Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 6 de 12
Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 00:38

Não sei se o inferno e o purgatório são aqui na terra. Então nem todos sofremos. Eu não posso dizer que sofro. Tenho os meus problemas mas nada comparado a muitos que existem por aí.

Por outro lado, tenho amigos católicos que não acreditam no inferno. E no entanto acreditam em Deus e fazem a vida normal de católicos. Por isso, acho que se dizer que só acreditamos por medo do inferno é um bocado forçado não?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 02:44

Citação:
aguastranquilas
O Inferno é uma concepção humana

É evidente, somos humanos. Se fôssemos focas, seria uma concepção pinípede.

Citação:
aguastranquilas
elaborada propositadamente para criar um sentimento de culpa no mesmo.

Porque alguém sentiria culpa por existir o inferno?

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 08:16

fox

Penso que não é criar um sentimento de culpa por existir o inferno, mas cada um sentir culpa.
Repara que só a ideia de que somos todos pecadores é tremendamente culpabilizante. Basta existires e já és culpado e como tal há um castigo à tua espera se não fores assim e assado, se não fizeres frito e cozido.

A razão, já a tenho referido, é o poder. Quem estabelece as regras para a salvação, quem diz que as sabe, logicamente é visto como autoridade a ser seguida e respeitada. Em teoria seriam até todos iguais, culpados de ser tão pecadores, mas na hora do discurso moralizador o inferno parece mais próximo da base da pirâmide e o topo tão alvo e puro.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de January de 2008 09:59

Citação:
s7v7n
Não sei se o inferno e o purgatório são aqui na terra.

O certo, parece-me, é que muitas vezes nos infernizamos uns aos outros aqui na terra. E às vezes até criamos pedacinhos do céu para nós e para os outros. Acredito que temos o dever de criar o céu já aqui na terra, tanto quanto possível. :)

Re: O Inferno existe?
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 16 de January de 2008 15:36

Citação:
firefox
Citação:
aguastranquilas
O Inferno é uma concepção humana

É evidente, somos humanos. Se fôssemos focas, seria uma concepção pinípede.

Citação:
aguastranquilas
elaborada propositadamente para criar um sentimento de culpa no mesmo.

Porque alguém sentiria culpa por existir o inferno?

Caro firefox, Se fossemos focas não teríamos concepções. O ser humano não é comparável a nenhum outro ser da Criação. O que referi é basilar. Por favor evite colocações ridículas que nada trazem de frutífero a discussões, que penso serem de elevado interesse. Desculpe o reparo, mas não gosto de nivelar por baixo qualquer questão discutida.

Cara Lena, concordo em absoluto com as suas colocações claras e assertivas.
Acrescentaria porém que a razão, per si, não conferirá ao homem a completa amplitude do seu ser. A necessidade de acreditar na transcendentalidade é imperiosa. Mesmo um ateu, que o seja na concepção absoluta do termo, será um fiel acérrimo... Pois acredita de tal forma em nada que gera a noção da criação através da negatividade. O acreditar com força torna-se em fé, embora muitos não o reconheçam.

A forma mais simples de domínio civilizacional, ensina-nos a história, sempre se baseou em dois princípios: a força (assumindo várias formas) e a religião, sendo que ambas produzem um fim que exerce um enorme poder sobre o homem comum: O medo. Muitas organizações/instituições - politicas/religiosas, ainda hoje usam essa forma de acção. Nem é necessário recuar muito tempo, politicamente temos alguns exemplos visíveis na nossa sociedade política através da elaboração de leis, cujo sentido é a pura caça à multa (vidé casos relacionados com a ASAE); o povo é dominado pela força da lei.

Aplicando este conceito à Religião e ás noções de pecado --> Inferno, lancei a questão que a Lena comentou indo ao centro da questão. A Culpa.

Deixo uma opinião. A Culpa existe com ou sem pecado, é o resultado da nossa análise consciente. O arrependimento verdadeiro e consciente da prática de acções que após exercício temos como erradas, terão necessidade de remissão? Ou o arrependimento, por si, absolve a culpa?

Cumprimentos

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 17 de January de 2008 22:52

Citação:
aguastranquilas
Citação:
firefox
Citação:
aguastranquilas
O Inferno é uma concepção humana

É evidente, somos humanos. Se fôssemos focas, seria uma concepção pinípede.

