Quando as crianças fazem isso até parecem que não são 100% normais. Mas não... isso é uma maneira de ser criança. E ainda bem que são assim; essa é teimosa e activa:-)

Re: A família
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de September de 2008 23:32

Permitam-me discordar partilhando convosco a minha experiência. Antes de ser pai, tinha a sensação que educar uma criança era uma das tarefas de maior responsabilidade que alguém poderia ter. Hoje, passados pouco mais de quatro anos desde que sou pai, acho que é algo muito natural e fácil até.

Sim, exige paciência, exige disponibilidade, exige tempo e dedicação. Mas o facto de exigir isto tudo não significa que seja difícil. Difícil é sermos íntegros, sermos capazes de mostrar aos outros o que sentimos por eles, querermos sempre o bem a todos quanto nos rodeiam sejam eles familiares amigos ou desconhecidos. Difícil é respeitarmos constantemente a liberdade do outro e não querer manipulá-lo.

Tudo o resto, vem naturalmente...

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 04:09

Luis

Da-te por muito contente por teres assim uma filhota. A minha com um ano e pouco ja apontava com o dedo para o roupeiro a dizer qual o vestido que queria vestir...criei dois...um... muito diferente do outro.

Re: A família
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 12:15

Ola a todos

Caro Luis

Concordo com o que dizes, no entanto o respeito pela liberdade dos nossos filhos tem limites, pois o que eles querem não é necessariamente o melhor para eles... ao fim e ao cabo muitas vezes só nos apercebemos disso quando somos pais...
Muitas vezes os miudos são impulsivos e querem por capricho, cabe-nos a nós pais e educadores agir com bom-senso impondo limites e regras claras (deitar a x's horas, ver este e não outro programa, comer bolachas só em determinadas situações, enfim um sem numero de pequenas regras que por serem tão simples nos esquecemos e deixamos à sua "liberdade").
Claro que concordo contigo e acima detudo falas em algo defenitivo na educação: disponibilidade. Disponibilidade para os ouvir, para simplesmente estar com eles.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A família
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 23:20

Caro Sérgio.

Por vezes o termo "liberdade" pode ser confundido com "deixar fazer tudo o que quer". Concordamos que não é essa a "liberdade" que uma criança precisa. Referia-me mais a liberdade da criança descobrir quem é.

Mesmo a nossa liberdade - a dos adultos - não nos deixa fazer tudo o que queremos. A das crianças é parecida, só que com maiores limites.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de September de 2008 13:03

Os educadores também contam muito para a criança! E há crianças que não escutam e não obedecem,teimosas.

Re: A família
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de October de 2008 11:39

Isto é preocupante. Quando um casal tem de se "divorciar" para poder ter um tratamento justo no IRS...

É o que se chama dar apoios e estímulos ao casamento da parte do Governo!!!




Do DN:


Pais divorciados têm privilégios fiscais


FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA
Impostos. Provedor insiste com Governo para mudar o regime de IRS
"Não estávamos a conseguir aguentar financeiramente a casa, estávamos a entrar em situação de ruptura e então resolvemos separar-nos, mas só no papel." O desabafo é de João R., 41 anos, pai de seis filhos, residente em Braga, que simulou uma separação com a sua mulher, Ana R., 39 anos, para poder beneficiar das deduções em sede de IVA relativas a encargos com os filhos do casal.

Desde então, há quatro anos, a família Rodrigues, que continuou a ser uma família no seu dia-a-dia e que apenas se divorciou "no papel", tem vindo a poupar cerca de mil euros por mês. "O correspondente a um salário quase", explicou ainda João R. ao DN.

Esta é mais uma de muitas famílias de pais casados ou unidos de facto a quem o Estado- através do regime de tributação de IRS em relação aos encargos com os filhos - não permite descontos fiscais sobre o valor desses encargos, ao contrário das famílias monoparentais, de pais separados ou divorciados, que podem descontar o valor da chamada "pensão de alimentos".

Esta realidade foi denunciada já em 2005, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e levou o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, também logo na altura, a fazer um apelo ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nesse sentido.

Em 2007, o Governo assumiu a existência dessa falta de equidade na tributação fiscal e prometeu um igual tratamento, mais favorável às famílias monoparentais, naquilo a que chamou "Relatório para a simplificação dos Sistema Fiscal Português".

Até hoje, contudo, tudo se mantém. Por isso, o Provedor de Justiça voltou a questionar, ontem, o Governo, para que lhe transmita "o estado de concretização das medidas preconizadas nesse relatório", pode ler-se no comunicado do gabinete de Nascimento Rodrigues.

Contactado pelo DN, o gabinete do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, não esclareceu o porquê do atraso e apenas assumiu que "esse assunto está a ser estudado".

"Desde que fingimos esta separação que conseguimos comprar um carro, para transportar decentemente os meus seis filhos, um fogão para a cozinha e fazer férias". Porque, segundo João R., "estávamos a caminhar para uma "situação absurda" .

Por isso, há quatro anos, casados desde 1990, o casal, com educação de nível superior e a trabalhar como quadros superiores de empresas, recorreu a um advogado e simulou uma intenção de separação. "Mas nada mudou. Continuamos a viver juntos e a gostar um do outro."|

Re: A família
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de October de 2008 16:25

Eu conheco pessoalmente um casal ai em Portugal nas mesmas condicoes!!!

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.