Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 12
Re: O Inferno existe?
Escrito por: Emanuelle Moura (IP registado)
Data: 19 de December de 2007 22:48

Só uma retificação: os Santos foram santificados, não "se santificaram" como eu disse...

Re: O Inferno existe?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de December de 2007 01:15

Citação:
Lena
1Jo 4:18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Já o deve ter feito muitas vezes,mas não é muito usual, um ateu citar a bíblia. Bem haja, por isso.
Acho que ainda não desistiu, ainda anda à procura da verdade.
Normalmente os ateus, na generalidade não têm culpa(se é que aqui se aplica a culpa) de ser ateus. Eles procuram nos crentes, sinais que os levem a acreditar, mas muito raramente isso acontece.Procuram no crente sinais de Deus. Era a isso que me referia há dias quando me referia a o crente ser imagem de Deus, pelo sorriso, pela atitude,pela presença de Deus junto de si.
Espero que encontre o seu crente.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/12/2007 01:18 por vitor*.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de December de 2007 08:14

vitor*

visto não me conheceres é natural, e até simpático, que tenhas essa ideia.
Se procurares no fórum pelos meus posts verás que o que me faz estar aqui é algo bem diferente.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 20 de December de 2007 13:11

Talvez a violência da palavra, de que a ideia de inferno faz parte integrante, sirva para nos alertar de quanto é urgente a prática do bem.

*=?.0

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de December de 2007 20:54

Pontosvista,

a frase sobre a probabilidade do inferno não estar vazio não nos é dito directamente na doutrina. Não nos é dito nada sobre se está cheio ou vazio. Mas é nos dito que quem morre em pecado mortal,e afastado da amizade de Deus, o seu caminho será para lá. Penso que quer dizer alguma coisa. Eu também não sei nada. Só mesmo daquilo que leio. Saber só quando morrer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 22 de December de 2007 03:41

s7v7n

Não nos é dito nada mas sempre podemos fazer um calculo físico aproximado:


Um certo professor do Dep. De Física da Universidade de Aveiro é reconhecido por fazer perguntas do tipo: "Porque é que os aviões voam?" nos exames que dá. Na prova final de Maio de 1997 para a turma de "Transmissão de Momento, Massa e Calor II" a sua única questão foi:

"O inferno é exotérmico ou endotérmico?
Justifique sua resposta."

Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou nalguma variante da mesma, mas um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

"Primeiro devemos postular que se as almas existem então elas devem ter alguma massa pois que energia pode ser convertida em massa pela fórmula m=E/c2. Assim sendo, então uma mol de almas também tem massa.

Em seguida vamos calcular em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno.

Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai. Por isso não há almas a sair. Mas quantas entram no inferno?

Para responder, temos de olhar para as diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que se não pertenceres a ela, então vais para o inferno.

Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem simultaneamente duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno. Logo, com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.

Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno.

A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem constantes, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno também deve ser constante. Existem então duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.

2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.

Mas qual das duas opções é a correcta?

Se nós aceitarmos o que a aluna Teresa Maria me disse no primeiro ano:
"Haverá uma noite fria no inferno antes de eu namorar contigo."
e levando em conta que ainda só tive NEGAS com ela, então a opção 2 não é verdadeira.

Por isso, o inferno é exotérmico."


O aluno António José foi o único que tirou "20" no teste.

Eu acrescentaria que a demonstração prova não só que é exotérmico como ainda que está completamente cheio. A nossa única esperança é que expluda antes de chegar a nossa vez.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 22 de December de 2007 18:49

Boa varada, luis

*=?.0

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Emanuelle Moura (IP registado)
Data: 22 de December de 2007 22:48

A única coisa que sei é que ninguém vai para o inferno por antecipação.

Deus deseja que todos nós sejamos salvos...

A quantidade de almas que estão queimando, não se sabe. Mas que existem várias, disso não há dúvidas, desde que acreditemos nas visões que determinados santos, bem-aventurados e beatos tiveram.