Citação:
aguastranquilas
elaborada propositadamente para criar um sentimento de culpa no mesmo.

Porque alguém sentiria culpa por existir o inferno?

Caro firefox, Se fossemos focas não teríamos concepções. O ser humano não é comparável a nenhum outro ser da Criação. O que referi é basilar. Por favor evite colocações ridículas que nada trazem de frutífero a discussões, que penso serem de elevado interesse. Desculpe o reparo, mas não gosto de nivelar por baixo qualquer questão discutida.

Já que não entendeu, eu explico. A sua observação, de que o inferno é uma criação humana, é completamente tautológica e vale para qualquer dado da religião e inclusive da revelação. Tanto é que você mesmo o disse basilar. Conclusão óbvia: você apresentou uma outra interpretação para a idéia de inferno mas, ao contrário do que possa ter imaginado, não a justificou em nada.

Melhorou?

Um detalhe que talvez lhe tenha escapado: Cristo também falou do inferno. Espero que não defenda que ele andou por aqui apenas para meter culpa nas pessoas.

Paz e Vento.



Editado 3 vezes. Última edição em 17/01/2008 23:00 por firefox.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 00:41

Meu caro, eu posso dizer o que eu desejar, até ver, estou num estado de Direito que consagra a minha total liberdade de expressão e opinião em qualquer questão. Todavia, nunca afirmei estar certo. Pelo contrário, toda a opinião que dou, dou-a no sentido de poder aprender e de melhorar com a discussão saudavel, objectiva e se necessário correctiva.

Repare; fala de recursividade tal como me acusa, mas de igual modo não a suporta. Claro que não é obrigado a faze-lo, mas criticar sem corrigir não me parece a melhor forma de agir.

A noção de Inferno surgiu exactamente para submeter à vontade religiosa o povo ignorante. Esta é a minha convicção. Se puder provar-me o erro ficar-lhe-ei grato.

Acerca de citações de Jesus, aconselho-o a interpretar as versões em "línguas mortas" para daí tirar as suas conclusões. É que traduções fieis... há poucas.
Sabe que os sinónimos não são totalmente iguais, nem no verbo nem na força.

Cumprimentos

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 04:39

Citação:
aguastranquilas
Meu caro, eu posso dizer o que eu desejar, até ver, estou num estado de Direito que consagra a minha total liberdade de expressão e opinião em qualquer questão.

Não entendi a razão da afetação. Por acaso disse em algum lugar que você não tem direito a opinião?

Citação:
aguastranquilas
Repare; fala de recursividade tal como me acusa, mas de igual modo não a suporta. Claro que não é obrigado a faze-lo, mas criticar sem corrigir não me parece a melhor forma de agir.

Primeiro, não me recordo de ter te acusado de nada. Segundo, o que você gostaria que eu corrigisse?

Citação:
aguastranquilas
A noção de Inferno surgiu exactamente para submeter à vontade religiosa o povo ignorante. Esta é a minha convicção. Se puder provar-me o erro ficar-lhe-ei grato.
Acerca de citações de Jesus, aconselho-o a interpretar as versões em "línguas mortas" para daí tirar as suas conclusões. É que traduções fieis... há poucas.
Sabe que os sinónimos não são totalmente iguais, nem no verbo nem na força.

Interessante. Você tem alguma tradução melhor do que aquelas atuais? Como nem me passou pela cabeça essa idéia de que Jesus tentou submeter um povo ignorante com idéias falsas, então não vi nenhuma razão para duvidar da Bíblia. Você poderia apresentar aqui as passagens bíblicas correspondentes na sua versão pessoal? Assim poderíamos comparar a sua tradução com as traduções (talvez equivocadas?) da TEB, Bíblia de Jerusalém, Thompson, e mais algumas outras.

Paz e Fogo.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 08:40

Porque é que Cristo nos diz que a porta é estreita? Porque é que Cristo fala tantas vezes que o Paraíso não será para todos? Porque é que Cristo nos pede para mudarmos de vida?

Cristo diz-nos concretamente que nem todos estarão no Paraíso. É um facto. E Cristo não mente. Chamem-lhe o que quiserem. Inferno estádo de espírito etc, etc...

