Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9
Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 14:50

pontosvista,

de acordo que devem ser feitos todos os esforços para que uma relação - qualquer relação - resulte. Concordo que, pelas suas especiais características, o casamento deve ser objecto do referido esforço suplementar.

Mas isso não obsta a que possa existir um problema insuperável que não permite a manutenção da vida em comum. Habitualmente isso tem a ver com um dos cônjuges, e foi isso que eu designei por "erro sobre a pessoa".

Existe alguém, pelo menos um deles, que torna impossível a manutenção da relação. E esse problema não foi previsto nem por ele, nem pela outra parte. Que fazer?

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 14:58

Cassima

Eu acho que é igual nos dois casais. Se o segundo casal viver junto ou mesmo que estejam em namoro, se cometerem infidelidade, é imoral.

Onde estão as nossas responsabilidades? Ou somos sinceros, honestos ou não!

As minhas amigas, e mesmo no meu trabalho dizem; gosto de ti, por seres uma pessoa honesta e sincera. (Tenho um prazer enorme em ter esses dons)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de April de 2008 20:31

Os meus amigos, e colegas de trabalho, dizem: ai rapariga, não sei como consegues ter paciência para responder a essa gente doida ( E eu calo-me, pois nem eu entendo. Será dom?)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 14:35

Tilleul

No que ficaste? Concordas em viver juntos que seja uma vida digna?

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 14:55

Não é a situação que eu escolheria para mim mas não reconheço nem imoralidade nem vejo de indigno.

Continuo sem resposta a questão onde está a imoralidade ou como dizes agora, ser uma vida menos digna.

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:18

Citação:
Lena
Os meus amigos, e colegas de trabalho, dizem: ai rapariga, não sei como consegues ter paciência para responder a essa gente doida ( E eu calo-me, pois nem eu entendo. Será dom?)

Hehehe... É dom sim, paciência e bom humor são belos dons.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:22

Fire

O ser mentiroso é um dom que para mim desprezo!!!

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:36

Ana,

Simples então, não contes mentiras.



Editado 2 vezes. Última edição em 04/04/2008 15:37 por firefox.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:37

Espetas ai cada uma!

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:39

O bom julgador, por si se julga:-)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:42

Recordo com saudade as palavras do Luis; tens mais de fire do que de Fox:-)))

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:52

Talvez seja por pensar assim que anda sempre se auto-elogiando por aqui, e se calhar ainda tem a certeza de ser a mais humilde de todas.

Vai, larga do meu pé se não quiser ouvir depois o que talvez não vá gostar. O que vc acha ou deixou de achar pouco interessa.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/04/2008 15:56 por firefox.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 15:58

Amen!

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 17:29

De todos os fórum nunca nenhum ouviu dizer; tu és uma pessoa sincera? Deve ser palavra rara:-) A quem já lhes foi atribuído a palavra sincera/o se pronuncie!

Aqui usam muito esta palavra também; "I trust you." quem não gosta de ouvir? Se gosto!!!

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 20:04

A autocrítica é bem mais curtida, mas podemos fazer uma lista de elogios recebidos num tópico novo.
Sugiro o título "Gaba-te, cesto, que vender-te quero!"

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 04 de April de 2008 20:41

Citação:
Tilleul
Não é a situação que eu escolheria para mim mas não reconheço nem imoralidade nem vejo de indigno.
Continuo sem resposta a questão onde está a imoralidade ou como dizes agora, ser uma vida menos digna.

Em comunhão


Paz do Senhor


Tudo o que classificamos como certo/errado, bem/mal, moral/imoral, leva em conta o princípio que cada um tem em mente para poder classificar um ato.

Para alguns orientais, ter várias mulheres é lícito e honroso. Para um índio não é imoral andar nu. Para alguns outros não é imoral o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Mas, e para o cristão? Baseado em quais princípios o cristão julga algo como certo ou errado? É coerente o cristão ver como normal e assim, como não imoral, o casamento de pessoas do mesmo sexo? É coerente o cristão achar correto o sexo antes do casamento?

Tudo depende muito dos princípios com os quais a pessoa julga um ato. Segundo a doutrina bíblica cristã é imoral e assim, pecado, o sexo antes do casamento.

Que o Senhor nos ABençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 04/04/2008 20:44 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 04:20

O quê David?? Sexo antes do casamento é imoral, pecado segundo a doutrina Bíblica?? Onde é que está lá a falar isso?? É como vc disse "Tudo o que classificamos como certo/errado, bem/mal, moral/imoral, leva em conta o princípio que cada um tem em mente para poder classificar um ato." Se vc tem em mente que o sexo antes do casamento é algo impuro é porque os olhos do seu entendimento assim acham. O que a Bíblia fala é de fornicação, agora o que cada um entende por fornicação é outra coisa. Pra mim fornicação é andar a curtir de gaja em gaja, agora um namoro sério onde haja amor, desde quando fazer sexo com a nossa mais que tudo é fornicar??? Só se for pra vc...
Quanto ao mais um texto que gosto e que transmite muito bem o que penso a respeito:


“Quanto ao sexo, tenho a dizer o seguinte:

Sexo sempre é pecado e nunca é pecado.

Sexo não é nada e é tudo.

O que faz do sexo pecado ou algo santificado, são os seus praticantes.

Desse modo, quando há amor, nunca há sexo antes do casamento.

Quando há amor o sexo é o casamento.