Emanuelle

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de December de 2007 14:52

Graça e PAz queridos


Jesus quando esteve aqui na terra, falou mais do inferno do que do céu. Alguns porém, como os testemunhas de Jeová e os adventistas do sétimo dia, não acreditam num inferno de tormentos. Eles acreditam no ANIQUILAMENTO total do indivíduo após o veredicto do juízo final.

Jesus porém várias vezes fez menção ao inferno como um lugar de tormento:

Mateus 13:41-42
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.


O diabo um dia será jogado no inferno, e é relatado que ele será atormentado de dia e de noite:


Apo 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.


Também aqueles que lá forem jogados serao atormentados.

Apocalipse 14:10-12
Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre... E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite


O inferno não foi feito para os homens queridos. Mas aqueles que morrerem sem Cristo irão passar a eternidade lá.


Mat 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;


O inferno existe. Jesus acreditava em sua existência, assim como os apóstolos. Você prefere passar sua eternidade aonde? São dois caminhos. O céu e o inferno.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 25/12/2007 14:55 por David_.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de December de 2007 20:10

Citação:
David_
Jesus quando esteve aqui na terra, falou mais do inferno do que do céu.

Talvez seja questão de interpretação, pq não me parece que foi assim. O anúncio do Reino era parte integrante da mensagem de Jesus e creio que era um assunto de que Ele gostava bem.

Citação:
David_
Jesus porém várias vezes fez menção ao inferno como um lugar de tormento

Sim.

Citação:
David_
aqueles que morrerem sem Cristo irão passar a eternidade lá

Existe mais de um modo de se interpretar isso. Quem são os que "morrem sem Cristo"? Quem ama o próximo e é capaz de dar sua vida pelo bem de todos está longe de Cristo? Se Deus é amor, como pode alguém que ama estar longe de Deus? Parece-me que há uma forte ligação entre "amar" e "estar com Cristo".

Citação:
David_
Mat 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Também aí há mais de um modo de interpretar. Em outro lugar já tinha escrito alguma coisa sobre esse assunto:

Acho que até o "severo" apóstolo Paulo - que aprendi a ver como caridoso e apaixonado - entendia que podia existir algo para se salvar nas pessoas, e que até as más obras poderiam ser aniquiladas no juízo através da misericórdia: "Perderá a recompensa, porém ele pessoalmente se salvará, mas como alguém que escapa do fogo." (1 Cor 3,15)
Foi Jesus quem disse que "nem mesmo um copo d'água ficará sem recompensa", e lendo as Escrituras Sto Ambrósio começou a se perguntar se não seria verdade que "a mesma pessoa em parte se salva e em parte se condena". Assim pode acontecer no final de cada pecador escutar ambas as palavras, para cada parte de sua vida: "afastem-se de mim, para o fogo eterno" e "venham, benditos de meu Pai". Se isso será possível e qual será o resultado disso é algo que não fazemos idéia, mas parece que não há mesmo nenhuma incompatibilidade entre "perder a recompensa" e "ser salvo" simultaneamente, o que já abre passagem para muitas reflexões. Não acredito que seja correto contrapor amor e justiça divinas como se fossem verdades dissociadas. Sobre o que acontecerá depois nós na verdade sabemos muito pouco, e tudo acaba sendo em parte especulação, mas sempre revela algo de nós o tipo de especulação que cada um faz. Sugiro ler 1 Cor 3 e o Salmo 118.


Citação:
David_
São dois caminhos. O céu e o inferno.

Sim, verdade.

Feliz Natal.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 29 de December de 2007 03:39

1. Partilho de todas as dúvidas, inquietações, angústias e perplexidades que o comum dos mortais costuma sentir quando se fala em temas como inferno e condenação eterna. Em todas as opiniões expostas neste fórum sobre o assunto, desde as mais "radicais" às mais "relativistas", vejo o seu quê de fundamento e de plausibilidade.

Se eu me servisse apenas do pouco que a razão, o bom senso e o sentido de justiça e de compaixão que habitam cada um de nós me concede, concluiria que um qualquer juiz humano que decidisse castigar os pecados cometidos nesta vida - que é tão breve e tão contingente! - com um suplício eterno tão medonho, tão atroz, tão macabro como o que nos é descrito, por exemplo, por S. João Bosco ou pela Irmã Lúcia, capaz de inflingir sofrimentos físicos e psíquicos de uma intensidade incomensurável, e cuja refinada crueldade nem a mente do mais preverso torcionário poderia imaginar, seria um juiz déspota, um juiz tirano, um juiz louco.

