Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10
Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 10:29

Citação:
Alef
E agora vejamos a versão «indultada», num Português de «luxo»:

Estás a ver, Alef? Afinal era tudo uma questão de sintaxe e semântica!... :o))

Citação:
Alef
Agora quer exterminar-me o papel... :-s
Antes queria fazer-me a folha; agora quer exterminar-me o papel...

É a preocupação ecológica dele em acção: não usemos o papel, exterminemo-lo todo, para que as árvores possam sobreviver! Tanta preocupação com a natureza e ninguém lhe reconhece o mérito... :-P

Abraços

Cassima

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 14:23

Luis

Afirmas
"Infelizmente, todos os casos que conheci até hoje caiem nestes estereótipos, com maior ou menor fanatismo, mais explícito ou mais discreto. "

Queres dizer com isto que os movimentos Ecclesia Dei são movimentos de fanáticos?

A Fraternidade de São Pedro é uma congregação de fanátivos.(www.fssp.org)?
Os Padres de Campos são uma agramiação de fanáticos (www.adapostolica.com.org)?

O Cardeal Castryon Hoyos é um fanático?

Eu sou uma fanática?

Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 20:54

Bem, eis aqui um momento algo delirante; desculpem o tempo que vão a gastar a ler isto, se se atreverem... Mas é fim-de-semana...

Para memória futura, porque o Ascendens tem uma forma muito peculiar de lidar com os comentários, aqui fica um pequeno registo dos últimos desenvolvimentos do caso do extermínio...

Vários comentadores criticaram o Ascendens pela «ordem de extermínio» da «pessoa do Alef». O Ascendens comutou a «pena» e resolveu dar uma interpretação absolutamente «sui generis», atribuindo a iliteracia aos leitores... Para ele, «enquanto tal» é uma condicional... lol Por isso acusou o João (JMA) de não ter lido a frase toda...

Ora veja-se (as gralhas pertencem ao original):

Citação:
João (JMA)
«Eu li a frase toda.
Posteriormente foi alterada num sentido menos grave que aquele que comentei. Fico satisfeito ao saber que não existe intenção de matar ninguém.

Dizes que "aqui esta-se por Cristo". Tenho d úvidas. Nem o comunicado nem o reforço podem ser subscritos por nenhum cristão.»


João (JMA) | 05.09.08 - 11:30 am

Então o Ascendens respondeu:

Citação:
Ascendens
«João (JMA):

N ão há sentido menos grave ou mais grave. A sua interpretação é impossível se tiver em conta todo o texto e toda a frase. Para que o João e outras pessoas possam não fazer interpretações desajustadas a frase foi então mais simplificada. E vou lhe dar um exemplo:

A última parte da frase era uma condicional "enquanto". Outra pista é todo o texto posterior que fala na conversão do Alef. Ora, não se converte um morto, evidentemente.

A par disto posso agora dizer que h á coisas que se escrevem não para servir os interesses dos leitores mas do autor. E neste momento eu já vi quem veio em defesa do Alef aproveitando uma frase que poderia ser interpretada DIFICILMENTE de outra maneira. O mote foi dado e foi ver postagens atrás de postagens apenas neste artigo. Vi tambem até que ponto é que os seguidores alefistas são capazes de investir contra os opositores e qual a qualidade moral.

E agora gostaria de te ouvir explicar a tua dúvida:

"Dizes que "aqui esta-se por Cristo". Tenho dúvidas. Nem o comunicado nem o reforço podem ser subscritos por nenhum cristão."

ASCENDENS | 05.09.08 - 3:15 pm»

E segue-se uma mensagem-pérola, dedicada a todos os comentadores que o criticaram:

Citação:
Ascendens
«Definitivamente:

1 - A frase foi escrita com o seu sentido pr óprio numa disposição fácil de causar equívocos;
2 - A frase, mesmo para quem tinha d úvidas, tinha o sentido assegurado pelo contexto do resto do texto que se seguiu.
3 - O actual sentido da frase é o mesmo.
4 - H á mal intencionados que, por iliteracia ou não, cairam na asneira do fanatismo modernista para atacar tudo o que melindre o Alef.
5- Estes Alefistas radicais demonstraram ser igualmente um mal.
6- Parece existir um alefismo-modernismo que é igualmente nocivo.
7 - H á que exterminar o alefismo pela conversão a Cristo.

