Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Doutor Martins
Escrito por: jose luis sanchez relova (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 13:23

Bon dia. Eu sou espanhol e gosto muito de viajar por Portuga. Un dia caminhando por Guarda entrei nun jardim con arbores muito grandes donde existia un Hospita. A surprisa foi ver una escultura cheia de objetos religiosos exvotos, etc. Tratavase do Doutor Martins. Que é o que pensa a igreja de este homem?. Muito obrigado.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 13:44

Caro Jose

O Dr. Sousa Martins é um caso extraordinário na sociedade portuguesa. Foi médico no século XIX, interessou-se muito pela tuberculose, razão pela qual fez viagens várias à Serra da Estrela e levou à criação do Sanatório da Guarda (esse hospital de árvores frondosas).

Parece ter sido mação, mas foi santificado pelo povo, devido ao cuidado e ao desvelo com que tratava dos doentes e o cuidado genuíno que tinha com os mais necessitados.

Em Lisboa, há também uma estátua dele rodeada de ex-votos, placas de agradecimento e flores.

Não sei o que a Igreja pensa dele, mas foi um homem de uma grande humanidade.

Para saber mais, a página do Museu Sousa Martins é aqui.

Cassima

Re: O Doutor Martins
Escrito por: jose luis sanchez relova (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 14:19

Obrigado pela sua resposta Cassima. Eu gostaria saber quais foram as creças dista pessoa e por que a gente fala mais dos poderes da sua pessoa que do poder de JesusChristus. Os crentes do dr. Sousa Martin chaman-lhe sábio, humanista e santo. Os exvotos falan muito poco de Christu. ¿por que?. Abraços.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 14:31

Por norma, os ex-votos referem-se ao santo a quem pediram a intercessão e pelo qual a graça foi alcançada (por isso as pessoas fazem de igual forma, mesmo quando o santo em questão o seja só na devoção popular e não nos altares das igrejas).

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 18:58

O Doutor Sousa Martins está muito ligado aos cultos paralelos do espírito e dos médiuns.

É muito comum encontrar médiuns a dizer que "encorporam" o doutor Sousa Martins.

Não sei como é em Espanha mas em Portugal muitos não se incomodam de ir à Missa ao domingo de manhã, ir á tarde à médium por causa de um problema de família e fazer o quebrante à noitinha antes de deitar.

Em comunhão

Re: O Doutor Martins
Escrito por: jose luis sanchez relova (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 21:23

Obrigado Tilleul, muito interesante.
Na historia da Medicina existiu un medico muito humano e un homem genial, chamado Asclepio (o Esculapio), foi tan grande a sua fama e as curaçoes que fizo en vida que despois de morto foi elevado aos altares pagaos (gregos e Romaos). Pode ser o mesmo caso?. Ja veio que en Portugal à gente que ten as crenças poco definidas, en Espanha o problema era similar hà alguns anos mais agora è ainda pior pois o pessoal ten menos interese na religiao que en Portugal.
Entao este doutor quen foi? Un naturalista?, un espiritista?, un cristao?, un maçao?,curaba con certos rituais pagaos? Ficava dentro ou fora da Igreja Catolica?
Abraços para tudos.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de November de 2007 22:48

Tanto quanto sei Sousa Martins era ateu... praticava o que achava correcto da melhor forma que podia e sabia, daí o agradecimento profundo de quem se cruzou com ele... com o tempo veio o mito.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 10:09

Citação:
Tilleul
O Doutor Sousa Martins está muito ligado aos cultos paralelos do espírito e dos médiuns.
É muito comum encontrar médiuns a dizer que "encorporam" o doutor Sousa Martins.

Não fazia ideia de que a figura do Sousa Martins era explorada pelos mediuns e afins.

De qualquer das formas o abuso que é feito da figura dele não retira mérito ao homem.