Aqueles que, com aparente ligeireza e serenidade de espírito, pretendem encontrar sentido, racionalidade e justificação para a simples hipótese de Deus poder aplicar a uma só que seja das suas pobres e pecadoras criaturas uma pena eterna tão bárbara e tão pavorosa, provavelmente, ou não sabem o que significa a palavra "eterno", ou não imaginam a dor que é sofrer perpetuamente, ou não se dão conta do paradoxo que há entre conceber Deus como um Ser infinitamente Bom e Misericordioso, e atribuir-lhe uma personalidade de reles títere, de refinado velhaco, de odioso e vingativo algoz que é capaz de assistir, indiferente, ao sempiterno choro e ranger de dentes das almas atormentadas no fogo infernal.


2. Dizem alguns que o castigo não faz de quem o aplica, necessariamente, um malvado, e dão o exemplo dos pais que castigam os filhos: o castigo é, aqui, ditado pelo amor e tem o propósito de corrigir e bem encaminhar. Pois é..., mas haverá algum pai humano capaz de castigar o filho, por mais malévolo que ele seja, com uma pena tão severa como a dos clássicos suplícios do inferno e, como se isso ainda fosse pouco, aplicada por toda a eternidade ("e se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no Céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem - Mt 7, 11)?! E qual o sentido último regenerador do castigo eterno, posto que a hipótese de redenção está para sempre afastada?

Desafio qualquer membro deste fórum a afirmar que seria capaz de condenar ao inferno do inaudito suplício eterno mesmo os piores facínoras que a História
produziu, ou de ficar, sequer, insensível aos seus gritos eternos - eternos, meu Deus! - caso se admita que a sua trágica situação foi uma simples opção da vida que levaram na Terra. Creio que nenhum ser humano suportaria a visão ou o mero conhecimento de tamanha dor: quanto mais não fosse, se isso estivesse dentro das suas capacidades, destrui-los-ia para sempre, para que não sofressem mais; assestar-lhes-ia o chamado "golpe de misericórdia". A aniquilação definitiva, como consequência de uma rejeição definitiva de Deus, não me causa tanta dificuldade de compreensão como a sujeição a um castigo eterno. Deus poderia perfeitamente ("a Deus nada é impossível") fazer retornar o ser humano à não-existência da qual está, por definição, ausente qualquer sofrimento. Para quê e porquê, então, a insuportável Dor Eterna? Porque "prefere" Deus deixar os amaldiçoados no tormento eterno - eterno em tempo e em intensidade! - em vez de, pura e simplesmente, os destruir? Eis um mistério que me/nos faz arrepiar os cabelos...


3. Dizer-se, para atenuar os engulhos que estas reflexões suscitam, que não é Deus que condena, que é, antes, o homem, pelo seu comportamento, que escolhe "livremente" a sua condenação ou a sua salvação, poderá ser uma construção elegante, mas parece-me de um simplismo aterrador. Não perfilhando, de modo nenhum, as teorias deterministas ou existencialistas, sempre encarei, no entanto, com grandes reservas a posição daqueles que tendem a hipervalorizar a liberdade humana, conferindo ao homem um grau de soberania decisória tal que quase fazem dele um ser divino, como se fosse ele o criador e senhor de todas as coisas, com os atributos da onmnisciência e da omnipotência.

No que me diz respeito, sinto que todas e cada uma das minhas acções são o reflexo de uma escolha deliberada, sim, mas também de um sem número de condicionalismos e factores sobre os quais eu não exerci nem posso exercer qualquer domínio (por exemplo, toda a "carga" genética com que nasci, a educação
que me foi dada pelos meus pais, a cultura, os costumes, os valores, as ideologias da sociedade onde tenho vivido, o poderoso efeito indutivo que em mim têm, por vezes sem disso me dar conta, os comportamentos alheios, os simples acasos e contingências da vida e da natureza, as hormonas e outras substâncias químicas que viajam pelo meu corpo e que, actuando no sistema neuronal,interferem na minha tomada de decisões, etc., etc.). Com tão sérias e graves limitações à liberdade humana, como se pode dizer, sem mais, que é o homem que escolhe livremente ir para o inferno? Por outro lado, não foi o homem que criou o "lugar" ou o estado chamado inferno. Deus é que o criou e o preparou, e fê-lo "desde o princípio do mundo", como diz o Evangelho, porque sabia bem, antecipadamente, que lá iriam cair alguns. Se não fosse assim, para quê tê-lo criado?

