Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9
Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:21

Ana

acho que estares nesse sufoco é uma atitude um bocadinho tonta.
Há vida para além do fórum.
E quando começam a exigir coisas geralmente o que faço é deixar o pessoal a gritar até se cansar.
Mas como tu és quem és, temos de dar sempre um desconto.

Citaste uma frase minha e comentaste que era hipocrisia.
A minha frase está na mesma linha de pensamento do JMA e estou certo que a maioria das pessoas que leram concordam com ela.
Não é uma afirmação hipócrita, é uma regra básica de qualquer grupo civilizado. E há algo bem semelhante nas regras de qualquer forum sério quando diz que se deve discutir ideias e não pessoas.

Vai-se lá saber porque confundes isso com ser-se falso - pregar algo e fazer outra - e aí sim seria hipocrisia.
Por isso levantou-se-me a hipótese de não saberes qual o significado da palavra. Já vi que consultaste o link e ficaste na mesma.
Espero que depois disto tenhas entendido.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:26

Tu tens sempre razão...olha, nem acabei de ler o que escreveste...tenho mais que fazer. Os grupos não civilizados fazem disto:-)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:35

David_

Citação:
David
Mostre uma única passagem que diz que o sexo entre PESSOAS NÃO CASADAS não é pecado!!

Tenho algumas:

"Sarai disse a Abrão: «Visto que o SENHOR me tornou uma estéril, peço-te que vás ter com a minha escrava. Talvez, por ela, eu consiga ter filhos.»
Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua escrava egípcia, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de Abrão ter vivido dez anos na terra de Canaã. 4*Ele abeirou-se de Agar, e ela concebeu."

"Lot deixou Soar e fixou-se no monte com as suas duas filhas, porque temia continuar em Soar. Habitava numa caverna com as duas filhas. 31*A mais velha disse à mais nova: «O nosso pai está velho, e não há homens nesta região, com quem nos possamos casar, como é de uso em toda a parte. 32*Vamos embriagar o nosso pai e deitarmo-nos com ele, a fim de não deixar extinguir a raça do nosso pai. 33Naquela mesma noite, pois, deram a beber vinho ao pai, e a mais velha deitou-se com ele, que de nada se apercebeu, nem quando ela se deitou nem quando se levantou. 34No dia seguinte, a mais velha disse à mais nova: «Deitei-me ontem com o nosso pai; embriaguemo-lo também esta noite, e vai deitar-te com ele, a fim de não se extinguir a raça do nosso pai.» 35Também naquela noite deram a beber vinho ao pai, e a mais nova deitou-se com ele, que de nada se apercebeu, nem quando ela se deitou nem quando se levantou.
36E, assim, as duas filhas de Lot conceberam do próprio pai."

"Betuel foi o pai de Rebeca. São esses os oito filhos que Milca deu a Naor, irmão de Abraão. 24*A sua concubina, chamada Reúma, também deu à luz Teba, Gaam, Taás e Maacá."

Para além disso o sentido de fornicação no Antigo Testamento é um pouco lato. Sexo as servas, poligamia, incesto para não falar em algusn casos que hoje em dia seriam julgados como pedofilia.

Pois é caro de David_, se levas tudo à letra tens que justificar estas coisas.

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:37

Bem continuando com o pastor Caio Fábio, o pastor evangélico que é o terror de muitos legalistas, moralistas e neuróticos:

"O sexo é tudo, quando há amor. E nada sem amor. O resto, quando duas pessoas se amam, e vão se casar, é questão de consciência e liberdade madura e responsável. Cada um tem a sua própria consciência. Eu não vou dizer: "Vão lá e transem." Afinal, tudo o que não provém de fé é pecado. Não pela coisa em si, mas pela prática sem o endosso da consciência, que é a paz da fé, e que vem da autenticação do amor de ambos. Eu não teria problemas se estivesse em sua situação. Mas eu só falo de mim. Tem gente que faz distinção entre dia e dia, entre comida e comida. Pra mim todos os dias são iguais, e pela ação de Graça todos os alimentos são santificados. Desculpe, é só o que posso lhe dizer. O que passar disso, depois da resposta tão clara que eu dei, é não querer assumir a responsabilidade mínima de decidir. Aí seria um triangulo pouco sadio entre vocês e eu. Mas saiba: Pecado é o que Deus imputa. Assim, "bem-aventurado aquele a quem o Senhor não atribui iniqüidades e nem imputa pecados". E sem fé nada agrada a Deus. E a fé tem que ser sua, não a minha. Alguém já me viu fazendo perguntas de dúvidas pessoais sobre este tema ou qualquer outro? Eu creio, e vivo com as conseqüências, e nunca peço a cumplicidade de ninguém. Gente grande assume o que faz. E só faz se for na fé que atua pelo amor e com amor; em qualquer que seja a natureza da relação. Nele, Caio"



