Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 15:31

Citação:
Cristina DS
Não tenhais medo. Confiem no Papa.

Não tenho medo, mas é por confiar no Espírito. Quanto ao Papa, que razões há para confiar nele?

pontosvista

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 15:46

Então e a Autoridade do Papa.

Não vale nada?

E a obediencia?

Não se esqueçam que o Papa é o vigario de Cristo na terra.

Cristina

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 15:58

Cristina

A autoridade, a obediência, o ser vigário de Cristo, não são cheques em branco.

Os papas têm dito e feito asneiras suficientes para mostrar que o cargo não é garantia de nada.

Continuo a não ter nenhuma razão para confiar especialmente no papa.

pontosvista

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 16:11

Citação:
cristina dinis saraiva
Então e a Autoridade do Papa.
Não vale nada?

E a obediencia?

Eu acho que a autoridade do Papa vale muito nas condições do dogma da infalibilidade Papal. Que por alguma razão não costuma ser invocado... De resto, acho que o Papa tem uma missão a cumprir. Mas engana-se, como qualquer outra pessoa.

Quanto à obediência, acho que quem fez voto de obediência deve segui-lo, a menos que a sua consciência lhe indique o contrário.

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 08:38

Uma da máximas de que me lembro das escrituras é de que não devemos confiar no Homem. Por oposição devemos seguir a Lei de Deus, segundo Jesus Cristo. De qualquer modo tenho a opinião que é bom hábito ler o que os Papas escrevem, até para ficarmos a saber, por exemplo que Bento XVI escreveu:
" A Igreja deveria ter sido mais incisiva com a questão de Galileu". (no seu livro sobre o Cristianismo e a Europa).
Verdadeiramente chocante saber que o Papa continua à espera que alguém contrarie a posição heliocêntrica e o movimento dos planetas, ou que continue à espera que alguém prove que as estrelas são uns figuitos luminosos pendurados na abóbada celeste, que estará a uma distância inferior à de Porto a Lisboa. Ou se calhar que alguém demonstre que Galileu devia mesmo ter sido queimado vivo.
Que contraste entre Galileu (nascido em 1564) e Newton (nascido em 1643). Galileu foi perseguido e pelos vistos continua a ser pela sua Igreja. Newton (Sir Isaac Newton) foi exaltado e continua a ser pela sua Igreja. Bom seria que Bento XVI não confundisse autoridade com petulância.

*=?.0

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 10:14

Citação:
Albino O M Soares
" A Igreja deveria ter sido mais incisiva com a questão de Galileu". (no seu livro sobre o Cristianismo e a Europa).
Verdadeiramente chocante saber que o Papa continua à espera que alguém contrarie a posição heliocêntrica e o movimento dos planetas, ou que continue à espera que alguém prove que as estrelas são uns figuitos luminosos pendurados na abóbada celeste, que estará a uma distância inferior à de Porto a Lisboa. Ou se calhar que alguém demonstre que Galileu devia mesmo ter sido queimado vivo.

Só podes ter entendido mal as palavras de Bento XVI.

Não há ninguém que tenha lido o livro e explique o contexto daquela frase que o Albino quer transformar em conclusões tão sem sentido?

Cassima

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 10:42

Albino

As tuas declarações fazem lembrar aquelas declarações dos movimentos sedevacantistas que agarram em frases de Paulo VI e mesmo João Paulo II para pôr em causa a autoridade do Papa.

Não se percebe porque é que sectores que outrora eram progressitas e abertos estão tão cristalizados e avessos à mudança.

Cristina

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 23:23

É isso mesmo cara Cristina!

"Não se percebe porque é que sectores que outrora eram progressitas e abertos estão tão cristalizados e avessos à mudança."

... ou melhor, até se percebe... percebo eu, pelo menos, agora de forma bastante clara, desde a saída do corajoso e magnifico Motu Proprio SUMMORUM PONTIFICUM quem são afinal os "desobedientes" e "intolerantes"!...
revelando uma insuspeitada animosidade para com o Santo Padre!!!
Bem dizia a vidente Lúcia: "Muito terá o Santo Padre de sofrer!"...

Espero bem que o Santo Padre Bento XVI aproveite esta visita Ad Limina do Episcopado português, para catequizar os senhores Bispos portugueses sobre a importancia eclesial da COMUNHÃO e de UNIDADE que o seu Motu Proprio representa!
No fundo, dito por outras palavras, se querem continuar na comunhão com Roma, ou se preferem optar por continuar num teimoso espírito cismático!...