À fraca luz da razão humana, o inferno, tanto o da crua e dura versão tradicional (a qual, diga-se de passagem, parece-me ter mais apoio na letra e no espírito dos escritos evangélicos, e nos ensinamentos da tradição da Igreja do que muitos querem fazer crer) como o das versões mais modernas, mais simbolistas, mais suavizadas e, sobretudo, mais harmonizáveis com a absoluta repulsa que causa à natureza humana qualquer grau de sofrimento, o inferno, dizia, é um absurdo.


4. E, no entanto...

Que sei eu da Vida e do seu sentido último? Que sei eu de Deus, da Criação, do Homem, da Liberdade? Não passo de uma simples e frágil criatura, nascido de um
mistério, alucinado pela espantosa maravilha da minha própria existência, extasiado pela indescritível beleza que me rodeia, mas confundido e desorientado
pela infinita maldade, miséria e sofrimento inerentes à condição humana - e em permanente inquietude por desvendar o Enigma.

Já concluí, há muito, que, apenas pelos meus próprios meios (e a que meios posso eu chamar de meus?), e ainda que ajudado por toda a ciência de todos os maiores prémios-nobeis do mundo, jamais conseguirei rasgar a opaca cortina do Mistério que me envolve. Desconfio que o mesmo se passa com todos os demais seres humanos...

Resta-me o absurdo, ou a esperança.

Aconteceu que, por um insondável desígnio da bondade divina, pude, logo na tenra idade, chegar ao conhecimento do Sinal da Esperança que emergiu, há 2.000
anos, na História da humanidade. Esse Sinal, foi um homem e tem um nome - Jesus Cristo!

"A quem havemos de ir, se só tu tens palavras de Vida Eterna?" - eis, simultaneamente, a confissão de impotência e a afirmação de Fé na única Tábua de
Salvação credível, que me movem e comovem.

Cristo suportou, amorosamente, o sofrimento humano máximo para que eu possa desfrutar da delícia suprema. Com o seu sangue, quis oferecer-me o mais precioso
tesouro a que o homem pode aspirar: o gozo, a fruição, a vivência, plenas e ilimitadas, de uma coisa a que chamamos "Vida Eterna" e que transcende infinitamente tudo o que de melhor a nossa mente pode imaginar a partir dessas palavras. Vezes sem conta Cristo alertou, avisou, alarmou, ameaçou para que nenhum de nós desperdice tamanha oferta. Fazê-lo seria uma tragédia - seria o inferno!

A autenticidade das palavras de Cristo e, consequentemente, a seriedade da sua promessa foram certificadas pela sua Ressurreição - e esta, não vacilo um só segundo em acreditar que foi um acontecimento real e não meramente simbólico. Preciso, aliás, desesperadamente, de acreditar nela, porque, parafraseando S. Agostinho, doutro modo, não compreenderia nada e, como dizia S. Paulo, vã seria a nossa Fé e nós os mais estúpidos e infelizes dos mortais, se a ressurreição não tivesse mesmo acontecido.


5. Que o inferno existe, e que é um "lugar" ou um "estado" irreversível e sempiterno de dor e de frustração desmedidas, julgo que o dizem eloquentemente os evangelhos - e seria impensável admitir sequer a hipótese de Jesus estar a fazer bluff, ao falar tantas vezes na perdição eterna, no sofrimento que não acaba, no fogo inextinguível da geena, e ao insistir, de um modo tão enfático, na preocupação que o homem deve ter para não trilhar os caminhos,largos e fáceis, que a ele conduzem.