Editado 2 vezes. Última edição em 07/04/2008 21:54 por Jorge Gomes.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:38

Agora sim as neuroses:

Pastor Caio.... Muitas vezes eu fico bastante dividido entre os pontos discutidos na questão da sexualidade pelos diversos pastores... E a razão para isso?... Não tenho opinião formada...e tenho dúvidas... Vamos lá:
Pergunta 1: O que fazer para me libertar dos Tabus com relação a sexualidade? Até aonde eu posso ir? (Jovem na faixa dos 20 a 25 anos)
Pergunta 2: Vale a pena pecar para ter uma mente sadia, ou resistir duramente, independente das conseqüências psicológicas, para agradar a Deus? Deus não capacita?
Pergunta 3: Quais são os sintomas de um comportamento neurótico quando a questão sexual? O que fazer neste caso? E como preveni-lo? Espero ter sido mais claro, sem enrolação e não repetitivo... Em Cristo ____________________________________________________ Resposta: Meu querido amigo: Graça e Paz sobre sua alma! Responderei suas perguntas em ordem.
Pergunta 1: O que fazer para me libertar dos Tabus com relação a sexualidade? Até aonde eu posso ir? (Jovem na faixa dos 20 a 25 anos)
Resposta: Uma coisa é se libertar dos tabus em relação à sexualidade; outra, completamente diferente, é pensar que uma vida sem tabus implica em falta de limite e em libertinagem. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Tabu é o que as sociedades criam a fim de impedir que certas coisas aconteçam em coletividade; e, nesse caso, a produção cultural e coletiva, cria "conseqüências de natureza mágica e moral" (psicológica), a fim de que a transgressão ao valor instituído, seja punida; e a fim de que o valor seja mantido pela via do medo a algo que tem o poder divino-satânico de punir horrivelmente os implicados; ou ainda: uma vez que algum membro do grupo seja apanhado, então, em nome do Tabu, ele será imolado, ou exilado, ou banido, disciplinado, ou feito anátema no meio de todos aqueles com quem convive ou convivia. Ora, usar tabus para impedir a sexualidade, é, em si, neurose. Todo aquilo que não acontece em razão de impedimentos vinculados ao medo, vira neurose. Ora, você pergunta: até onde eu posso ir? Minha resposta é simples: "A fé que tu tens, tem-na para ti mesmo..."... "pois tudo o que não provém de fé é pecado..." ... "bem-aventurado é todo aquele que não se condena naquilo que aprova". Ou seja: quem quer que lhe diga faça ou não faça, está pecando contra a sua consciência. Você é quem tem que decidir; e fazer isso com bom senso, com consciência tranqüila e pacificada, seja qualquer for direção. Tudo aquilo que não é fruto de amor e de consciência tranqüila, não vale a pena ser feito. No entanto, vale aprender a diferença entre culpa real por algo que não se deve fazer; e culpa neurótica, que é filha do medo e dos tabus, a qual, não existe como persuasão da Palavra e do Espírito, mas sim como fobias e medos produzidos pelos ídolos-tabus da religião e de sua moral de tribos antigas: onde sexo ainda é tema para apedrejamento; mesmo que seja moral, psicológico ou social.
Pergunta 2: Vale a pena pecar para ter uma mente sadia, ou resistir duramente, independente das conseqüências psicológicas, para agradar a Deus? Deus não capacita?
Resposta: Nunca vale a pena deliberar pecar. E sexualidade e pecado nada tem a ver um com o outro. A religião dos tabus é que inventou tal conexão. Obedecer a Deus em qualquer área da vida não adoece a alma. Portanto, se as leis da religião estão adoecendo almas, é porque elas nada têm a ver com o espírito do Evangelho. O Evangelho é Boa Nova para a sexualidade também, para a totalidade do ser; e, sobretudo, é o patrocinador de Vida em Abundancia. O que vejo é que você é um menino entre 20 e 25-suponhamos, com 24 anos-, e que está louco para namorar, amar e conhecer alguém sexualmente, mas que se sente culpado caso isso aconteça antes do casamento formal. Por outro lado, você também se neurotiza porque não se segura, e "sai na mão". O lugar psicológico onde você está é ruim, e danoso à alma. Minha sugestão é que você leia mais o site, nas minhas opiniões sobre sexo antes do casamento, e, também sobre sexualidade em geral. Creio que por elas você mesmo poderá encontrar o "seu caminho" pessoal nessa área. Sempre creio em equilíbrio. Para mim tudo o que tira o equilíbrio é maligno, ainda que venha travestido com os tabus da moral cristã. Mas fique sabendo: sexo sem amor faz mal; assim como ser adulto e responsável, amar alguém, desejar e ser desejado, e poder se relacionar com a pessoa visando algo maior pros dois, mas, em razão de tabus, não realizar a entrega e o encontro, apenas por medo, culpa oriundos do tabu-ora, isso igualmente faz mal, e cria toda sorte de doenças da sensualidade na alma; conforme Paulo em Colossenses 2: "... não proves... não toques... não... não... tem aparência de sabedoria; mas é falsa humildade; e não tem nenhum valor contra a sensualidade". A vida, porém, por vezes é ambígua. Assim é que para o Pródigo foi salvo de seu pecado pela experiência do pecado, o que o levou de volta aos braços do Pai. Já o Irmão mais Velho nunca "pecou" os pecados convencionais, no entanto, estava em estado permanente de pecado em razão de sua inveja do "pecado do irmão", e de sua raiva neurótica em relação a isso, a qual, no caso dele, se disfarçava de moralidade e boa gestão dos bens do Pai. Assim, às vezes, a fim de sermos curados, temos que ser quebrados(o pródigo); e, antes de sermos curados, temos que ser chocados (o irmão mais velho)-Lucas 15.
Pergunta 3: Quais são os sintomas de um comportamento neurótico quando a questão sexual? O que fazer neste caso? E como preveni-lo?
Resposta: Eu disse antes que usar tabus para impedir a sexualidade, é, em si, neurose. Todo aquilo que não acontece em razão de impedimentos vinculados ao medo, vira neurose. Portanto, você não tem que fazer e nem fazer nada por medo, mas apenas em razão de acordos de sua consciência com a verdade do amor, seguida de bom senso. No amor não existe neurose porque nele não existe fobia, medo. Pessoas adultas de alma e que se amam responsavelmente, nunca se sentem em pecado quando estão livres para fazer amor; sem deixar para trás uma transgressão, uma traição, um adultério, etc... Assim, é no amor que está a saúde para tudo; e, fora dele, tudo acaba por virar doença, dependência, vício, ou neurose. Receba meu carinho e reverencia pela sua alma. Nele, em Quem até o louco não erra o caminho,
Caio

