Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de March de 2008 23:23

É possível que muitos tenham feito esta pergunta.

É possível também que muitos já saibam a resposta, mas aqui fica uma pequena explicação para quem não saiba ou queira recordar. Uso o conteúdo de um e-mail que tem circulado na net.


A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.


Alef

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 21:56

Interessante!

Obrigada, Alef

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 17 de March de 2008 00:35

Por acaso eu este ano fez-me confusão começar o 2º semestre da faculdade para logo entrar de férias, eu nem fui às aulas pra fazer uma directa, agora só daqui a 220 anos, já não estarei cá pra ver.

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 20:20

Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Edmonton, Canadá


PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA PARA A SEMANA SANTA ( OU TRÍDUO PASCAL)


Quinta-feira Santa: às 19:00 horas (7:00 PM)

Sexta-feira Santa: às 15:00 horas (3:00 PM) Cerimónia da Paixão do Senhor; Adoração da Cruz; Sagrada Comunhão. Às 19:00h (7:00 PM) Exercício da Via-Sacra.

Sábado Santo: Vigília Pascal às 21:00 horas (9:00PM) Benção do Fogo e da Água Baptismal; Missa da Ressurreição do Senhor.

Domingo de Páscoa: Horário como todos os Domingos


Uma Feliz Páscoa para todos...

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 21:51

Alef

Há alguma referencia biblica em relação a lua em decrescente?

Pergunto porque me parece que também a sexta-feira santa a Lua já estará a decrescer.

Cristina

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Teorema (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 01:10

O primeiro Concílio Geral da Igreja (Nicéia, 325dC) determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março), podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual.

Neste ano, a lua cheia acontece no dia 21 de março. Assim, a Páscoa será no dia 23 de março, que é o primeiro domingo após a lua cheia. No ano que vem, a Páscoa será em 12 de abril. As datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (tem início na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior), Sábado da Solene Vigília Pascal (o “sábado de aleluia”, na véspera), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).

[www.santaluzia.org.br]

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 21 de March de 2008 10:31

Ana

Obrigada por colocares os horários. Vejo que são como aqui, em Portugal.

Sabes, até gostava de dar um saltinho a Edmonton e ir aí pelo menos à Vigília Pascal...já não dá para ir a mais nada...

Eu vou aqui nesta terrinha deste país lindo plantado à beira-mar.

BOA PÁSCOA para todos, com muita alegria



Editado 1 vezes. Última edição em 21/03/2008 10:33 por Maria José Ribeiro.

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 10:29

A propósito da visita do papa aos EUA, ele visitou uma sinagoga e foi dito que estava a ser celebrada a Páscoa judaica. Ora eu pensava que as duas Páscoas (a cristã e a judaica) seguiam as mesmas regras de marcação da data.

O que há (houve) de diferente?

Cassima

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 10:45

Citação:
A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.
O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

[astro.if.ufrgs.br]
Descansai!!! :) É um site de Astronomia hehehe

Esta página está bem engraçada ---> Medidas de Tempo

E para os mais brincalhões um jogo de calendários ---> Calendar Converter

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 30/04/2008 10:52 por Lena.

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 10:58

Estás a ver, Lena, no que dá a preguiça de fazer umas pesquisas?!! :))

Obrigada pela info. Pensava mesmo que andavam as duas datas atrás da lua. :)

Cassima

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 11:29

E andam, só que de maneira diferente, pois enquanto o calendário hebraico é todo lunar o nosso é solar. Isto dá estas confusões de festas móveis, calculadas pela lua num calendário solar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Por que razão a Páscoa de 2008 é tão cedo?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de May de 2008 14:40

Aqui está, bem explicadinha, a diferença que aconteceu entre as duas datas, este ano. :)

Retirei a informação do blogue História das Palavras. Este site é muito curioso. O autor apresenta a história da origem das palavras que, por qualquer razão, lhe suscitaram o interesse (e que, à conta disso, proporcionam contos que valem a pena ler).

Cassima





A hóstia e o pão ásimo

Pessah dos judeus e a Páscoa dos cristãos estão intimamente relacionadas. Na realidade, são a mesma festividade, mas encarada sob pontos de vista históricos diferentes. Os judeus lembram a libertação da escravidão do Egipto; os cristãos recordam a morte e a ressurreição de Jesus.

Segundo os Evangelhos, Jesus estava precisamente a celebrar a ceia judaica de Pessah, com os seus discípulos, quando foi preso pelos soldados romanos.

Teoricamente até coincidem nas datas em que são comemoradas: segundo o calendário lunar judaico, a festividade tem uma data fixa: principia no dia 14 do mês de Nissan. Como os meses lunares principiam com a lua nova, o dia 14 será mais ou menos o da lua cheia. Em relação ao calendário solar, que todos seguimos na vida laica, é uma festa móvel.

A data da Páscoa cristã foi fixada no primeiro concílio de Niceia, no ano 325. É comemorada no primeiro domingo, depois da lua cheia da Primavera (no Hemisfério Norte, ou do Outono, no Hemisfério Sul). Portanto, teoricamente, será no domingo mais próximo do tal 14 de Nissan dos judeus, em Março ou Abril do calendário solar.

Este ano, não foi assim. A Páscoa cristã foi exactamente um mês antes do Pessah judaico. A explicação é simples. Como 12 meses lunares são menos do que um ano solar, o calendário judaico, em determinados anos, tem que ser ajustado com um mês adicional - tem treze meses. Foi o que aconteceu este anos, e, por isso, Pessah é celebrado um mês depois da Páscoa.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.