Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 12
O Inferno existe?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 23:13

" Alguns teólogos recentes são de parecer que o fogo que simultaneamente queima e salva é o próprio Cristo, o Juiz e Salvador.
O encontro com Ele é o acto decisivo do Juízo. Ante o seu olhar, funde-se toda a falsidade. É o encontro com Ele que, queimando-nos, nos transforma e liberta para nos tornar verdadeiramente nós mesmos. As coisas edificadas durante a vida podem então revelar-se palha seca, pura fanfarronice e desmoronar-se.
Porém, na dor deste encontro, em que o impuro e o nocivo do nosso ser se tornam evidentes, está a salvação. O seu olhar, o toque do seu coração cura-nos através de uma transformação certamente dolorosa «como pelo fogo».

Contudo, é uma dor feliz, em que o poder santo do seu amor nos penetra como chama, consentindo-nos no final sermos totalmente nós mesmos e, por isso mesmo totalmente de Deus.
este modo, torna-se evidente também a compenetração entre justiça e graça: o nosso modo de viver não é irrelevante, mas a nossa sujeira não nos mancha para sempre, se ao menos continuámos inclinados para Cristo, para a verdade e para o amor. (…) O Juízo de Deus é esperança quer porque é justiça, quer porque é graça. Se fosse somente graça que torna irrelevante tudo o que é terreno, Deus ficar-nos-ia devedor da resposta à pergunta acerca da justiça – pergunta que se nos apresenta decisiva diante da história e do mesmo Deus. E, se fosse pura justiça, o Juízo em definitivo poderia ser para todos nós só motivo de temor.
A encarnação de Deus em Cristo uniu de tal modo um à outra, o juízo à graça, que a justiça ficou estabelecida com firmeza: todos nós cuidamos da nossa salvação «com temor e tremor» (Fil 2,12).
Apesar de tudo, a graça permite-nos a todos nós esperar e caminhar cheios de confiança ao encontro do Juiz que conhecemos como nosso «advogado», parakletos (cf. 1 Jo 2,1)."




Editado 1 vezes. Última edição em 13/12/2007 23:14 por Tozé Monteiro.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 23:59

Sim existe, tal como a Igreja ensina. Quem não acredita, paciência. São opiniões. O importante é que vivamos a vida sem prejudicar os outros. Não se deve viver com o temor do inferno..uh..uh...os fantasmas....Se somos de Deus não tememos os mafarricos. Ou será que não somos de Deus e andamos a fazer coisas indignas, e como tal tememos ir para o inferno? Se calhar é aí que vem todo o medo. Temos é que ser felizes porque queremos que a nossa alma vá para o céu quando morrermos. Visto que não há mais nenhum sítio para ir senão mesmo ao encontro de Deus. Isto se quisermos. Se não quisermos Deus também não nos obriga.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 00:10

O texto é de Bento XVI.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 00:26

O papa Bento XVI tb escreve coisas boas :)

Re: O Inferno existe?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 11:03

O texto é, o título do tópico não.
O fogo a que se refere o texto é o purgatório, não o inferno. O texto está claramente a referir implicitamente um dos textos biblicos do Novo Testamento em que a doutrina do Purgatório se baseia:

1 Cor 3,14-15 14Se a obra construída resistir, o construtor receberá a recompensa; 15*mas, se a obra de alguém se queimar, perdê-la-á; ele, porém, será salvo, como se atravessasse o fogo.

O texto refere-se então a este fogo purificador geralmente necessário para ascender à comunhão com Deus. Esta purificação é o purgatório.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 20:12

Camilo:

O texto do Papa que citei, refere-se expressamente, não apenas ao Purgatório , mas ao julgamento final e á pergunta:

"O que acontece a tais indivíduos quando comparecem diante do Juiz? "

Depois de eliminar o Limbo, por diploma, o Papa dá uma nova leitura, radicalmente "progressista" do "purgatório".., não como um "lugar de purificação atarvés do sofrimento", nem como uma "expiação pela tortura", mas como um processo amoroso de encontro com Deus.
E se a questão da Graça de coloca para o Purgatório, porque não para o Inferno?



Editado 1 vezes. Última edição em 14/12/2007 20:19 por Tozé Monteiro.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 21:57

"Com a morte, a opção de vida feita pelo homem torna-se definitiva; esta sua vida está diante do Juiz. A sua opção, que tomou forma ao longo de toda a vida, pode ter caracteres diversos. Pode haver pessoas que destruíram totalmente em si próprias o desejo da verdade e a disponibilidade para o amor; pessoas nas quais tudo se tornou mentira; pessoas que viveram para o ódio e espezinharam o amor em si mesmas. Trata-se de uma perspectiva terrível, mas algumas figuras da nossa mesma história deixam entrever, de forma assustadora, perfis deste género. Em tais indivíduos, não haveria nada de remediável e a destruição do bem seria irrevogável: é já isto que se indica com a palavra inferno.[37] Por outro lado, podem existir pessoas puríssimas, que se deixaram penetrar inteiramente por Deus e, consequentemente, estão totalmente abertas ao próximo – pessoas em quem a comunhão com Deus orienta desde já todo o seu ser e cuja chegada a Deus apenas leva a cumprimento aquilo que já são.[38]

46. Mas, segundo a nossa experiência, nem um nem outro são o caso normal da existência humana. Na maioria dos homens – como podemos supor – perdura no mais profundo da sua essência uma derradeira abertura interior para a verdade, para o amor, para Deus."

