Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 7 de 10
Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de June de 2008 19:01

Interessante artigo do rapaz que esteve ligado à FSSPX e que regressou à plena comunhão.

Hoje em dia, felizmente, não apenas leigos mas também Padres que voltam à plena comunhão.

O caso dos Padres de Campos (mais de trinta) que se reconcliaram com Roma, A recente criação do Instituto do Bom pastor formado por Padres franceses avançaram desde já com um acordo com Roma ou mais recentemente os redemtoristas transalpinos que também se reconciliaram são bem prova dos frutos que o Motu Proprio está a ter.

E devemos ter fé que o movimento acabe também por se espalhar aos Bispos sagrados por lefevre ou pelo menos a alguns deles.

A Igreja precisa de união e de paz liturgica. Há imensos novos desafios para a humanidade que todos devemos estar empenhados.


Cristina

nota: JMA não deves confundir as coisas os protestantes são uma outra Igreja nada têm a ver com a FSSPX. Esta sociedade é composta por Padres, Bispos e fieis católicos. Hoje em dia é pacífico mesmo para Roma que não um houve um cisma. Para tal teria de existir uma nova jurisdição que não existe. No canom da Missa as referencia que são feitas é ao papa Bento XVI e ao Bispo ordinário do lugar. As proprias autridades de Roma reconhecem as Missas da FSSPX como missas católicas válidas.

Desobedem e devem obediaencia - É verdade mas isso é outra coisa e não os torna de outra religião.

Mas foram excomungados - Atenção que apenas os Bispos e não os Padres e os fieis. Aliás que se fala é que a excomunhão vai ser levantada pelo que até aí o problema estará resolvido.

A questão é que são mais de 400 padres e cerca de 1 milhão de fieis que espalhados pelo mundo precisam de voltar ao estado de regular.

Podemos dizer que estão no liminar das franjas mas ainda dentro da Igreija.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 26 de June de 2008 10:05

"Incapazes de responderem às questões que levantei, pela simples razão de que não têm resposta para elas, partem para novos delírios."(JMA)
Lá ia responder às tais questões que furiosamente estava obrigado a responder (ou pelo menos parecia estar) quando notei algo, no mínimo, estranho.
Ou eu estou a ver mal, ou as questões desapareceram.
O que é um problema...

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 17:32

Uma das doenças mais comuns é a depressão. Manifesta-se de muitas formas, algumas mais evidentes, outras menos evidentes. Mas há muitas outras formas de doença ou perturbação mental.
Ninguém exige a um homem que tenha perdido uma perna que corra os 100 metros no mesmo tempo que um homem de perfeita saúde. As pessoas são facilmente compreensivas com as limitações derivadas de problemas físicos.
Poucos sabem lidar com um doente mental. Também não sei. Ao menos podiam não fazer juízos severos, podiam compreender que não se argumenta com um doente mental da mesma forma que com uma pessoa de perfeita saúde.
É isto que me admira. Admira-me que as pessoas não compreendam as limitações de um doente mental. Tentem argumentar com eles como se eles estivessem de perfeita saúde, não aceitem os seus bloqueios, os seus traumas e fiquem frequentemente irritadas e indispostas contras as pessoas que sofrem desses problemas.
Vejo, por vezes, pessoas inteligentes a tentarem manter diálogos puramente racionais com outros que manifestamente sofrem de perturbações mentais. Admira-me que não se apercebam que é preciso passar do puramente racional para questões de foro emocional e sentimental para conseguir perceber e comunicar de forma minimamente eficaz com essas pessoas. Isto digo eu que não sou psicólogo nem psiquiatra, apenas um diletante. De qualquer forma, uma coisa me parece certa, há que compreender o doente mental da mesma forma que aceitamos um doente físico com as suas limitações.
Da mesma forma que ninguém exige a um coxo que corra a maratona também não devemos fazer criticar de forma azeda o doente mental e os seus "delírios". Da mesma forma, ou ainda mais, que o doente físico, o doente mental é uma pessoa em sofrimento, em profundo sofrimento. A relação que estabelecemos com ele, a comunicação que estabelecemos com ele deve ter em conta esse factor. Isso pode ser difícil devido a vários factores, entre os quais porque muitas vezes o sofrimento leva à agressividade.