CONTRA O ALEFISMO-MODERNISMO E POR CRITO
=)

ASCENDENS | 05.09.08 - 3:53 pm »

Enfim, mais um momento surreal...

Primeiro queria fazer-me a folha; depois, exterminar-me o papel; agora, exterminar o alefismo. Cuidado com o «Anjo Exterminador»... :-p

E invoca a qualidade moral... Qual a qualidade moral de quem revela e-mails privados?

Alef


UPDATE: Entretanto, a Magdalia escreveu um longo comentário com duas linhas de força essenciais: a) por um lado, criticava os que leram o «post» em chave de violência; b) por outro, criticava directamente algumas das atitudes do Ascendens (sobretudo o apagão de mensagens e a revelação de e-mails). Pois bem, e que fez o Ascendens? Bingo, apagou tudo imediatamente, retirou a possibilidade de o «post» ser comentado... O «link» original dos comentários ficou vazio e não tem ligação a partir do «post»... Ora, cá está. Se dúvidas houvera... Esperemos que este triste capítulo termine aqui.



Editado 2 vezes. Última edição em 09/05/2008 23:05 por Alef.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 20:55

Cristina:

De facto, aqui quando falamos em «tradicionalismo» estamos a referir-nos sobretudo àqueles que rejeitam liminarmente o Concílio Vaticano II, normalmente lefebvrianos ou filolefebvrianos. Estes consideram que posições como a tua não são verdadeiramente tradicionalistas. E, pelas amostras que temos tido, pelo menos em Portugal e pelos ecos que vamos tendo neste fórum, nota-se neles um nível de radicalismo muito grande. Creio poder dizer que os exemplos que tenho dado mostram, de facto, muito fanatismo. Em bom rigor, estes não pretendem «apenas» a aplicação da «Summorum Pontificum». Querem pura e simplesmente a anulação do Concílio Vaticano II e restantes elementos que apresentei numa lista, em mensagem ao s7v7n.

Evidentemente, fica bem claro que os movimentos «Ecclesia Dei» não se enquadram exactamente neste «retrato»...

Alef

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de May de 2008 12:06

Não sei se ria. Alefismo soa bem. Embora não queira obviamente dizer nada, excepto na cabeça de uns poucos (infelizmente) alucinados.

Sinceramente, parece-me má política discutir com essas pessoas que não estão abertas a um diálogo verdadeiro. Talvez para o bem delas seja melhor serem ignoradas. Ainda mais quando há tantas pessoas do outro lado do espectro que anseiam por diálogo mas não encontram interlocutores sérios.

Obviamente tens a minha solidariedade, Alef.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de May de 2008 12:10

Cristina, o teu conceito de tradicionalista não é certamente o mesmo conceito que aqui todos repudiamos. :)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de May de 2008 19:09

Bem, eu alefista, me confesso...

E escusam de ir buscar a Santa Inquisição.

;))


Sinceramente, há semanas que não me ria tanto

católica praticante

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de May de 2008 19:21

Mas refira-se que quanto a estes Tradicionalistas não tenho nada a criticar...

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de May de 2008 22:45

JMA

Esses trdicionalistas são uma brincadeira.

Se quiseres posso te recomendar uns sites sérios tradicionalistas.

Em lingua portuguesa recomendo o www.adapostolica.org onde podes encontrar uma orientação pastoral de um Bispo da Tradição que em Português sintetisa de forma primorosa a defesa pela experiencia da tradição.

Em várias linguas posso recomendar-te o www.fssp.org que tem vários links

Na blogesfera há um mundo mas sugeria o rorate-caeli.blogspot.com sem duvida dos meus preferidos e com actualizações diárias sobre o que se passa na tradição católica. Por outro lado tem uma lista links infindável com blogues para todos os gostos mas uns muito interessantes.


Vale a pena consultar.

Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de May de 2008 23:58

Credo, que sites tenebrosos!

Prefiro os gaúchos.

católica praticante

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 13:29

Católica Praticante

Olha que bom sinal a Catolica Praticante não gostar dos sites que recomendei.

É dificil fazer melhor propaganda aos mesmos.

Fica com os gaucho que são bons rapazes


Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 18:26

Cara Cristina,

Se leres o meu post de 07 de Maio de 2008 13:46 verás que lá escrevi "Tracionalistas, no sentido próprio do termo, são estes."

