Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de May de 2008 15:14

Pontosvista


Eu gostava de saber se há algum casal que nunca se zangaram um com o outro. Para haver tantos divórcios! Um dia ouvi dizer isto a uma senhora canadiana. Casar todos casam, segurar o casamento é que nem todos são capazes! E tem lógica!
Ontem estive num jantar onde um senhor português disse: a minha mulher nunca se chega para mim. (Conversas de senhores, claro!)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 04 de June de 2008 09:00

Citação:
Católica Praticante
Só queria saudar as intervenções do JMA e do Luís Gonzaga

Sim, agradeço a todos a disponibilidade e a ajuda para dissipar este nevoeiro todo à minha volta!

Citação:
Católica Praticante
ninguém te pode "afastar da igreja" se casares por amor e quiseres construír um projecto de amor e uma família feliz;
ninguém te pode afastar da comunhão com os outros católicos se quiseres continuar a viver cristâmente a tua vida ( mesmo que não possas comungar fisicamente,devido á hipocrisia da snormas há muitas formas de estares em comunhão com a tua comunidade) e por último, ninguém, nem nenhuma norma hipócrita pode afastar o amor de Deus por ti.

Na minha cabeça, está assente que não poderei comungar fisicamente, mas no meu coração não, o meu coração diz-me que não o deverei deixar de fazer, é o alimento essencial, sem o qual a minha vida se tornará mais cinzenta.

Jesus transmite-nos que temos de viver em Amor, que temos de seguir o nosso coração... Eu não matei ninguém, mas se o tivesse feito poderia continuar a comungar, ao arrepender-me... Isto, significa que tenho de matar a ex-mulher do meu namorado, arrepender-me, casar com ele pela Igreja (assim, já o poderei fazer, porque ele será viuvo), continuar a comungar e o amor que me une ao meu namorado será aceite pela Igreja? Que loucura! Como ainda me restam alguns vestígios de sanidade, não irei por aí, porque apesar de tudo ainda sou cristã...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2008 14:54

Acaba com esse namoro e encontra um rapaz solteiro...tantos problemas para encontrar um rapaz? Quanto mais esse ja com um filho! Não era eu...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 04 de June de 2008 17:32

Citação:
Ana
Acaba com esse namoro e encontra um rapaz solteiro...tantos problemas para encontrar um rapaz? Quanto mais esse ja com um filho!

Querida Ana,

Não sei se já amou alguém, mas pelas suas palavras parece-me que não... Jesus ensina-nos a amar toda a gente, independentemente da sua condição, da sua religião, da sua raça, da sua cor, da sua saúde, da sua idade, da sua nacionalidade... O que me interessa um rapaz solteiro, se é este que eu amo e se é este que me ama, “tantos problemas para encontrar um rapaz?” eu não quero encontrar rapaz nenhum, encontrei o amor ao lado deste rapaz, o que eu quero é ser feliz... E qual é o problema ele ter um filho? Pouco antes de ser crucificado, Jesus teve oportunidade de escolher o caminho mais fácil, bastava-lhe negar o que tinha dito, mas ele preferiu o caminho mais difícil mantendo-se fiel a Deus... A vida é feita dessas escolhas, claro era muito mais fácil para mim ir pelo caminho mais fácil, mas como sou cristã, prefiro seguir os ensinamentos de Jesus, e vou ouvir o meu coração, se Deus me pôs este rapaz e o seu filho no meu caminho, é que eu posso fazer algo por eles, tal como eles podem fazer algo por mim... Se somos felizes os três juntos, apesar de todas as dificuldades, penso que é o que interessa e sobretudo que é o que Deus quer...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de June de 2008 18:08

isat

A vida a dois não é nada fácil. Primeiro porque são duas pessoas diferentes com qualidades diferentes.
Namorei, casei e até namorei mais do que um rapaz; por vezes estava confusa sem saber quem havia de escolher. Já fui feliz no meu casamento, já tive dissabores e não sei para o que o futuro me guarda. Mas vamos vivendo um dia de cada vez. O casamento traz-nos de tudo um pouco. Do meu casamento tive 2 filhos maravilhosos. Posso dizer que me foi fácil cria-los e educa-los os dois tem cursos superiores e um até já o Mestrado. Mas nasceram de mim e quantas vezes temos de dizer coisas aos filhos que até nos dói o coração? E se for a um filho que não é nosso? Como será?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 04 de June de 2008 22:03

