Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Dúvida...
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 11 de February de 2008 20:00

Neste tempo de Quaresma, em que nós Cristãos Católicos, somos chamados a dar Esmola, fazemos a nossa "renuncia quaresmal", veio-me uma pergunta à cabeça, daquelas que normalmente se têm vergonha de perguntar...

Para a renuncia quaresmal, eu sei para que obras vão as minhas esmolas, mas quando se dá esmola fora deste periudo, para quem fica e para que é utilizado o dinheiro do ofertório por exemplo ?

Desde já o meu agradecimento a quem me souber esclarecer. Obrigado.

Saudações

Re: Dúvida...
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 10:19

Há ofertórios que têm destinos bem definidos, em certos dias. Por exemplo, há ofertórios para os lugares sagrados na Terra Santa, para os seminários, para a Universidade Católica, para a Cáritas, ...

Suponho que além de outros destinos que possa haver, serão também para a paróquia em causa: para as despesas de funcionamento, accões sociais e outros.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2008 10:19 por Cassima.

Re: Dúvida...
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2008 14:53

Como a Cassima explicou, há ofertórios que têm um destino já definido, como ocorre mais comumente nos dias de festa religiosa, e que sempre são anteriormente anunciados para os fiéis. Nos outros casos, é feita uma divisão das ofertas de acordo com um esquema de porcentagens cujos valores não me recordo agora, mas que são alguma coisa perto disso:

= 20% é destinado para as missões internacionais (atendem especialmente as comunidades mais pobres em terras onde os cristãos passam maiores dificuldades)
= 20% é destinado para a Cáritas (que, se não me engano, mantém cadastro de famílias carentes que sobrevivem praticamente com a assistência da igreja)
= 15% é destinado para as obras sociais da diocese
= 15% é destinado para as obras sociais da igreja local
= 30% é destinado para as despesas da igreja local (água, luz, limpeza, manutenção e "sálario" do padre)

OBS:

1) O "salário" paga todos os gastos do padre com alimentação, vestimentas etc. Existe uma recomendação para que nunca ultrapasse a média dos ganhos de uma família modesta do lugar, e se existir algum excedente seja destinado para as obras de caridade.
2) Quando a igreja local está em construção, parece-me que as porcentagens ganham valores diferentes, e se for o caso da igreja local ser pobre pode inclusive ser socorrida pela ajuda que vem das outras comunidades - para isso é necessário formalizar um pedido de ajuda que inclui um tipo de balancete que comprova a necessidade.

Caso alguém tenha maior interesse, pode visitar a secretaria da igreja, pois é comum esses balancetes estarem fixados lá para quem quiser ver.

[]'s



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.