Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: mrc (IP registado)
Data: 20 de May de 2008 22:29

Olá Isat
A anulação do casamento é um subterfúgio para permitir aos ricos e poderosos divorciarem-se para casar novamente pela Igreja, algo a que os católicos comuns dificilmente têm acesso. Veja-se o caso Tallon, que já anulou 2 casamentos católicos para casar pela 3ª vez pela Igreja... Ao ser tão fechada e hipócrita, a Igreja está a afastar milhares de católicos em Portugal.

Eu compreendo bem o teu dilema. Sempre fui católica praticante, e depois de um casamento pela Igreja, divorciei-me. Gostaria de poder casar-me novamente, mas também sinto essa dificuldade: por um lado a vontade de ser feliz e, por outro, o estigma de ir contra uma vida inteira de prática católica.

Acho que mais importante que tudo é a consciência de cada um. A Igreja já cometeu imensos erros ao longo da história (veja-se a Inquisição) e só mais tarde os reconheceu...Estou convencida de que será este o caso do divórcio (permitido, aliás, por outras religiões cristãs)...mais cedo ou mais tarde, a Igreja terá que tomar uma posição mais flexível sobre esta questão.

Fica bem!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 11:40

Lc 16, 18 * Todo aquele que se divorcia da sua mulher e casa com outra comete adultério; e quem casa com uma mulher divorciada comete adultério.»

Mt 27«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Mt 5, 37 * Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 11:58

ZZZZZZZZZZZ

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2008 12:02 por catolicapraticante.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:01

ZZZZZZZZZZZ

Não me parece que o literalismo bíblico traga nada de novo à discussão. Parece-me até um fundamentalismo religioso muito básico.


A não ser que apliquemos à letra outras indicações bíblicas sobre o adultério, como a lapidação dos adúlteros .

Em que ficamos?

Aplicam-se literalmente as indicações bíblica sobre o adultério?
Ou não?
E se só aplicarmos algumas normas bíblicas e ignorarmos outras mais "hard", somos católicos "mornos", titubeantes, descafeínados ou relativistas?

Daqueles que não sabem dizer Sim, Sim, Não, Não, mas admitem o no entanto, o todavia e até ( ó suprema blasfémia) , o talvez???

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2008 12:03 por catolicapraticante.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:04

Só pode dizer Sim quem aprendeu a dizer Não.
Livre arbítrio é isso, escolher, optar, decidir.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:24

Porque será que nas duas primeiras citações do Camilo Cristo se dirige apenas aos homens?

Como seria o instituto do divórcio há dois mil anos na Palestina?

Por acaso teria outro nome?

E quem o podia praticar? O homem e a mulher igualmente?

Dúvidas que ficam...

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:26

quando quero ver contorcionismos vou ao circo
Por falar nisso não existe o equivalente a divorcio para a relação entre pais e filhos mas já existirão processos similares movidos por filhos contra os seus pais.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/05/2008 12:37 por camilo.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 12:40

JMA:

Queres dizer que a afirmação de Jesus contra o divórcio dos judues se destinou exclusivamente a proteger as mulheres judias dos abusos e abandono dos maridos???

Porque as mulheres repudiadas segundo a lei judaica ficavam completamente desprotegidas?

Então como podem subverter completamente as palavras de Jesus e transformá-las na obrigatoriedade das mulheres suportarem abusos, violência e adultério sem poderem recorrer ao divórcio ou voltar a casar e serem felizes, em caso algum???

Parece-me um contorcionismo digno do Cirque du Soleil.
Já percebi porque o usou o Camilo.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 21/05/2008 12:42 por catolicapraticante.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 13:05

Citação:
João JMA
Como seria o instituto do divórcio há dois mil anos na Palestina?

Ao longos dos anos tudo evoluiu, nem sempre para melhor infelizmente, só a Igreja Católica é que, por vezes, parece ter ficado parada no tempo. São perguntas interessantes, também gostava de saber as respostas, no tempo de Jesus como eram tratados os casos parecidos com o meu?

Citação:
MRC
(...) mas também sinto essa dificuldade: por um lado a vontade de ser feliz e, por outro, o estigma de ir contra uma vida inteira de prática católica.

Obrigada MRC! Estamos em sintonia!

