Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 13 de April de 2008 20:37

O LHC, Large Hadron Collider (Grande Colisionador de Hadrões) no CERN em Genebra está quase a entrar em funcionamento. Os cientistas vão começar a simular o nascimento do Universo a partir do maior e mais potente acelerador de partículas do mundo.
O LHC entrará em operação na sede do CERN e espera-se que ele possa responder questões importantes da ciência: a fundação da física moderna está certa ou errada? O que existia durante o primeiro momento de existência do Universo? Por quê algumas partículas possuem massa enquanto outras não? Qual é a natureza da matéria escura? Existem outras dimensões que ainda não foram detectadas por nós?
Quando entrar em funcionamento permitirá que os cientistas recriem as condições existentes nos primeiros instantes do universo: permitirá recuar até tempos da ordem de grandeza do milésimo de milionésimo de segundo após o Big Bang.
Poderá permitir que os cientistas testem as suas teorias sobre os blocos fundamentais que constituem a matéria, provando a existência ou inexistência de determinadas partículas como o bosão de Higgs. Para além de pretender simular a grande explosão cósmica - Big Bang - que deu início à formação do Universo, existe uma expectativa enorme na descoberta da misteriosa "Partícula de Deus", uma das últimas partículas "invisíveis" que falta completar no modelo teórico realizado pelos físicos e que pode explicar a origem do Universo. Os cientistas assumem ainda a possibilidade de se provar a existência das chamadas partículas super-pesadas, que poderão validar a chamada teoria da Supersimetria (segundo a qual todos os tipos de partículas até agora conhecidas está associada uma outra partícula que se relacionam pela supersimetria).
A coisa mais complicada que os humanos alguma vez construíram” descreve o Large Hadron Collider, preparado para começar a operar este mês. Construído no subsolo, percorre, aproximadamente, 27,35 km, cruzando as fronteiras de dois países (Suiça e França).
O maior acelerador de partículas do mundo, esmagará protões para criar condições semelhantes às do Big Bang e talvez deforme o continuum do espaço-tempo. Simplificando, dois feixes de protões viajam em direcções opostas e colidem em quatro pontos ao longo do caminho - replicando as condições do Big Bang “de plasma cósmico”, um misterioso quase estado líquido, o que ocorreu antes dos “quarks“ terem arrefecido o suficiente para permitir que átomos se juntassem. O Large Hadron Collider vai forçar os quarks a quebrar as suas ligações, a questão essencial para desvendar e recriar o original “plasma cósmico”, e para reconstruir as condições existentes no Big Bang. (Espera-se que em muito menor escala).

Alguns factos interessantes:
- 20 anos de trabalho
- Uma equipa de 7.000 físicos de mais de 80 nacionalidades
- 27 km de perímetro a profundidades que variam entre 50 e 175 metros
- facilita a colisão frontal de protões, viajando a velocidades próximas da da luz
- cada túnel tem dimensões suficientes para comportar um comboio
- temperaturas geradas: mais de 1.000.000 de vezes maiores que as do núcleo do Sol
- magnetes supercondutores são arrefecidos até à temperatura do espaço profundo.

Large Hadron Collider

● O que é?
O Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) será o maior e mais potente acelerador de partículas do planeta. Localizado no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - "Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear"), perto de Genebra, na Suíça, o LHC utiliza em sua construção os túneis circulares previamente utilizados pelo LEP (Large Electron-Positron Collider), desativado em 2000. O LHC está sendo financiado e construído com a colaboração de mais de dois mil físicos de 34 países, e também por centenas de universidades e laboratórios. O propósito de sua construção é de que, quando ativado, as colisões de alta energia entre as partículas revelem o Bóson de Higgs, o que será um grande passo na confirmação e verificação de várias teorias.

● Características
Seus túneis de concreto de 3.8 metros de diâmetro formam uma circunferência de 27 km de extensão, numa profundidade de 50 a 175 metros abaixo do solo, passando pela fronteira da França e da Suíça em quatro pontos, sendo que a maioria de sua extensão está em território francês.
O LHC usa equipamentos como compressores, controles eletrônicos e plantas de refrigeração e ventilação. Seu túnel de concreto possui dois tubos fechados com ímãs supercondutores refrigerados por hélio líquido, e cada tubo contém um feixe de prótons. Os dois feixes passam pela circunferência dos túneis em direções opostas, além disso, ímas adicionais são utilizados para direcionar os feixes para quatro pontos de intersecção, onde as interações entre os prótons ocorrerão. No total são mais de 1600 ímas supercondutores utilizados, a maioria pesando mais de 27 toneladas.
Seis detectores estão sendo construídos no LHC, sendo distribuídos em pontos de intersecção dos feixes, sendo dois deles grandes detectores de partículas em geral, um deles um grande detector de plasma de quark-gluon, e os outros três são menores e mais especializados.