Como é exactamente o inferno e quantos lá estarão, se é que estão - ninguém sabe ao certo!

Encolhido na minha pequenês, aconchego-me, confiante, no regaço de Cristo (nunca me senti, a propósito, tão criança indefesa como agora, que já vou nos 53
anos...), e todos os dias, de manhã, repito para mim próprio as palavras que Ele nos deixou como receita infalível contra o inferno e poderoso esconjuro
contra todos os seus medos: não julgues e não serás julgado, perdoa e serás perdoado, a medida que usares para com os outros será aquela com que serás
medido.


O pior é que, se os santos, que são santos, pecam 7 vezes ao dia, eu, que sou um impenitente pecador, peco 70 vezes 7: todos os dias, à noite, me dou
conta de quão severo fui no julgamento alheio, quão estreita foi a medida com que apreciei o comportamento dos outros e quanto ressentimento guardei contra
pretensas ofensas ao meu hipersensível amor-próprio. Mas não penso desistir!

Re: O Inferno existe?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 29 de December de 2007 05:01

Sábias palavras Ovelha

Se a grande maioria pensasse apenas 1 décimo do que pões por escrito e já há muito o Inferno teria gelado.

Mais, hélas! ce n'est qu'un rêve.

Infelizmente ainda há muitos que vibram pelo medo, pela raiva e pelo ódio.

Resta-nos a esperança que é aquilo que não há no Inferno.
Por isso enquanto a temos quer dizer que nem tudo vai mal, que não estamos lá.
Ainda não!

Que o ano novo que se aproxima seja suave para a tua lã.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/12/2007 05:19 por luis.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 30 de December de 2007 10:31

Será que alguém face a face a Deus,à Beleza suprema,ao Amor deslumbrante,ao Bem envolvente,à Ternura de potência máxima,à Felicidade,aos dias esplenderosos sem ocaso, não cairá como Tome proclamando :Meu Senhor e meu Deus.?
Assim ouso acreditar que na nossa ânsia de Vida não seja possivel recusar o Amor.



Editado 1 vezes. Última edição em 30/12/2007 10:38 por Maria Lisboa.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de December de 2007 12:10

Citação:
Maria Lisboa
Será que alguém face a face a Deus,à Beleza suprema,ao Amor deslumbrante,ao Bem envolvente,à Ternura de potência máxima,à Felicidade,aos dias esplenderosos sem ocaso, não cairá como Tome proclamando :Meu Senhor e meu Deus.?
Assim ouso acreditar que na nossa ânsia de Vida não seja possivel recusar o Amor.

Bem, Maria, é essa uma bela imagem e não tentarei te dissuadir dela.

Pena que eu, infelizmente, não sou tão otimista assim - quem achou o contrário pelas minhas palavras de antes se enganou. Penso que são muitos os que recusam o amor e que vão ao "inferno".

Por favor, atente acima para o "recusam", no presente, porque creio também ser o caso de que nem haverá possibilidade, para quem não plantou/colheu amor hoje, de recusar isso amanhã. Acredito sim que há uma única escolha e que a de hoje é a mesma de sempre, ou seja: quem não é capaz de amar o homem hoje, também é não é capaz de amar a Deus. Nem é hoje e nem será nunca!

É verdade, sabemos pouco sobre o "depois-da-morte", mas nem é necessário praticar ocultismo para entender uma coisa: a história nos ensinou por diversas vezes que o homem tanto é capaz de coisas celestiais como também das piores bestialidades, e que um homem pode se tornar a pior besta de todas. Mesmo se existir algo "depois-da-morte", não creio que mudará o fato do homem ser sempre uma ponte entre dois extremos, uma ponte entre o "céu" e o "inferno". Cada homem é um mundo a parte, sempre em contato com outros mundos, e tem que escolher, de fato está sempre escolhendo mesmo que não queira, entre o amor e o ódio. É triste, mas existe sim a possibilidade de um homem recusar todo tipo de amor, por isso o "inferno" é uma possibilidade bastante real. Creio que o fato das Escrituras o apresentarem como aquela terrível ameaça seja para nos acordar contra esse grande perigo.

