Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Jesus, o relativista
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de March de 2008 09:44

A propósito de um filme Goyas Ghost e do evangelho de hoje, lembrei-me de vos perguntar, houve alguém mais relativista que o próprio Jesus?

Em comunhão

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de March de 2008 17:30

Porque é que achas isso, Tilleul? Importas-te de desenvolver mais?

Cassima

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de March de 2008 19:36

Cassima,

Muito simples. Segundo oiço muitas vezes um relativista é aquele que supostamente quer fazer uma religião à sua medida ou no mínimo que tem avaliação não coerente com os supostos imutáveis valores da tradição da Igreja.

Por exemplo pedir que se admita a contracepção artificial para evitar o aborto é ser-se relativista.

olharmos para a Igreja e exigirmos mudanças é relativismo. Felizmente tudo pode ser relativo até mesmo o relativismo.

Ora bem, olhando para o Evangelho de hoje poderíamos dizer que estamos perante o maior relativista que alguma vez existiu. Alguém que não hesita em negar a sua tradição para mostrar onde deve residir a verdadeira fé, Alguém que não se nega a afrontar as cúpulas para mais perto estar dos que mais precisam. Alguém que anda com os impuros e que falha o Sábado para um bem maior.

Nesta parábola não podemos encontrar paralelos nos dias de hoje?

Façamos um exercício e substituamos a mulher infiel por um recasado, por um homosexual, por um padre que casou, por um casal de namorados que decidiu viver juntos, por casal que usa a pílula e o apredajamento pela Eucaristia...

Será que Jesus iria desenhar no chão?

Em comunhão

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de March de 2008 20:20

Paz do Senhor a todos...


Segundo o dicionário Aurélio "relativista" significa:

[De relativismo + -ista.]
Adj. 2 g.
1. Referente ao, ou que é adepto do relativismo.
2. Adepto do relativismo


E "relativismo":

[De relativo + -ismo.]
S. m.
1. Relatividade (1).
2. Filos. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos.



Jesus nunca ensinou que os princípios morais ou as doutrinas cristãs, deveriam variar de acordo com a época, o lugar, ou a sociedade a quem fossem ministrados tais ensinamentos. Dessa forma podemos dizer que o que era pecado na época de Paulo, ainda o é hoje em dia, assim como também o era na época de Moisés. E o que é pecado para um brasileiro, também o é para um português ou um africano.

Vivemos hoje na graça, um tempo diferente de quem viveu na época da lei (antes do nascimento de Jesus). Mas a mudança que temos, da lei para a graça, não é algo que podemos citar como exemplo de relativismo. Pois, não foi um princípio moral ou religioso que variou apenas como resultado de um longo tempo, ou seja, devido a uma época. Ou mudou por que foi subemetido a povos diferentes, ou seja, ao lugar.

Levando em conta que o relativismo diz que as verdades VARIAM de acordo com a época, o lugar ou os indivíduos a quem lhes sejam ministradas tais verdades, podemos dizer que Jesus NÃO ERA RELATIVISTA!

O que podemos dizer que é relativo? Talvez a roupa de um povo. Numa dada época os homens de um lugar usavam vestidos, hoje em dia usam outro tipo de vestimenta. Assim a roupa é algo relativo a uma época e também varia de acordo com a cultura de um povo.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 10/03/2008 20:29 por David_.

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de March de 2008 20:45

David_

As mulheres devem permanecer a cabeça coberta durante o culto, sim ou não?

A mulher adúltera deve ser apedrejada, sim ou não?

Em comunhão

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de March de 2008 10:46

Tilleul

Eu, na verdade, não acho que Jesus tenha sido um relativista. Porque na minha ideia de relativista, tanto faz. Tanto faz a minha opinião como a tua. Tanto fazem os meus valores como os teus. Jesus não fez assim. Para ele o importante valeu sempre. Para mim, o que Jesus não foi é um legalista! Alguém que põe a lei acima de tudo. No evangelho da adúltera, na quebra dos sábados e outros exemplos, o que esteve em causa não foi a não observância da lei, foi sim a extrema bondade para quem precisava dela. E repara que esta extrema bondade não impediu Jesus, em muitos casos, de reconhecer o pecado, ao recomendar-lhes que não tornassem a pecar.

É bem provável que Jesus desenhasse no chão.