Se fossemos todos para lá obrigatóriamente, não havia razão para as pessoas mudarem de vida. Era o caos porque afinal vamos todos para o céu. Pego numa pistola e pum...mais 10 pontos...vou para o céu de qualquer maneira. Quero lá saber dos outros. Um taco de basebol, pimba, mais 20 pontos..... :P

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 09:06

Citação:
s7v7n
Se fossemos todos para lá obrigatóriamente, não havia razão para as pessoas mudarem de vida.

Tens a certeza?
Não achas meio triste as pessoas só se preocuparem com a felicidade dos outros porque isso lhes pode trazer recompensa ou castigo numa vida futura?
Pelas tuas palavras quem não acredita em nada faz tudo o que lhe dá na telha pois não tem motivos para recear o futuro. E a consciência não conta?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 10:47

Caro Firefox;

Perdoe-me mas está a passar uma péssima imagem ao retorcer as minhas palavras, retirando delas um sentido que não corresponde à verdade.

Pensei que num espaço de discussão Cristão esse tipo de actitude fosse inexistente, nitidamente enganei-me. Deixe de andar com pedras no bolso. Credo homem, eu dou-lhe a razão se isso o apaziguar, mas entenda que num fórum se deve discutir educadamente.

Já lhe disse que não vou responder à flame war de respostas a citações. Estou aqui para construir não para destruir.

Cumprimentos

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 13:48

Lena,

Eu preocupo-me com os outros porque isso me faz feliz. Outra razão é porque Deus me pede. Pede-me para estar com atenção ao outro. O Paraíso ou o inferno é uma consequência final. O facto de saber que existe um outro lugar depois deste, funciona também como uma alavanca para motivar as pessoas é certo. E o inferno como travão.
Mas pelo menos a mim não funciona estilo jogo de interesses.Porque os interesseiros acabam sempre por cair mais cedo ou mais tarde. Porque é só fachada o que fazem. E a Deus não enganam. E o que eu quis dizer, é que por exemplo, uma pessoa que acredite em Deus, mas leve a vida a prejudicar os outros, porque é que há-de mudar, se sabe que já tem o bilhete garantido? Eu se fosse um traficante de droga, e andasse a distribuir às criançinhas, o que é que me faria mudar de vida, se eu sei que faça o que eu fizer vou para céu? Sinto-me bem a fazer o que faço e por isso não quero saber. São maneiras de pensar que muita gente poderá ter. Não quer dizer que eu pense assim.

Não sei se te estou a conseguir explicar. Para mim sei que se por exemplo não gosto de uma pessoa e vou tentar fazer com que essa pessoa seja prejudicada por via mentirosa da minha parte, se prejudico os outros de alguma outra maneira, isso magoa Deus. E se temos uma relação de amizade com Deus, sabemos que não O queremos ferir.

Hoje não estou muito inspirado, estou cheio de trabalho. Aproveitei o almoço para vir aqui. Se alguém me entendeu e quer continuar faça favor para explicar à Lena o meu ponto de vista agradecia.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 22:01

Imaginemos que não havia Deus, que não havia vida para lá da morte, que tudo nasceu do nada, por obra e graça do nada, e que tudo termina, para sempre, em nada - mesmo nada!

Vejam, em tal cenário, esse rico avarento da parábola, que pode ser, nos nossos dias, um dos milionários chefões das muitas máfias do mundo. Passou, suponhamos, 80 anos nesta vida, sempre de boa saúde, a acumular riquezas por meio do latrocínio, da burla, da fraude, do sangue e da destruição de milhares de vidas inocentes. Ferozmente individualista, gozou desalmadamente todos os prazeres da vida terrena, humilhando, explorando, desprezando, manipulando, ignorando os outros. Teve tanta sorte, poder e habilidade o safado que nunca a polícia (comprada pelo seu dinheiro) lhe deitou a mão ou o incomodou. Desfrutou em plena liberdade toda a sua longa vida de delinquência. Um belo dia, morreu,serenamente, no remanso de uma das suas mansões, sem um pingo de remorso por toda a maldade praticada.

