Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vanuza Medeiros (IP registado)
Data: 13 de November de 2008 18:31

BoaBoa Tarde,

Gostaria de uma informação: Meu atual companheiro encontra-se separado da ex esposa hà quase 3 anos, onde a separação aconteceu em função de varios motivos, desde pouco caso com os filhos, deixandos ainda rescem nascidos com a empregada dos Avós e onde a Avó Paterna, hoje é mais Mãe dos dois Netos do que Avó, hoje com 12 e 10 anos; do que a propria mãe, mesmo com muitos problemas por ser de uma familia criada na igreja catolica, onde o Pai do meu marido estudo ate se casar em um Seminario, Era completamente contra a separação, mas chegou a um ponto onde ela apareceu gravida, isso a 3 anos, meu companheiro tem fasectomia a 10 anos,( a mais de 2 anos ela mantinha relaçoes extra-conjugal e deixava isso bem claro ao meu companheiro, onde o humilhava por ser deficiente fisico).
Tambem fui criada dentro da Igreja catolica, tenho vergonha de viver nesta condição, de desrespeito as leis de Deus. Pensamos em reverte a fasectomia, pois afinal nossa uniao so tera real sentido se tivermos um fruto desta. Mas me aflige, pensar em ter um filho nestas condições e continuar vivendo em pecado.
Um parecer, é vos peço e a quem recorrer.

Muito Obrigada.


Vanuza

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 04:33

Vanuza

Recorre ao padre da tua freguesia.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vanuza Medeiros (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 15:12

Freguesia?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de November de 2008 15:31

Ao padre da tua igreja!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vanuza Medeiros (IP registado)
Data: 17 de November de 2008 10:56

Obrigada.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 10 de December de 2008 19:23

É de lamentar o egoísmo de algumas opiniões...
Ser Católico... Sim!
Orientar a vida segundo os princípios morais... Sim!
Respeitar a Lei de Deus... Sim!
Agora respeitar os preconceitos dos homens? Isso recuso-me terminantemente!
Sou católica, sempre fui. Sou baptizada, fiz primeira comunhão, sou crismada (e por convicção). Fui catequista durante alguns anos e acabei por deixar de o ser por razões que nada têm a ver com a Igreja, mas com muitos dos hipócritas que a frequentam com o objectivo de se evidenciarem socialmente, e que pisam quem lhes passa no caminho.
Nunca me deixei afectar pelas polémicas do divórcio, até ao dia em que percebi que me tinha apaixonado por um rapaz divorciado.
A mim nunca aconteceu, mas a ele já lhe negaram a comunhão. Negou-lha o padre que o conhece desde miúdo e que sabe que a ex-mulher lhe fugiu, levando tudo o que conseguiu. O mesmo que sabe que ele a procurou por uma noite inteira pensando que algo de mal lhe tivesse acontecido. O mesmo que acompanhou todo o sofrimento dele, em saber que a ex-mulher o traiu durante o tempo em que estiveram casados e que fugiu com outro (do qual actualmente já tem um filho).
Esta hipocrisia em que a lei da igreja nos obriga a viver, é uma hipocrisia criada pelos homens que fazem a lei da igreja. E esta, a meu ver, pouco tem a ver com a lei de Deus.
Não adianta apregoar os 10 Mandamentos da Lei de Deus, se no final se age e impõe agir de forma preconceituosa.
Parece-me que são estes quem mais violam a Lei de Deus:
1º Porque não amam a Deus acima do seu próprio umbigo (preconceito);
2º Porque invocam o Seu santo nome em vão para apelidarem de pecado o que não passa de um acto de amor;
3º Santificam os Domingos e Festas de Guarda exibindo belos trajes nas cerimónias religiosas e lavando roupa suja à porta da igreja no final destas;
4º Não honram pai e mãe, que de certeza ensinaram a nunca atirar pedras;
........
Podia continuar, mas apenas digo que também matam... o direito de ser felizes daqueles a quem a vida já fez sofrer o bastante!

