Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 06 de July de 2008 17:00

Ana
tens razão sobre as catequistas. É o caminho inverso. É o contra-testemunho.
Se ainda nao conhecemos claramente a proposta cristã e pecamos , podemos um dia pela metanóia nos conformamos á essa mensagem. Isso é salvação e motivo de gloria , pela transformação que o Espirito Santo de Deus promoveu nesta pessoa.
Todos necessitamos mais ou menos dessa "conversão' e coerencia entre nosso falar e agir.
Não achei que estavas á atirar pedras , mas a refletir no contra testemunho ...
Realmente pesa sobre as catequistas e os padres algo de verdadeiro.
só tens autoridade se falas a verdade.

Muito díficil e sofrido ás vezes , mas só assim seremos dignos de Jesus, dignos de seu Espírito se expressar através destas pessoas.
Existe um enorme abismo entre nós e Ele...por isso essa "pobreza" de cristãos .

Mas Jesus sempre nos alerta que se a nossa Justiça não for maior que a dos fariseus e escribas , nao entraremos no Reino .

Nem sempre temos liberdade de escolha , sendo assim , as decisões nao podem ser consideradas cisões.
Muitas vezes as emoções / frustações / carências/ medo da solidão , nos cegam.

Somos passíveis de errar, cair, levantar e recomeçar a caminhar. Pois é difícil ás vezes identificar os obstáculos que nos aparecem e vencer as provações.
Há cada um será dada a provação a qual pode vencer.
Seria injusto se não fosse assim.
Força e coragem!



Editado 4 vezes. Última edição em 06/07/2008 17:17 por Chris Luz BR.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 06 de July de 2008 17:03

-)



Editado 1 vezes. Última edição em 06/07/2008 17:05 por Chris Luz BR.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 11 de July de 2008 12:43

Citação:
Vítor

Não sei se ainda continua a vir a este fórum, mas rezarei por si esta noite.

O Nosso Pai Santíssimo olhará por si tenho a certeza. Não se deixe mergulhar em pensamentos. Tente ouvir claramente o santuário que é a nossa consciência(Gaudium et Spes).E não se deixe influenciar por coincidências, ou superstições, como esse empregado de que falou. Só a sua consciência tem a resposta.

Vítor,

Há já algum tempo que não vinha ao fórum, mas hoje algo me fez vir dar uma voltinha por aqui, e ainda bem... Agradeço muito as suas palavras sábias, sensibilizaram-me muito, muito mesmo... Tentei abstrair-me várias vezes de tudo para chegar a uma conclusão, fazer silêncio para ouvir o que Deus tinha para me dizer, procurar respostas na Bíblia, falar com outras pessoas, com padres, com cristãos e não cristãos, com amigos, com desconhecidos... De um lado, dizem-me que ando a martirizar-me demais, que tenho de continuar a viver a minha fé como tenho vivido até agora, nunca deixando de comungar... por outro lado, quase que me crucificam, dizem-me que tenho de optar pelo meu amor a Deus e pelo meu amor ao meu namorado, entre outras coisas... Não foi fácil chegar a algum lado, mas tomei consciência que tenho de seguir o que o meu coração me diz, e não é por ir viver com um homem divorciado ou casar só pelo civil que vou deixar de ser a pessoa e a cristã que sou, continuarei a ir à Missa semanalmente...

Citação:
Ana
Vitor

Foi pena ter chegado demasiado tarde!

Ana

As palavras sábias nunca chegam tarde, vêm sempre a tempo, ainda continuo a viver em casa dos meus pais, a decisão que tomei em ir viver com o meu namorado, foi uma decisão muito reflectida e não foi de um dia para o outro... não queira isto dizer que seja a decisão certa, respeito todas as opiniões, mas é a que faz mais sentido para mim...

Citação:
Ana
Tenho de ser sincera para contigo, com todos ...
O que andaste a fazer na igreja? A ensinar crianças e agora dares um mau exemplo a essas crianças e perante a igreja? Ir viver juntos?

Citação:
Chris Luz BR

Ana
tens razão sobre as catequistas. É o caminho inverso. É o contra-testemunho.!

Ana e Chris Luz BR,

Podem ficar descansados, não vou continuar a dar o mau exemplo às crianças, pois já me despedi dos meus meninos, em Setembro, quando a catequese recomeçar, já não serei catequista, ao fim de 14 anos, custou-me muito, foi uma despedida com lágrimas e tristeza, mas eles sabem que podem contar sempre comigo, e fizeram questão de me darem uma prenda para eu nunca me esquecer do carinho deles... Tenho consciência que sempre dei o meu melhor como catequista e não é o facto de ir viver com o meu namorado que me tornaria uma má catequista... Como vou mudar de paróquia, não sei se continuarei a fazer catequese, logo se vê, mas com a falta de catequistas que há, acho melhor a Igreja não fechar as portas aqueles que têm a disponibilidade, o amor, o dom e a força de Deus para fazerem catequese, só porque não cumprem todos os requisitos que a Igreja exige... Não acredito que haja muitos catequistas e cristãos sem pecados, ninguém é perfeito a não ser Deus, e na minha opinião: ninguém tem o direito de se considerar superior e julgar os outros, a não ser Deus...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de July de 2008 13:58

Citação:
isat
Podem ficar descansados, não vou continuar a dar o mau exemplo às crianças(...)