Citação:
Tilleul
Não sei como é em Espanha mas em Portugal muitos não se incomodam de ir à Missa ao domingo de manhã, ir á tarde à médium por causa de um problema de família e fazer o quebrante à noitinha antes de deitar.

Achas que há assim tanta gente nessa situação, Tilleul? Parece-me que não serão muitos...


Sousa Martins foi um médico do século XIX e como tal deve ter sido positivista e pouco ligado a crendices.


Retirado da página do Museu Sousa Martins:

JOSÉ THOMÁS DE SOUSA MARTINS (1843-1897)

BIOGRAFIA RESUMIDA

Nasceu em Alhandra numa casa ribeirinha e tipicamente portuguesa, no dia 7 de Março do ano de 1843.

Em Alhandra viveu até completar o ensino primário, estudos possíveis na altura em Alhandra.
Tinha doze anos quando, aconselhado pela mãe e já órfão de pai, seguiu para Lisboa numa fragata, mirando com nostalgia, as margens do Tejo, onde se criara e brincara com os rapazes da sua idade.

Em Lisboa, recebeu- o em sua casa o seu tio Lázaro Joaquim de Sousa Pereira, irmão de sua mãe, e já estabelecido há bastante tempo no ramo farmacêutico. Era sua a Farmácia Ultramarina situada na Rua de S. Paulo.

Então com doze anos dividiu a sua vida entre o Liceu Nacional de Lisboa, que frequentava de manhã, a Farmácia onde ajudava o tio nas tardes e de noite dedicava- se ao seu estudo.
Acabado o Liceu e já com um grande conhecimento que adquiriu enquanto praticante de farmácia, ingressa na Escola Politécnica de Lisboa no Curso de Farmácia.

Com 21 anos, em 1864, termina o curso de farmacêutico com as melhores classificações. E em 1866, apenas contava 23 anos conclui o curso de Medicina com Aclamação, apresentando a sua tese " O Pneumogástrico Preside à Tonicidade da Fibra Muscular do Coração".

Em 1868 foi nomeado por Concurso, Demonstrador da Secção Médica da Escola de Lisboa, tendo sido eleito Sócio da Sociedade de Ciências Médicas.

Em 1872 foi designado Lente da escola Médico - Cirúrgica de Lisboa, e em 1874 Médico Extraordinário do Hospital de S. José e nomeado nesse ano Delegado Português na Conferência Sanitária Internacional em Viena.

Muitos foram os cargos que desempenhou, de Secretário e Bibliotecário na Escola Médico - Cirúrgica passando pela Cátedra de Patologia Geral, Semiologia e História da Medicina, de Presidente da Comissão Executiva e Secção de Medicina da Expedição Científica à Serra da Estrela a Director efectivo da Enfermaria S. Miguel no Hospital S. José.

Delegado à Conferência Sanitária Internacional de Veneza em 1897, onde foi eleito Vice - Presidente, regressou a Lisboa muito debilitado fisicamente. A tuberculose estava então a tomar conta do seu frágil corpo. Na tentativa de se recompor instala- se em Alhandra numa Quinta de amigos.
De nada valeu. No dia 18 de Agosto de 1897 Sousa Martins falece vitima de tuberculose.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 11:43

Citação:
Cassima

Não fazia ideia de que a figura do Sousa Martins era explorada pelos mediuns e afins.

Toda a pessoa de mérito é explorada por médiuns e afins... dá dinheirito.
Dizes muito bem, explorada. Assim como o são os que caem na esparrela destes oportunistas.

Religião, o tanas! Espiritismo e quejandos da Nova Era é tudo um bando de vigaristas. Não os suporto mesmo nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 16:58

Citação:
Cassima
Achas que há assim tanta gente nessa situação, Tilleul? Parece-me que não serão muitos...

Abre um jornal, qualquer que seja e conta o número de anúncios sobre cartomantes, mediuns e curandeiros. Achas que não têm clientes?

