Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Família cristã no mundo global
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de October de 2007 20:54

A notícia que se segue vem da Ecclesia. Confesso que fiquei perplexo com as frases que destaco:

Citação:
(...) a família cristã (...) "em certos aspectos que não são os estruturantes, ela atrasou-se em questões como a sua função educativa ou a maneira de entender a relação com as outras famílias" não cristãs
(...)
Os católicos (...) têm agora "dificuldades" em relacionar-se numa "sociedade pluralista em que há famílias de cristãos" mas também agregados de outras culturas e religiões.

Que vos parece?

Citação:
Agência Ecclesia
O papel da família cristã no mundo global
A família cristã deve "ser capaz de se manter aberta para a vida e assimilar as mudanças desde que não firam a sua identidade cristã" - afirmou o bispo emérito de Coimbra, D. João Alves, que hoje abriu a 19ª edição das Jornadas Nacionais de Pastoral Familiar, a decorrer em Fátima. Subordinadas ao tema "Identidade e valores da família numa sociedade global”, estas jornadas tem como objectivo proporcionar uma ocasião de reflexão, análise e aprofundamento sobre as principais questões da Família no momento actual.

Na intervenção, D. João Alves realça que cabe à hierarquia o papel de "ajudar a família cristã a consciencializar o mais possível a sua identidade" católica num mundo cada vez mais globalizado mas também tolerante em relação às mudanças sociais. Em papéis colocados à entrada do encontro, os participantes eram desafiados a escrever quais as principais ameaças da globalização à família cristã.

Nesses cartazes podia ler-se expressões como a "insegurança", "perda de valores", o "estado laico", a "dispersão" das pessoas ou o "individualismo".

Apesar de a família cristã permanecer "no essencial da sua natureza, da sua vocação e da sua missão", "em certos aspectos que não são os estruturantes, ela atrasou-se em questões como a sua função educativa ou a maneira de entender a relação com as outras famílias" não cristãs - considerou o bispo emérito de Coimbra. Os católicos, que compunham a maior parte das famílias da sociedade portuguesa no passado recente, têm agora "dificuldades" em relacionar-se numa "sociedade pluralista em que há famílias de cristãos" mas também agregados de outras culturas e religiões.

Por seu turno, Benjamim Ferreira, director do Secretariado dos Leigos e Família, recordou que os "valores da família cristã são universais" até porque "têm uma base antropológica muito forte". Cabe agora à família católica o papel de "ser testemunho de um ideal de vida" que "continua a ser actual", disse.

pontosvista

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 08:20

Eles falam falam falam falam falam falam mas não dizem nada... é claro que fico baralhada.

Um pouco mais de objectividade ajudaria as pessoas a orientar-se,
Nestes moldes cada um interpreta como bem entende,

Era uma vez uma noiva que tinha dúvidas quanto ao casamento e foi ter com o padre para pedir uma orientação.
Vai o padre disse para ela ouvir o sino, que ele lhe daria a resposta.
A rapariga ouviu o sino badalar... casa-te, casa-te,casa-te... e casou-se.
Passado pouco tempo volta a falar como padre, toda chorosa porque o casamento era péssimo, ele era muito mau para ela, batia, bebia, dizia palavrões... uma lástima.
Nisto o padre respondeu que ela não tinha ouvido bem o sino. De facto ela escutou novamente e agora as badaladas diziam... não te cases, não te cases.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 09:19

pontosvista, mas não descreve bem algumas famílias cristãs mais conservadoras?

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 09:47

Devo estar numa fase de estupidez galopante...


que descrição?
Aquela que indica que a família cristã deve estar mais aberta a mudanças? Desde que não estruturantes...
Mas a que mudanças ele se quer referir? Exemplos por favor...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2007 09:49 por Lena.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 09:56

Pois não posso ter certezas do que o bispo quis dizer...

Mas ainda há católicos que evitam que os filhos brinquem com colegas não católicos. Há católicos que têm tanto medo até do mundo que colocam os filhos em ambientes exclusivamente de pessoas católicas, sempre sempre. Há os que diabolizam o cinema, a televisão, o desporto, a publicidade, a democracia, a internet... Há os que são contra qualquer tipo de educação sexual que não seja o agitar de medos contra "sexo e drogas"... Há os que se assustam com os padres que não têm discursos de há 40 anos atrás.

E não são tão poucos assim, Lena. :)

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 10:04

Olha então eu sou muito feliz, porque nunca encontrei fora da net gente tão tonta como a que descreves.
Mas será mesmo isso que ele queria falar?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 10:07

Não? :)
Mas eles "andem" aí. Naturalmente perto do clero. :)

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 10:16

Pois até acredito que sim, por algumas amostras que lemos aqui.

Reli o que falaste e em relação à educação sexual até que conheço alguns casos. Mas tanto quanto sei é essa a vontade da hierarquia.
Felizmente sempre me movi em escolas públicas onde esses tontos não têm a mínima hipótese.

