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«Crer ou não crer eis a questão»
Escrito por: suzy31 (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 17:19

"Nos relatos da ressurreição vemos a descrição de um verdadeiro milagre. Em todo o facto sobrenatural existem dois factores independentes: um deles é o facto humano, que todos podem ver e do qual podem ser testemunhas. Neste caso, a pedra rolada (o sepulcro aberto), a ausência do cadáver que a Madalena atribui a roubo: «pegaram o corpo da Senhor e não sabemos onde o levaram.» A disposição da mortalha que, mesmo aceitando traduções menos comprometidas, indicava alguma coisa de anormal.
Outra coisa é o outro factor que é a causa de um facto sem explicação humana nem científica: como pode acontecer? E é precisamente nesta inexplicável causa, que encontramos um poder transcendente se finalmente cremos, ou um mistério que pensamos ser produto do acaso ou de uma causa que deixamos para o futuro poder descobrir, se o agnosticismo domina nosso pensamento.

Foi necessário o encontro pessoal para que os discípulos, com a excepção de João, cressem em Jesus ressuscitado. O sepulcro aberto e a disposição dos panos mortuários foram suficientes para que, desses indícios, João acreditasse. Daí, a sua informação que parece sem importância, mas que foi para ele o início de uma vida nova e da qual nós podemos aprender uma lição extraordinária. Nós tambem temos unicamente indícios, sem que exista o encontro pessoal com Jesus. Porém deve existir uma vontade de crer para que esses indícios não sejam um desperdício. É essa vontade que precede a fé e que será motivo de nossa justifacação, como Paulo afirma.

Os evangelhos recolhem informações, indícios e testemunhas que apontam a transcendência de Jesus e a transcendência de nossas vidas, dependentes de Jesus. Todas as demais religiões se apoiam em valores humanos ou humanizados da divindade. Não existe um homem-Deus. A nossa, em valores divinos que são humanos em Cristo, especialmente na sua ressurreição que não é unicamente a de Jesus, mas também nossa, como afirma Paulo. E sem esta fé na ressurreição, é vã a nossa fé e sem essa esperança, somos os mais dignos de compaixão de todos os homens.

Diante do encontro pessoal de Cristo com seus apóstolos, o sepulcro vazio, os lençóis e sua disposição passam a ser secundários. Eles passaram do Jesus de Nazaré ao Cristo Senhor pela visão que tiveram de sua pessoa ressuscitada. É por isso que nos outros três evangelhos as aparições são tão importantes e que os detalhes do sepulcro se tornam vagos e imprecisos. Somente João os descreve minuciosamente porque foi neles que ele encontrou a sua fé. Foi o único que acreditou sem ter visto o Senhor. E neste sentido, João é o discípulo que melhor se assemelha a nós, porque, sem ter visto, acreditamos por indícios e informações de testemunhas oculares. Por isso, somos bem-aventurados.

Uma religião que não apresenta o mistério como real na vida é uma religião falsa, porque é uma religião puramente humana, de um Deus que não se manifesta, mas é criado pelas luzes da razão e não pela sua presença na História. A fé dos que recebem a Eucaristia é a maior demonstração de que o mistério está presente como uma dádiva divina da acção de Deus nas nossas vidas.
É o milagre da fé. O encontro pessoal com o Senhor não é necessário.
Podemos ver em João, nosso modelo como crentes, ou em Tomé, um modelo que necessita de uma visão especial, se a dúvida nos atinge.
Por isso, é bom recordar a conversão de André Frossard. Aos 28 anos, seu pai, Ludovico Oscar Frossard era secretário do partido socialista francês. Chamavam os católicos de negros. As esquerdas esperavam dominar com a ciência e o progresso. Os negros eram o passado, os inimigos do progresso. André, ateu perfeito, desses que nem se perguntam pelo seu ateísmo, que nem sentem como problema a existência de Deus, tinha como ídolo Marx, que presidia à sua alcova com um retrato. Os homens não são irmãos, mas camaradas.
Aos 18 anos torna-se amigo de Willemin, que tinha perdido a fé aos 15 e a recuperar aos 23 anos. Em 1935, ambos se dirigem a um jantar. Willemin pede que o espere, pois quer entrar numa igreja para rezar. Passam os minutos e como seu amigo não volta André decide búscá-lo dentro da Igreja.
É assim que André descreve sua conversão: bruscamente desenvolvem-se uma série de prodígios, cuja inexorável violência desmantela num instante o absurdo do seu ser. Não ouço - dirá ele - mas na minha mente formam-se estas palavras: vida espiritual. E ele, nesse instante, descobre o Pai que é o Deus criador. Ao sair da Igreja encontra Willemin e confessa: sou católico, apostólico, romano. Deus existe e tudo é verdade. André termina o relato da sua experiência com estas palavras: amor, para chamar-te assim, a eternidade será breve."

Re: «Crer ou não crer eis a questão»
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 20:40

Citação:
suzy31
A fé dos que recebem a Eucaristia é a maior demonstração de que o mistério está presente como uma dádiva divina da acção de Deus nas nossas vidas.
É o milagre da fé. O encontro pessoal com o Senhor não é necessário.

Paz do Senhor

Segundo o dicionário Aurélio MILAGRE significa:

[Do lat. miraculu.]
S. m.
1. Feito ou ocorrência extraordinária, que não se explica pelas leis da natureza.
2. Acontecimento admirável, espantoso:
3. Ocorrência que produz admiração ou surpresa:



O milagre leva o cristão a glorificar o Nome do Senhor. Pois ali ele vê uma transformação impossível a qualquer ser humano. Transformação essa que não tem qualquer explicação científica...

Qualquer milagre tem como resultado, algo que é INEXPLICÁVEL... Resultado este, que não é NECESSÁRIO FÉ para percebê-lo! As pessoas que estavam a volta, quando da ressurreição de LÁZARO por Jesus, não precisaram CRER que Jesus podia ressucitá-lo... Jesus simplesmente chegou lá e ressucitou Lázaro na presença de todos, inclusive na de quem NÂO CRIA nEle...

Para se constatar um milagre não é necessário fé, pois há uma TRANSFORMAÇÃO VISÍVEL... SImplesmente TODOS CONSEGUEM VER!

Não existe milagre sem TRANSFORMAÇÃO... COmo um doente de câncer pode dizer que foi curado se o câncer ainda está em todo o seu corpo? Como dizer que o morto foi ressucitado se não há sinal de vida no defunto? Como dizer que o aleijado foi curado se ele não consegue andar? COmo dizer que a hóstia se transformou no Corpo de Cristo se ela continua sendo um simples PEDAÇO DE PÃO?

Para que haja milagre é necessário TRANSFORMAÇÃO! Se não há transformação pode-se chamar a coisa de tudo MENOS DE MILAGRE!

QUe o Senhor nos Abençoe


David

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"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 03/04/2008 20:44 por David_.



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