● Funcionamento
Seu funcionamento terá início quando o seu resfriamento for concluído. A temperatura final de operação será em torno de 2 K (-271ºC). As partículas utilizadas nos experimentos serão injetadas no acelerador principal, e serão preparadas por uma série de sistemas que, sucessivamente, aumentarão o nível de energia das partículas. No final, cada próton terá uma energia de 7TeV (7 trilhões de elétron-volts), e levarão cerca de 90 microssegundos (1 microssegundo é a milionésima parte de um segundo) para dar uma volta completa na circunferência do LHC, e vai ser gerada uma colisão de um total de 14 TeV. Nos locais das colisões estão localizados seis detectores de partículas, que irão analisar os resultados obtidos com o experimento.

● Pesquisa, segurança e custos
Aproximadamente 7 mil cientistas de 80 países terão acesso ao LHC quando este entrar em funcionamento, e os físicos esperam que o LHC ajude a testar grandes teorias unificadas e solucionar perguntas sem respostas da física. O custo total do projeto estava estimado entre 5 e 10 bilhões de dólares, estima-se 8.52 bilhões de dólares mais precisamente.

Apesar da experiência proposta pelos físicos com um imenso colisor de partículas como o LHC pode trazer benefícios e respostas, ele é muito criticado na questão da segurança. Os riscos que o LHC oferecem são da ordem de afetar o planeta inteiro, pois ele potencialmente pode gerar fenômenos desastrosos desconhecidos pelo homem. Apesar do modelo padrão da física predizer que a energia gerada pelo LHC é insuficiente para gerar mini-buracos negros, algumas extensões do modelo padrão dizem que existem dimensões espaciais extras, nas quais seriam possíveis a criação de mini-buracos negros, na freqüência de 1 por segundo. Também de acordo com os cálculos padrões, estes seriam inofensivos, pois eles decairíam rapidamente pela radiação de Bekenstein-Hawking. O problema é que essa radiação ainda não foi testada, nem observada naturalmente, assim existindo a possibilidade de que esses mini-buracos negros não decaíssem tão rapidamente, começassem a interagir entre eles, crescer e causar um desastre na Terra.
Além disso, existe a teoria de que os Strangelets (Strange nuggets - pedaços estranhos) seriam gerados no LHC, e poderiam gerar uma fusão desgovernada, transformando todo o núcleo da Terra em matéria estranha.

O funcionamento do LHC estava agendado para Maio de 2008, porém esta data foi adiada por motivos de revisão da segurança ao colocá-lo para funcionar. Uma conferência está agendada para o dia 16 de Junho de 2008, e a nova data para seu funcionamento está prevista para aproximadamente 2 meses após Junho.

[www.adrenaline.com.br]



Editado 1 vezes. Última edição em 13/04/2008 20:43 por Jorge Gomes.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 13 de April de 2008 20:42

Físico diz que "partícula de Deus" será encontrada em breve

O pai de uma partícula subatômica teórica apelidada de "partícula de Deus" diz estar quase certo de que ela será confirmada no ano que vem, em uma corrida entre poderosos equipamentos de pesquisa instalados nos Estados Unidos e na Europa.
» Físicos tentam decifrar a "partícula de Deus"
» Fórum: opine sobre a descoberta da partícula

O físico britânico Peter Higgs, que mais de 40 anos atrás postulou a existência dessa partícula como parte da composição do átomo, disse que sua visita a um novo acelerador de partículas em Genebra, no final de semana passada, o levou a acreditar que o bóson de Higgs deva em breve ser observado. Ele não usa o termo "partícula de Deus" para designar o bóson que leva seu nome, por medo de ofender algumas pessoas.

O Large Hadron Collider, um projeto de US$ 2 bilhões em construção desde 2003, deve começar suas operações em junho no Laboratório Europeu de Física de Partículas, conhecido como CERN.