Pode não se dizer e até fazer por se ignorar mas somos muito pouco cristianizados.

Olha para o exemplo Fátima e as expressões pagãs que por lá propogam.

Em comunhão

Re: O Doutor Martins
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de November de 2007 13:24

Citação:
Olha para o exemplo Fátima e as expressões pagãs que por lá propogam.
Gostava que explicasses melhor esta tua frase se não te importas. Não percebi se generalizas ou se apontas casos particulares.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de November de 2007 20:23

Posso especificar caso necessites.

À volta do santuário, nas diversas lojas em cohabitação pacífica e sem escandalizar ninguém estão para além das Nossas Senhoras de um metro, imagens e estátuas de santos, de aqueles que não são santos pela Igreja mas que o povo decidiu santificar, imagens do Doutor Sousa Martins, imagens da Mãe Imanjá, as camisolas de futebol, cristos que brilham no escuro ou que mudam de expressão e um sem fim objectos em cera que consagro um parágrafo.

Podes dizer agora, que isso é fora do recinto. Então vê:
No queimadouro dentro do recinto de Fátima, tens das expressões mais pagãs que já alguma vez assisti. Pernas, corações, crianças, porquinhos, vaquinhas, tudo em cera ali para dentro em tom de sacrifício à Senhora.
Podemos continuar pela voltinha à capelinha de joelhos e perguntarmo-nos se é através de promessas que Cristo nos ensina a rezar e onde podemos ler nos evangelhos que para termos alguma coisa do Pai temos que dar algo em troca.

Podes ainda finalmente dizer e com uma certa razão que isto são expressões de fé de gente simples e pouco educadas na fé. Mas também não deixa de ser verdade que às vezes o próprio clero é conivente com estas situações e ainda as alimenta com algumas devoções particulares.

Em comunhão

Re: O Doutor Martins
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de November de 2007 19:10

Tilleul,

Eu realmente nunca vi à venda, imagens de pessoas falecidas que são consideradas santos pelas pessoas. Acredito que me digas que já tenhas visto. Como tal, também não concordo que se considerem pessoas como santas, quando a nossa Igreja não o considerou. O problema é que ali vende-se aquilo que as pessoas querem comprar. Eu nem critico as lojas. Elas querem é vender. Acho mal é quem compra coisas desse tipo. Nem acho que as lojas estão alí mal. Toda a gente que vai lá gosta de levar um "recuerdo". De qualquer maneira acho que não faz a maioria.

Quanto aos membros do corpo feitos de cera que são queimados, significa o membro que foi curado. No big deal... Já os porcos e vacas de cera, nunca vi lá ninguém com esse tipo de objecto para queimar. Acho um pouco estranho. Acredito também que tenhas constatado essa situação. Mas mais uma vez não acho que seja a maioria. Pelo contrário.

Já as promessas pagas de joelhos, também não vejo mal nenhum. São promessas que as pessoas fazem. Desde que não andem a deixar o seu sangue e as rótulas espalhadas pelo recinto, tudo bem. Outra coisa que ouço muito falar é que as pessoas andam por lá com os joelhos em sangue. Nunca vi nenhuma. Outra minoria estou certo. E olha que não vou poucas vezes a Fátima. Não acho mal que as pessoas façam promessas desse género. Acho mal é que não as utilizem para serem pessoas melhores. Esse é o verdadeiro sentido das promessas. Não é ir fazer um percurso e a nossa vida continuar na mesma. Cristo não deixou apenas uma fórmula para rezar. Não disse que tinha de ser em pé, sentados, de joelhos, etc..Até porque essas pessoas que vão de joelhos, muitas delas estão a rezar. Se não dessemos nada em troca pelos pedidos então acho que era tudo sempre muito banal. Acho que acima de tudo, devemos dar em troca a nossa conversão pelo menos. E as pessoas não estão a prometer dar cabeçadas na parede ou cortar os pulsos. Fazem aquele percurso que serve para meditar, rezar e pensar na vida.
Citação:
Mas também não deixa de ser verdade que às vezes o próprio clero é conivente com estas situações e ainda as alimenta com algumas devoções particulares.
Há de tudo um pouco.