É-me evidente que algumas da pessoas aqui criticadas sofrem de problemas psicologicos. Não é razoavel tentar manter um dialogo puramente racional com elas, obviamente elas não conseguirão compreender o que se pretende dizer. A comunicação não se fará devidamente. Da mesma forma que quando se fala com pessoas de culturas muito diferentes temos de atender ao modo como aquilo que dizemos vai ser entendido, neste caso para conseguirmos estabelecer um dialogo minimamente eficaz é preciso entender os padrões culturais, emocionais e sentimentais, as eventuais limitações psicologicas do interlocutor.
Não me parece que nada disso tenha sido feito e o resultado foi desastroso.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 14 de July de 2008 19:09

Camilo

Sabes o que é Camilo é que comunicar não é saber falar mas fundamentalmente saber ouvir.

Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:19

A blogosfera tradicionalista portuguesa tem vivido uns tempos muito instáveis e estranhos. Profundas divisões e inimizades pessoais vieram a público, algumas das quais se reflectiram no fecho da «Gazeta da Restauração», cujo espaço está entretanto na posse de outro dono, nosso conhecido, o Ascendens, por «golpe de hiena».

Mas um dos grandes temas da blogosfera tradicionalista portuguesa ou de língua portuguesa é, neste momento, o Alef. Digamos que agora é uma das coisas que une muitos tradicionalistas. As campanhas anti-Alef atingiram níveis absurdos. Há uns meses foram as diatribes do Ascendens, que se saiu com pérolas como esta:

Citação:
Ascendens:
«Afirmo também que segundo dados bem objectivos, a pessoa do modernista "Alef" serve os interesses de Satanás e, assim sendo, é um mal a exterminar enquanto tal».

Agora, vejamos uma das expressões mais recentes desta obsessão anti-Alef.

Acaba de ser instituída uma espécie de tribunal popular, que provavelmente ditará a expulsão do Alef das caixas de comentários do blogue da Magdalia. Para estes que abominam a democracia temos, ironicamente, um tribunal popular «democrático», vinculativo, ao que parece.

A dita sondagem reza assim:

Citação:
Na sua opinião, os comentários do leitor Alef neste blog:

- Devem continuar a ser aceites como os dos demais leitores

- devem ser rejeitados porque prejudicam o blog

- É-me totalmente indiferente se são aceites ou rejeitados

- conheço a opinião da Magdalia a respeito e o que ela decidir, para mim está bem

- não sei quem é o Alef por isso não tenho opinião

Pelas caixas de comentários(*) percebe-se perfeitamente que a iniciativa vem de um ou mais leitores. Tem sido constante a pressão sobre a Magdalia para que ela elimine os meus comentários ou não me autorize comentar. Ela já disse por várias vezes que não eliminaria os meus comentários, mas as pressões (falo das que são públicas) são muitas, frequentemente em forma de chantagem. A co-administradora Ana Maria já mostrou a intenção de apagar os meus comentários e refere-se repetidamente a mim como «estafermo» e, como se vê nas caixas de comentários(*), é proponente do «tribunal popular»... Bem, isto é o que se vê publicamente.

Enfim, depois de continuadas campanhas de insultos inimagináveis a que nunca respondi, há dias escrevi umas palavras mais pessoais sobre isto. Significativamente, não houve respostas. Silêncios muito comprometedores e comprometidos.

Falo disto aqui como mero registo de algo que me parece realmente muito perverso e uma vergonha. Deve fazer-nos pensar. Há no meio disto muita imaturidade, certamente, mas mais do que isso. A tentação de demonizar e eliminar o outro está aí. A violência é uma realidade.