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de December de 2007 23:22

"O Inferno existe?"

Sim, para quem acredita nele. Para quem não acredita nele, não passa de um mito, de uma pastoral do "medo", cada vez mais extinta.

Luís Gonzaga

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 10:56

Define "pastoral do medo". Se faz favor :P

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 15:52

Citação:
s7v7n
Define "pastoral do medo". Se faz favor :P

Um tipo de pastoral que procura levar as pessoas à conversão, mas não pela mensagem do amor de Deus, não através da misericórdia, não através do anúncio da boa nova de Cristo. Um tipo de pastoral que prefere anunciar o demônio do que anunciar o Cristo. Um tipo de pastoral que insiste na pregação de desgraças, aterrorizando pessoas com ameaças de danação e de inferno, com ameaças e castigos. Um tipo de pastoral que não fala muito de amor, fala mais de um deus vingativo e cruel que conquista as pessoas com chantagens. Deus perigoso, cruel, sanguinário. Um tipo de pastoral que lamentavelmente ainda existe, mas hoje felizmente é cada vez mais marginal dentro da igreja católica. Ainda existe, contudo, dentro de algumas rodas de seitas católicas e protestantes.

Uma pena.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 18:14

O inferno não existe?
Até Cristo o anunciou. Ok vão-me dizer, mais uma vez que não podemos ter uma visão literal da bíblia, isto porque se calhar o inferno funciona como um castigo de Deus e como agora(como dizia há dias um teólogo, numa lição que tive) é uma vergonha um Pai dar uma estalada num filho(regra que ele desrespeitava) e por isso já se torna, um bocado fora de moda, anunciar um Deus que castiga, um Pai que castiga. Enfim temos que arranjar um Deus da moda, à nossa medida. Por vontade de Deus o inferno não existia. O inferno existe, porque existe privação de Deus,pelo corte umbilical, da relação de Deus com o homem, através do pecado, cometido pelo HOMEM. É o homem que se condena, não é condenado. É o homem que corta a sua relação com Deus,logo o inferno acontece como consequência natural desse corte.
Por isso o inferno existe. "Lá existirá choro e ranger de dentes". Por muito que isso custe ao próprio Deus.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 18:23

Se esse inferno existe, Deus é sádico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 19:15

para quem tem uma mentalidade de teenager, na flor das coisas, talvez seja.
lembro-me de pensar o mesmo do meu pai que me castigava, quando tinha essa idade.
Enfim, hoje, acho que foi conveniente e acertado e só me fez bem.
Enfim,aos teenagers o que é dos teenagers...a sabedoria chegará a seu tempo.



Editado 2 vezes. Última edição em 15/12/2007 19:18 por vitor*.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 19:44

vitor

Não queiras comparar um castigo de um pai à condenação eterna
Choro e ranger de dentes eternamente, deve ser um must. Mais valia continuar morto, apartado do amor de Deus.
Essa imagem da condenação a um sofrimento eterno cheira a vingança e não a justiça.
Ou será que o discurso do Amor é operação de cosmética politicamente correcta?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 20:48

Citação:
firefox
Citação:
s7v7n
Define "pastoral do medo". Se faz favor :P

Um tipo de pastoral que procura levar as pessoas à conversão, mas não pela mensagem do amor de Deus, não através da misericórdia, não através do anúncio da boa nova de Cristo. Um tipo de pastoral que prefere anunciar o demônio do que anunciar o Cristo. Um tipo de pastoral que insiste na pregação de desgraças, aterrorizando pessoas com ameaças de danação e de inferno, com ameaças e castigos. Um tipo de pastoral que não fala muito de amor, fala mais de um deus vingativo e cruel que conquista as pessoas com chantagens. Deus perigoso, cruel, sanguinário. Um tipo de pastoral que lamentavelmente ainda existe, mas hoje felizmente é cada vez mais marginal dentro da igreja católica. Ainda existe, contudo, dentro de algumas rodas de seitas católicas e protestantes.

Uma pena.

Sim concordo. Não nos devemos preocupar em demasia com o inferno. Devemos é converter-nos. E o anúncio deve ser da boa nova e não do inferno. Não é pelo medo que vamos lá. Contudo, a Igreja afirma claramente na sua doutrina que o inferno existe, e para lá vão as pessoas que se recusam a estar com Deus.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 20:49

Citação:
Lena
Se esse inferno existe, Deus é sádico.

Porquê Lena? Então se eu não quero estar com Deus, achas que Deus me deve obrigar?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 20:56

Lena,

Jesus disse todos os pecados serão perdoados, repito TODOS, à excepção do pecado de blasfémia contra o Espírito Santo(isto é literal, tal como grande parte das coisas da bíblia, Jesus ressuscitou e etc,etc. Não há cá simbolismos). Isto inclui matar, roubar, dizimar populações e etc e etc.

