Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 15:24

Vitor

Não te preocupes e defeito deste fórum...a mim tambem já me deram essa resposta...

E por favor Cassima, poupa-me de frases feitas como "estás a ser mais papista que o papa". Vitor

Parece impossivel esta gente frequentar a igreja e nao cumprir com o que diz a propria igreja. Ana

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 16:08

Citação:
João
Se consideras correcta a tua posição de não comungar só tens de a aceitar.
João, o problema é mesmo esse, não acho nada justo eu não poder comungar, mas essa é a posição da Igreja, se eu pertenço à Igreja, logo tenho de respeitar as suas posições. Aplicar um silogismo lógico, é isto que se deve fazer ? Pensar com a cabeça e não sentir com o coração ? No fundo do meu coração sinto que o meu sofrimento é em vão e vai contra o que Deus quer para nós, todos são convidados à mesa do Senhor… Há tantas pessoas a comungar com pecados muito mais graves, mas têm a sorte de ninguém as julgar… Tenho esperança de voltar a comungar, muitos de vocês dizem que as leis da Igreja têm de se adaptarem à sociedade em que vivemos, que tem a ver com a consciência de cada um, olhando à minha volta, posso dizer que tenho a consciência tranquila, que sigo o caminho que Deus me apontou…
Citação:
Vera
Deus é amor, não é sofrimento.
Deus é vida, não o aniquilar de cada um de nós e do que sentimos, como muitas vezes nos querem impor.
Eu começo a ficar é baralhada...
Vera, tens razão, Deus é amor, infelizmente muita gente se esquece e « pinta » Deus à sua maneira… eu também estou baralhada… Cada um tem de aguentar com a sua cruz, tal como Jesus aguentou a dele, mas se conseguirmos minimizar o nosso sofrimento e o dos outros, melhor.
Citação:
Ana
A igreja deixa de os aceitar, sao discriminados, nao podem comungar, nao podem participar, etc. A escolha e deles! Deixem de falar na igreja. So la vem quem quer...quem tem fe e acredita e cumpre com as leis.
É tudo muito lindo e é fácil de falar quando estas situações batem à porta de outras pessoas, mas quando estamos perante elas, a perspectiva muda…. Ao fazer a minha escolha, deixei-me guiar por Deus, tenho a certeza que Deus quer ver-nos a todos felizes, a mim, ao meu namorado que foi traído e abandonado pela mulher, a todos sem excepçao… Deixar de falar da Igreja ? Somos livres de dar a nossa opinião, só é pena alguns fazerem duras críticas mas não apresentarem nenhuma alternativa… eu penso que nalguns assuntos a Igreja ficou « parada » no tempo, algumas leis não são adequadas e cada um as interpreta e as molda à sua maneira de forma a cumpri-las e de ir à Igreja com cara de santo… Estou a falar no geral, cada caso é um caso, somos todos diferentes, reagimos todos de maneiras diferentes, há sempre excepções, uns têm mais força/coragem/determinação do que outros para enfrentar e ultrapassar as dificuldades, e muitas vezes o que parece não é, por isso ninguém deve julgar ninguém… Em tempo oportuno, Deus o fará…

Saudações !

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de January de 2009 16:53

Citação:
isat
João, o problema é mesmo esse, não acho nada justo eu não poder comungar, mas essa é a posição da Igreja, se eu pertenço à Igreja, logo tenho de respeitar as suas posições. Aplicar um silogismo lógico, é isto que se deve fazer ? Pensar com a cabeça e não sentir com o coração ? No fundo do meu coração sinto que o meu sofrimento é em vão e vai contra o que Deus quer para nós, todos são convidados à mesa do Senhor… Há tantas pessoas a comungar com pecados muito mais graves, mas têm a sorte de ninguém as julgar… Tenho esperança de voltar a comungar, muitos de vocês dizem que as leis da Igreja têm de se adaptarem à sociedade em que vivemos, que tem a ver com a consciência de cada um, olhando à minha volta, posso dizer que tenho a consciência tranquila, que sigo o caminho que Deus me apontou…

Não se trata nem de cabeça nem de coração.

