Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9
Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 19:16

Tilleul

Conheco aqui algumas jovens que já viveram com namorados e depois voltaram à casa da mãe!!!

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 19:20

Where?

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 19:22

Fórum SACRAMENTOS

João (JMA)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 20:05

Tilleul
não vale a pena... e acredita que há bem pior.
Há quem ache que um simples beijo na boca já é pecado!!!
É tudo tão estupidamente sem sentido.

Sorte teve a adultera que (não) foi julgada por Jesus. Imagina a pobre coitada nas mãos de alguns daqui.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 20:52

Citação:
Tilleul
Primeiro que o casamento não é garante de sucesso na relação. Segundo que não é o casamento que revela a profundidade do amor do parceiro.
Nos casamentos não religiosos, será que o amor é menos profundo que num casamento de indole religiosa?

Normalmente, para os pseudo-moralistas o que menos conta é o amor. Valem mais, para os guardas-da-vida-alheia, as leis das aparências.

E já que desfilam agora as teorias, vão mais umas:
- o pai oferece a virgem vestida de branco e ornamentada com flores ao noivo como os antigos pagãos ofereciam as filhas para o sacrifício às bestas;
- o casamento sem amor é a prostituição sacramentada pela igreja;
- e nesses casos essa faz papel de alcoviteira que gerencia prostituição barata, sexo em troca de casa e comida;
- enfim...

Embrulha o estômago esses que se acham puros só porque não esfaquearam ainda os pais. Ainda que se mantenham virgens até a caduquice, ou mesmo que só façam sexo vestindo lençois com buracos, com a ampuleta marcando tempo e a licença do padre, isso não confere nenhuma pureza adicional. Pior ainda se, agindo assim, acham-se no direito de acusar todo mundo só porque são diferentes - teriam feito melhor se tivessem freqüentando orgias mas não se julgassem deuses. Até as prostitutas entrarão primeiro no reino dos céus do que alguns fariseus doutores da lei. Ninguém lembra dessa passagem?

Citação:
Tilleul
Volto a perguntar onde está a imoralidade de viver juntos?

Duvido que consigam te responder isso.

Abraços.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/04/2008 21:15 por firefox.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 21:07

Ana,

Eu conheço algumas senhoras casadas que só por caridade dos respectivos maridos ainda não foram recambiadas para as senhoras suas mães.

Volto-te a perguntar mais um vez, onde está a imoralidade de viver junto antes do casamento?

Senão respondes pergunto-te como perguntas-te à Lena, que andas aqui a fazer?

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 00:01

Citação:
Ana
Rui B
Tu pensas em juntar-te antes de casar? Gosto muito das ideias de alguns jovens!:-)
O que vale é que tenho o RSS configurado para assinalar mensagens como o meu nome, senão este post tinha-me passado...

Sinceramente respondo que não. Desde sempre que para mim o casamento marca a mudança. No dia antes sou solteiro e vivo sozinho (ou com os meus pais), no dia seguinte já vivo com a minha mulher. Não me faz sentido que seja de outra maneira.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 02:12

Rui

Obrigada por participares:-)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 02:20

Tilleul

E imoral por que vai contra a lei de Deus. Chama-se adultério.Jesus não condenou a adultera, mas disse que ela não voltasse a pecar.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 02:26

Tilleul

O Rui B é um jovem de 25 anos.

Rui... Parabéns Pelo Teu Aniversário, Ainda Vai a Tempo? :-)

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 05:33

Citação:
Ana
E imoral por que vai contra a lei de Deus. Chama-se adultério.Jesus não condenou a adultera, mas disse que ela não voltasse a pecar.

É então o casamento civil imoral? Ou casamento judaico ou muçulmano?

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 11:27

Penso que o viver juntos antes de casar é uma ilusão. Parece-me que para ver se o casal consegue viver junto nos primeiros anos de casados basta um namoro bem feito entre pessoas maduras e equilibradas. Quanto ao que vem depois (alterações na vida, filhos, desafios profissionais, etc.) o ter vivido juntos antes serve de muito pouco ou quase nada.

O casamento é um compromisso para a vida, para o imprevisto que marca a vida. Querer experimentar para ter garantias antecipadas parece-me ingenuidade. Só temos a certeza que a experiência correu bem no fim da vida.

Em algum momento é preciso decidir: quero um compromisso para a vida ou quero estar à experiência a vida toda, sem nenhum compromisso.

pontosvista

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 12:51

Muito bem Pontos de Vista. Bom ponto de vista.

Mas onde está a imoralidade em viver juntos?