Se lestes a minha mensagem penúltima:o inferno surge como resultado do pecado mortal, em que o homem se condena, repito, não é condenado, ele próprio se condena, por cortar o vinculo essencial com Deus, através do pecado(pensa na metáfora pecado=lâmina). A lâmina que separa o homem de Deus é o pecado.
Se no purgatório estão aquelas almas,que pecando, sem cortar esse vínculo, continuam a necessitar de purificação, porque nenhuma alma pode ver a Deus estando impuro, no inferno estão aquelas que cortaram, completamente o vínculo com Deus.
Dito de outra forma: tal como as almas do purgatório,não podem estar na amizade de Deus(repara não é uma condenação, é uma impossibilidade)impuras, o mesmo se passa de uma forma mais contundente com as almas ressentidas, contra Deus no Inferno.
Mas relembro o que disse ao principio:
Jesus disse todos os pecados serão perdoados, repito TODOS, à excepção do pecado de blasfémia contra o Espírito Santo:Isto inclui matar, roubar, dizimar populações e etc e etc.

A condenação eterna é um assunto complicado e não me vou pronunciar sobre ele.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 20:56

Vou tentar explicar o meu ponto de vista para o inferno.

1º a Igreja reconhece o inferno. Isso é ponto acente.

2º não é Deus que castiga, não é Deus que nos manda para o inferno. Não é Deus que nós vira as costas. Muito pelo contrário. É o homem que foge da justiça de Deus. É o homem que vendo o seu pecado foge de Deus. É o homem que se recusa a entrar no reino dos céus. É o homem que vira as costas a Deus.

Lembro-me de ler num livro, sobre uns sonhos de São João Bosco. Acho que foi ele. E nesse sonho, ele via as pessoas a fugir da luz de Deus,e como tal o único caminho que tinham era o inferno. Visto que os seus pecados tinham sido graves e não queriam enfrentar/admitir essa culpa. Tal como adão fugiu de Deus quando pecou, também nós fugimos/escondemo-nos de Deus quando pecamos.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Inferno existe?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 21:08

Citação:
s7v7n
Vou tentar explicar o meu ponto de vista para o inferno.
1º a Igreja reconhece o inferno. Isso é ponto acente.

2º não é Deus que castiga, não é Deus que nos manda para o inferno. Não é Deus que nós vira as costas. Muito pelo contrário. É o homem que foge da justiça de Deus. É o homem que vendo o seu pecado foge de Deus. É o homem que se recusa a entrar no reino dos céus. É o homem que vira as costas a Deus.

Lembro-me de ler num livro, sobre uns sonhos de São João Bosco. Acho que foi ele. E nesse sonho, ele via as pessoas a fugir da luz de Deus,e como tal o único caminho que tinham era o inferno. Visto que os seus pecados tinham sido graves e não queriam enfrentar/admitir essa culpa. Tal como adão fugiu de Deus quando pecou, também nós fugimos/escondemo-nos de Deus quando pecamos.

exactamente.acho que muita gente não compreende a essência das coisas e inverte o sentido das coisas.
Essa última parte de São João Bosco, assustou-me verdadeiramente porque já me imaginei diante de Deus, cheio de vergonha, pelos meus pecados.E sentir essa vergonha literalmente. É algo aterrador. Um sentimento de culpa, que nos corta literalmente e mal temos força para nos manter imóveis.

Re: O Inferno existe?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de December de 2007 21:50

Ao jantar estava a pensar nisto e lembrei-me de algo real.

Quantas vezes nós não fugimos das pessoas porque por exemplo mentimos, e como tal não conseguimos olhar sequer para a cara das pessoas? Um exemplo prático.

Eu estou a fazer obras cá em casa. E a pessoa responsável fez-se muito nossa amiga. E com tantos problemas e atrasos nas obras, conseguiu que pagássemos cerca de 75% do combinado, muito antes do tempo. Resultado. Toda essa "amizade" não passou de um logro porque a pessoa tem muitas dívidas e anda a querer que os clientes paguem para poder pagar outras dívidas. E depois fica à rasca e não tem dinheiro para tudo.

Conclusão: Essa pessoa quando nós fomos aos seu escritório perguntar o que se passava, porque não nos atendiam o telefone, ficou tão ofendido que nos escreveu(por sms) que nós a tínhamos insultado, e como tal todos os assuntos relativamente à obra passam a ser tratados pelo encarregado. E como tal nunca mais quis falar conosco. Ainda disse que a demora da vinda do material era da culpa do capataz que se atrasou na encomenda.

Portanto temos mentiras atrás de mentiras e temos corte de relações por parte da pessoa e não por nós. Tudo isso porque a vergonha agora é muita, e ela sabe que nós sabemos que ela é uma aldrabona. Tem tanta vergonha ou então não tem vergonha nenhuma, que perfere fugir, a encarar os factos e pedir desculpa, e explicar-nos a situação.

Agora imaginem com Deus. Imaginam face a face com Deus. É que de Deus ninguém foge. Ou melhor, podes fugir, mas não te podes esconder.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.