Ana,

Eu sei que a vida não é um mar de rosas, e sei que não vai ser nada fácil, pois compreendo muito bem as suas palavras, e é verdade que embarcar nessa aventura que é a vida a dois assusta um pouco… Também sei que nunca serei mãe do filho dele, e que a criança mo pode atirar à cara, um dia… Mas penso que se ele fosse solteiro e sem filhos, ia custar na mesma, não é o facto de ele ser divorciado que dificulta as coisas, pelo menos, penso que não… Tenho de tentar, se Deus quiser, serei suficientemente forte para ultrapassar as dificuldades, e poderei ter uma família feliz… Mas, tenho consciência que também pode não ser assim… Tenho de esperar para ver, mas não me diga que eu tenho de desistir do meu namorado só por ele ser divorciado, se fosse por ele ser bêbado ou violento, eu compreenderia, agora divorciado não, não é um defeito…
Querida Ana, obrigada pelas suas palavras sábias, resultantes da sua experiência, que os meus 28 anos ainda não me permitem ter, agradeço imenso a partilha sobre os bons e maus momentos pelos quais um casamento passa.

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 09:13

Jo 4 15Disse-lhe a mulher: «Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la.» 16Respondeu-lhe Jesus: «Vai, chama o teu marido e volta cá.» 17*A mulher retorquiu-lhe: «Eu não tenho marido.»
Declarou-lhe Jesus: «Disseste bem: 'não tenho marido', 18pois tiveste cinco e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste verdade.»


Para Jesus o csamento cria um vinculo inapagavel, similar ao que existe entre mãe e filho. Mesmo que se afastem o vinculo continua a existir. No caso do teu namorado devido ao filho que ele tem isso é ainda mais perceptivel.
No caso do teu namorado também há indicios de que ela não casou com inteira boa fé. Namorou 6 anos e ao fim de apenas 2 ela deixou-o, namoro longo, casamento curto, indicia hesitação em casar e facilidade em trair. É um indicio que da parte dela a aceitação do casamento catolico com as suas caracteristicas especificas não foi sincera. O que não admira, diria que actualmente não o é na maior parte dos casos. Mais valia substituir o casamento por uma benção "à japonesa" embora isso criasse confusão entre a população com fraca formação religiosa.
A ser assim existiriam boas possibilidades de um reconhecimento da nulidade do casamento anterior. Mas para além dos custos e trabalhos habituais nestes casos há uma dificuldade adicional, este caso parace depender do testemunho da anterior mulher dele, e muito provavelmente ela não se dará a qualquer trabalho a favor de um futuro casamento do anterior marido.

Agora também é certo que um teu futuro casamento com ele pode ter de superar dificuldades maiores que as dos outros casamentos. Dizes que ele não quer tentar anular o casamento anterior. Provavelmente porque não dá grande importancia a esse anulamento, o sentimento religioso dele não será tão forte como o teu e para ele os trabalhos e custos implicados não valem a pena. Mas tambem pode acontecer que ele, mesmo não o admitindo, ainda goste da anterior mulher embora de orgulho ferido. O maior problema pode ser o filho dele.
Não dizes se ele ficou com ele ou com ela. Se ficou com ele as dificuldades serão maiores. Também tu quererás ter filhos teus. E é quase certo que terás preferencias, preferirás os teus ao filho dele, mesmo que gostes muito do filho dele. Ser pai ou mãe implica tambem administrar ciumes entre os irmãos. Se isso já é dificil quando não existem preferencias claras quando estas existem mais dificil se torna. Ainda por cima o vinculo entre o pai e o filho tenderá a ser mais forte que o que existe entre ti e ele. Ou seja estarás numa posição particularmente dificil e fragil, é quase certo que venhas a ter de lidar com muitos ciumes de parte a parte. Actualmente a madrasta (essa figura que nas estorias infantis faz sempre o papel de má) é a parte fraca da familia. Pelo pouco que falas acho que no teu caso essa hipotese não é negligenciavel mas tambem não dá para avaliar apenas com meia duzia de linhas escritas.
Não são dificuldades insuperaveis, muitas familias lidam com elas diariamente e melhor ou pior superam-nas. Mas quase sempre estas situações exigem uma grande maturidade e um amor mutuo forte.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 09:30

isat

estive a reler a tua primeira mensagem neste tópico e depois reli a tua resposta de Data: 04 de Junho de 2008 16:32
Quem escreve assim já sabe o que quer e que caminho vai seguir. Vê-se que és determinada e não escorregas em discursos de pobre coitadinha.

Força nessas decisões, sinto que o equilíbrio estará sempre presente nelas.
Estás bem preparada para encarar o futuro sem receio.

Felicidades
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 11:14

Citação:
Camilo
Dizes que ele não quer tentar anular o casamento anterior. Provavelmente porque não dá grande importancia a esse anulamento, o sentimento religioso dele não será tão forte como o teu e para ele os trabalhos e custos implicados não valem a pena. Mas tambem pode acontecer que ele, mesmo não o admitindo, ainda goste da anterior mulher embora de orgulho ferido.