É provável que sejam necessários alguns meses antes que centenas de cientistas de todo o mundo estejam prontos para começar a promover colisões entre prótons a fim de estudar sua composição.

Higgs disse na última segunda-feira que a partícula já pode ter sido criada no Laboratório Nacional Fermi dos Estados Unidos, perto de Chicago, que abriga o maior acelerador de partículas em operação no mundo, o Tevatron. "O Tevatron tem muita energia em fluxo", disse Higgs. "É só a dificuldade de análise dos dados que nos impede de saber rapidamente o que os dados estão ocultando".

Acelerador de partículas
O novo acelerador de partículas do CERN, uma imensa construção instalada em um túnel circular de 27 quilômetros de comprimento sob a fronteira entre a França e a Suíça, será ainda mais poderoso, e terá mais capacidade de demonstrar que partículas foram criadas nas colisões entre feixes de prótons viajando à velocidade da luz.

O novo acelerador de Genebra recriará as condições rapidamente mutáveis que existiam no universo uma fração de segundo depois do Big Bang. Será o mais perto que os cientistas terão chegado do evento que a teoria designa como o começo do universo. Eles esperam que o novo equipamento permita que estudem partículas e forças até agora não observadas.

Mas o Fermilab ainda tem tempo de vencer a corrida caso possa demonstrar que descobriu o bóson de Higgs, disse Higgs. Leon Lederman, físico que conquistou um Nobel em sua disciplina, definiu o bóson teórico como "partícula de Deus", porque sua descoberta poderia unificar a compreensão da física de partículas e ajudar os seres humanos a "conhecer a mente de Deus".

Higgs disse a jornalistas que ele tem a esperança de receber a confirmação de sua teoria antes de seu 80° aniversário em maio de 2009. Caso isso não aconteça, ele brincou "terei de pedir ao meu médico que me mantenha vivo por um pouquinho mais de tempo".

Ele previu a existência do bóson quando estava pesquisando na Universidade de Edimburgo com o objetivo de provar como os átomos ¿ e os objetos que eles compõem - têm peso. Sem a partícula, a teoria física básica ¿ o modelo padrão - carece de um elemento crucial, porque não explica como outras partículas subatômicas, a exemplo de quarks e elétrons, têm massa.

A teoria de Higgs é a de que os bósons criam um campo através do qual as demais partículas passam. As partículas que enfrentam dificuldade para atravessar o campo, como se estivessem presas em um pote de melaço, ganham mais inércia, e massa. As que passam com mais facilidade são mais leves.

Higgs disse que ficaria "muito, muito intrigado", caso a existência da partícula jamais venha a ser provada, porque ele não consegue imaginar o que mais explicaria a maneira pela qual partículas adquirem massa. O físico contou que a reação inicial às suas idéias, nos anos 60, foi bastante cética.

"Meus colegas achavam que eu fosse meio idiota", ele disse, lembrando que seu primeiro estudo explicativo do funcionamento de sua teoria havia sido rejeitado por um editor do CERN. Ele conta que um colega passou alguns meses trabalhando no CERN pouco depois que Higgs desenvolveu sua teoria.

"Ele me procurou na volta e disse que no CERN as pessoas não pensavam que aquilo que eu estava fazendo tivesse muito a ver com a física de partículas", conta. "Eu acrescentei alguns parágrafos ao estudo, depois disso, e o enviei à Physical Review Letters, do outro lado do Atlântico, que o aceitou para publicação", conta Higgs. "A menção àquilo que viria a se tornar conhecido como bóson de Higgs estava em um desses parágrafos adicionais".

Tradução: Paulo Migliacci ME

[noticias.terra.com.br]

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 14 de April de 2008 00:56

Cientistas querem proibir simulação do 'Big Bang'
Pesquisadores entraram com processo para barrar teste porque acham que experimentos podem ser fatais
Jamil Chade - O Estado de S. Paulo

Experimento seria 'fatal', dizem pesquisadores
GENEBRA - Cientistas abrem um processo contra o maior laboratório de física do mundo para evitar, segundo eles, o fim do mundo. Em Genebra, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) irá promover em julho a maior experiência da física nas últimas décadas, fazendo com que dois átomos se choquem em uma alta velocidade e permitindo, assim, o estudo de como teria sido o 'Big Bang'.