Não pensem que venho com isto pedir que votem a «meu favor» na dita sondagem. A sondagem é em si mesma uma perversidade e de uma ironia ridícula e descredibilizante em espaços de pessoas que continuamente se declaram contrárias à democracia. Repito: não quero que votem a meu favor. Eu não votarei e não o recomendo a ninguém. [Pode-se ver o evoluir das votações sem ter que votar.] Mas é bom que saibamos o que se passa nestes meios, que se proclamam o último reduto da fé católica, da moral e da ética.

E, claro, cinjo-me ao que é público...

Alef
__________
Nota:
(*) Veja-se este comentário da Magdalia (destaques meus):

Citação:
Magdalia
«Ana Maria,

pronto. Já elaborei a sondagem, conforme propuseste. Agora vejamos o que pensam os nossos leitores. Não sei se o defeito é do meu computador, a mim aparece-me indisponível o botão para votar. Será que por ser dona do blog não posso votar? Ou será que fiz alguma coisa mal na elaboração da sondagem?

Vai lá ver e diz-me qualquer coisa.

Esta questão tem de ficar definitivamente esclarecida. Todos conhecem a minha posição mas respeitarei qualquer que seja a decisão dos leitores

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:22

Acabo de ver que a Magdalia publicou um «post» sobre o assunto: «Uma sondagem muito importante».

E la nave va...

Alef

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:25

Eu nunca pedi nada às pessoas que escrevem neste fórum. Vou pedir agora:

Vão lá e votem! Votem na primeira opção, claro...

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:36

Magdalia

Eu estou com o Alef. Votar naquela "sondagem" é uma indignidade.

Cassima

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:39

Vocês não entendem que eu não sou a única autora do blog? Vá lá, Cassima, não te custa nada ir lá votar... E eu nem acredito que estou aqui a pedir isto.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:43

Olha, Magdalia

Então se calhar está na altura ou de "comprares" a parte dela ou de lhe "venderes" a tua.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 21/11/2008 16:44 por Cassima.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:48

Ok. Não me vão ajudar...

Entendo.

Obrigada na mesma!

De qualquer modo, com ou sem os participantes do fórum, a posição que subscrevo vai vencer a sondagem.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:51

«... e deitaram sortes sobre a minha túnica» (Sl 21,19).

Alef

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 16:57

O que eu não dava para ter um Tribunal popular organizado pelo Ascendes para me julgar.

Ascendes o que eu preciso de fazer para me julgares em Tribunal popular ?

Não achas as minha opiniões demasiado abertas para serem admitidas no blog da Magdala.

Só uma sondagenzinha. Não se arranja?

Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:02

Eheheheh vai a votos? :)

Magdalia, participar num processo também o legitima. Não participar, por vezes, é a melhor (ou a única) opção. Se alguém me perguntar por exemplo se os pretos devem ser abortados à nascença, nem respondo. Não é algo que possa ir a sondagens, que sequer admito que seja discutido.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:03

Cristina,
tu sim vais ajudar-me. Não vais?

Primeira opção, por favor!

Agora falando absolutamente a sério, a vida é irónica. Quem é que ia dizer que eu ainda cá viria, a um fórum que detesto, pedir ajuda a alguém...

Enfim. Há coisas que dão de facto que pensar.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:06

Completamente em desacordo com a Magdália.

Não vão lá.

Mas se forem votem maciçamente na 6ª opção.

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:10

Porquê JMA?

Se conseguirem o que querem, o Alef não vai poder comentar mais no blog, que não é só meu.

Mas afinal até estou a ganhar, contrariamente ao que pensava. Quem terão sido os outros dois que votaram além de mim?

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:15

São os outros dois leitores do blog: o ascendens e o descendens.

Desculpa, estou a brincar...

Quanto à minha opção será sempre a 6ª. Lembrem-se 6ª opção.

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:18

Já mandei e-mails a todos os meus amigos (obviamente não católicos tradicionais, refiro-me a amigos da Universidade e etc). Vou conseguir... Vou colocar a data de encerramento para Domingo.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 17:20

Uma boa data de encerramento será a do Domingo em que o Patriarca celebrar a Missa Tridentina na Sé de Lisboa.

Seria assim a modos que simbólico...

João (JMA)

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 7 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.