Trata-se de agires de acordo com aquilo que a tua consciência, após demorada ponderação de uma questão muito delicada, te indicar.

Deves sempre agir de acordo com aquilo que a tua consciência te mandar fazer. Neste caso e em qualquer outro. E a consciência manda-te sempre fazer o bem, aquilo que ela própria considera como a verdade e evitar o mal, que ela considera como falsidade.

Consciência não é sinónimo nem de vontade, nem de lei, nem de permissividade, nem de castigo. É a tua verdadeira liberdade, com todo o peso de responsabilidade pela tua decisão.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 24 de January de 2009 23:50

O joão falou bem. Responsabilidade e consciência. Cada um deve asssumir os seus actos em plena consciência. Analisar a sua consciência. Tenho a certeza que tanto a Vera como a a Isat, como pessoas justas e idóneas, são capazes de chegar ao entendimento da verdade moral, se o fizerem, ou se já não o alcançaram. Isso eu já tinha dito há algumas páginas atrás.

Cara vera,

Tenho a reafirmar que não me parece que haja vozes dissonantes, quando se acompanha casais em segundas núpcias(prefiro esta expressão a recasados), na situação em que referi anteriormente. Há sim o cumprir das directivas do Magistério da Igreja, quando recomenda que estes casos sejam tratados individualmente, de modo a não colocar "tudo no mesmo saco". No quebrar de um casamento há sempre um elemento que tem menos culpa que o outro, que fez o que lhe estava ao alcance para levar adiante, o casamento, mas que por motivos adversos à sua vontade, vê o casamento desfeito. Estas pessoas não podem ter o mesmo tratamento que aqueles que são mais culpados no desfazer de um casamento. Isso a Igreja sabe.
Lamento muito do fundo do coração que pessoas que queiram contrair segundas núpcias, tenham que fazer uma grande travessia e ver-se privados do pão sagrado que é Jesus Cristo. Seria também para mim uma dor muito dificil de suportar, ou melhor, não penso que o conseguisse suportar e por isso me compadeço de todos aqueles, que passam por essa dor.
Já dei por mim a tentar interpretar as palavras de Jesus Cristo de outra forma, mas não penso que isso seja possível, ou melhor não é possível. Cristo ainda teve o cuidado de dizer- excepto em caso de união ilegal-o que reforça ainda mais este sacramento admnistrado pela Igreja, porque Deus reforçou ainda mais a regra quando ditou a excepção.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 11:20

Vítor são opiniões, e se é a tua, limito-me a respeitar.
A minha já todos a conhecem.
Quanto à minha, já a conheces bem. Mesmo solteira ainda (ainda não cometi o dito pecado de casar com um divorciado), não concordo com o tratamento que os recasados têm na Igreja Católica. E como diz Miguel Torga, "de nenhum fruto queiras só metade". Eu não quero a metade que a Igreja Católica me oferece, pois sou uma pessoa como qualquer outra, com direito ao fruto inteiro. Se não o posso ter inteiro, então simplesmente não o quero.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 14:33

Acho que a exortação de do papa Bento XVI sobre o acolhimento e acompanhamento dos recasados é uma coisa positiva. Revela interesse, preocupação, vontade de evitar que se afastem e que se sintam excluídos.

Lembro-me de que, já na altura ter pensado o mesmo, e que essa preocupação revelava um verdadeiro interesse do papa por tanta gente que vive nesse conflito. Nunca o vi como marginalização nem me ocorreu que pudesse ser visto como tal.

Acho que é preciso ver que na igreja todos somos pecadores. Os pecados serão mais públicos ou mais privados, mas todos somos pecadores. Eu fiquei anos (e muitos) sem comungar por escolha própria. Pode-se viver na igreja sem comungar (se bem que na época a minha vivência cristã era outra, não tinha uma pertença, ou vontade disso, como agora). Claro que se pode dizer: mas não é a mesma coisa! Pode ser... Mas quem sabe se daqui a uns anos a situação não é diferente?