Se há “casamento” mas não há amor, o sexo é pecado.

Portanto, sexo “antes ou sem” casamento, é sexo onde dois transam sem amor.

Mas sexo sem amor durante o “casamento” é pecado também.

O pecado é sexo sem o casamento no amor.

E casamento não é algo que aconteça de fora para dentro.

Só acontece de dentro para fora.

É como tudo mais que tem valor para Deus: procede do coração.

O “casamento” é como o “batismo”—um símbolo visível de uma realidade invisível, e que o precede como símbolo a fim de que seja verdadeiro.

“Batizar-se” sem que já se tenha sido antes batizado pela “fé em Cristo”, é um rito sem sentido—pura e boba religião!

“Casar-se” sem casamento é a mesma coisa.

Diante de Deus é tudo igual.

Para os homens é que não é pecado alguém se batizar na “igreja” sem ter sido batizado no Espírito, num ato invisível e particular.

O casamento, todavia, recebeu esse estigma da religião.

Eu, todavia, creio sempre naquilo que é. E acho que o valor do que se faz como simbolização exterior, sempre tem que ser precedido por uma verdade interior.

Assim, sexo não é nada, e é tudo.

Depende de quem o faz, de como o faz e de com que atitude o faz.

Sem amor nada disso me aproveitará.
Inclusive transar!

A impureza à qual a Bíblia se refere não é apenas a promiscuidade sexual. Pode ser também o “uso” sexual sem amor, ou por interesse, mesmo entre “casais-casados”, e que praticam sexo sem amor. Nesse caso, o homem “comparece com a patroa” e a mulher dá ao homem “o que lhe é de direito”.

Em razão disso é que há muita prostituição dentro de “casamentos”. Mulheres que não amam, que sentem até nojo de seus “maridos”, mas que “dão” pra eles por causa da grana, da estabilidade, etc…

E maridos que “comparecem” ou apenas “usam” a mulher, apenas para ter onde “aliviar” a pressão. E o “preço” é a estabilidade que um dá ao outro. Sem falar que em muitos casos ambos tem seus “casos paralelos”.

É por isso que muitas meretrizes nos precedem no Reino de Deus. Elas, pelo menos, não chamam de “casamento” o negócio da esquina, e vão logo dizendo quanto custa e que tempo vai durar.

A Bíblia fala muito da dissolução. Ora, a dissolução sexual não faz mal a Deus. Deus não cresce e nem diminui com nada do que eu faço ou deixo de fazer com minha vida, muito menos com meus órgãos genitais.

A dissolução é pecado apenas porque faz mal ao homem. Dilui o ser. Tira a essência, a solução interior. Daí ser dis-solução. E esse mal acomete a quem o pratica. Deus não fica menor.

E que mal é esse que a dissolução produz?

Ora, ela deixa o seu diluído, pastoso, impossibilitado de experimentar qualquer forma de amor denso. Daí o dissoluto não conseguir amar e nem tampouco ser fiel a ninguém. Sem falar que a proliferação de experiências sexuais não deixa ninguém experiente para a vida, para o vínculo, para o relacionamento. Apenas deixa o individuo com “mil memórias” para comparar; e, assim, aumenta sua insatisfação com um único parceiro, visto que ele está sempre sendo remetido para as fantasias de outros tempos.

Sei que pra uns sou avançado demais. Pra outros sou careta demais.

E eu, o que penso?

Bem, eu não estou nem aí!

Sei que o que digo é verdade, conforme o Espírito da Palavra e de acordo com o que Jesus ensinou como sendo verdadeiro diante de Deus.

O sexo é tudo, quando há amor. E nada sem amor. O resto, quando duas pessoas se amam, e vão se casar, é questão de consciência. Cada um tem a sua. Eu não vou dizer: Vão lá e transem.

Afinal, tudo o que não provém de fé, é pecado. Não pela coisa em si, mas pela pratica sem o endosso da consciência, que é a paz da fé.

Eu não teria problemas. Mas eu só falo de mim. Tem gente que faz distinção entre dia e dia, entre comida e comida. Pra mim todos os dias são iguais, e pela ação de Graça todos os alimentos são santificados.

Pecado é o que Deus imputa. E sem fé nada agrada a Deus. E a fé tem que ser sua, não a minha.

Assim, meu amigo, exponho aqui o que penso. Mas a decisão é de vocês dois.

Receba meu carinho e minhas orações!

Nele, em Quem a vida é simples,

Caio”

(Texto retirado de uma carta do site www.caiofabio.com da carta ” ELA SE CONVERTEU E MANDARAM ELA PARAR DE TRANSAR COMIGO!“)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 17:24

Jorge

Ter 2 ou 3 namoradas e fazer sexo com todas durante o namoro é amor? Ou fornicação?

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 18:02

Oh Ana, desculpa lá... mas o que é que isso tem a ver com viver junto ou relações sexuais pré-matrimoniais???

Não sei como foram os teus namoros, mas o namoro implica uma relação de exclusividade e fidelidade. Independentemente se se vive juntos ou não.

Porque tens que misturar alhos com bugalhos? Viver juntos não tem nada a ver com fornicação.

Se vives juntos, tens obrigação de exclusividade e fidelidade. Tal como namoro.

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de April de 2008 22:34

Eu não respondi ao que escreveste, mas sim ao Jorge!

Eu quanto a mim presumo que isso seja fornicação!

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.