Acho que posso concluir então que o que disseste não fala pela maioria, mas por casos particulares.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 14:30

Citação:
Tilleul
À volta do santuário, nas diversas lojas em cohabitação pacífica e sem escandalizar ninguém estão para além das Nossas Senhoras de um metro, imagens e estátuas de santos, de aqueles que não são santos pela Igreja mas que o povo decidiu santificar, imagens do Doutor Sousa Martins, imagens da Mãe Imanjá, as camisolas de futebol, cristos que brilham no escuro ou que mudam de expressão e um sem fim objectos em cera que consagro um parágrafo.

Não tenho reparado no que as lojas à volta vendem... A próxima vez que for a Fátima prometo que vou fazer uma pesquisa... De qualquer das formas, o Santuário não tem poder para impedir essa salada, estão fora do recinto religioso...


Citação:
Tilleul
Podes dizer agora, que isso é fora do recinto.
Pois disse! :))


Citação:
Tilleul
Então vê:
No queimadouro dentro do recinto de Fátima, tens das expressões mais pagãs que já alguma vez assisti. Pernas, corações, crianças, porquinhos, vaquinhas, tudo em cera ali para dentro em tom de sacrifício à Senhora.

Mas isso não é específico nem próprio de Fátima. Em muitas igrejas e ermidas encontras essas peças de cera, mais ou menos recentes, que não são mais do que ex-votos.

Choca-te ver os porquinhos e as vaquinhas. Não sei se tens alguma raiz camponesa ou pastora. Mas acredita que para as pessoas do campo doi muito ver as suas colheitas e os seus animais a morrerem por maleitas ou pela natureza. É o seu sustento que está em causa, a sua sobrevivência. Por isso não é de admirar que a sua vida seja toda ela entregue a Deus (seja por causa de uma doença em casa, seja por causa da sua sobrevivência no campo).



Citação:
Tilleul
Podemos continuar pela voltinha à capelinha de joelhos e perguntarmo-nos se é através de promessas que Cristo nos ensina a rezar e onde podemos ler nos evangelhos que para termos alguma coisa do Pai temos que dar algo em troca

Muitas vezes as pessoas costumam encarar as promessas como um "dá cá, toma lá" com Deus. Eu vejo-as principalmente como uma forma de não se sentir impotente perante algo que nos ultrapassa. O sofrimento, a doença e outros problemas que nos afectam a nós ou aos nossos, são normalmente situações perante as quais nada podemos fazer. São os outros que intervêm, os médicos, as autoridades, sei lá. A promessa é uma forma das pessoas sentirem que estão a contribuir com algo, que estão a fazer alguma coisa para que tudo se resolva...



Citação:
Tilleul
Podes ainda finalmente dizer e com uma certa razão que isto são expressões de fé de gente simples e pouco educadas na fé.

Pode até ser... Mas porque é que a fé dessas pessoas há-de ter menos valor que a dos outros, se existir sem maldade e com toda a inocência? Uma das coisas que a mim me encanta ver, é a dignidade e o respeito que alguns velhotes da minha terra demonstram para com o Sagrado.


Citação:
Tilleul
Mas também não deixa de ser verdade que às vezes o próprio clero é conivente com estas situações e ainda as alimenta com algumas devoções particulares.

Uma vez em Fátina, disse a um padre que não concordava com as promessas de andar ajoelhado pelo recinto. Respondeu-me ele que era muito difícil proibir as pessoas de o fazer e que se ia fazendo o possível e, ao mesmo tempo, suavizar essa acção na no que se pudesse para os que insistiam (corredor de piso liso e joelheiras)

Abraços

Cassima

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 15:43

Errata:

Fátina = Fátima

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 18:46

Cassima,

Plenamente de acordo com o tudo o que disseste. Mas no século XXI para um jovem ou para uma pessoa que viva na cidade expressões destas chocam e repelem. Já aqui disse várias vezes que alguns amigos meus, entre eles polacos, que foram a Fátima ficaram perplexos com as muitas expressões pagãs da fé.