Entendo que tanto o "céu" quanto o "inferno" sejam "lugares" existenciais, não "físicos". O Reino de Deus está onde Deus reina, e Ele reina onde existe amor. Já a ameaça do "inferno" é real agora, não é um perigo para o futuro, é um perigo real agora em cada escolha que fazemos. Quem não ama ao próximo, também não ama a Deus! como aliás está muito bem escrito nas Escrituras. Mas claro que se não existir algo "depois-da-morte", se se trata apenas de um história para tornar o sono mais tranqüilo e dar uma impressão de justiça, então cada um poderá escolher aquela história que achar mais agradável ou mais eficaz. Não acho que seja o caso. Não acho que exista um "outro mundo" "depois-da-morte". Não acho que exista uma "outra vida" além da única que temos. Não acho que amará a Deus quem não ama ao homem.

São muitos "acho", mas só preciso de uma certeza :)

Paz e Vento.



Editado 1 vezes. Última edição em 31/12/2007 12:16 por firefox.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de December de 2007 16:52

Citação:
firefox


Quem são os que "morrem sem Cristo"? Quem ama o próximo e é capaz de dar sua vida pelo bem de todos está longe de Cristo? Se Deus é amor, como pode alguém que ama estar longe de Deus? Parece-me que há uma forte ligação entre "amar" e "estar com Cristo".

Feliz Natal.


Graça e Paz


Será que ser bonzinho é suficiente para salvar a pessoa? Não, não é. Isaías falou muito bem disso quando disse que as "boas obras de um homem sem Deus são como um trapo de imundícia diante do Senhor".

Se fosse só uma questão de "ser bonzinho" não era necessário Jesus ter vindo morrer por nós! Apenas seria necessário sermos bonzinhos e amarmos uns aos outros. Será que um ATEU não ama seu filho, ou sua mãe ou até mesmo um amigo próximo? Será que um ateu tem sua salvação garantida após sua morte, apenas por que amava as pessoas próximas a ele? O mesmo vale para um mórmon e para um espírita...

Vejam bem queridos. A salvação está LIGADA a aceitação de Jesus como Salvador. Veja ardem que Ele deu aos Apóstolos:


Mar 16:15

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer será salvo; mas quem não crer será condenado.


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de December de 2007 20:40

Citação:
Mateus 25
31*«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. 32*Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos.
34O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, 36estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.'
37Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? 39E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' 40*E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.'
41Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! 42Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, 43era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.' 44Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?' 45Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.'
46*Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Temos aqui o juizo de todos os povos,todos... quem marca pontos? aqueles que para o fox estão com Cristo e para o David_ são apenas "bonzinhos"...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de January de 2008 03:49

Citação:
Lena
Citação:
Mateus 25
31*«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. 32*Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos.
34O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. 35Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, 36estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.'
37Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? 39E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' 40*E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.'
41Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! 42Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, 43era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.' 44Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?' 45Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.'
46*Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Temos aqui o juizo de todos os povos,todos... quem marca pontos? aqueles que para o fox estão com Cristo e para o David_ são apenas "bonzinhos"...


Graça e Paz


A passagem que a querida postou se refere ao julgamento das NAÇÕES VIVAS após a GRANDE TRIBULAÇÂO. Vivemos agora o período da graça. Após o arrebatamento da igreja começará o período da grande tribulação aqui na terra com o surgimento do anticristo.

O verso 32 da passagem postada diz:

Mateus 25:32
E todas as nações serão reunidas diante dele...


"todas as nações" significa todos os gentios.. Este julgamento é para todos os gentios que sobreviverem a grande tribulação e cujo relacionamento íntimo com Deus será evidenciado pelo tratamento que dispensarem aos judeus (os irmãos do Senhor, do verso 40), especialmente durante aquele tempo difícil, em que o anticristo perseguirá Israel ferozmente.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 01/01/2008 03:56 por David_.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de January de 2008 03:53

Graça e Paz


Este seria um tópico interessante. "Salvação pela fé ou pelas obras?" O pre-requisito para a Salvação é ser bonzinho, não importando se o indivíduo aceita a Jesus ou não?