Isat força! Ignora... Separa o trigo do joio. Deus ama-te e amar-te-á tanto mais quanto maior a felicidade que gerares em volta da tua família e dos que amas.

Amar não é crime nem pecado! É o propósito para que Deus nos tornou seus filhos. E ao que me lembre ele nunca disse amai... uns sim... outros não.

Sejam felizes!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 15:56

Boa tarde a todos,

Antes de mais, desejo que o ano 2009 traga muita saúde, paz e amor para todos. Há algum tempo que assisto em silêncio ao que se tem escrito neste tópico criado por mim, houve um pouco de tudo e agradeço a todos a participação.



Ao fim de 5 meses a viver junto do meu namorado, vou tentar fazer um balanço… por enquanto, não estou arrependida, apesar das dificuldades, temos uma relação saudável, de dialogo, compreensão, apoio, respeito e confiança… Com o filho dele também está a correr bem, graças a Deus…

O meu namorado foi falar com o padre da paroquia dele, o apoio dele foi tanto que lhe disse: « se quiseres vai ver o Bispo, mas não vás por ai que não vale a pena, dificilmente obterás a anulação do casamento… » por isso deixamo-nos estar como estavamos...

As mudanças foram muitas, ao mudar de comunidade, deixei de poder assistir à missa semanalmente, como o fazia antes, nunca pensei que ia ser tão doloroso :( As poucas vezes que consegui ir à celebração dominical, sofri muito, pois custou-me muito estar lá e não comungar, senti-me castigada, será que eu mereço isto? claro que sim, estou a viver em pecado :( Quando assisto à celebração através da televisão, farto-me de chorar… é verdade que nunca pensei que ia ser tão doloroso, sempre pensei ter forças par lidar com esta situaçao… Mas sinto-me tão sozinha, embora « converse » todos os dias com Deus… Sinto-me meio perdida, mas tenho fé e esperança que voltarei a encontrar-me com a ajuda de Deus…



Saudações !



isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 17:52

Lamento profundamente as tuas mágoas.

E entendo-as perfeitamente, também não me vejo a deixar de comungar na missa. Seria deveras complicado para mim.

Mas, se me permites uma observação, direi que compreendo o teres saído da catequese de uma comunidade onde a tua situação era conhecida (presumindo que se tornaria pública a tua situação) e, consequentemente, podia gerar uma confusão nos mais jovens.

Já não vejo razão para não continuares a tua actividade em outro local como catequista; ou noutros contornos já que existem mais maneiras de fazer catequese para além de a leccionar nas paróquias.

No que se refere à comunhão, não me irei repetir. Se consideras correcta a tua posição de não comungar só tens de a aceitar.

Uma última observação: nunca estás sozinha, pois mesmo àqueles aos quais a Igreja não ampara, Deus nunca falha.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de January de 2009 21:26

Isa, compreendo a tua situação. Seria da minha parte cruel censurar-te e isso eu não faço.

Só vou expôr aquilo que me disse um padre, que me pareceu das coisas mais belas, para a razão da indissolubilidade do casamento.
À minha pergunta:
-E em caso de infedilidade não seria razão mais que óbvia para dissolver um casamento?
-Ao que ele me respondeu:
-O povo de Deus também foi infiel a Deus durante os 40 anos no deserto e no entanto Deus manteve-se fiel à sua aliança.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 18 de January de 2009 02:44

Ah... era um ... manso...



Editado 1 vezes. Última edição em 18/01/2009 02:45 por teixeira.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 08:51

Bem-aventurados os mansos porque possuirão a Terra.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 21:12

Não sabia que havia tanto candidato a manso.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 21:18

Felizmente ainda deve haver porque compreende a verdadeira dimensão do amor inalianável que Deus tem por nós e que mantém a sua aliança com o homem mesmo após grandes infedilidades.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 19 de January de 2009 21:25

Entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005 foram declarados nulos em Portugal cerca de 300 casamentos católicos, o que dá uma média de 50 por ano. Mais de 95 por cento dos pedidos de nulidade partiu de mulheres e só numa dezena de casos o marido foi o acusador.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 04:09