Cassima

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de March de 2008 11:45

Citação:
David_
Dessa forma podemos dizer que o que era pecado na época de Paulo, ainda o é hoje em dia, assim como também o era na época de Moisés.

Isso não é bem assim... Basta ver a questão das carnes impuras. A não ser que tu, quando falas em pecado, te refiras ao verdadeiro pecado, e não a costumes situados num tempo e numa sociedade específicos, que eram castigados e não o são mais (ou não o deviam ser).

Não se confunda o matar, o roubar, com o cobrir dos cabelos ou o jantar com os "pecadores públicos", por exemplo.

Cassima

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de March de 2008 12:18

21«Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. 22*Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo.

13«Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. 14Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!»

Jesus não era um legalista, perdoava sempre, mas também não era um relativista. perdoou à mulher adultera mas também lhe disse «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»

Não lhe disse que não tinha pecado. Isso sim, seria relativismo, disse que não condenava, e para não tornar a pecar.

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de March de 2008 17:50

Paz do Senhor


Jesus foi alguém importante ao ponto de, os mais variados acontecimentos da história serem divididos entre "Antes de Cristo" e "Depois de Cristo". Para muitos ele foi um profeta, para outros um espírito iluminado, para outros um revolucionário, para alguns um grande filósofo e para outros simplesmente, DEUS.

Como Deus, Jesus podia fazer tudo, desde estar ACIMA das ciências como a física ou a biologia bem como perdoar o mais vil pecador ARREPENDIDO do seu pecado.

Ele não é relativista nem legalista?

O que sabemos, e que é o mais importante, está nas Escrituras. Quem não se arrepender de suas práticas pecaminosas em vida, após a morte nesta condição de pecador, estará irremediavelmente perdido. Esse é o ensino bíblico.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 15:36

Tilleul,
Entendo o que escreveste, mas qualificaste mal a situação.

Relativismo é toda e qualquer doutrina que negue o carácter objectivo do conhecimento e, portanto, o valor absoluto da verdade.

Ora, quem disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" não é relativista.

Os exemplos que dás não são de relativismo, mas sim problemas que aguardam solução.

E Cristo nunca afastou ninguém de si que fosse considerado impuro. Ao contrário, aliás.
10Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos.
11*Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?»
12Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 13*Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»


João (JMA)

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 18:23

Então o relativismo de que muitos falam não é o mesmo que tu falas agora. Todos os meus exemplos acima citados são usados como formas de relativismo.

Em comunhão

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de March de 2008 12:48

Bem, alguns dos exemplos que citas nada têm de relativismo, mas sim de fariseismo.

É um outro ismo...

João (JMA)

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 12:37

Parece do que foi dito que há coisas criticadas como relativismo que na realidade não são relativismo.

Ou por outra, às vezes há quem confunda o conceito de relativismo (sendo que o relativismo é rejeitado pela Igreja e quase diabolizado por muitos fieis) estendendo-o a situações que não têm nada a ver. E era aqui, diria eu, que o Tilleul queria chegar.

E de facto o Tilleul tem razão para protestar com este uso indevido da carga da palavra "relativismo" como argumento nalgumas conversas.

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 15:12

Olá, Ze!

Já há muito que não te via:-) Já tinha saudades!!!

Um beijinho,

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de March de 2008 15:27

Olá, Ana. Tudo bem? :)
Beijinho.

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de March de 2008 11:10

O Tilleul tem toda a razão, porque o "relativismo" é utilizado a torto e a direito como argumento dos que não têm argumentos.

Muito diferente do que acontece quando os filósofos e os teólogos falam disso, já que usam o seu sentido próprio.

Mas nas "conversas de café" é mais uma marreta argumentativa como o "modernismo" e outros mimos que vêm de sectores com o prazo de validade já ultrapassado.

João (JMA)

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 09:17

o Tilleul para ter razão teria de usar o conceito de relativismo com um minimo de rigor mas ele caí precisamente no erro de confundir relativismo com misericordia, compreensão, tolerancia.
Já voces dão uma no cravo, outra na ferradura, depois de tentarem corrigir o uso errado da palavra relativismo por parte do Tilleul dão razão ao Tilleul.

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 12:08

A ser erro, ele parte daqueles que classificam de relativismo tudo o que não acenta na sua visão da Igreja.

Em comunhão

Re: Jesus, o relativista
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de April de 2008 19:57

Camilo,

O que é que eu disse que não entendeste?

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.