Não quero fazer um estudo sociológico ou um tratado antropológico mas a verdade é que em muitos casos a catequese e a formação cristã é muito infantil e sem bases. Como é possível que a nossa formação cristã termine aos 16 anos? Não admira que muitas pessoas chegando à idade adulta abandonem a Igreja.

Há que ser coerente. Fez-se mal erro que admita. Não andar a assobiar para o lado com pseudo milagres (tipo leite da Nossa Senhora ou as dezenas de cabeças de S. João Baptista espalhadas pela Europa). Não se quer que as pessoas andem de joelhos que se passe tempo a explicar às pessoas porquê. Ainda se diz que a Igreja é a melhor instituição em termos de fazer passar a palavra.

Voltando ao que dizia antes há imensas demonstrações pagãs e em Portugal temos muita apetência para tal. O culto ao Doutor Sousa Martins é disso uma prova.

Em comunhão

Re: O Doutor Martins
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 20:20

Pois. Nalguns casos há um cuidado extremo para não escandalizar, quase como se a ausência de escândalo fosse a maior das virtudes, que não se entende como se ignora o escândalo que é o comércio de Fátima.

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2007 13:21

Tilleul,

As pessoas simples e humildes do povo polaco são assim tão educadas na fé que não dão azo a que situações semelhantes apareçam? Somos o último reduto das expressões pagãs da fé na Europa?

Concordo que se deve ir tentando mudar a mentalidade das pessoas. Falas que a nossa formação termina aos 16. A minha terminou antes, fui crismada aí com 12 ou 13. Por acaso até gostava de o ter feito mais velha.

A maioria dos santos começa a ter devoção popular antes de ela ser sancionada pela Igreja. O caricato do Sousa Martins é que nunca o poderá ser, por ter sido mação. Aposto que a grande maioria das pessoas que contribuiu e ainda contribui para o mito, não sabe disso. Dele apenas retiveram as acções de grande generosidade.

Abraços

Cassima

Re: O Doutor Martins
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2007 13:31

Sobre a religiosidade popular...

Retirado daqui:

A purificação da religiosidade popular e as missas em Latim

"Valorizar e purificar a religiosidade popular foi um dos apelos que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos fez aos bispos portugueses. O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, contou à Agência ECCLESIA que devido às peregrinações ao Santuário de Fátima e às outras festas que se realizam de Norte a Sul, o prefeito da Congregação “pediu-nos para que não destruíssemos a religiosidade Popular”."


(Nota: Sublinhados meus)

Re: O Doutor Martins
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 17 de November de 2007 21:58

Por acaso existe alguma coisa de ilícita no que toca ao comércio de Fátima? Não percebo qual é o escândalo. O santuário não tem nada a ver com o que se vende nessas lojas. São espaços comerciais obtidos legalmente e com autorização para vender, pela câmara aos proprietários. Ou estarei errado? Ou é o santuário que gere aquilo tudo por trás?

Não entendo sinceramente o que é que pode repelir e chocar em Fátima. Será que é apenas o não compreendermos certas manifestações de fé? Será pelos outros serem diferentes no que toca promessas ou outros? A mim nunca me repeliu. A mim só mostra que ainda há pessoas que acreditam em Deus e que O procuram, e que Deus os ajuda. Concerteza que essas pessoas que lá vão andar de joelhos, têm um motivo forte, e ninguém é mais que eles para lhes dizer para se levantarem e para serem como nós.

Fátima é lugar de conversão, meditação, oração. E não um lugar de escândalo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.