O pobre Lázaro da mesma história, que pode ter sido uma das vítimas daquele mafioso, sofreu,chorou, foi humilhado, explorado, desprezado, adoeceu, teve azar, foi incomodado pela polícia (construiu a sua barraca sem licenciamento) e, após anos de sofrimento, morreu cedo, só e abandonado por todos. Era boa pessoa, pacífico, sempre disponível para ajudar os outros, resignado e tolerante com as maldades sofridas. Amou, compreendeu, perdoou, não guardou rancor, não retaliou, nem sequer amaldiçoou a sua pobre existência.

Acabaram, então, os dois, na hipótese da inexistência de Deus e do Além, sob os torrões, para sempre. Tudo não passou de um pequeníssimo e mero episódio na longa história do universo: dois seres animados, após efémera existência, extinguiram-se e desapareceram sem rasto, como os cães, as borboletas, as hienas, as pombas, as árvores ou os insectos... Para sempre, sem mais nada! Deles o que permanecerá é o vazio, o nada - mesmo nada, nada, para sempre!

Que trágica seria a condição do homem, se não houvesse Deus, se o cristianismo fosse um logro e se o destino final dos "justos" fosse igualzinho ao destino final dos "injustos", sem um julgamento último, uma peneira final que reponha a justiça e mostre, em todo o seu esplendor,a bondade, a verdade, o amor, em contraponto com negrume tenebroso da maldade, da injustiça, do egoísmo.

Tive duas irmãs gémeas que morreram antes de fazer 2 anos de idade. Foram dois pequeninos anjos, gráceis e inefáveis, sangue do meu sangue, descidos, miraculosamente, à terra (e não ousem falar, ao menos agora, para descrever esse milagre,em coisas prosaicas como espermatozóides, óvulos, zigotos, genes, cromossomas, embriões, blá, blá,). Tiveram tempo para sorrir, para sentir o infinito contentamento da vida, para amar, nas suas insondáveis consciências pouco mais que sensitivas, quem lhes ofereceu o peito, lhes deu o colo, os encheu de mimos, lhes ensinou as primeiras sílabas, os ajudou a caminhar; e alegraram, fugazmente, os corações dos meus pais, o meu e o dos meus irmãos.

Dois anjos desceram, pois, puros e subtis, vindos do céu, para florir no mundo - e logo se finaram abruptamente, como o ápice de um sonho interrompido.

Que trágica seria, meus amigos, a condição do Homem, se os anjos, todos os anjos deste mundo, mesmo os anjos que somos nós, os anjos sem asas, os anjos feios, os limitados, os fracos de espírito, os vacilantes, os mal sucedidos, os sucessivamente derrotados pelo mal na luta de cada dia pelo bem, os azarentos, enfim, partilhassem o mesmo destino dos demónios, daqueles demónios genuínos - que os há! - tresandando ao enxofre da sua empedernida soberba e da sua assumida e impenitente iniquidade, com a arrogância e a autosuficiência de quem pensa que criou o mundo e se gerou a si próprio.

Que horrível, que indigna, que revoltante, que absurda, que miserável seria a condição do homem, se não houvesse Deus e se a vida fosse apenas o pequeno, incerto e desigual trajecto que cada um tem neste mundo!

Que arrepiante seria a minha vida, se eu não tivesse a certeza absoluta que os dois anjos perdidos na infância estão vivos, mais vivinhos do que todos os vivos da terra, e que voltarão a alegrar e a florir na minha alma, se eu acolher humildemente a misericórdia que Deus todos os dias generosamente derrama por sobre a multidão dos meus pecados.

Há uma "coisa" em mim que me diz, e di-lo de uma forma veemente e invencível, vinda cá do fundo da razão, das profundezas da alma, dos alicerces invisíveis de tudo quanto sou, que a Madre Teresa de Calcutá, que S. Francisco de Assis, que o Mahatma Gandi, que aquela ecnonomista anónima consoladora dos tristes pelas praças, ruas e vãos onde pernoitam os sem abrigo, que aqueloutra neta adolescente, inebriada por hip-hop nos auriculares, mas transbordante de amor,que trata carinhosamente do avô acamado, não podem ficar, assim, sem mais, para sempre, reduzidos ao mesmo pó, ao mesmo nada dos ricos avarentos, egoístas e insensíveis de que nos fala o Evangelho.

Que tem o problema da existência do inferno a ver com isto? Não sei, mas, provavelmente, terá.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 23:23

Ovelha

é sempre um prazer ler os teus textos, mas desta vez esperava outro remate.