Qual mau exemplo? Abrires o teu coração por não gostares de viver numa mentira?
Haverá melhor exemplo?

Citação:
isat
(...)eles sabem que podem contar sempre comigo, e fizeram questão de me darem uma prenda para eu nunca me esquecer do carinho deles... Tenho consciência que sempre dei o meu melhor como catequista e não é o facto de ir viver com o meu namorado que me tornaria uma má catequista...

Exacto!


Citação:
isat
(..) com a falta de catequistas que há, acho melhor a Igreja não fechar as portas aqueles que têm a disponibilidade, o amor, o dom e a força de Deus para fazerem catequese, só porque não cumprem todos os requisitos que a Igreja exige...

Faço votos que a tua nova paroquia seja daquelas bem desempoeiradas. Que olhe ao coração e seja cego ás aparências.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 11 de July de 2008 15:32

Obrigada Lena pela força e apoio!!! ^_^

Bjitos

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de July de 2008 02:32

Isa a tua consciência assim o ditou. Antes de tudo responde às perguntas a seguir. Não precisas de responder no fórum. São do foro íntimo. Fá-las para ti, antes de dares um passo importante, como esse.




1- quem é que não quer anular o casamento? Tu ou o teu namorado? Ele já o sugeriu e tu não queres ou vice-versa,tu já sugeriste e ele não quer.

2-O teu namorado que me perdoe mas vou ter que perguntar. Conheces bem a história de vida dele, ou foi só o que ele te contou? Ele é mesmo divorciado? Tenho uma história de um familiar que caiu numa cilada, por não ter averiguado a história de vida do que veio a ser seu marido.




Não deixes de ser catequista. Eu sou há dois anos e acho que não vou continuar, porque não tenho jeito. Os bons catequistas deviam ser património da paróquia e fazem muita falta. Não te deixes influenciar. Pergunta, estuda, mas no fim toma as tuas decisões, assumindo-as, interiorizando-as, como se fizessem parte de ti como um braço, ou uma perna. Mesmo que no fim não dê certo não terás o gosto terrível de pensar que foi pela cabeça dos outros.

E boa sorte.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/07/2008 02:42 por vitor*.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JoaoC (IP registado)
Data: 13 de July de 2008 10:30

"Acaba com esse namoro e encontra um rapaz solteiro...tantos problemas para encontrar um rapaz? Quanto mais esse ja com um filho! Não era eu..."

"Amarás o senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente e a teu próximo como a ti mesmo"

E portanto, em discordância absoluta com o primeiro mandamento, vai abandonar o rapaz que a ama e que ela ama e trocá-lo por outro "que cumpra os requisitos". Como se os gajos fossem todos iguais, e Cristo não amasse cada pessoa pelo que ela é.

Isto é um conselho cristão?

A questão que aqui se levanta é grave. Se até poderiamos perceber as razões de dois divorciados que se querem casar com outras pessoas, que culpa tem alguém que nunca se casou/separou e ama alguém que é divorciado?
Porque há-de essa pessoa ficar separada da Eucaristia?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de July de 2008 18:49

Torgal Ferreira diz que não se deve "adensar uma forma prisional, um cárcere". "Acho isso horrível", acrescenta
" D. Januário Torgal Ferreira mostrou-se ontem satisfeito com a Lei do Divórcio, aprovada na semana passada no Parlamento, ao arrepio, mais uma vez, da posição oficial da Igreja Católica.

"Eu sempre desejei que houvesse uma lei que, respeitando os direitos dos dois, evitasse martírios", afirmou o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, aos microfones do Rádio Clube Português (RCP).
Em seu entender, a Igreja devia inclusive reconhecer o fim do casamento. "Há rupturas afectivas que, enfim, nunca mais terão um reacender da fogueira. Para quê as pessoas estarem a martirizar-se? A Igreja devia dizer isso", defendeu. "O estar a adensar uma forma prisional, um cárcere, eu acho isso horrível", acrescentou, afirmando concordar "não com a ligeireza, mas com o aligeiramento das tensões entre um homem e uma mulher".

católica praticante

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 03:49

QUE TERRENO SOMOS NÓS?

