Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: aguastranquilas (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 10:41

Bom dia.

Cara Lena, grato pelo comentário. Assim é de facto. Já aprendi mais um pouquinho.

Caro Firefox, o mal da escrita, é que a interpretação da mesma é limitada. Não entendo porque escreve como quem atira pedras. Se o ofendi de alguma maneira, deixo-lhe aqui as minhas desculpas. Acalme-se, não vê que andamos todos ao mesmo?

Como tenho vindo a escrever, eu só posso dar as minhas opiniões, não posso falar em nome da Igreja. Perdoe-me, mas não vou entrar em trocas estéreis de palavras.

Deixo só um pensamento. Se realmente as questões de teologia não são para discutir, porque se discute o sim ou o não à missa em Latim, num fórum público onde qualquer um pode participar?

Cumprimentos

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 13:38

Citação:
aguastranquilas
Cara Cassima, não vejo como comparáveis actos ou existências físicas a sentimentos.
O Amor, a verdadeira amizade, a fé, fazem parte da nossa parte intimista e emotiva, não são modificações. O amor de Camões é o amor de hoje, foi o de outrora e será o de amanhã. Penso que os sentimentos não se quantificam ou definem na sua exactidão, ou se alteram na sua essência. Existem e fazem parte do nosso ser.

Caro aguastranquilas

A essência dos sentimentos e da fé é a mesma, mas ocorrem num determinado tempo e momento da História, com as suas condicionantes. E isso dá-lhes, não um sentido diferente, mas uma vivência própria. Pegando no teu exemplo, o amor da geração dos meus pais é o mesmo, mas foi vivido de forma diferente. Os namorados da época não sentiam um amor diferente, mas faziam a corte com rituais distintos dos actuais. Porque estão ligados à época e sociedade em que se vive e estão dependentes dos seus pre(con)ceitos e regras.

Citação:
aguastranquilas
Falas da musica como forma de aproximação, eu vejo-a, nos moldes actuais como uma alavanca. Como um ultimo reduto de conseguir a aproximação. Principalmente dos jovens. Para um católico, a missa ser animada pelos Shalom, acompanhada a Ordão de Tubos ou cantada em Latim, deveria ter o mesmo significado, e não tem. Se o tivesse esta discussão acerca da missa tridentina nunca teria lugar.

Eu não falei da música como forma de aproximação mas de vivência. É diferente. Fazê-lo era esquecer a cultura musical popular que existe na minha terra, quer ao nível profano quer ao nível religioso. Os meus antepassados criaram imensas formas de louvar a Deus com o canto e isso reflecte-se na minha afirmação quando falei numa igreja a cantar o mesmo. Shalom? Órgão de Tubos? Latim? Qual quê! Eu refiro-me ao povo a acompanhar o coro que anima a missa, às vezes com um órgão pequeno e simples, outras vezes sem nada, umas vezes cantando os cânticos da terra, outras vezes cantando cânticos novos. E sim, também há alguns em latim. A diferença que para mim têm os exemplos que dás, é que aí eu sinto-me mais espectadora que participante.

Citação:
aguastranquilas
As tradições religiosas não têm de evoluir para se adaptarem a nós, nós é que temos de nos adaptar a elas, sob pena de as perdermos por completo, transformando-as em outra coisa que não a que são. Mas isso, já acontece à séculos e continuará a acontecer. Uns vêem, outros tentãm ver, outros recusam-se a ver.

Pois para mim não é uma coisa nem outra. Não se adaptam a nós nem nós a elas. É um pouco como na minha resposta acima. As tradições têm de manter a sua essência, porque senão passam a ser outra coisa qualquer, mas sofrem pequenos ajustes e adaptações do meio e da época.

Citação:
aguastranquilas
Ou seja: Não me faz comichão nenhuma que haja missas em latim ou em chinês, no rito tridentino ou não. A minha fé está para lá do critério clerical colocado à disposição.
Não consegui ainda perceber, é porque faz comichão aos outros. Afinal não somos livres de fazer a nossa escolha como praticantes?

Se leres as mensagens que há sobre este tema, hás-de reparar que a maioria das pessoas aceita que, em comunhão com a Igreja, possa haver essa possibilidade de escolha. O que criticaram (de mim falo) foi a forma como foi feito o Motu proprio e a reacção que a ele tiveram os defensores (não todos) desse rito. De qualquer das formas, aceitar que haja essa possibilidade de escolha não significa que tenha de se reconhecer ao uso do latim a mesma valia da língua materna.

Cassima

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de January de 2008 19:00

Citação:
aguastranquilas
Caro Firefox, o mal da escrita, é que a interpretação da mesma é limitada. Não entendo porque escreve como quem atira pedras. Se o ofendi de alguma maneira, deixo-lhe aqui as minhas desculpas. Acalme-se, não vê que andamos todos ao mesmo?

aguastranquilas, lamento se o meu jeito de escrever não te agrada, mas estou calmo. Acontece de eu argumentar contra uma idéia, mas não costumo confundir a idéia com a pessoa. Não tenho nada contra você, não me senti ofendido e nem queria te ofender. Não imaginei que estivesse considerando as minhas palavras como um ataque, vou tentar tomar mais cuidado.

Citação:
aguastranquilas
Deixo só um pensamento. Se realmente as questões de teologia não são para discutir, porque se discute o sim ou o não à missa em Latim, num fórum público onde qualquer um pode participar?

Não entendi. Escrevi alguma coisa que lhe lhe passou essa idéia de que não se pode discutir teologia?

Re: Papa reza MIssa Tridentina em São Pedro
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de January de 2008 16:42

Alef

Reciei, confesso, que continuasses a advogar que uma liberalização da Missa na forma extraordinária levantasse problemas sérios do ponto de vista eclesiológico.

Eu também acho quem entende que o Motu Proprio é uma critica ao CV2 revela uma grande estreiteza de vista. Já o documento do Srº Patriarca não concordo que revele desobediancia mas revela discordancia com o documento, o que é sempre pena.


O Papa foi um Padre do Concilio e apenas pretende corrigir alguma tendencia para a "hermeutica de descontinuidade" que alguns defendiam e ainda defendem.

Para alguns sectores a reforma liturgica é um reflexo da hermeutica da descontinuidade. Chegam mesmo a defender que se tratava de um rito (ou uma forma) revogada da Missa.

Para os que, como o Papa, entendem o CV2 numa hermeutica de continuidade, tudo é mais simples.

Insistir no rito pré reforma não significa o negar a legitimidade do Concílio Vaticano II mas sim surpreender a sua verdadeira natureza numa hermeutica de continuidade.

Não há na celebração da Missa na forma extraordinária do rito latino, qualquer problema litúrgica ou eclesiológico, muito menos teológico.

Cristina

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.