O final esperado não aconteceu, embora eu achasse lógico, desejável e até mesmo natural. Durante a leitura eu nunca poderia dizer com certeza absoluta ele vai acabar no ponto X, até porque... prognósticos só no fim.

Hoje é um dia muito negro para mim, um amigo morreu. Tinha apenas 25 anos. O seu maior sonho era ajudar crianças surdas.
O Inferno existe? Sem dúvida! É onde vive aquela mãe que perdeu agora um filho depois de já ter perdido uma filha e um neto.
Quanto ao Rapha, não sei, nem penso que saber se há depois faça alguma diferença.
Há prognósticos que definitivamente não me interessam.

Carpe diem quam minimum credula postero

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 19 de January de 2008 00:34

Lena,

O meu remate não é um remate. É uma interrogação.

O que penso sobre o inferno já o disse noutro post. Nele abundam as perguntas, os pontos de interrogação, as perplexidades, as inquietações.

Fora da Fé cristã, fora da Novidade que o Jesus Cristo da história trouxe ao mundo, não encontro nenhuma resposta para o que é verdadeiramente essencial. O acreditar em Cristo, o Filho de Deus, o Ressuscitado, é que me permite sair do labirinto da vida para cuja saída não encontro outra porta.

Para mim, "saber" que há o depois é absolutamente decisivo. É isso que faz toda a diferença. Jesus Cristo veio entreabrir a porta. É a luz que dela irradia que dá todo o sentido à minha vida. Sem essa luz, ficava-me, obviamente, a consciência individual, o natural sentido do bem e do mal, a capacidade de amar e de sofrer pelos outros, tudo o que qualquer homem, crente, agnóstico ou ateu, tem, sente e pensa.

Mas eu não me conformo,não me resigno, revolto-me contra a hipótese de a morte, essa megera negra, ter a última palavra nesta história. Não tem, não pode ter! Cristo venceu a morte e deixou propostas infalíveis para quem se preocupa com o desfecho final disto tudo. E eu interesso-me, preocupo-me, quero saber o que o amanhã me trás (F. Pessoa, moribundo, dixit). O prognóstico interessa-me e de que maneira. Só me resta esperar e confiar no único Homem cujas palavras me merecem crédito, porque demonstrou ser superior à morte - Ele, que sendo quem foi, invectivou o Pai pela tragédia pessoal que sofreu "Por que me abandonaste?" tal como nós - e então nós... - nos revoltamos contra os infernos desta vida

Sinto muito a morte do teu amigo.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 16:59

Graça e Paz

“Pontosvista” sua mensagem em vermelho.


Citação:
David
Mas Deus,acima de tudo é JUSTIÇA

A justiça de Deus é tornar os homens justos, não é condená-los.


O grande problema é que a maioria das pessoas aqui vêem Deus como AMOR de tal forma, que Ele faz até “vista grossa” de quem vive no pecado e na promiscuidade. Não vêem a Deus como um justo juiz, que ama o pecador mais se aborrece do pecado. Vejam na passagem de Sodoma e Gomorra que Abraão quis INTERCEDER para que essas cidades não fossem destruídas. Ele chegou mesmo a pedir por três vezes. Nessas duas cidades, com exceção de Lot, sobrinho de Abrão, só tinha gente que não queria saber de Deus. Vejam a passagem, e observem que o veredicto não foi absolvição. Deus não faz “vista grossa” nem “passa a mão na cabeça” de quem quer viver no pecado!


Gênesis 18:23-33

23. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?
24. Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?
25. Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?
26. Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.
27. Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
26. Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29. Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.
30. Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.
31. Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.
32. Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.
33. E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.



David
Parece-me que devia ler I João 4:7-12


Em primeiro lugar, devemos ter em mente que as epístolas de João foram endereçadas para as igrejas cristãs primitivas da Ásia menor, talvez para a igreja de Éfeso. Dessa forma, ele estava falando para CRISTÃOS GENUÍNOS e não para ÍMPIOS ! Vamos a passagem, versículo por versículo:

1 João 4:7
7. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.


João estava, no texto acima, ensinando aos crentes da Igreja primitiva que deviam amar um ao outro. E dizia que todo aquele que amava demonstrava um dos frutos do cristão genuíno, e que tal era nascido de Deus. João não estava falando nessa passagem para ÍMPIOS. Ou seja, não se encaixa aí os satanistas, mesmo que tais venham a amar os seus próximos. Não se encaixa aí também, os ateus, já que não conseguem AGRADAR A DEUS devido a falta de fé! João estava ensinando aos cristãos da Igreja cristã Primitiva. Estava falando para CRISTÃOS. Servos do Senhor Jesus!