Camilo,

Como eu referi no dia 20 de Maio, ele está disposto a pedir a anulação do casamento dele, o que já quer dizer alguma coisa, que acredita no nosso amor, por exemplo. Embora eu saiba que o sentimento religioso dele não é tão forte como o meu. Infelizmente, hoje em dia, vê-se cada vez mais pessoas a virarem as costas à Igreja, e consequentemente a Deus.
Em relação ao filho dele, ele só está com o pai, um fim de semana de quinze em quinze dias e nas férias, a verdade é que eu gosto muito dele, não tenho filhos e nem sei se um dia terei, por isso não posso comparar, mas se os tiver, tentarei não mostrar as preferências, se as houver, e tratar todos de maneira igual, ele tem apenas 4 anos, e neste momento, não sei o que o futuro me guarda, temos uma relação muito boa... No meu coração ele será sempre meu filho, mesmo se eu nunca serei mãe dele...

Citação:
Camilo
Não são dificuldades insuperaveis, muitas familias lidam com elas diariamente e melhor ou pior superam-nas. Mas quase sempre estas situações exigem uma grande maturidade e um amor mutuo forte.

Sim, eu sei que não vai ser fácil, amor mútuo forte já temos, maturidade suficiente para lidar com as dificuldades do dia a dia, não sei... Vamos viver um dia de cada vez e dar o nosso melhor para sermos uma família feliz.

Citação:
Lena
Força nessas decisões, sinto que o equilíbrio estará sempre presente nelas.
Estás bem preparada para encarar o futuro sem receio.

Obrigada Lena,

Não sei se estou bem preparada para encarar o futuro, há dias mais difíceis do que outros, mas guardo no meu coração as tuas palavras do dia 20 de Maio:
Citação:
Lena
A tua relação com Deus nunca se perde, venha o que vier, venha quem vier, é tua.

E com Deus a meu lado, sinto-me mais forte, e sim, já decidi: vou arriscar tentar ser feliz ao lado deste rapaz, vamos viver juntos brevemente, quanto à anulação do casamento dele, muitas pessoas me dizem que apesar de ser um processo dispendioso e muito moroso, pode não dar em nada, e mais uma vez parece-me hipocrisia a mais e uma forma de dar dinheiro à Igreja, na minha opinião Deus já considera esse casamento anulado... Provavelmente, casarei com ele pelo civil e pedirei a Benção a Deus, Deus está em todo lado, não somente na igreja, e quase de certeza que os meus sentimentos nesse dia serão muito mais fortes do que muitos daqueles que casam na igreja só por casar...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 14:52

Conheço uma jovem de 25 anos que namorou um rapaz, ele queria viver juntos antes de casar e ela terminou o namoro. Não é catequista na igreja, mas faz parte do grupo litúrgico. Mas já arranjou outro namorado e continua a dizer que viver juntos antes de casar não está nos planos dela!
Porquê, as pessoas viverem juntas antes de casar?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 15:01

Tenho de ser sincera para contigo, com todos ...
O que andaste a fazer na igreja? A ensinar crianças e agora dares um mau exemplo a essas crianças e perante a igreja? Ir viver juntos?
Seguias o exemplo que aí já te deram: anular o casamento e casar pela igreja.

Se não tivesses sido catequista ainda tolerava!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 15:56

Ana,

Jo 8,7.

Luís

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 06 de June de 2008 08:39

:(

Obrigada Luís!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de June de 2008 09:08

Admiro a elegância e pontaria de algumas pessoas neste fórum.
Sempre tão certeiros e impolutos, aposto que nem tocam no chão.
E não me venham dizer que o vosso segredo é a Fé, pois há por aí cada maluco que tb a tem...
Vcs são apaziguadores sem serem omissos, atentos e discretos, tão extraordinariamente equilibrados.
Aprecio e invejo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: ac (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 23:27

boa noite. Namoro a cerca de 3 anos e como sou cotolica gostava de me casar na igreja,mas o meu namorado é divorciado, e eu gostava de saber se é possivel fazer a anulaçao do casamento dele perante a igreja, pois foi um casamento celebrado quando ele tinha apenas 19 anos, e ainda era bastante imaturo, tambem foi um casamento ao qual ele foi obrigado a aceitar, pois foi todo planeado pela ex mulher, os seus pais nao queriam que ele se casa-se, mas mesmo assim ele foi bastante influenciado, deste casamento resultou um menino.este casamento acabou, devido a infidelidade da parte da ex mulher. esta senhora voltou a casar, nao sei se foi pela ireja ou pelo civil, nem mesmo se foi em portugal, pois ela tem os familiares em frança.
agradecia que me esclarecessem a minha situação.
obrigada