Sim, é mesmo isso que eu sinto. Os dois lados da balança estão praticamente equilibrados, não sei para que lado me hei-de virar... O que me vai custar mais é mesmo deixar de comungar, porque ao comungar sinto-me mais forte, sinto o corpo de Cristo em mim com mais intensidade, não me sinto sozinha. Quando não o poderei fazer, ao ir viver maritalmente com o meu namorado, só espero não me sentir desamparada. :(
Muitas vezes, pergunto-me: “Porque é que, meu Deus, isto tem de me acontecer a mim?” Sempre tentei dar o meu melhor à Igreja Cristã, sempre tentei ser uma boa cristã (talvez não o tenha conseguido). E tinha logo de me apaixonar por um rapaz divorciado, que também não tem culpa da (ex-) mulher o ter traído e ter acabado com o casamento deles. Mas sei que, infelizmente, há muitos casos parecidos com o meu, temos de continuar a ter fé, pode ser que um dia a Igreja Católica encare estes casos de maneira diferente, assim o espero.

Saudações

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 14:40

Citação:
catolicapraticante
Decretar a Excomunhão de alguém é um processo que implica requisitos jurídicos e teológicos e pode ser levantada a todo o tempo.
É uma situação rara e excepcional..

Essa é uma delas. A excomunhão pode ser automática, como nos casos do aborto. Não é preciso decretá-la, está implícita à realização de um determinado acto


Citação:
catolicapraticante
NÂO é uma situação excepcional mas uma prática comum e banal.Ou seja, milhões de católicos estão proibidos de comungar, sem apelo nem agravo, ,È uma excomunhão de facto.

É com essa conclusão que não posso concordar, porque estão afastados de alguns sacramentos, não da igreja. Todo o resto da vivência em comunidade cristã lhes é permitida e, segundo a citação que puseste, o papa recomenda que se acarinhem. E se, em todo o resto viverem de acordo com príncipios humanos e cristãos, de certeza que estarão à frente de muita gente no Juízo Final.


Citação:
catolicapraticante
SE viverem em união de facto e forem discretos ou se mantiverem uma amizade colorida, sem compromisso formal, não ficam excluídos da comunhão e podem ser absolvidos dos pecados...

Não ficam excluídos formalmente, mas se escondem esse facto, então é porque não estão seguros de não estar na mesma situação.

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 14:51

Citação:
Luis Gonzaga
A posição da Igreja Católica perante a questão dos divorciados é complexa: por um lado defende o casamento para toda a vida de acordo com o Evangelho, mas, por outro lado, não contempla os inúmeros casos de pessoas que são vítimas de um divórcio que gostariam de evitar a todo o custo, e impossibilita-as de uma segunda oportunidade (isto sim, nada tem a ver com o Evangelho).

Não consigo compreender nem aceitar que a Igreja, após tantos casos e passado tanto tempo, ainda pouco ou nada tenha feito para resolver a situação destes milhões de pessoas, sobretudo, pela hipocrisia legalista que envolve a questão.

Luís, eu concordo com o que disseste. Há um problema muito grave, e tem de ser resolvido, principalmente porque afecta tanta e tanta gente.

Há duas situações que eu acho particularmente gravosas: as pessoas que se separam por causa de maus tratos e por causa de traição. A parte inocente em uniões destas fica incapacitada de poder assumir outra relação perante a Igreja e está mal.

Mas agora como fazemos?

- Não concordamos e saímos?

- Não concordamos e ficamos e tentamos alterar as coisas na medida do possível?

Eu pessoalmente acho que deve ser a segunda. Como já alguém disse aqui a propósito doutro assunto, a igreja mudou sempre a partir de dentro.