A palavra que Deus pronuncia, ao longo de toda a Bíblia, tem
poder em si mesma. Deus fala e acontece. Sua fala e seu agir se
confundem, pois ao final são a mesma coisa.
Com a parábola do semeador, Jesus insiste no poder da palavra de
Deus, simbolizada pela semente que tem em si o poder de se
transformar, brotar, crescer e frutificar.
Na história contada por Jesus, a questão está nos terrenos que
recebem a semente. O semeador semeia em todo tipo de terreno. Deus
não exclui ninguém. Sua açcão e sua palavra se dirigem a todos.
Se todos temos a missão de semear a Palavra em todos os campos, o
convite que nos vem hoje é sobretudo para considerar qual tipo de
terreno somos em relação ao poder transformador da Palavra.
Terreno bom é aquele que faz a semente frutificar. É a pessoa que
ouve a Palavra e a compreende. Compreender a Palavra, no entanto,
não significa simplesmente entende-la intelectualmente ou mesmo
decorar alguns versículos bíblicos. Palavra viva e eficaz como a de
Deus só se compreende com a vivência. Se a açcão e a palavra de Deus
são uma só coisa, nós a compreendemos à medida que a Palavra que
ouvimos se torna açcão em nossa vida
Para produzir frutos, portanto, a palavra de Deus precisa encontrar
o bom terreno de quem está com-prometido com o projecto divino de
liberdade e vida; o bom terreno de pessoas animadas e esperançosas,
que não desistem por qualquer dificuldade; o bom terreno daqueles
que alimentam em si o ideal de fazer frutificar para o mundo frutos
de justiça e paz.
Sobretudo para nós, que ouvimos a Palavra, é sempre tempo para arar
o campo, fazendo de nossa vida um terreno especial, se quisermos
que ela, presente de Deus, tenha sentido e dê frutos para o mundo.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 09:33

Citação:

JoaoC

A questão que aqui se levanta é grave. Se até poderiamos perceber as razões de dois divorciados que se querem casar com outras pessoas, que culpa tem alguém que nunca se casou/separou e ama alguém que é divorciado?
Porque há-de essa pessoa ficar separada da Eucaristia?

João,

Também me custa entender, mas como um padre me disse, ao viver este amor estou a viver em adultério porque o meu namorado não me pertence, pertence à ex-mulher, o que Deus uniu... Não interessa ela tê-lo traído, e continuar a viver com o rapaz com quem o traiu... (Vítor, a história é mesmo essa, já a conhecia antes de conhecer o meu namorado, por fontes seguras...)
Mas sim, o que me revolta mais é eu ter de deixar de receber o corpo de Cristo semanalmente... se tivesse matado alguém poderia continuar a recebê-Lo pelo sacramento da Reconciliação... não faz sentido...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 10:21

Cá para mim se Deus os tivesse mesmo unido eles não estariam separados, nem haveria traições. Se não há amor entre eles, nem sequer amizade, nem respeito, nada, acho evidente que Deus não estava naquela união. Quem os mantém unidos são os homens que falam em nome de Deus e que nem sequer são casados.

Citação:
isat
Mas sim, o que me revolta mais é eu ter de deixar de receber o corpo de Cristo semanalmente... se tivesse matado alguém poderia continuar a recebê-Lo pelo sacramento da Reconciliação... não faz sentido...

Um absurdo. Ridículo e revoltante.
Só faz sentido na cabeça dos conformistas e dos legalistas. Aliás para esses não é preciso que haja lógica, uma razão de alguma maneira inteligível. Basta que haja a regra, a ordem a obedecer e assunto arrumado.

/Ironic mode on

A culpa é de Jesus. Antigamente a adultera levava umas pedradas e o homem ficava livre para outra. Mas o chato do modernista tinha de aparecer com o amai-vos e outras cenas mariquinhas e complicou tudo.

/Ironic mode off

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/07/2008 10:25 por Lena.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: ac (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 18:53

boa tarde.. eu gostava que me informassem se o divorcio na igreja catolica ja é possivel, pois eu namoro com uma pessoa divorciada.
o casamento do meu namorado foi um casamento feito pela sua ex mulher, pois ela queria casar-se a todo o custo, mas como ele so tinha 19 anos, ainda bastante imaturo, e toda a gente lhe dizia para se casar com ela porque ela era uma boa pessoa, e de boas familias, ele aceitou, ficando sempre com receio.mas esse casamento acabou rapido, eles tiveram um filho e qjuando o miudo tinha cerca de 4 anos, ela traiu-o com outro homem. essa senhora voltou a casar-se nao sei se foi pela igraja ou pelo civil, nem mesmo se foi em portugal, visto ela ter a familia em frança. pelo que sei ela nao é crista, mas mesmo assim como tinha a pressa de se casar e como o meu namorado é cristao, eles casaram-se pela igreja. felizmente nós somos os dois bastante felizes um ao lado do outro, ja vivemos juntos, mas gostavamos muito de nos casar pela igreja. sera possivel? agradeço resposta

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 19:55

ac

como já tem sido dito em vários tópicos, para vcs se poderem casar pela igreja necessitam da anulação do primeiro casamento.
O pedido de anulação é um processo moroso, para quem não é princesa, e caro, para príncipes e plebeus, que é feito junto de um tribunal eclesiástico.