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: ac (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 23:28

boa noite. Namoro a cerca de 3 anos e como sou cotolica gostava de me casar na igreja,mas o meu namorado é divorciado, e eu gostava de saber se é possivel fazer a anulaçao do casamento dele perante a igreja, pois foi um casamento celebrado quando ele tinha apenas 19 anos, e ainda era bastante imaturo, tambem foi um casamento ao qual ele foi obrigado a aceitar, pois foi todo planeado pela ex mulher, os seus pais nao queriam que ele se casa-se, mas mesmo assim ele foi bastante influenciado, deste casamento resultou um menino.este casamento acabou, devido a infidelidade da parte da ex mulher. esta senhora voltou a casar, nao sei se foi pela ireja ou pelo civil, nem mesmo se foi em portugal, pois ela tem os familiares em frança.
agradecia que me esclarecessem a minha situação. e se esta situaçao tem custos bastante elevado
obrigada

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 23:53

Boa noite, AC.

Com poucos dados fica complicado responder.
Contudo, aqui vão algumas dicas.

1) A outra senhora não pode ter casado pela Igreja. Pelo civil, talvez sim.
2) Para casar novamente pela Igreja implica a declaração de nulidade do matrimónio. E para que isso aconteça é necessário dar entrada de um processo no tribunal eclesiástico, onde são ouvidas as duas partes, algumas testemunhas, etc... e mediante as razões para ser reconhecida a nulidade.
3) O processo é, de facto, um pouco dispendioso porque implica muitas pessoas e muitos pareceres. Há, contudo, uma coisa boa. É que logo desde o início eles dizem-te se vale ou não a pena avançar com o processo. Se não valer a pena, por falta de razões válidas, poupa-se o dinheiro.

Espero ter ajudado qualquer coisa...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de July de 2008 01:51

Olá ac.
Não sei onde reside, mas aconselho-a a procurar o padre responsável pela Pastoral da Família na sua Diocese(Em Aveiro é o padre Francisco Martins(um padre de cabelos compridos que costuma celebrar missa na sé catedral)). Ele mais que ninguém poderá dar-lhe indicações de como agir e algumas dicas.
Ao que julgo saber, as razões para se considerar um casamento nulo tem que ter sido dadas à data da celebração do casamento. Ou seja, se um determinado nubente tiver ocultado informação relevante ao outro nubente, à data e só à data de celebração do casamento, como por exemplo instabilidade psíquica, impotência sexual, ou então tenha ocorrido má fé, coacção, ou outra, o casamento é considerado nulo. Caso estas condições venham a ocorrer depois do casamento, este mantém-se válido. Não vou arriscar fazer uma análise do seu caso, porque não me julgo competente para tal. Mas o responsável pela pastoral da família da dua diocese pode-lhe dar algumas indicações e dicas.

No entanto a grande percentagem dos casos que chegam ao tribunal eclesiástico, para dissolução do Matrimónio, tem grande percentagem de aprovação.
Por isso não custa nada tentar. Determinação e vá à luta se é isso mesmo que você quer. E Deus esteja consigo.



Editado 2 vezes. Última edição em 05/07/2008 01:57 por vitor*.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de July de 2008 03:00

Citação:
isat
Obrigada pelas vossas respostas, fizeram-me sentir bem melhor!
Eu não quero pedir a anulação do casamento dele porque foi um amor que ele viveu, foi um sentimento muito forte, apesar de ter acabado como acabou, que vai deixar marcas para toda a vida, esse amor deu um fruto: um menino lindo, que não tem culpa nenhuma dos erros dos pais, e é por esse menino que eu acho que o casamento não deve ser anulado. Prefiro que seja eu a sofrer e não ele! Ao anular o casamento, eu iria sentir que estava a contribuir para esta hipocrisia que se vai infiltrando cada vez mais na Religião Católica.

Vivendo maritalmente com ele, poderei continuar a comungar? Já me disseram que não. Se tiver que deixar de o fazer, sei que me vai custar muito, muito, muito...

Vou continuar a “conversar” diariamente com Deus para ver se me sinto mais segura nos passos que terei de dar.

Muito obrigada a todos pela ajuda!

Cumprimentos!

Isat
Esta foi das mensagens mais tocantes, que já li neste fórum.
Pena é que algumas ideias se tenham desviado do conforto que esta nossa irmã precisava.
Não sei se ainda continua a vir a este fórum, mas rezarei por si esta noite.

O Nosso Pai Santíssimo olhará por si tenho a certeza. Não se deixe mergulhar em pensamentos. Tente ouvir claramente o santuário que é a nossa consciência(Gaudium et Spes).E não se deixe influenciar por coincidências, ou superstições, como esse empregado de que falou. Só a sua consciência tem a resposta.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de July de 2008 13:25

Vitor

Foi pena ter chegado demasiado tarde!

Página actual: 4 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.