1 João 4:8
8. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.


Ele continua ensinando aos CRISTÃOS dizendo, acima, que aquele que não ama, ainda não teve um real encontro com o Senhor.
As Escrituras fala para dois tipos de pessoas: Para os servos do Senhor e para os ÍMPIOS. Essa passagem é para os SERVOS do SENHOR!

1 João 4:9
9. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.


Essa passagem, acima, mostra bem que o texto é endereçado aos cristãos... A passagem final mostra que tais pessoas devem viver por meio de JESUS CRISTO!

1 João 4:10-12
10. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11. Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12. Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.


Todo o texto de 1 João 4:7-12 é direcionado aos cristãos, servos do Senhor Jesus. Não se pode pegar essa passagem e enquadrar nela, por exemplo, um budista.
Só JESUS salva. O budista tem de esquecer Buda e seguir a Jesus, pois Ele é o Único Barco num imenso oceano cheio de tubarões esfomeados!


O amor não é "ser bonzinho". Para amarmos precisamos de Deus. É Deus, é Jesus que nos dão o amor que nos permite amar. Mesmo que sejamos ateus!



Amigo, acredite nas Escrituras Sagradas... Sem fé é impossível agradar a Deus. Em outra ocasião Paulo foi ainda mais longe quando disse:

I COrintios 16:22
22. Se alguém não ama o Senhor seja anátema.



Por isso um ateu pode crer em Cristo mesmo sem o saber, se aceitar no seu coração esse amor que Deus lhe dá e que lhe permite amar ao jeito de Jesus.


“Ateu crer em Cristo sem saber”? Não sei nem classificar que tipo de pessoa seria essa... Seria um cristão 007? Um James Bond do céu? Mas, acredito, não dava para se enquadrar em agente secreto, pois nem mesmo ele próprio saberia que era um “cristão secreto” não é mesmo? Diz isso a qualquer ateu e ele levará isso como um INSULTO e poderá até te XINGAR!
Esse não é o ensinamento bíblico, pois é preciso a pessoa CONFESSAR com seus próprios lábios que CRÊ EM JESUS! É PRECISO DE FÉ! Veja o texto abaixo:

Romanos 10:9-10
9. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.



Quanto à urgência de pregar o Evangelho, não é preciso o receio da condenação para anunciar Jesus. Evangelho é Boa Nova. Saber que Deus é Pai, que Deus é Amor, que o Amor é mais forte do que a morte é algo tão bom que, se acreditamos nisso, corremos a anunciá-lo a todos, precisem eles disso ou não para a salvação eterna. De certeza que isso lhes é útil já nesta vida para serem mais felizes e amarem ainda mais.


O que tenho visto aqui é muita INCREDULIDADE, muita gente que não crê nas Escrituras Sagradas! Muita gente com doutrina montada EXCLUSIAMENTE em cima de opiniões próprias ou alheias! Muita gente que acredita na doutrina demoníaca que diz que “todas as religiões são apenas caminho paralelos que levam ao mesmo deus”.

Não é uma questão de “receio da condenação”. Mas uma questão de se FALAR A VERDADE! Quem rejeita a Cristo não tem salvação! Essa é a Verdade que precisa ser dita a todos!

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 17:01

Graça e Paz Chris Luz BR


Sua postagem em vermelho ok?


O que é a salvação?
deixemos de pensamento unitário , mas pensemos em um só corpo e um só espírito, na cadeias de relações as quais estamos submetidos.

Será Salvar sua alma?

Será só isso , algo individual, pessoal?


A Salvação é pessoal. Um pai não pode fazer nada por um filho para dar um “jeitinho” dele ser salvo, nem o marido por sua esposa! Cada um prestará contas de si mesmo a Deus!


Ou será salvar a vida , conseguir um novo céu uma nova Terra ,uma nova maneira de ser humano no planeta ? Ser Humano como Ele nos projetou e nos ensinou com exemplo.