Vitor

Devias perguntar a esse padre; se ele fosse casado....se ele perdoava uma infidelidade?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 04:21

Muitas sofrem com as traições mas entram na igreja de cabeça erguida...choraram por serem traídas, mas Deus caminhando sempre lado a lado. Mulheres heroínas, homens mansos? ehehehe.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 10:42

A traição a meu ver é simplesmente repugnante, inaceitável e intolerável. Não se justifica de forma alguma!
Se há quem a aceite, muito bem, força! Agora achar que todos devemos tolerar a infidelidade vendo-a simplesmente como equiparada à infidelidade do povo de Deus, que também Lhe foi infiel durante os 40 anos no deserto e Deus manteve-se fiel à aliança...
Quanto mais leio menos entendo.
Eu andava mesmo convencida que devíamos evitar cometer os mesmos erros, com base nos ensinamentos e não fingir que nada se passa à nossa volta.
Deus é amor, não é sofrimento.
Deus é vida, não o aniquilar de cada um de nós e do que sentimos, como muitas vezes nos querem impor.
Eu começo a ficar é baralhada...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 15:29

Vera

Nunca penses que a vida é só amor..."amor e sofrimento também"! Quem chega aos 50 anos já tem muito para contar.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 16:00

Eu não disse que a vida é só amor. Disse que Deus é amor, o que é bem distinto.
E que cada um de nós sofra o que tiver para sofrer na vida, mas que nunca se acomode a esse estado de sofrimento. É nosso dever fazer o que pudermos para afastar de nós o que nos faz sofrer.
Cada um de nós tem o dever de ser feliz e fazer felizes o que estão à sua volta. Não de sofrer e fazer sofrer os que os rodeiam.
Isto faz-me passar imagens na memória... Quando era miúda, bastante pequena até, dormia em casa da minha avó materna por imposição dos horários de trabalho dos meus pais. Foi assim desde pouco antes de completar um ano, até ter 8, mais coisa menos coisa. Perdi a conta ao número de vezes que acordava em sobressalto e via a minha avó correr para abrir a porta, porta essa pela qual entrava a minha tia mais velha. Três filhos a chorar no chão e uma mais pequenina no colo. Atrás vinha a besta do marido, ora de chicote, ora de cinto de couro.
Ela nunca deixou o marido, porque acreditava que tinha que levar a cruz dela ao calvário como fez Jesus. Palavras dela. Até hoje não entendo. Mas uma coisa é certa, nunca se separou dele, nunca se divorciou. Acabou por falecer quando a filha mais nova tinha 12 anos vítima de cancro. Nessa altura já não podia fugir do cinto nem do chicote... O marido morreu alguns anos depois vítima do álcool.
Dos 4 filhos, a mais velha casou e teve igual sorte. Acabou por ser retirada de casa, junto com os 2 filhos, por uma associação de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica em França depois de a psicóloga da escola da filha ter percebido isso. O seguinte é dependente do álcool e não aceita a ajuda da família. O próximo está em França também e tem problemas com álcool. A mais nova é a única que tem uma vida mais normal. Como era ainda criança aceitou os cuidados da família. Sobrou-lhe a gaguez como consequência. Casou com um homem que felizmente a orientou na vida e que lhe deu paz. Contudo tem um filho. Filho esse que bem criança ainda lhe dá a volta com um simples "não gosto de ti". Ela não consegue dizer que não ao menino porque, segundo diz, o pai dela e a mãe nunca gostaram dela nem dos irmãos como deviam e isso fê-los sofrer demais.
Isto é a verdadeira desgraça! Mas respeitaram a aliança... Sofreram muito... Uma família de bons cristãos sendo assim.
Acham mesmo que Deus nos quer ver sofrer gratuitamente?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de January de 2009 16:57

Mas ha alguem no mundo que nao tenha sofrimento? Ou filhos, pais, sogros, acidentes, doencas, maridos, mulher, problemas no trabalho, etc. Ate os padres nas igrejas com o povo! E preciso saber e ultrapassar tudo isso...

Nao tenho acentos, cesdulpem!

Página actual: 9 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.