A reportagem do Estado teve acesso ao túnel de US$ 8 bilhões criado pelos engenheiros para permitir que o acelerador gigante de partículas seja instalado. O CERN garante que não existem riscos. Mas, na corte federal do Havaí, os cientistas Walter Wagner e Luis Sancho alertam que o choque de protons poderia produzir um buraco negro ou algo que acabaria engolindo a terra.

O processo também acusa o laboratório na fronteira entre a Suíça e a França de não ter feito os estudos ambientais necessários e que as consequèncias do teste poderiam ser fatais. O teste está marcado para meados do ano, depois de vários atrasos e mais de 14 anos de estudos com cientistas de todo o mundo, inclusive brasileiros.

A idéia é estudar a criação de energia no segundo seguinte ao 'Big Bang', além do impacto que o fenômeno teve sobre a vida no universo. A esperança dos cientistas é de que se possa entender melhor como a vida foi criada. Para gerar a velocidade necessária, os cientistas criaram um tunel gigante subterraneo ao redor de Genebra e passando pelo território francês.

O CERN garante que os riscos não existem e que o processo não faz qualquer sentido. Mas a esperança dos cientistas é de que a corte americana dé uma ordem para que os testes sejam cancelados até que fique comprovado sua segurança. O Departamento de Energia dos Estados Unidos, que também fará parte dos testes, é um dos acusados no processo.

Uma audiência em Honolulu está marcada para o dia 16 de junho, poucas semanas antes do teste. A rigor, o CERN não precisaria estar presente, já que não responde à Justiça americana. Em Genebra, os diretores da entidade intergovernamental ironizam o processo. Mas o problema é que o governo dos Estados Unidos é um dos principais atores no projeto e, se a corte tomar uma decisão a favor dos cientistas, Washington teria de reavaliar sua participação. Na prática, o caso poderia atrasar mais uma vez os testes.

A assessoria de imprensa do CERN afirmou não ter entendido o motivo do processo nessa fase do projeto. "Não há nada de novo para que se conclua que o acelerador não seja seguro", afirmou James Gillies, porta-voz do laboratório. Na próxima semana, o laboratório promete divulgar seu terceiro e último relatório sobre a segurança do teste. Nos dois primeiros, o Cern garante ficou confirmado que não há riscos nem para Genebra, França ou para o mundo. Mesmo assim, o centro de pesquisas decidiu criar mais um grupo de trabalho para avaliar o caso. Um relatório teria de ser apresentado há dois meses. Mas até agora nada foi divulgado.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de April de 2008 11:43

Que grandes aceleras!!!

*=?.0

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 08:58

1. Chamar ao boson de Higgs "particula de Deus" é um bocado inapropriado (para não dizer que é um disparate). Este tipo de linguagem cria anticorpos em pessoas com formação cientifica e que não tenham formação religiosa, agrava preconceitos contra a religião.

2. Querer proibir LHC porque pode criar um buraco negro que engula a terra é tambem um disparate. Todos os dias se dão colisões de particulas naquela escala de energia, e ainda mais elevadas, na alta atmosfera.

3. Há teorias alternativas que prevêm a existencia de outras particulas, diferentes do boson de Higgs.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 13:14

Que é exagerado é, mas não fui eu que a apelidei assim. E que há mais teorias também sei, é habitual, haver inumeras teorias pra predizer e pra explicar o mesmo é normal. Se pode trazer danos essas experiências não me admirava, já não seria a 1ª vez que a mão do homem faz danos.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/04/2008 13:15 por Jorge Gomes.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 13:55

Ó Jorge Gomes entre ti e o velho do Restelo venha o diabo e escolha.

Mas só por curiosidade, tu ao menos sabes explicar por palavras tuas o que é o bosão de Higgs e porque é necessário toda esta parafrenália tecnológica para o gerar?

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 16:21

Boa questão.
O Camilo também percebe destas matérias.
Eu, que trabalho diariamente com anti-matéria (melhor dizendo com positrões), fiquei com curiosidade em saber mais um pouco do assunto em causa.
Segundo percebi o boson de Higgs é uma partícula elementar teórica que condicionará o aparecimento de partículas ora com massa ora sem massa.
Compreendê-lo talvez permita avanços no uso da energia e das forças da natureza.