O jacob já te tinha respondido neste tópico na página anterior.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 20:53

Cada um tem os Bispos que merece.

O Bispo Toegal Ferreira afirmou aos microfones do RCP ser favorável à nova Lei do Divorcio.

Temos portanto um Bispo que se mostra satisfeito com a nova Lei do Divorcio.

O Srº Bispo não distingue nas suas declarações o casamento meramente civil do matrimónio, pelo que é legítimo pensar que o Srº Bispo é favoráve que a Igreja altere a sua posição em relação ao casamento católico tornado possível o divorcio.


Enfim um Bispo que em vez de apascentar as suas ovelhas confunde as mesmas.

Cristina


Torgal Ferreira diz que não se deve "adensar uma forma prisional, um cárcere". "Acho isso horrível", acrescenta
a D. Januário Torgal Ferreira mostrou-se ontem satisfeito com a Lei do Divórcio, aprovada na semana passada no Parlamento, ao arrepio, mais uma vez, da posição oficial da Igreja Católica.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 21:09

Eu só vejo um Bispo que fala o que muitos católicos portugueses sentem.
Não creio que seja por acaso os frequentes tópicos no Paróquias com questões relativas ao divórcio na Igreja Católica.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 22:07

Nem mais.

católica praticante

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 22:32

Lena

É isso mesmo.

Um Bispo que defende o que muitas pessoas acham.

A bitola deixa de ser a doutrina da Igreja mas o que algumas pessoas acham.

O catecismo passa a valer menos que os pros e contras ?

E se estiver contrário à doutrina da Igreja ? O Bispo deve optar pelo aquilo que algumas pessoas defendem ou por aquilo que o Igreja defende?

Cristina

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 22:41

Nnehum Bispo defende o Divórcio.

Mas nenhum Bispo pode defender que a lei civil proiba o divórcio civi.

Como é óbvio.

católica praticante

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 22:50

O D. Januário Torgal também e só bispo das Forcas Armadas. Um dia este bispo respondeu a um leigo assim: você pensa que eu andei na escola consigo? Lá por você ter alguns cursitos não me acho igual a si:-) um bispo educado...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de July de 2008 00:38

cristina

antes de Jesus o que acontecia aos adúlteros?
É ou não verdade que com a morte/repúdio do cônjuge o assunto ficava resolvido e o sobrevivente poda reformar a sua vida?

Logicamente este tipo de Lei levava a abusos e injustiças.
Aquela da mulher que fosse violada e não gritasse o bastante era realmente um mimo.

Jesus de forma bem clara vem chamar a atenção para estes abusos e protege a figura feminina numa época nada simpática para o nosso sexo.

Agora digam-me, onde Jesus proibe o divórcio? Onde Jesus declara que o divórcio está vedado? Reparem que não falo em anulação - essa medida simpática criada para uns quantos se divorciarem na legalidade.

Mateus 5, de 27 a 32 - Jesus refere os abusos cometidos em nome da Lei que permitiam alguns homens livrarem-se das mulheres que já não lhes interessavam. Eles achavam que podiam fazer tudo e estariam livres de qualquer falha. Jesus vem dizer que o que eles faziam era pecado.

Curiosamente na Bíblia aqui do paróquias fala "excepto em caso de união ilegal", já uma que costumo consultar devido ao motor de busca ser mais simples diz "a não ser por causa de prostituição". Outra diz " a não ser por causa de infidelidade".

As mesmas diferenças de tradução são encontradas em Mateus 19.

Quem estará mais perto do original?
Confesso que a versão católica da união ilegal não me convenceu... é muito vaga.
O que torna uma união ilegal? Jesus falou alguma coisa? Inegável é o "excepto", o "a não ser". A separação n é a regra, não é o objectivo, mas é possível.

Marcos 10 e mais diferenças. Na católica associa claramente o "divórcio" ao adultério. Nas outras em vez de divórcio fala em "repúdio" ou em "deixar".

Lucas 16 voltamos ao mesmo.... divórcio versus deixar/repudiar.

Gostava de ver mais versões.

Parece-me evidente que o casamento firme e para toda a vida é a opção desejável, mas nada impede que haja uma alteraçao no caminho trilhado e a reestruturação seja possível e até desejável.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 5 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.