É certo que não haverá mais dor, tristeza ou morte. Paulo foi bem preciso quando falou sobre isso dizendo:

I Corintios 15:52-54

52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.



Reconhecendo o direito á vida que todas as criaturas animadas e inamimadas tem. Seria a salvação da raça humana no planeta Terra? Ou o Deus que se encarnou e se fez homem no planeta Terra queria apenas salvar as almas dos que morrerão para nao irem pro inferno?
Apenas a vida do homem conta? O resto da criação é detalhe?


Bem... As Sagradas Escrituras dizem que Jesus morreu pelo HOMEM! E não pelo cachorro ou pelo macaco! Na eternidade, segundo as Escrituras, serão criados novos céus e nova terra!


Será que Ele nos envia o Espírito Santo para um dia nao irmos pro inferno?


Todo servo do Senhor Jesus é TEMPLO do Espírito Santo de Deus!


Mas tanto esforço, tanto sacrifício Ele fez para nos ensinar a amar como Ele...
Se tudo acabar, num calor insurportável depois de muito sofrimento para todas criaturas.. quem poderá se dizer vencedor ?


Jesus garantiu que “passarão os céus e a terra, mas a Palavra não passará”. Sendo assim, tudo o que está registrado será CUMPRIDO um dia!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 17:05

Graça e Paz

“pontovista” sua postagem em vermelho...


Diz, diz. E o David tem que inventar uma teoria de "possessão divina" para contornar o que S. João diz. Se alguém faz boas obras porque é outro que o controla nunca se pode dizer que essa pessoa ama.


Hehehe... Amigo, somos todos criação de Deus. E Ele usa a todos, até mesmo os ímpios para atingir os seus propósitos. Somos como vasos de barro na mão do oleiro. O oleiro faz o que quer com o vaso e o usa de acordo com a sua vontade. Sobre isso falou Isaías:

Isaías 29:16
Acaso o oleiro há de ser reputado como barro, de modo que a obra diga do seu artífice: Ele não me fez; e o vaso formado diga de quem o formou: Ele não tem entendimento?


Existem vários exemplos de homens ímpios que foram usados por Deus. O Faraó do Egito mesmo, que era adorado como um deus pelos egípcios, foi usado por Deus para que JOSÉ, filho de Jacó, fosse EXALTADO!


Amar ao jeito de Jesus é algo muito mais global do que o David interpreta quando fala de amor. Amar ao jeito de Jesus, como S. João diz, só é possível quando já acolhemos Deus em nós. Quer saibamos o nome de Jesus ou não.


Era muito bom que fosse como você diz. Pouparia muito trabalho as igrejas. Não precisaríamos enviar missionários aos lugares mais isolados do planeta para levarem a Palavra de Cristo a povos que sequer ouviram o Nome “Jesus”. Pouparia também muitas vidas desses missionários, que são mortos por perseguição. Mas o IDE, mostra que só através de JESUS o homem poderá ser RESTAURADO.


Quanto à necessidade de pregar o Evangelho, parece-me que é uma visão muito pobre pensar que é justificada pela sua necessidade para a salvação. Quando experimentamos que conhecer explicitamente Jesus nos faz conhecer a verdade sobre nós próprios e nos dá muito mais capacidade de amar e de ser felizes, percebemos que não podemos guardar algo tão bom só para nós.


Mais uma vez repito o que disse ná última postagem... O que tenho visto aqui é muita incredulidade! Muita gente com doutrina montada EXCLUSIAMENTE em cima de opiniões próprias ou alheias, sem quaisquer EMBASAMENTO BÍBLICO, puro “ACHISMO”! Muita gente que acredita na doutrina demoníaca que diz que “todas as religiões são apenas caminho paralelos que levam ao mesmo deus”.

A necessidade do IDE é, primeiramente, uma ORDEM dada por Jesus Cristo aos apóstolos e que hoje é missão de cada servo genuíno do Senhor Jesus!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2008 17:18 por David_.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 17:12

Graça e Paz

Seven, sua mensagem em vermelho



Dizes que se as pessoas não acreditam no que tu dizes estão automáticamente excluídas do plano da salvação.