E aí refiro a Admnistração Apostólica que tu referias.

Isto porque, não considero possível a existência de Tradicionalistas fora da comunhão com a Igreja.

A Igreja é a guardiã da Fé, a sua depositária. Essa Fé encontra-se alicerçada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição.

Não é racionalmente defensável que Tradicionalistas sejam aqueles que estão fora da Igreja.

Estando a Tradição na Igreja, os que estão fora da Igreja são ... ANTI-Tradicionalistas. E não-Católicos.

Essa é a qualificação que eu reservo para os sites citados pelo Alef.

Indico-te um bom artigo sobre o tema.

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de May de 2008 19:31

Só mais uma questão.

Os auto-intitulados "tradicionalistas" que insistem na invalidade da Missa Nova, estabelecida a partir do Concílio Vaticano II, incorrem na pena de excomunhão.

Ora, vamos ler os cânones 6 e 7 do Concílio de Trento:
Cânone 6. Se alguém disser que o cânon da Missa contém erros e, portanto, deve ser ab-rogado: seja anátema.
Cânone 7. Se alguém disser que as cerimônias, as vestimentas e os sinais externos de que a Igreja Católica usa na celebração da Missa são mais incentivos de impiedade do que sinais de piedade: seja excomungado.


Estes cânones podem ser consultados no Denziger 1756 e 1757.

Portanto esses ditos "tradicionalistas" na realidade são excomungados.

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 08:39

Cristina:

Realmente os sites que citas são isso mesmo - sites de propaganda.De baixa qualidade, aliás.
E atendendo ao que escreve avisadamente o JMA, dificilmente um católico encontra boas referêcias em sites sedevacantistas, que apregoam a invalidade da Missa Nova ou se pronunciam sistematicamente comtra o ConcÍlio Vaticano II.
São sites´.no mínimo pouco católicos.
Ou, como diria apropriadamente o JMA, , sites de excomungados.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2008 08:43 por catolicapraticante.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 22:47

Isto está giro. Para os lados do latinório já se diz agora que até a magdália é alefista e modernista...
Eu já suspeitava.

E diz o Ascendens que :

"Evidentemente que há um grupo de pseudo tradicionalistas, nos quais se inclui o CASA DE SARTO, que, organizadamente e de forma pouco honrada, servem-se de coisas sérias para outros fins."
Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.

católica praticante

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de May de 2008 23:20

Achei piada a este post.

"Devemos obedecer ao Papa ou à verdade?

www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=papa&artigo=obediencia_cumplicidade&lang=bra"

E cada vez mais as pessoas se vão afastando da Igreja para criar a sua própria igreja. Sinceramente isto entristesse-me. É só guerras. Que lindo testemunho de paz que damos por aí. É só cavaleiros armados até aos dentes prontos a ferrar a espada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 23 de May de 2008 19:18

Catolica Praticante

Vamos ser sérias.

Nenhum dos sites que te indiquei está ligado a movimentos sedevantistas.

Os sites que te indiquei referem-se a movimentos dentro da Igreja.


JMA

Todos sabemos que há sites e movimentos que não aceitam sequer a validade da Missa de Paulo VI. Há aliás movimentos que defendem que o Papa não e Papa.

Mas não se confundem com a realidade que estamos a falar dos chamados movimentos "Ecclesia Dei".

Aliás penso aliás que nem a FSSPX defende que a Missa Paulina é inválida e reconhece o Papa como Papa.


Cristina

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de May de 2008 01:13

Cristina,

Por isso mesmo é que sublinhei que me referia àqueles que insistem na invalidade da Missa Nova.

Não é o caso de nenhum dos movimentos dentro da Igreja.

João (JMA)

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de May de 2008 22:08

Tenho acompanhado diariamente um dos blogs tradicionalistas aqui falados.

Embora muitas das declarações sejam realmente assustadoras, a sua falta de nexo, os delírios (termo muito bem escolhido pelo autor do tópico) destes senhores desenham-me sorrisos de orelha a orelha.
Que belo estudo sociológico e psicológico aquele mundinho dá.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Delírios tradicionalistas
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de June de 2008 01:42

Lena:
Em alguns casos, o estudo é obrigatoriamente psiquiátrico.

católica praticante

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 2 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.