*=?.0

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 19:59

Citação:
luis
Ó Jorge Gomes entre ti e o velho do Restelo venha o diabo e escolha.
Mas só por curiosidade, tu ao menos sabes explicar por palavras tuas o que é o bosão de Higgs e porque é necessário toda esta parafrenália tecnológica para o gerar?

Velho do Restelo?? E quem lhe disse que eu sou contra a experiência??? Antes pelo contrário. O que eu disse é que não ponho as mãos no fogo por ninguém e nem por nenhuma experiência realizada pelo homem, isso na questão de eventuais danos que o Camilo disse que de certeza não vão acontecer. Já eu não digo que não nem que sim, agora creio que esse acelerador de particulas hiper gigante de 27 km de diametro, com varios paises envolvidos merece que eu esteja atento ao que o homem pode fazer com ele, se for só pra fins cientificos tudo bem. É a velha questão do bom e do mau uso da ciência. Olha na Bomba de Hiroshima e Nagasaki apenas 700 gramas de toda a matéria utilizada foi responsavel por aquele estrago.
Velho do Restelo não porque sou a favor do avanço cientifico e tecnológico, e na parte que nos toca a todos vai ter, por exemplo a nível de internet que temos hoje que vai ficar completamente ultrapassada.
Se for só pra ciência pela ciência, com bom uso tudo bem, mas quando a politica se mete com certeza a finalidade deles é bélica ou para, de alguma forma, manter o poder. Velho do Restelo não, sempre desconfiado ainda pra mais quando existem cientistas a protestar contra o LHC, até li nas noticias que há pesquisadores que entraram com processo para cancelar o teste porque acham que as experiências podem ser fatais pois quando ela entrar em funcionamento e colocarem os protons pra acelerar quase na velocidade da luz dentro dela... ao se colidirem eles gerarão uma nova forma de energia que pode ser desconhecida dos cientistas mas que também eles mesmo assumem que isso pode gerar pequenos buracos negros, e isso poderia ser fatal já que um buraco negro absorve tudo, toda matéria, inclusive a luz. O CERN garante que não existem riscos, vamos esperar que sim, nem riscos a curto, nem a médio nem a longo prazo. Também não acredito que neste caso vá acontecer alguma tragédia, por isso que promovam os choques entre partículas subatômicas e que se avance, mas...
em suma, sempre acreditei que devido ao potencial praticamente ilimitado que Deus nos concedeu, não há limites para o que o animal humano deseje fazer, sendo apenas uma questão de tempo e dedicação à pesquisa. Assim tem sido sempre no decorrer de toda a nossa história. O que realmente me impressionará será se de facto chegar-se a um completo domínio da tecnologia e não se usá-la para o mal, mas para o bem. Conhecendo o bicho humano como conhecemos, isso sim, seria uma surpresa e tanto! Eu confiar confio só em Deus Deus que esta no controle de tudo, no homem e na politica nem por isso.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/04/2008 20:06 por Jorge Gomes.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 20:02

Internet pode «morrer» ainda nova!
GRID dispara dez mil vezes mais rápido

Cientistas desenvolveram na Suíça um gigantesco sistema computacional de "grelha" (GRID) que poderá em breve tornar obsoleta a Internet, noticia hoje o Daily Telegraph. O novo sistema, dez mil vezes mais rápido do que as ligações em banda larga, permitirá descarregar ficheiros de filmes e música em segundos.

Inventado na Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), tal como a Internet, este sistema poderá fornecer a energia necessária para enviar imagens sofisticadas, permitir jogos instantâneos entre centenas de milhar de participantes e oferecer ligações videotelefónicas em alta definição ao preço de uma chamada local.

David Britton, professor de Física na Universidade de Glasgow e figura destacada no projecto "grelha", acredita que esta tecnologia poderá mudar a sociedade. "Com este tipo de poder computacional, as gerações futuras terão a capacidade de colaborar e comunicar em modos que pessoas mais velhas, como eu, não podemos sequer imaginar", disse o cientista ao diário londrino.

O lançamento do novo sistema está previsto para este Verão, quando for ligado o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider), destinado a investigar as origens do Universo. A "grelha" irá também armazenar a informação que gerar, já que a Internet não terá capacidade para capturar volumes de dados de tão grandes dimensões.

