Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Diácono Permanente...
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 14:05

Caros Irmãos,

Gostaria de expor uma dúvida, quais os requisitos para se ser um Diácono Permanente ? Requesitos que a Igreja Católica obrigue, quer a nível pessoal, escolar, saber, etc...

Quais as suas principais funções ? (Tenho uma ideia de quais sejam, mas queria aprofundar, com o vosso "input")

Obrigado.

Saudações

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 10 de April de 2008 10:21

Caro irmão, em Cristo,
penso que o mais importante para aceder ao Diaconado Permanente é uma situação que a mim me parece demasiado subjectiva: tem de existir um convite formal da comunidade expressa pelo pároco.
Ao contrário do ingresso nos seminários em ordem ao sacerdócio, o candidato diácono permanente é alguém que não solicita nem apresenta a sua situação, mas porque se destaca na comunidade e, se o pároco achar que deve convidá-lo, é feito esse convite.
Eu estou numa situação parecida com aquela que, presumo, o amigo está: gostava de ser Diácono.
No meu caso, já me apresentei ao meu pároco nesse sentido, mas ele não parece muito para aí virado. Se calhar acha que os diáconos lhes tiram o lugar.No entanto, trabalho imenso em favor da comunidade: canto, catequese, órgão, liturgia, etc. Mas nem por isso o meu pároco me fez o tão desejado convite. Eu fui seminarista oito anos(até ao 2º ano de Teologia).
Acho que só nos resta rezar muito e pedir para que DEus ilumine os nossos párocos que podemos ser um contributo valiosíssimo.
Desejo que também consiga realizar a sua vocação.
Um abraço.
Anselmo Alves

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 22 de April de 2008 16:13

Saudações cristãs.
Acerca do Diaconado....tenho pensado: porque não trocarmos opiniões, através deste Tópico, todos aqueles que, como eu, gostariamos de aceder a esse ministério ordenado e apoiar-mo-nos mutuamente, no sentido de ultrapassar as dificuldades inerentes ao processo de acesso ao Diaconado e, essencialmente, não desanimarmos.
Pessoalmente, necessitaria de mais alguma luz sobre este caso. Na minha comunidade, como já disse, o meu Pároco não é sensível a estas situações ( ou pelo menos não demonstra).
Se alguém tiver sugestões que sirvam para o meu caso e, eventualmente, para outros similares, agradeço imenso.
Por enquanto, vou fazendo o meu melhor com toda a consciência de cristão, colaborando em tudo o que seja necessário, especialmente na pastoral ligada à animação litúrgica:algumas Celebrações da Palavra e Marianas, canto coral, órgão e catequese.
Muito obrigado.
Um abraço.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: anselmo alves (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 14:00

Saudações cordiais.
Parece-me que neste forum são apresentadas muitas opiniões, umas mais válidas do que outras, mas todas nos merecem respeito sagrado.
Todos sabemos que a temática do Diaconado Permanente está em pé mais do que nunca, porém dá-me a sensação que há um comodismo enorme por parte dos possíveis candidatos.
É tempo de meditarmos nesta vertente apostólica. É uma das etapas do sacramento da Ordem.
Vamos falar disso, vá lá.
Saudações.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2008 17:34

Caro Anselmo Alves:

Aqui fica um «link» para um «site» dedicado inteiramente ao Diaconado Permanente. Em espanhol. Merece uma visita.

Alef

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 05 de June de 2008 17:34

Creio que há alguns equívocos no que aqui foi dito.
O ponto essencial é que o candidato ao diaconado se sinta como um verdadeiro vocacionado, ou seja, o primeiro passo deve partir dele e não da comunidade (ao estilo de aclamação pública).
Naturalmente que a comunidade deve ter alguma palavra a dizer, quanto mais não seja nas proclamas, para assim atestar a idoneidade do candidato. Tanto é assim que, à imagem dos presbíteros e diáconos de transição, os diáconos permanentes devem entregar ao seu bispo uma declaração escrita atestando que quer e vai receber de modo livre e espontâneo a sagrada ordem.
Quanto a alguns aspectos mais práticos em termos de pré-requisitos: 1) A mais óbvia é ser homem; 2) Idade: Se não for casado deve ter no mínimo 25 anos e se for casado só depois de completar 35 anos e com consentimento da esposa; 3) Antes de receber a sagrada ordem, requer-se que receba os ministérios do leitorado e acolitado (com 6 meses de intervalo); 4) Receber uma preparação filosófica e teológica adequada.

