Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Dia de Todos os Santos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 14:39

São santos todos os que aceitaram seguir a Cristo até ao fim...



O Dia de Todos os Santos é um Dia Santo na Igreja Católica, observado como dia feriado em muitos países, que se celebra no dia 1 de Novembro, e é uma Festa Litúrgica ou "Solenidade" em que se honram e veneram todos os santos que estão no Céu, especialmente os que não foram canonizados ou beatificados e que, portanto, não têm um dia de festa oficial no Calendário Litúrgico.

Diz-nos a Constituição sobre a Sagrada Liturgia (LG) :

104. – A Igreja inseriu também no ciclo anual a memória dos Mártires e outros Santos, os quais, tendo pela graça multiforme de Deus atingido a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no céu o louvor perfeito e intercedem por nós. Ao celebrar o «dies natalis» (dia da morte dos Santos), proclama o mistério pascal realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo, e implora pelos seus méritos as bênçãos de Deus.

111. - A Igreja, segundo a tradição, venera os santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar.

Primitivamente esta festa celebrava-se no dia 13 de Maio, especialmente em honra dos santos mártires.

Depois, seguindo o uso da Igreja Oriental foram incluídos os confessores da fé, as virgens e outros santos.

No dia 13 de Maio do ano de 609, o papa Bonifácio IV (608-615), transformou um templo pagão, o Panteão Romano, numa Igreja cristã dedicada à BVM e aos santos, onde colocou muitas relíquias dos Santos vindas das Catacumbas, e escolheu para a celebração dessa festa, exactamente o dia 13 de Maio.

O Papa Gregório III (731-741), mudou esta festa para o dia 1 de Novembro no ano de 732, e consagrou uma capela em honra de Todos os Santos na Basílica de S. Pedro de Roma, mas só no século XII os católicos se resolveram a aceitar o dia 1 de Novembro como dia oficial de Todos os Santos.

A vigília (noite de oração preparatória para a Festa), e a oitava (continuação das alegrias festivas durante oito dias), foram durante muito tempo observadas para a Festa de Todos os Santos, mas já se não observam desde 1955.

Todavia, a Igreja continua a ensinar que todos aqueles que estão no Céu, são santos, e que este dia festivo é um tempo especial para pedir aos santos a sua intercessão por nós nas nossas muitas dificuldades.

O Papa Paulo VI disse em 1977 :

- “Nós honramos aqueles que nos deixaram uma herança de bons exemplos, uma verdadeira escola de virtudes humanas e cristãs”.

A festa de Todos os Santos, evoca, em primeiro lugar, a glória de Deus manifestada nas suas obras, das quais, a maior de todas é a de transformar em filhos Seus criaturas limitadas e imperfeitas, homens e mulheres, e a de reproduzir em cada uma delas, a imagem de Seu Filho Jesus Cristo.

Algumas responderam à interpelação divina de tal maneira que reproduziram essa imagem em grau eminente, como os mártires e as virgens ou os confessores.

Através do seu Magistério, a Igreja, depois de aturado processo de investigação, declarou heróicas as suas virtudes e proclamou-os santos ou beatos.

Esses são os heróis do Cristianismo.

Para além deles, uma "numerosa multidão que ninguém podia contar e provinha de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Apc.7,9), sem ser composta por heróis, seguiu pelo caminho proposto no Evangelho, e também reproduziu, em diversas medidas, a imagem de Jesus Cristo, segundo o dom de Deus e a capacidade de cada um.

Sem declarações oficiais do Magistério, temos razão para crer que essa numerosa multidão se encontra também em Deus, e goza da Sua presença para sempre.

Uns e outros representam, no conjunto, a vitória definitiva de Jesus Cristo sobre o pecado e sobre a morte, e renovam em nós, que estamos a caminho, a esperança da terra prometida.

Festejar Todos os Santos é como festejar a glória de Deus que, em Jesus Cristo, triunfa sobre todos os poderes do mal.

Como Deus é amor total, e somos chamados a ser "semelhantes a Ele" (1 Jo.3/2), os que ainda vivemos aqui somos convidados a um percurso de purificação de tudo o que se oponha ao amor.


"Correio de Amigos"

Re: O Dia de Todos os Santos
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 02 de November de 2007 17:02

Celebrar a morte é reconhecer que os mortos estão vivos pois a vida não se acaba nunca. Pelo contrário, é um eterno crescendo para a Verdade, para o Amor para a Beleza ou para o inferno do vazio.


Palavras de um padre amigo!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.