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 14:44

Exactamente Cassima. Não posso estar mais de acordo. Não se fechou nenhuma porta pelo menos. Entretanto resta-nos aguardar que daqui a uns anos possa ser diferente, e até lá...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 18:28

Citação:
Vera
Exactamente Cassima. Não posso estar mais de acordo. Não se fechou nenhuma porta pelo menos. Entretanto resta-nos aguardar que daqui a uns anos possa ser diferente, e até lá...

Até lá... não te ponhas fora por completo. Que a ideia que eu tirei das tuas palavras anteriores (se calhar enganei-me) foi que já não querias nada com a Igreja.

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de January de 2009 21:29

Vera

Quem não sabe das leis da igreja, vai à igreja comunga e não faz pecado.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 10:43

Cassima de facto, até lá não me ponho de fora por completo, na medida em que acredito em Deus e continuo a tê-Lo na minha vida. Ele participa no meu dia-a-dia, nas minhas alegrias e nas minhas tristezas. Continua a estar comigo e eu com Ele.
Da Igreja tenho-me mantido afastada sim. Eu respeito a Igreja Católica, independentemente de concordar ou não com as suas regras e posições. E como também me respeito muito a mim, acredito que neste momento o melhor que tenho a fazer por mim é ficar longe.

Ana, não entendi o que quiseste dizer, ou sequer a que propósito o dizes.

"Quem não sabe das leis da igreja, vai à igreja comunga e não faz pecado.".

Sugeres que finja não saber? A sério que não entendi. Desculpa, mas hoje estou mesmo de raciocínio mais lento que o costume, e não percebo o objectivo do que me disseste.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 11:19

Se vires alguém comungar na mesma situação: há pessoas que comungam porque não sabem das leis da igreja!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 11:25

Ana,

quem vai à Igreja e comunga, seguramente que não comete nenhum pecado.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 11:52

Ana continuo sem perceber onde queres chegar.
Claro que há quem não conheça as leias da Igreja, mas esta em particular? Que há quem a ignore por completo estou de acordo, agora quem não a conheça?
E não me respondeste...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 17:15

Acho que não, João!

Quem comunga nessa situacão está em pecado...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 17:17

Vera

Se tu não vives com o teu namorado, se não dormes com ele, por que esse afastamento?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 17:39

Caro João:

Mesmo, sendo isto de alguma forma um tema «à parte» do tópico, parece-me importante. Escreves:

Citação:
JMA
Ana,
quem vai à Igreja e comunga, seguramente que não comete nenhum pecado.
João (JMA)

De onde te vem este «seguramente»? Como compatibilizar esse «seguramente» com a advertência de S. Paulo? Vejamos:

Citação:
1 Cor 11:26-32
«Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor.

Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho
; pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação.

Mesmo que se aceitassem todas as interpretações que têm sido feitas sobre o «distinguir o corpo do Senhor», uma coisa parece-me muito clara neste texto: nem todas as formas de comer deste pão são dignas; caso contrário, a advertência de S. Paulo não teria sentido. Terá sentido fazer um gesto de comunhão se esse gesto não corresponder à realidade? Não seria isso uma mentira?

Alef

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 27 de January de 2009 18:10

Ana o afastamento deve-se ao facto de o princípio ser o mesmo. Coloca na frase um ainda. Porque é um facto que pretendo viver com ele, casar com ele (casamento civil, claro). E essa consciência obriga-me a ser coerente desde o início.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 04:07

Na! Eu enquanto não estivesse em pecado eu iria sempre à igreja. Temos que ser mais fortes do que ninguém.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de January de 2009 04:17

Alef

Muita gente, mas muitos comungam e não sabem o que é pecado. Alguns padres só sabem dizer missa. Deviam esclarecer mais as pessoas, formar mais os jovens. Eu já aprendi muito aqui neste fórum.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 02 de February de 2009 10:41

Ana eu não aceito o meu amor como "pecado" independentemente da forma que tome (namoro, casamento, união de facto). E sim, concordo que temos que ser mais fortes do que ninguém, daí que sou. Sigo as minhas orientações de vida e não as dos outros. E se não as sigo nem pretendo seguir, não faço sentido no meio deles.

Página actual: 11 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.