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 13:57

Tilleul

Para que haja equilíbrio, espero que também conheças alguns senhores casados que só por caridade das respectivas esposas ainda não foram recambiados para os senhores seus pais.
:-P

Cassima

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 14:15

Oh sim conheco...

Ainda a respeito disto... qual a imoralidade subjacente ao viver juntos?

Não existem relações não "oficializadas" que são tão ou mais sérias que aqueles de papel passado?

Eu compreendo que um periodo probatório possa ser difícil de aceitar para os nossos moldes de sociedade mas em termos bíblicos ouve muitas vezes situações que podemos dizer menos morais que serviram para Deus fazer o mundo andar. Bigamia, servas que engravidavam sem sequer existir um casamento, incesto e um rol de situações estranhas. Será que todas estas coisas eram dignas ou morais? Muito provavelmente não e muitas situações são reprováveis.

Não era o casamento um contracto que visava proteger os direitos dos que eram considerados mais fracos, as mulheres?

As mulheres não trabalhavam, cuidavam dos filhos e da casa. Um homem cansava-se e lá a mandava recambiada para casa. Ou um homem queria simplesmente a honra da dita, prometia isto e aquilo. Mas depois via uma melhor e lá ia ele e ela ficava para trás.

Graças a Deus o mundo evolui e a base das relações deixou de se basear no medo e as mulheres já não dependem dos homens.

Por isso tendo em conta isto será que viver juntos corresponde a adultério como a Ana quer fazer passar? Quantos amigos temos nós que vivem juntos e que a relação é séria como um casal casado?

Será que um casal que não casa por não acreditar vive em situação imoral?

Em comunhão

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 14:37

Tilleul

Eu ainda não exprimi a minha opinião sobre o assunto.

Assim, à tua pergunta, respondo que depende. Depende das pessoas e das situações. Um casal pode viver junto ou civilmente casado, sem imoralidade nenhuma, construindo a dois uma vida digna.

Mas para alguém que leva a religião a sério, não vejo como podem querer construir uma vida a dois sem a bênção de Deus, como pode ser Deus o único que não é convidado para o casamento. Mas apenas tem nexo se as pessoas o sentirem. Casar pela igreja apenas pela festa não faz grande sentido. Não casar religiosamente (sem haver impedimento, claro) e depois desejar baptizar os filhos, também não me parece ter muita lógica.

Quanto à experiência, gostei da mensagem do pontosvista.

Cassima

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 14:58

tilleul

Se uma pessoa que não acredita, não é católico, que anda aqui a fazer? A baralhar os outros? Eu quando falo, falo pelos católicos.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 20:14

Nunca é demais relembrar as regras do fórum.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 20:45

Citação:
Ana
Tilleul
E imoral por que vai contra a lei de Deus. Chama-se adultério.Jesus não condenou a adultera, mas disse que ela não voltasse a pecar.


Oi Ana, paz do Senhor...


Você falou tudo em poucas palavras, querida.


O grande problema, é que vivemos uma época em que os princípios bíblicos cristãos são considerados "ultrapassados" para a sociedade. Uma sociedade má e corrupta, onde o certo é viver junto, pois casar é algo antiquado... Onde o certo é não dizer que é errado e ACEITAR, o "namoro" e "casamento", entre pessoas do mesmo sexo...

Os princípios cristãos estão sendo deixados de lado, pois as pessoas estão mais interessadas no seu interesse e prazer pessoal a obedecer a Palavra do Criador.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 02/04/2008 20:49 por David_.

Re: Por que os casais de hoje vivem juntos antes de casar?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 02 de April de 2008 20:58

Cassima,

A pergunta que foi feita é simples, onde está a imoralidade do viver juntos. Tu respondes com um depende. Se tu respondes depende então a imoralidade não está no viver juntos em si mas nas outras coisas que podem estar presentes nesta situação ou em qualquer outra relação.

Um pouco de exemplos. Dois casais, um casado, outro não. Em ambos os casais há infidelidade, obviamente são situações imorais. Há adultério, há engano, há mentira. Em qual destes casais a situação é mais imoral?´

A resposta que tu deste e que o ponto de vista dá não tem directamente a ver com a moralidade ou não do viver juntos mas antes com o significado e a importância do casamento enquanto sacramento.

Estou de acordo com o Pontos de Vista que se um namoro for bem vivido não há dúvidas quanto à necessidade e importância do casamento enquanto sacramento para os crentes. Estou de acordo também que na maioria dos casos não há necessidade de experiências. Mas se isto é imoral? Desculpa aqui eu não vejo imoralidade.

Se se vê imoralidade num casal simplesmente que vive junto, esta também estaria num casal casado pelo civil ou por outra religião qualquer.

Em comunhão

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.