Formação:O programa de formação deve durar pelo menos três anos, para além do período propedêutico.
Funções: Distribuição da comunhão, função catequética, reposição do Ss.mo sacramento e assistência aos moribundos, pregação, assistir a matrimónio e administrar bens.

Pessoalmente creio que não deve haver qualquer tipo de receio quanto aos diáconos. Eles nunca irão substituir os sacerdotes, até porque não o podem mesmo que queiram. Devem antes ser tidos como colaboradores próximos do bispo e sacerdotes e uma verdadeira bênção para a Igreja.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de June de 2008 22:00

1) A mais óbvia é ser homem;

PORQUê?

católica praticante

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 01:18

Cara Católica Praticante,
Eu sei onde quer chegar, mas volto a afirmar que é óbvio.
Conhece alguma diaconisa? Se deve ou não haver diaconisas, tal como já houve em tempos passados, isso é outra história. Agora, o Tecno fez uma pergunta muito concreta e eu procurei responder segundo as normas da Igreja.
Se quiser reflectir sobre a pertinência ou não de abrir este grau da ordem às mulheres, é outra questão.
Segundo as actuais normas da Igreja, ser homem é pré-requisito óbvio. E isto sem qualquer sarcasmo nem segundas leituras.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 10:26

Não me parece nada óbvio. Tanto mais, que, como reconheces haver diaconisas faz parte da tradição da Igreja.

"
Citação:
Segundo as actuais normas da Igreja, ser homem é pré-requisito óbvio"
Tal prérequisito continua a não ser tão claro e óbvio para mim.
Fazem alguns testes genéticos para determinar a identidade de género?

Ou basta a palavra do sujeito a dizer que é homem?

E se for transexual ?

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 07/06/2008 10:27 por catolicapraticante.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 12:00

De facto, esse tipo de resposta é de quem não tem argumentos a não ser querer ver um "machismo" em toda a realidade da Igreja.
Houve diaconisas... basta perceber um pouco de história para saber em que contexto elas surgiram. Mas "houve" é diferente de "há". Isso é uma realidade: não há diaconisas e, portanto, torna-se óbvio que para ser diácono tem de ser homem. Ponto final. É o que está escrito no Direito Canónico, não vale a pena discutir. Tal como disse, discutir a pertinência de voltar a ordenar mulher é outro assunto. E para isso abro-me ao diálogo.
Não percebo porque lhe causou tanto impressão eu afirmar que é preciso ser homem, a não ser um preconceito machista da sua parte. Quanto ao seu último argumento, é também óbvio que não se faz exames e a senhora sabe perfeitamente disso. O que se calhar não sabe é que se for mulher, fazendo-se passar por homem, a ordenação é inválida, bem como tudo o que o "dito homem" fizer: casamentos, baptizados, etc. Trata-se, portanto, de um grave problema de consciência entre o impostor e Deus. Mais uma vez, é óbvio que tem de ser homem. É um facto.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 12:03

Permita-me dizer mais uma coisa, sem qualquer maldade. A senhora não me conhece nem eu a conheço a si. Se me conhecesse veria que o seu discurso reivindicativo era totalmente desnecessário. Podemos dialogar abertamente. Não necessita estar sempre a citar-me e a tentar rebater o que digo. Não é uma batalha.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 12:29

Jacob:

Não se trata de "discurso reivindicativo, nem de de nenhuma questão de machismo ou feminismo, mas de necessidade de esclarecimento.

Repito, quando diz que um dos requisitos biológicos para exercer a função de Diácono é " obviamente ser homem", a Igreja exige a realização de testes genéticos, de marcadores hormonais ou de testes psicológicos?