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de April de 2008 21:48

Ana

Quando eu digo que sou generoso ou dou a entender que sou generoso e não o sou, estou a ser hipócrita. Quando eu digo que a generosidade é uma coisa boa e que não quero falar da minha vida privada, estou a discutir ideias sem ser hipócrita.

pontosvista

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 04:17

Quando eu digo que sou generoso ou dou a entender que sou generoso e não o sou, estou a ser hipócrita.

*****Presumo ou tenho mesmo a certeza que sim, essas pessoas são grandes hipócritas. (Two faces:-)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 17:34

Citação:
Tilleul
David_
Citação:
David
Mostre uma única passagem que diz que o sexo entre PESSOAS NÃO CASADAS não é pecado!!

Tenho algumas:

"Sarai disse a Abrão: «Visto que o SENHOR me tornou uma estéril, peço-te que vás ter com a minha escrava. Talvez, por ela, eu consiga ter filhos.»
Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua escrava egípcia, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de Abrão ter vivido dez anos na terra de Canaã. 4*Ele abeirou-se de Agar, e ela concebeu."

Paz do Senhor, amado

Mesmo no Antigo Testamento temos um resultado desastroso para aqueles que procuraram ter mais de uma esposa. Para você ter idéia, a descendência de Isaque (os judeus), filho de Sara com Abraão, luta até hoje com a descendência de Ismael (os árabes), filho de Hagar com Abraão...

A guerra não saiu do reinado de ISrael, enquanto David foi rei... Tudo por causa do pecado de David que tomou BAtseba como mais uma esposa...

Salomão teve mais de 700 esposas e concubinas, e por causa dessas serviu a MOLOQUE e ASTAROTE... Em lugar algum das Escrituras fala que Salomão se arrependeu do seu pecado...

Isto tudo sem levar em conta que estamos falando, acima, de um tempo antes de Cristo. Hoje em dia vivemos a graça, uma época diferente do tempo em que viveram Moisés, David ou Salmão...