Visto que este tópico não é sobre esse assunto, seria esclarecedor um tópico sobre este tema.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O Inferno existe?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de January de 2008 10:25

David

A citação que a Lena mostrou é bem claro: Jesus julga-nos pelo que fazemos. Ou a palavra de Jesus no Evangelho já não vale por si e tem que ser interpretada pelo David, que até há pouco levava toda a Bíblia à letra?

Quanto às "nações vivas", o David sugere que Jesus terá critérios diferentes de jugamento consoante a situação da pessoa?

pontosvista

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de January de 2008 03:16

Citação:
David_
Isaías falou muito bem disso quando disse que as "boas obras de um homem sem Deus são como um trapo de imundícia diante do Senhor".

David, como exercício vejamos isso sob outra ótica. As "boas obras de um homem sem amor" e um exemplo dentre uma infinidade de possíveis: um político leva saneamento para uma região pobre (boa obra) visando somente o interesse próprio em véspera de eleição (sem amor). Resultado? Trapo de imundície que já teve sua paga.

Vc não parece ter atentado para a questão que coloquei: Deus é amor!

Citação:
David_
Apenas seria necessário sermos bonzinhos e amarmos uns aos outros.

Vc parece estar fazendo pouco caso de ser bom e amar, o uso do diminutivo aqui soou depreciativo, mas eu, ao contrário, acho que ser bom e amar é muito, muito mesmo, acho que é bastante. Insisto novamente para que atente para uma afirmação das Escrituras: Deus é amor!

Citação:
David_
Será que um ATEU não ama seu filho, ou sua mãe ou até mesmo um amigo próximo? Será que um ateu tem sua salvação garantida após sua morte, apenas por que amava as pessoas próximas a ele? O mesmo vale para um mórmon e para um espírita...

Eu não encontro nenhuma satisfação em condenar ateus, mórmons ou espíritas, e isso apesar de não gostar nada de espiritismo. Como duvido que amo mais que Deus, tenho certeza que Ele o faz muito melhor do que eu. Se um ateu ama seu filho é maravilhoso, apenas mostra de novo como Deus é bom. Ele faz brilhar o mesmo sol para todos - o que, aliás, é outra afirmação bíblica.

Desconfio que um problema aqui é qual significado vc está dando à palavra "amor". Do modo como vc tem colocando parece ser muito pouca coisa, então para mim está claro que não está falando mesmo de amor. Deve ser alguma alguma outra coisa, porque evidentemente falamos de experiências diferentes. Para começar, aprender a amar requer um longo aprendizado, implica em sair de si, em ir até o outro, em colocar o bem do outro antes de si. Se me disser que ateus fazem isso então não duvido que Deus tb os salvará. A experiência ensina que há ateus que amam sim, e até mais do que alguns que se dizem cristãos, e para mim a conclusão é óbvia. Talvez seja parte da profecia (bíblica) que falava de um dia em que não seria mais preciso tábuas de pedra pq todos carregariam a Lei no coração. Lei, Deus, Amor.

Da experiência de amar um filho, uma mãe ou um pai, uma esposa ou um esposo, uma amiga ou um amigo, são oportunidades maravilhosas de "salvação". São uma verdadeira escola para conhecer o próximo, a si mesmo e a Deus. Deus certamente que chama a todos e age em cada uma dessas experiências. Oxalá cada uma dessas experiências fosse sempre pura, pq algumas vezes são como diamantes brutos que precisam ser lapidados. Entenda que, do meu ponto de vista, toda experiência de amor verdadeiro é renovadora e quem ama alguém em profundidade começa tb a amar aos outros. Quem sai de si para ir ao outro cresce em compaixão e passa a ver o mundo de outra forma. Quem vê o mundo assim passa a ver Deus em todas as coisas, e isso mesmo que não o nomeie.

Citação:
David_
Vejam bem queridos. A salvação está LIGADA a aceitação de Jesus como Salvador.

Se conseguir mostrar que acreditar que o amor salva é não aceitar que Jesus é o Salvador... Acho que terá mostrado que Deus não é amor. Fiquei com essa impressão, mas vou procurar não me fechar nisso. Vê como as palavras podem ser enganadoras?

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 02/01/2008 03:20 por firefox.

Página actual: 4 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.