Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 10 de January de 2008 13:10

Vi há uns tempos uma série na televisão, onde duas personagens estavam numa pequena igreja. Tinha um altar no topo, um vitral por cima e reparei que, em cada lado, havia uma imagem de Cristo. Na visão rápida que pude dar, uma pareceu-me uma imagem do Sagrado Coração e a outra fazia lembrar a da Divina Misericórdia. "Bem", pensei eu, "deve ser uma igreja católica". Porém, um pouco mais à frente, uma das pessoas que estava na igreja - um homem - identificou-se como padre luterano e a igreja como sendo aquela onde ele oficiava.

Como é? Os protestantes têm imagens? Ou só não aceitam as dos santos? Ou terá sido um cenário criado com pouco cuidado?

Cassima

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de January de 2008 20:33

Aposto mais na segunda... mas também não me parece que os luteranos de hoje sejam do tipo fanático fundamentalista a partir vitrais de igrejas antigas só pq têm imagens.
É a tal diferença entre essencial e acessório, ou entre ser humano ou ter a sensibilidade de um calhau.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de January de 2008 13:04

Lena, reparei que não me expliquei bem.
Havia um altar-mor. Por cima do altar havia um vitral. Em cada lado do altar-mor (ou talvez em cada lado da nave principal, não tenho a certeza), havia duas esculturas (não eram imagens que pertencessem ao vitral), cada uma em seu altarzinho.
A igreja pareceu-me recente, não me deu a sensação que fosse antiga.

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 11/01/2008 13:32 por Cassima.

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de January de 2008 16:14

Não há ninguém que me possa esclarecer esta dúvida? :(

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 14 de January de 2008 16:19

[www.luteranosieclb.com.br]

Talvez aqui possam esclarecer.

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de January de 2008 23:36

Olá Cassima,

Primeiro seria interessante notar que, apesar de mostrar algumas semelhanças, a igreja luterana tem uma estrutura eclesial diferente da igreja católica, suas comunidades têm maior liberdade para tratar de seus assuntos. Assim, é possível aquilo que você descobriu numa foto não funcione como regra geral, pode ser algo próprio de um grupo de comunidades luteranas específicas.

Na parte da doutrina, é esperado que as comunidades deles sigam as confissões luteranas. O "Livro da Concórdia" reúne os documentos luteranos mais importantes, dos quais o principal é a Confissão de Augsburgo de 1530. Praticamente todas as comunidades luteranas adotam o "Livro da Concórdia", que de certa forma acaba servindo como um catecismo deles.

Na parte da liturgia, os luteranos retiveram a maior parte da liturgia católica. Como nós eles também crêem na presença real de Cristo na Eucaristia, professam os credos e até seguem o mesmo calendário da Igreja. Sobre isso há um texto interessante aqui: [www.veritatis.com.br]

Quanto à questão levantada sobre o uso das esculturas nas igrejas luteranas, não tenho dúvidas: as comunidade citadas não têm problemas com relação às esculturas, porque as consideram como objetos de arte litúrgica e não como objetos de culto. Vê-se que parte do problema está numa questão de semântica, no que cada parte chama de "culto": o católico considera o respeito como um tipo de "culto", pelo que se pode falar também de um culto à bandeira ou à pátria.

Você pode encontrar no google fotos de diversas igrejas luteranas decoradas com esculturas, como, por exemplo, essa com uma imagem de Maria e outra do Cristo: [www.saintmartinoftours.us]

Eu diria até que em grande parte a implicância de algumas igrejas protestantes com a questão das imagens é mais para marcar posição contra a igreja católica do que propriamente por uma questão teológica. Isso acontece mais nas denominações menores, em geral pentecostais ou neo-pentecostais, e funciona como um modo de definição da sua identidade: eles se unem aos outros pelo fato de não serem católicos. Por outro lado, muitas igrejas evangélicas não sentem mais essa necessidade de serem "anti-católicas", como é o caso da maioria dos luteranos. Não é correto colocar todos os evangélicos/protestantes num mesmo lugar, de fato há aqueles que são bastante agressivos contra os católicos, mas muitos tem um comportamento bastante ecumênico. Do mesmo modo que acontece com os católicos.

Paz e Bem.



Editado 2 vezes. Última edição em 14/01/2008 23:42 por firefox.

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 13:13

Obrigada, aguastranquilas, pela sugestão.

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 13:20

Olá firefox

Grande resposta e muito interessante! :) Obrigada.

Li o artigo e vi as fotos. Sabes o que eu achei mais interessante na página da igreja luterana que indicaste (www.saintmartinoftours.us)? A coroa de flores que está na cabeça da imagem de Maria. Não faz parte da escultura, foi feita por alguém, suponho que com carinho, e que a ofereceu porque respeita a mãe de Jesus.

Parece-me que para alguns sectores luteranos a proximidade para connosco é grande.

Uma abraço

Cassima

Re: Imagens em igrejas luteranas
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 20:52

Oi amiga,

Eu já esperava mesmo que fosses reparar no detalhe e sabia que ias gostar da foto :)

Eu já celebrei culto com luteranos na Semana Ecumênica e o ambiente foi bem acolhedor, não só pela decoração mas tb pelas pessoas. Num dia os luteranos visitaram a nossa igreja e noutro os católicos foram a deles. Foi engraçado reparar a curiosidade dos dois lados, no início me deu a impressão que todos como que pisavam em ovos, mas depois foram percebendo que não somos tão diferentes assim. Penso que se outros descobrissem isso e agissem de acordo alegrariam mais a Cristo do que pagando os dízimos do cominho ;)

Outro abraço.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.