Como católico, apostólico, romano de sensibilidade Tradicional, confesso estar farto dos ostracismos e "excomunhões" que marcaram a Igreja de João Paulo II!
Até que enfim um Papa que quer a Unidade de todos os católicos!... DEO GRATIAS! Mas infelizmente, e muito surpreendentemente, parace que são os bispos portugueses que não desejam a reconciliação da Igreja!!!
Que triste imagem!
Falam de ecumenismo, organizam grandiosos "encontros de Taizé", mas não querem a PAZ e a UNIDADE dentro da própria casa!!! É escandaloso!
Só me falta gritar: Ó Cristo!... Anda cá abaixo ver isto!!!

Um abraço a todos do

VMTH

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 00:04

Hmmm,

mas afinal, que obstáculos concretos é que os bispos colocaram ao pedido do papa? Onde é que houve uma comunidade a pedir missa em latim em que não tenha sido possível levar isso avante por culpa dos bispos?

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 09:56

Tambem gostava de saber!

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 11:55



Não leste a carta do Senhor Patriarca. Se não são obstáculos o que serão...

Mas para vosso esclarecimento em Lisboa meus Caros, em Lisboa estava tudo preparado.

Há Padres disponíveis,
Há fieis com vontade,
Há pedidos de audiencia efectuados ao Senhor Patriarca depois da sua carta aos Padres. Mas ainda a aguardar disponibilidade e agenda.


Cristina

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 11:58

Cristina, li, mas já me esqueci, para ser sincero. A minha memória é fraca... Apenas me lembro do tom. Pareceu-me um tom que não facilitava nem mostrava simpatia, mas não me pareceu proibir. Não me pareceu ser nada que merecesse as mensagens do "VMTH". Mas pronto, ele terá uma agenda própria...

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 14:13

Citação:
VMTH
Bem dizia a vidente Lúcia: "Muito terá o Santo Padre de sofrer!"...

Citação:
VMTH
Espero bem que o Santo Padre Bento XVI aproveite esta visita Ad
Limina do Episcopado português, para catequizar os senhores Bispos portugueses sobre a importancia eclesial da COMUNHÃO e de UNIDADE (...)!


Citação:
VMTH
Como católico, apostólico, romano de sensibilidade Tradicional, confesso estar farto dos ostracismos e "excomunhões" que marcaram a Igreja de João Paulo II!


Ora! Ora! Então o sofrimento do papa, a unidade e comunhão não foi preocupação nos papados de Paulo VI, João Paulo I ou João Paulo II?

Ou o sofrimento do papa, a unidade e comunhão só interessam quando estão de acordo com agendas particulares?

Caso o papa Bento XVI tome alguma decisão que não agrade aos tradicionalistas, também continua a merecer atenção o sofrimento do papa, a unidade e comunhão?

Enfim...

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de November de 2007 14:17

Citação:
cristina dinis saraiva
Há pedidos de audiencia efectuados ao Senhor Patriarca depois da sua carta aos Padres. Mas ainda a aguardar disponibilidade e agenda.

E tens conhecimento de pedidos de audiência (sem ser de casos de urgência) feitos na mesma altura ou posteriores que já tenham obtido disponibilidade ou agenda? Isso sim, poderia mostrar alguma dificuldade...

Neste mundo há muita gente à espera de muita coisa há muito tempo...

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 10 de November de 2007 12:34

«A Igreja deveria ter sido mais incisiva com a questão de Galileu.»

Algo incisivo é algo definitivo ou eficaz. Não creio que, com essa frase, o Santo Padre esteja à espera que alguém invente uma teoria diferente do heliocentrismo (que também está errado, visto que o sol não é o centro do universo) mas sim que a Igreja deveria ter julgado o caso com mais brevidade e definitivamente. Reparem que Galileu foi condenado, depois perdoado, depois condenado, e depois a Igreja pediu desculpa por o ter condenado.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 08:00

Há uma distinção entre o que as coisas são, o que pensamos que são e o que parecem ser. É claro que para um camponês o que lhe interessa são os movimentos do Sol e isso basta-lhe.

*=?.0

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 14:16

Cassima

Perguntas se tenho conhecimento de audiencias pedias depois que já tenham sido despachadas.

Respondo que não conheço, mas esta está pedida desde Julho (5 meses).