O novo sistema foi construído com cabos de fibra óptica e modernos centros de reencaminhamento e distribuição, o que significa que não haverá componentes ultrapassados que possam parar o dilúvio de dados, como acontece com a Internet. Já estão instalados 55 mil servidores da "grelha", um número que deverá crescer para 200 mil nos próximos dois anos.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 18 de April de 2008 06:44

Jorge Gomes

você fala fala fala mas a explicação que eu e o Albino esperávamos ficou para as calendas gregas.
Não que me surpreenda, é que eu também conheço o bicho humano, mas ainda assim gosto de experimentar a minha razão.

Diz que não é Velho do Restelo mas só e apenas desconfiado mas, ó Jorge, o Velho do Restelo era basicamente um desconfiado que também pensava conhecer a massa de que eram feitos os seus conterrâneos e que por isso não lhe augurava que nada de bom pudesse vir daquelas aventuras em que se andavam a meter.

Sempre achei um piadão a todas as pessoas que dizem como o Jorge :
"Eu confiar confio só em Deus, no homem nem por isso. "

Acredito que o digam convictamente e que pensem que ao fazê-lo estejam a fazer uma grande afirmação de fé. Mas será realmente assim? Vamos ver:

-De um lado temos Deus que ao longo dos éons terá feito sucessivas alianças com o Homem, na figura de alguns dos seus ilustres representantes, até ao ponto de gerar entre nós alguém que acreditamos ser Seu Filho. Mesmo que na Sua presciência soubesse que ele vinha para ser morto ainda assim parece que Ele não deixou de acreditar que havia vida para além do deficit e que essa morte não seria em vão. Resumindo apesar de todas as traições, algumas em Seu nome, cometidas por esse ser energúmeno chamado Homem, Deus não deixou de acreditar e confiar em nós.


- Por outro lado temos o Jorge e todos os que atiram variações da frase:
"Quanto mais eu conheço os homens mais gosto do meu cavalo."
Acredito que sempre que alguém diz isso deve deixar Deus com a dúvida:
"Afinal deveria ter enviado o meu filho pregar aos humanos ou aos equídeos?"

Bom então em que ficamos? Acreditamos ou não na força da bondade humana? Acreditamos em Deus ou no Jorge?
Hum... Hum... Que escolha difícil não é? Principalmente para si Jorge. É que das duas uma ou Deus está certo e nesse caso desculpe que lhe diga as suas palavras são de uma tremenda falta de fé, ou o Jorge está certo e nesse caso temos de pôr em causa a ideia de Deus e o que sobre ele foi escrito já que o foi por homens que são, segundo as suas palavras, pouco fiáveis e capazes de tudo.

Quanto a mim vou continuar a apostar naquele ser que está ao nosso lado e sem o qual nada seríamos, que dominou completamente a Terra, que conquistou todos os seus habitats desde o pico mais alto, à fossa abissal mais profunda, que pode ser encontrado nos tórridos desertos de areia e nas vastidões geladas, que fez deste um mundo melhor, o ser mais bem sucedido deste planeta, ou seja: a bactéria ;-)


Mas voltando ao tema que aqui nos trouxe: O bosão de Higgs.

As respostas às questões que eu coloquei e que o Jorge não soube ou não quis dar, são simplista e sucintamente:

Os bosões são as partículas que no actual modelo standard ou padrão da física atómica são responsáveis pela transmissão das forças da natureza, sendo que o bosão de Higgs (ainda por detectar) seria o responsável pela existência das massas inerciais das outras partículas.

Muitas das partículas que fazem parte do modelo padrão não fazem parte nas actuais condições de temperatura da matéria comum ou simplesmente têm tempos de vida de tal forma breve que são simplesmente inobserváveis. A forma que os cientistas arranjaram para materializar e congelar estas partículas fugidias e de natureza estranha foi a de fazer chocar certas partículas normalmente electrões, protões e as suas anti-partículas a velocidades próximas da velocidade da luz. A estas velocidades o choque rebenta literalmente as partículas aniquilando-as e fazendo com que a energia cinética assim libertada se condense literalmente em novas partículas. A dilatação do tempo provocada por estas velocidades sub-lumínicas permite a estas partículas normalmente extremamente instáveis perdurarem o tempo suficiente para serem detectadas (esta é de facto uma aplicação prática da relatividade restrita de Einstein). Entre as partículas assim formadas ao acaso esperam os investigadores encontrar traços daquelas que procuram e que lhes permitirão validar (ou infirmar) uma teoria. Devido à natureza extremamente aleatória da geração e detecção de partículas, são necessárias muitas vezes milhões de colisões até se obter o resultado esperado.