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 15:05

Caros amigos.
Na Igreja Católica, o divórcio, simplesmente, não existe...todos sabemos!
Creio que o que se passa hoje em dia é o facilitismo, irresponsabilidade, banalidade, falta de preparação, falta de reflexão e insensibilidade para com as relações humanas, em geral e o casamento, em particular.
Cuidado! Este pode ser o cerne da maioria dos dramas sociais do nosso tempo.
Recordemos o " sucesso" das estatisticas com que os responsáveis por essas contagens e interpretações nos brindam constantemente.
Não! Não é o divórcio, de todo, a solução para resolver o fracasso das relações.
A solução é a competência e vocação para assumirmos os estados com que nos comprometemos - para a vida toda - com outrem.
Há pouca preparação para o matrimónio. Parece-me que, pelos números, a maior parte ainda não entendeu que as dificuldades são sinónimo de um desafio maior.
O amor é isto: perante as dificuldades darmo-nos pelo outro amado ( marido e/ou mulher )...e filhos, se Deus os tiver dado.
É pura hipocrisia abandonar o "barco" à menor dificuldade.
O casamento, para nós católicos, uma vez consumado é eterno, à imagem do amor de Deus.
Em relação à motivação deste SITE, devo dizer, em nome próprio, que, a pessoa em causa, deixe em paz quem vive na irregularidade da relação, perante a Igreja, e procure alguém que cumpra todos os requisitos para assumir laços em comunhão com a Igreja Católica.
Sei que, muitas vezes, andamos à procura do que nos convem e não do que é moralmente correcto.
A Bíblia é actual ontem, hoje e amanhã.
O matrimónio, como realidade elevada meritoriamente à condição de Sacramento, merece todo o respeito e reverência.
Se não forem os Católicos a valorizarem-no, quem será?
Continuamos a discutir conveniências?
Não! Aconselhem-se os nubentes a realizarem um namoro autêntico, fiel, responsável e de boa fé e pensem no amor de Deus, que tudo deu( às vezes, parece que brincamos aos casamentos...com boda e tudo).
Repito: dentro do Catolicismo, o casamento é para toda a vidaAAA!...
Nada de truques!
Deixemos estas "brincadeiras" para os outros, para quem Deus é um ilustre desconhecido.
Nós somos de Deus. Amar, acima de tudo, mas...com regras!
Um abraço Cristão.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 15:17

CP,

Vejo que compreendeste a questão (só o contrário me admiraria...)

Pega-se num acto libertador de protecção do mais fraco, juntam-se-lhe leis e interpretações literais "et voilá"...

No presente resta a anulação do matrimónio. No futuro serão seguramente definidas condições para o divórcio baseadas, quanto mais não seja, no erro sobre a pessoa.

Existem condições para o divórcio entre os ortodoxos. Seria curioso ver quais são.

Os Sacramentos são actos de libertação e de comunhão com Deus, não são algemas e marretas.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 15:43

Citação:
JMA
CP,
Vejo que compreendeste a questão (só o contrário me admiraria...)

Pega-se num acto libertador de protecção do mais fraco, juntam-se-lhe leis e interpretações literais "et voilá"...

João

Nesse contexto, como se interpreta a segunda parte da frase de Jesus em
Lc 16, 18 * Todo aquele que se divorcia da sua mulher e casa com outra comete adultério; e quem casa com uma mulher divorciada comete adultério

Se o objectivo era proteger as mulheres da rejeição e portanto do abandono, porque não permitir o casamento das que já tinham sido rejeitadas?

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 16:29

Uma boa pergunta...

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 17:14

Na verdade como noutros caso cada Evangelho tem a sua versão.

São Mateus: 31«Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. 32Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal***** - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»

***** na versão original diz mesmo em caso de união ilegal? Numa versão inglesa leio "except on the ground of unchastity". Ou seja, excepto em casos de infidelidade.

São Marcos 3Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?» 4Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.» 5Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito. 6*Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, 8e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. 9Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.»
10De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. 11Jesus disse: «Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. 12*E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério*****.

***** note-se que as mulheres não se podiam divorciar. Ou seja, ou Jesus estava a ser muito futurista e a referir-se a uma realidade que não era a que vivia ou, o que é mais provável, esta frase foi acrescentada pelo autor do Evangelho.

São Lucas: Todo aquele que se divorcia da sua mulher e casa com outra comete adultério; e quem casa com uma mulher divorciada comete adultério.

São João: não encontro nada?



Editado 3 vezes. Última edição em 21/05/2008 17:20 por Zé.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 17:18

Isto dito não sei o que responder à pergunta da Cassima. Parece-me uma boa pergunta. Posso escolher o Evangelho de São Mateus e dizer que pelo menos em caso de infidelidade o divórcio é possível apenas nesse caso. Nos outros evangelhos o divórcio parece sempre ser possível.

Porém, noto que no Evangelho de São Marcos primeiro Cristo diz: "que não separa o homem o que Deus juntou". Tout court, uma nega frontal ao divórcio. Quando lhe voltam a perguntar, a nega já não é ao divórcio mas ao novo casamento (pressuponho que há uma aceitação tácita do divórcio). Apetecia fazer mais umas perguntas concretas para ficarmos mais esclarecidos.