É que isso de ser "homem" ou mulher não é assim tão "òbvio" como parece e a identidade de género tem muitas nunaces e variações, mesmo em termos "puramente" biológicos.

"
Citação:
é também óbvio que não se faz exames"

Então, como é óbvio não temos acerteza que todos os diáconos são efectivamente homens.

Em bom rigor, um transexual pode ser diácono.

Mas uma mulher não.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 07/06/2008 12:31 por catolicapraticante.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Jacob (IP registado)
Data: 07 de June de 2008 12:50

Bem, vai-me desculpar mas não vou continuar o debate. Aconselhava primeiro a inteirar-se sobre a realidade dos seminários e das ordenação. A que leia primeiro os documentos da Igreja sobre esta materia, bem como os diversos pareceres do Vaticano e ainda um pouco da História da Igreja.
Depois continuamos a conversa. Caso contrário, vai ser uma conversa de surdos que não leva a lado nenhum.
É que a senhora, tal como em variadíssimos comentários que faz noutros sítios deste forum, opta sempre por citar o que outros dizem e tentar desconstruir. Seja original, avance na reflexão teológica, em vez de questionar o que os outros dizem.
Só que isso implica estudar, reflectir primeiro.
Já por várias vezes disse que me abria ao diálogo sobre a ordenação das mulheres e a senhora nunca o quis fazer. Talvez isso seja sintomático! Espero que da próxima vez que escrever aqui seja para avançar verdadeiramente na reflexão e não para rebater o que eu digo.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/06/2008 12:51 por Jacob.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Mayra Veiga (IP registado)
Data: 28 de August de 2009 17:10

Olá,
Perdoem a total ignorância.
Gostaria de saber se um diácono pode divorciar-se e casar-se novamente.
Obrigada.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de October de 2009 00:15

Olá Mayra

Se eventualmente conheces alguém que era casado e depois foi ordenado diácono e depois passou a viver com outra...como sabes é uma situação de adultério.

Eu até conheço...fui à ordenação e...há uns tempos soube que vivia com outra mulher (não com a esposa dele).

Tive muita pena de que isso lhes tivesse acontecido.
Como mudou de localidade nunca mais tive oportunidade de encontrar esta família.
Não faço ideia se foi ao registo para fazer um contrato com a segunda pessoa.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: carlos leme (IP registado)
Data: 25 de August de 2010 10:53

Bom dia

Eu gostava de saber o que tenho que fazer para me propor a diacono permanente, na verdade sinto que poderei dar mais de mim em favor de Cristo, e dasua igreja, estive a pesquizar e encontri este site.
Será que tenho que ir falar directamente com o Bispo da diocese ou mesmo processa-se atravez do paroco da minha paróquia?

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de August de 2010 16:17

Citação:
carlos leme
Bom dia
Eu gostava de saber o que tenho que fazer para me propor a diacono permanente, na verdade sinto que poderei dar mais de mim em favor de Cristo, e dasua igreja, estive a pesquizar e encontri este site.
Será que tenho que ir falar directamente com o Bispo da diocese ou mesmo processa-se atravez do paroco da minha paróquia?

Boa tarde Carlos.

O melhor é procurar o pároco, pois ele saberá indicar o procedimento correto. O procedimento poderá mudar de acordo com cada diocese e as recomendações do bispo local, mas algumas coisas são de praxe, como a necessidade de receber uma formação especial que será oferecida pela igreja ao candidato. Claro que, se tiver acesso ao bispo da sua diocese, ele esclarecerá todas as suas dúvidas, mas normalmente é muito mais fácil falar com seu pároco.

Boa sorte. Deus te abençoe.

Re: Diácono Permanente...
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 28 de August de 2010 13:15

Bom dia Carlos.

Não deve falar com o bispo; deve expôr isso ao seu pároco.

Em Portugal, infelizmente, quem diz se alguém tem vocação para o diaconato é a Igreja. Não é visto com bons olhos o "auto-propôr-se" para ser diácono permanente.
Enfim, manias... fazer o quê?

Envolva-se nas actividades da sua paróquia, apresente esse seu desjo ao pároco e.... aguarde.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.