Este é o trabalho a que se dedicam os investigadores do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) desde 1954. Inicialmente utilizavam aceleradores lineares (uma espécie de canhão gigante que dispara partículas com carga eléctrica contra um alvo). Mais tarde evoluíram para aceleradores circulares chamados de sincrotões, primeiro relativamente pequenos (ISR-300 m de circunferência) logo evoluíram para coisa maiores (SPS-7km e LEP-27Km de circunferência). Estes aparelhos foram responsáveis pela detecção em primeira mão e/ou confirmação das descobertas feitas noutros aceleradores doutras partes do mundo. Este novo aparelho o LHC não é nada de totalmente novo como a especulativa notícia do Jorge dá a entender mas tão somente uma evolução do LEP de que usa os túneis já escavados. Nova mesmo é a energia libertada pelas colisões dentro do "bicho", é que ao invés de electrões e positrões partículas peso mosquito, ele usa protões e anti-protões que são partículas muito mais pesadas e novos detectores de maior performance que facilitarão o trabalho de encontrar o Wally atómico. Assim ao invés de 100 GeV as colisões libertarão 14 TeV de energia ou seja 140 vezes mais que anteriormente e cerca de 14 vezes a energia libertada pelo maior acelerador da actualidade o americano Tevatron de 1TeV do Fermilab e isto só para começar que com o tempo à medida que o turbo vai ficando afinado isto logo dará mais uns cavalitos.

Porquê esta corrida ás altas energias?

É que o tipo de partículas que se formam nestas colisões têm a ver com a energia total das partículas originais. Assim quanto maior for esta maior é a probabilidade de se formarem partículas de maior massa. Acontece que o bosão de Higgs alegadamente a origem da massa das outras partículas é ela própria uma partícula de grande massa e por isso precisa de muita energia para ser gerada.

Quanto aos pretensos medos que envolvem a experiência de que dá voz a notícia eles fazem mais parte da técnicas jornalisticas para fazer vender jornais a pessoas como o Jorge do que da ciência séria.



Agora a pergunta para a resposta de 1 milhão de Euros:

Se o bosão de Higgs é o responsável pela massa das partículas elementares e tem massa quem é responsável pela massa do bosão de Higgs?



Para mais esclarecimentos sobre o assunto podem consultar o site do CERN.


---------------------------------------------------------------




Albino

Confesso que aguçou a minha curiosidade: O que é que anda a fazer com positrões? Não me parece que sejam versos de pé quebrado nem redondilhas.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 18 de April de 2008 08:24

Luís,
Foi só um pouco de "exibicionismo".
O que faço com positrões está hoje muito divulgado em Medicina e chama-se tomografia por emissão de positrões, que fundida com a tomografia com raios X ou TC permite a avaliação muito detalhada de tumores ou seguir o metabolismo de muitas moléculas marcadas com emissores de positrões como o Flúor-18 o Carbono-11 0 Nitrogénio-13 e o Oxigénio-15 etc.(mas também tenho uma atracção fatal pelos versinhos). Por exemplo:
[mailx.fe.up.pt]

*=?.0

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 18 de April de 2008 12:39

Albino

Um verso bem a propósito. Já agora sabia que muitas das técnicas de detecção do cancro presentes hoje em dia na medicina decorrem da pesquisa fundamental feita no CERN e das técnicas de detecção de partículas lá desenvolvidas?
Ah pois é.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 18 de April de 2008 13:31

Bem se você augura tudo de bom, não quer dizer que eu esteja a "augurar" como vc diz tudo de mau, até disse o contrário. Vou acompanhar nas noticias e ver o decorrer dos factos, esperando que traga mais vantagens pra humanidade do que desvantagens. É um assunto interessante que vou procurar acompanhar os desenvolvimentos.

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de May de 2008 21:50

Albino !
TEP !
Estás a procurar algum correlato da Consciência Universal no homem?

Re: Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang e descobrir "partícula de Deus"
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de May de 2008 08:40

Xi, só eu é que não pesco nada disto. :)
Fico de olhos arregalados a olhar para estas coisas, que nem boi para palácio.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.