Parece-me difícil tirar grandes conclusões. Quanto ao ideal, ninguém duvida: o casamento deve ser para a vida. Na prática, em situações concretas, se perguntassem a Jesus o que pensava, que diria?

Volto a dizer que acho a pergunta da Cassima muito pertinente. Alguém com um conhecimento mais profundo (nomeadamente, da Bíblia) nos ajuda?



Editado 2 vezes. Última edição em 21/05/2008 17:28 por Zé.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 17:23

Citação:
Anselmo Alves
Em relação à motivação deste SITE, devo dizer, em nome próprio, que, a pessoa em causa, deixe em paz quem vive na irregularidade da relação, perante a Igreja, e procure alguém que cumpra todos os requisitos para assumir laços em comunhão com a Igreja Católica.
Sei que, muitas vezes, andamos à procura do que nos convem e não do que é moralmente correcto.

“Deixar em paz quem vive na irregularidade da relação, perante a Igreja, e procurar alguém que cumpra todos os requisitos para assumir laços em comunhão com a Igreja Católica?” Por ser divorciado, porque a mulher o traiu e foi ela que acabou com o casamento, ele tem de ser deixado em paz? Tem de ser ignorado? Descriminado? Não percebo. Deus é grande e misericordioso, não é? A missão da Igreja Católica, dos Cristãos, não é amparar os que precisam?

“Andar à procura do que nos convém e não do que é moralmente correcto?” Nestas coisas do amor não se escolhe, ama-se e pronto, é mais forte do que nós. Eu não andava à procura de nada, mas Deus pôs-me este rapaz no meu caminho, tentei não me envolver, levada pelo que é “moralmente correcto” como lhe chama o Sr. Anselmo, mas já agora, o que será “moralmente correcto”? Eu tentei não me envolver, mas começaram a aparecer várias coincidências, que eu interpretei como sendo sinais de Deus, um dos quais foi: eu ter de admitir um novo trabalhador na empresa onde trabalho com o mesmo nome e o mesmo apelido que o meu namorado, se isto não é um sinal, o que é? Como este, há muitos mais... Talvez seja eu que ande a interpretar tudo mal, e tenho de "deixar em paz" o meu namorado porque ele vive na "irregularidade" e “procurar alguém cumpra todos os requisitos para assumir laços em comunhão com a Igreja Católica”, ainda existem alguéns desses???


Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 17:39

isat

E que te dizem os teus familiares? Pai, mãe, etc? Aconselham-te a casar ou a viver junta com um rapaz divorciado? Não mereceras um rapaz solteiro? Não há tantos que procuram uma boa mulher como tu? Isso não será uma paixão apenas? Pensa!
Os conselhos dos pais já não se ouvem?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 21 de May de 2008 20:57

Citação:
Ana E que te dizem os teus familiares? Pai, mãe, etc? Aconselham-te a casar ou a viver junta com um rapaz divorciado? Não mereceras um rapaz solteiro? Não há tantos que procuram uma boa mulher como tu? Isso não será uma paixão apenas? Pensa!
Os conselhos dos pais já não se ouvem?

Ana,
No inicio, os meus pais ficaram um pouco reticentes, mas actualmente, no fim de o conhecerem há já algum tempo, aceitam a situação e até me apoiam… Quanto a eu merecer um rapaz solteiro, não sei o que o futuro me reserva, não sei o que mereço, não sei se sou boa mulher, e se ao casar com um rapaz solteiro este me bater, me tratar mal, estará tudo bem, porque estarei com alguém que a Igreja aprova??? Eu ouço todos os conselhos, e respeito todas as opiniões, e concordo contigo, querida Ana, quando me dizes “pensa bem”, já pensei tanto, tanto, tanto… e continuo a pensar, farto-me de chorar, vou a igreja rezar, desanimo, tento pedir ajuda, ouço o que me dizem, ninguém me diz o mesmo, continuo a desanimar, depois fico melhor, enfim não tem sido fácil. Se fosse uma mera paixão, eu não estaria assim, nem sofreria tanto, por um lado era bem melhor que fosse uma paixão passageira, mas por outro não me vejo a viver sem ele, o que nos une é um sentimento forte e já demos provas disso um ao outro.

Obrigada!

Saudações!

isat

Página actual: 2 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.