Não, não é “não acreditar no que digo” e sim não acreditar nos ensinamentos bíblicos! As Escrituras exortam para não se ter uma vida de prostituição, se a pessoa vive e morre na prostituição, está irremediavelmente perdida. Ela exorta para não se ter uma vida de IDOLATRIA, se a pessoa idolatra o dinheiro, um carro, ou uma estátua e morre nesta condição, de idólatra, está perdida. Isso quem diz não sou eu, é a Bíblia Sagrada!


Eu creio que não estás a ver bem as coisas. Sabes muito bem que se eu vier dizer-te agora que existe uma entidade diferente daquela que tu acreditas, e que se não acreditares tens um castigo ainda pior tu vais acreditar? Eu acho que não.


Sua suposição é característica de quem não tem a perfeita certeza de que Jesus está ACIMA DE TODOS na criação! Seja Buda, Joseph Smith, Maomé ou ZEUS... Pode alguém citar uma suposta criatura LUNAR ou MARCIANA. Pode-se citar um suposto ser de Saturno ou de um outro planeta desconhecido com poderes ilimitados, pode-se citar qualquer anjo de Deus ou anjo caído, pode-se citar qualquer nome de entidade que seja... Ainda assim, Jesus é ACIMA DE TODO NOME na criação! E é a Este Nome que todos devem se dobrar, devem se AJOELHAR, só a ELE! E está escrito que todo nome se ajoelhará diante de Jesus um dia!!!


Estas passagens que o Firefox escreveu são muito importantes:

"Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mat 7:19-21


Assim estás só a me ajudar! Como já disse em outras postagens, o VERDADEIRO cristão produz frutos! Só entrará na GLÓRIA o verdadeiro cristão! Quem vive uma vida de mentira, de prostituição, de idolatria, que não acredita nas Sagradas Escrituras, mesmo que diga que ama o Senhor, não entrará no reino dos céus! A “Vontade de meu Pai”, do texto acima, está escrita nas Escrituras Sagradas!

"ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria". Deus é amor e o amor é maior do que a fé (1 Cor 13)

Paulo estava falando isso para a igreja de CORINTO, uma igreja situada na GRÉCIA... Ele exortava os cristãos dessa igreja sobre a importância do amor. Ele não estava falando isso para ímpios, mas para cristãos genuínos...


Eu acho que só Deus nos poderá apresentar as provas em como O rejeitámos completamente e deliberadamente. Eu acho que se eu fosse ateu, e tu me viesses com a teoria do caos, mandava-te dar uma volta. "Seven, acredita em Deus senão vais para o inferno!!!"


Não é necessário “Deus nos mostrar como o rejeitamos” pois as Escrituras já mostram isso claramente. Quem “aceita a Deus” ama sua Palavra, pois é lá que está registrada a Sua Vontade para a vida do homem. Quem a rejeita, rejeita o Criador!

Veja bem querido... Não estou numa DISPUTA contigo, com o “fire”, com a Lena, ou com qualquer outro deste fórum. Em Cristo, tento chamar a atenção dos queridos aos ensinamentos bíblicos. Mostrando que fora de JESUS não há Salvação!


A salvação depende de muita coisa. E uma delas da nossa culpa real sobre as coisas más que fizémos, sem mostrar-mos sombra de arrependimento.


O teu grande problema e de muitos aqui, é que acham que a justificação é pelas obras. Veja bem.... Mesmo que desde o teu nascimento até hoje, nunca tivestes cometido um delito, um pecadinho que fosse, ainda assim serias o MAIS VIL PECADOR diante do Senhor e, assim, carente do SACRIFÌCIO de Jesus na cruz! Carente de aceitá-lO como Único e Suficiente Salvador. Veja que Paulo falou bem claro:

Romanos 3:23-24
23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24. sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,


Paulo estava explicando para os cristãos da igreja de Roma que só se consegue a justificação ATRAVÉS DE JESUS. Então não é por que cometestes “algo mau” que vais receber ou não a salvação. Mesmo que nunca tivestes cometido algum pecado, ainda assim, serias pecador e carente da aceitação de Jesus como Salvador. De outro modo, o Sacrifício de Jesus no calvário seria um fracasso, visto que com boas obras conseguiríamos também nos salvar!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O Inferno existe?
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 17:15

O que é isso ao certo david_ ?

Página actual: 6 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.