Já foi renovado o pedido e depois de promessas estamos ainda à espera.

Enfim o que acho estranho é que depois venham representes da CEP fazer declarações de que em Portugal não há conhecimento de pedidos de Missa Tridentina ao abirgo do Motu Proprio.

Mas enfim claro que compreendemos que os Senhores Bispos têm outras prioridades, escusavam era de vir para os jonais afirmar que não têm conhecimento de pedidos de Missas ao abrigo do Motu Proprio.

É um problema de mentalidade. Mas esperemos que a mensagem que o Papa deu na visita ad limita tenha efeito e que percebam que a Igreja em Portugal precisa de outra mentalidade na relação com os leigos.

Cristina

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 14:32

Cristina, concordo que 5 meses são tempo suficiente para se agendar um encontro. Aceito perfeitamente que os bispos não gostem disso, mas têm de encarar as pessoas e os seus pedidos.

Cassima

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 15:34

Concordo. E não devem mentir. Se de facto têm conhecimento do pedido, não devem dizer que não têm.

Re: As Indicações do Papa são para cumprir!
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 12 de November de 2007 22:59

Caríssimos,


Os senhores Bispos portugueses sabem bem que existem vários leigos a solicitarem a Missa Tridentina, agora com um renovado estatuto de cidadania dentro da Igreja, com o novo quadro júridico aberto pelo Motu Proprio "Summorum Pontificum" do Santo Padre.
Aliás, até já havia pedidos de vários leigos para a realização de missas no rito Tridentino ao abrigo do antrior Motu Proprio "Ecclesia Dei" de João paulo II, de 1988!
Alguma vez, em Portugal, foram ouvidos?... Foram foi injustamente espezinhados e ostracizados!

Chamo agora, é a vossa atenção para o verdadeiro escândalo que está a acontecer na Igreja no nosso País, que é o ignorar por completo as solicitações legítimas daqueles católicos, que por qualquer razão sentem uma maior simpatia, sensibilidade pela liturgia no rito pré-conciliar!

Ao contrário de centenas de dioceses em todo o mundo, em que desde o passado dia 14 de Setembro, em que o Motu Proprio do Papa entrou em vigor, onde o aplicam, e se disponibiliza a liturgia Tridentina aos católicos que a solicitam, o que acontece em portugal??? Nenhuma diocese aplicou as novas normas do Papa! Um escândalo, um escândalo!!! No Patriarcado de Lisboa, chegou-se ao inimaginável (e rídiculo!) de o Senhor Patriarca escrever uma carta aos sacerdotes a restringir (no fundo a impedir de facto) a celebração de missas Tridentinas, contrariando, em espírito, a intenção de UNIDADE e de COMUNHÃO do Santo Padre, e defraudando os católicos desta sensibilidade!!!

O que os senhores Bispos demonstram é MEDO! MEDO de um laicado maduro, que LEIA os documentos Papais! Um laicado exigente que exija o que por direito (pontíficio) merece!

Agora, se entende melhor a não-presença do Papa na inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, no ano das comemorações do 90.º aniversário das aparições! Uma ausência que "enervou" e não evitou um mal disfarçado atrito com Roma. Agora com a visita Ad Limina já tudo se percebe melhor!

Os senhores Bispos não gostam deste Papa! Julgo, aliás, que têm medo do Papa que têm!
Pois ele mostra ser o Papa de TODOS os católicos! Um Papa corajoso!
Eu, pessoalmente, mal espero pelo primeiro Domingo deste Advento em que Bento XVI, celebrará a Missa no rito Tridentino em S. Pedro. Aí enviará um (outro) sinal aos senhores Bispos portugueses!
E acima de tudo mostra que na Igreja presente, já não pode haver segregações! Mostra ser um verdadeiro Pai espiritual para TODOS os católicos! Grande Papa!

É uma pena que os senhores Bispos portugueses não percebam que existem em Portugal - como em todo o Mundo - um crescente sector de católicos, apegados à liturgia antiga (que na minha opinião é um verdadeiro "up-grade" espiritual à Missa actual) e que em nada se opõem ao Concílio Vaticano II! Isto é incomprensível para os bispos portugueses, que antes da chegada de Bento XVI, julgavam piamente já ter extinta a Missa Tridentina, a Missa de Sempre da Santa Igreja Católica!

Um abraço a todos do,

VMTH

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.