Sexo fora do casamento é PECADO. Este é o ensinamento bíblico, para nós HOJE! O apóstolo Paulo exortou várias vezes a igreja primitiva sobre isso. Veja, mais uma vez, a passagem abaixo:

1Co 7:2 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

A que tipo de prostituição Paulo se refere acima? Por que ele manda cada um ter sua própria esposa? Ele manda cada um ter sua própria esposa, porque, não tendo a sua esposa, se fizessem sexo, estariam se prostituindo... Qual o nomezinho que se dá a prostituição de pessoas não casadas? É só ver em qualquer dicionário...

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 08/04/2008 17:44 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 17:39

Citação:
Jorge Gomes
Bem continuando com o pastor Caio Fábio, o pastor evangélico que é o terror de muitos legalistas, moralistas e neuróticos:

Paz do Senhor


Prefiro ficar com o que disse o APÒSTOLO Paulo do que com os ensinamentos de um pastor que apostatou da fé, traiu sua esposa e prega o homosexualismo como algo normal!

Com mais essa pérola do Caio, enviada pelo Jorge, vejo que esse pastor está no caminho errado do ensinamento bíblico!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:12

Citação:
David_
Prefiro ficar com o que disse o APÒSTOLO Paulo do que com os ensinamentos de um pastor que apostatou da fé


Não conheço esse Caio de lado nenhum, mas acho piada que, logo tu, venhas falar de alguém que apostatou... :-|

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:12

Em qualquer dicionário prostituição significa trocar sexo por dinheiro.

Só por completa ignorância ou enorme má-fé se pode confundir o sexo entre pessoas não casadas com a prostituição.

E já era assim na antiguidade.

Basta leres a Bíblia.

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:26

Citação:
JMA
Em qualquer dicionário prostituição significa trocar sexo por dinheiro.


Paz do Senhor

Pensei que a maioria das pessoas aqui fossem católicas... Se são, desconhecem o que prega o catolicismo!

Vejam o que é definido como fornicação pelos próprios católicos:

[catecismo-az.tripod.com]

[www.paideamor.com.br]

[www.montfort.org.br]

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 08/04/2008 18:34 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:41

Estamos a falar de prostituição. É o que refere Paulo no versículo que citaste.

E em qualquer dicionário prostituição significa trocar sexo por dinheiro.

Não estamos a falar de fornicação. Assim como no versículo que citaste Paulo também não falava disso.

Não tentes virar o discurso.

NOTA: Para além do mais, para quem defende a sola scriptura vais agora buscar o catecismo católico? Não tarda estás convertido.

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:43

E já que gostas do Catecismo, aqui vai:
P.90 PROSTITUIÇÃO

§2355 A prostituição vai contra a dignidade da pessoa que se prostitui, reduzida, assim, ao prazer venéreo que dela se obtém. Aquele que paga peca gravemente contra si mesmo; viola a castidade à qual se comprometeu em seu Batismo e mancha seu corpo, templo do Espírito Santo. A prostituição é um flagelo social. Envolve comumente mulheres, mas homens, crianças ou adolescentes (nestes dois últimos casos, ao pecado soma-se um escândalo). Se é sempre gravemente pecaminoso entregar-se à prostituição, a miséria, a chantagem e a pressão social podem atenuar a imputabilidade da falta.

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 18:57

Citação:
JMA
Estamos a falar de prostituição. É o que refere Paulo no versículo que citaste.

Amado... Fornicação é um TIPO DE PROSTITUIÇÃO!! Adultério e fornicação compõe aquilo que chamamos de PROSTITUIÇÃO! Ou a pessoa comete ADULTÉRIO, se for casado, ou comete FORNICAÇÃO, se for não casado! Em ambos os casos quem pratica tal ato comete PROSTITUIÇÃO.
Citação:
Não estamos a falar de fornicação. Assim como no versículo que citaste Paulo também não falava disso.

A prostituição a que Paulo se referia é a FORNICAÇÃO, o sexo de pessoas não casadas... Veja numa tradução católoica a mesma passagem:

para evitar a fornicação, cada um tenha a sua mulher, e cada uma tenha o seu marido." (I Cor VII, 1-2)


Veja ainda o que diz essa paróquia católica sobre fornicação:

[www.materpietatis.com.br]

Citação:
Não tentes virar o discurso.

NOTA: Para além do mais, para quem defende a sola scriptura vais agora buscar o catecismo católico? Não tarda estás convertido.