Gostava de pegar nas palavras dos cartazes...
"insegurança"
"perda de valores"
"estado laico"
"dispersão" das pessoas
"individualismo"
... mas estou com pouco tempo agora.
Só um apontamento curto quanto ao "estado laico". Como já disse em tempos, a existência de um estado laico democrático é a melhor garantia de liberdade religiosa. Só mesmo quem vive no fanatismo intolerante pode ver neste sistema de governação um defeito. Talvez devessem tirar umas férias prolongadas na Arábia Saudita pra verem o que era bom para a tosse.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 11:30

Tenho um afamília cristã e conheço muitas famílias cristãs que não são assim. Em contrapartida não conheço nenhum bispo. O que eu suspeitava mas não queria acreditar é que os bispos se tenham rodeado de famílias cristãs pouco ajustadas ao mundo e agora comecem a querer que essas famílias sejam mais normais. mas porque é que os bispos se rodeiam apenas dessas famílias? Assim não admira que as posições oficiais andem desajustadas do mundo.

Às vezes custa um bocado aturar esta hierarquia que gasta o tempo a resolver os problemas que ela própria cria.

pontosvista

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 14:17

Zé, parece-me que a descrição que fazes não será assim tão frequente e comum.
Já passei por bastantes lugares neste país e não conheço famílias assim tão conservadoras com as que descreveste. O que não signifiquem que não existam. Mas não me parecem maioritárias.

Dá-me a sensação, pelo que se tem observado e visto em Portugal, que o relacionamento das pessoas de religiões diferentes não é assim tão mau. O que dizer então de países como a Arábia Saudita ou mesmo da Turquia (onde as pessoas têm - pretensamente - liberdade religiosa)?

Sucede é que as pessoas tendem a juntar-se aos seus semelhantes (leia-se ideias e gostos e crenças iguais). Por exemplo, sempre andei em escolas públicas e só na faculdade conheci muçulmanos (e foram apenas dois). Não conheço judeus nem cristãos de outras religiões (se não contarmos com as Testemunhas de Jeovás). E não é porque os ande a evitar!

O mais que se conhece são pessoas que são católicas de nome ou que não ligam nenhuma à religião.


Cassima

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 14:25

Não digo que seja frequente nem comum, Cassima. Mas conheço famílias assim, e não são poucas as que conheço. E parece-me que um bispo conhecerá ainda mais...

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 14:32

Talvez que essas famílias, mesmo em menor número, tendam a aproximar-se mais dos bispos e outros representantes da Igreja. E também dependerá muito da influência pessoal e social de detenham.

Cassima

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 14:33

Cassima
nos dias que correm cada vez é mais comum encontrar alunos evangélicos nas turmas.

Se pensam que católico fundamentalista é dose, experimentem um pentecostal.
hehehehe

Este ano, para meu azar tenho um aluno espirita.... tadinha de mim a ter de ser politicamente correcta para não ferir susceptibilidades. :(
oh fox... ele é brasileiro :P
Mas no meio do azar até tive sorte, o gajo dorme em metade das aulas. Quando está acordado só diz adeus com a mão e fala "oi!" É muito simpático, mas por este andar, para o ano que vem não vai ser meu, ai não não... :P

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 14:52

Pois é, Lena! A verdade é que a realidade de hoje nas escolas não é a de quando eu lá andei, tendo em conta a imigração dos países do Leste e do Brasil. Deve ser mais fácil agora conhecer pessoas doutras religiões.

E boa sorte para o teu aluno. :))

Cassima

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 16:25

Ola a todos

Familia Cristã, hoje não falamos de Familia, mas de Familias, ja não existe um modelo unico e é com estes novos modelos que actualizamos a Pastoral.
Como tudo na vida tempos gente mais ou menos arreigadas a determinados medos, mas por exemplo hoje quem enche os colégios catolicos são na maioria das vezes gente sem pratica religiosa ou mesmo de outras confissões religiosas.
Pergunto eu, sera que as familias de hoje se pautam por uma escala de valores? Teem isso em mente na educação e na construção do "ideal" Familia?

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 18:33

Sérgio

essas famílias que estás a questionar são as cristãs ou todas?
E a que escala de valores te referes?

Penso que toda a família estruturada no amor e respeito, tenta construir algo próximo do seu ideal de harmonia.
O que pode muito bem acontecer é nós não nos identificarmos com esse ideal. Achamos que tem defeitos, falhas... mas isso não invalida a existência de uma escala de valores nesse ideal.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 19:40

Lena

Grande aluno que tu tens a dormir nas aulas, se fosse aqui ia para a enfermaria.

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de October de 2007 19:45

Ze

Aqui ate ha pais que nao querem casamentos de filhos com gente que nao seja catolica.
E acho muito bem:-)

Re: Família cristã no mundo global
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 23 de October de 2007 01:02

Ola a todos

Bem o topico fala de familias Cristãs, mas eu acho que devo ir mais longe e perguntar às familias em geral.
Lena sei que és professora, a minha esposa também e todos os dias traz novidades interessantes em relação às familias e as suas escalas de valores.

Cumprimentos

Sérgio Lopes



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.