Procuro citar as fontes católicas para tornar mais dígno de crédito, por você e outros colegas católicos, os textos que envio!

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 08/04/2008 19:17 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 19:19

Ainda bem que foste buscar essas fontes.

Mas elas também falam de prostituição e mostram a diferença entre uma e outra.

Repararás que a prostituição é caracterizado por um pagamento dos actos sexuais. É assim caracterizada no catecismo, como nos dicionários.

E não é nada igual teres sexo a troco de dinheiro, ou sem ser a troco de dinheiro.

Porém, se nos mantivermos no texto bíblico,escreve Paulo no mesmo capítulo da Carta aos Coríntios ( 1.ª Coríntios 7)
Matrimónio e virgindade - 25*A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança.

Notemos bem: A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor

E porquê? Porque na Bíblia não existe nenhum preceito que determine como pecado o sexo entre solteiros.

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 19:36

Paz do Senhor


Não encontrei uma única tradução que traga o termo "solteiro". Inclusive a traduação "Ave Maria", que trás algumas tendências, usa o mesmo termo que a versão de Almeida usa...

I COríntios 7:25
25. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança.


Se são virgens, nunca fizeram sexo, em primeiro lugar... EM segundo, estaria o Apóstolo Paulo mandando as pessoas virgens se prostituirem? Estaria ele dando apoio para que essas pessoas fizessem sexo mesmo não sendo casados? Mesmo ele tendo falado no verso dois, que por causa da prostituição cada um tivesse sua própria esposa? Como você explica a passagem abaixo?

1Co 7:9 - Mas, se não podem conter-se, casem-se.


Sexo fora do casamento é pecado. Qualquer padre, bispo e até o papa ensina esse fundamento! Você discorda do papa?

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 08/04/2008 19:39 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 20:14

A New Jerusalem Bible diz:

"About people remaining virgin, I have no directions from the Lord, but I give my own opinion as a person who has been granted the Lord's mercy to be faithful."

Tradução bastante interessante.

Na Almeida actualizada diz:
"Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel."

A dos Capuchinhos diz
"A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança."

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 20:28

Utilizei a tradução da Bíblia dos Capuchinhos, que podes encontrar aqui no paróquias.

A citação é dessa Bíblia.
Matrimónio e virgindade - 25*A respeito de quem é solteiro, não tenho nenhum preceito do Senhor, mas dou um conselho, como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança.

Já agora informo-te que é utilizada a palavra grega parthenós que designa jovem (rapaz ou rapariga) não-casado/a.

Ora, não casado significa solteiro.

É assim que consta no original.

Quanto às minhas opiniões e às do Papa não coincidem sempre, nem é necessário que assim seja.

Existe um belíssimo livro, muito pequeno, de François Varillon, denominado "Síntese da Fé Católica" .

Já falei dele aqui.

Eis um texto breve sobre a fé cristã.
Intencionalmente ficou-se naquilo que parece essencial. Quase diríamos: o essencial do essencial. O núcleo, por assim dizer. O de hoje e de sempre - imutável e irredutível.


Compreenderás que mais de um bilião de católicos concordam no essencial e têm ideias diversas quanto ao resto.

É essa diversidade que faz a riqueza da Igreja.

João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 08/04/2008 20:29 por JMA.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de April de 2008 20:36

Lendo com atenção todo o capitulo 7 da 1ª de Coríntios, nota-se perfeitamente que todas aquelas recomendações eram ao gosto de Paulo e não nenhum mandamento.
É evidente que apenas para os casados existiam restrições, aos solteiros não.

E Paulo neste aspecto era realmente um grande chato. Bem que alguém falou que por vontade dele a espécie humana acabava. hehehe


7:24 Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado. (opinião de Paulo)

7:25 Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.

7:26 Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.

7:27 Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.(opinião de Paulo que especifica a ideia presente em 7:24)

7:28 Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.

7:29 Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; (este conselho era chumbado no TC, pois vai contra o crescei e multiplicai-vos... ai Paulo a falta q Freud te fez)

7:30 E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;

7:31 E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

7:32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;

7:33 Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

7:34 Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

7:35 E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma. (é notório que Paulo tinha um problema com o sexo oposto...)

7:36 Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.

7:37 Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.

7:38 De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.

7:39 A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

7:40 Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o Espírito de Deus.



Usei uma Biblia online não católica, que é para o David_ não começar com desculpas. O site é Baptista, logo evangélico.
[www.lagoinha.com]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 08/04/2008 20:44 por Lena.

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 6 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.