Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 00:40

Eu não concordo nada com o Alef.

A mim parece-me que «Uma clara aposta numa linha catequética mais centrada no essencial» não seria construir uma nova basílica em Fátima mas derrubar a que já lá está e doar os 80 milhões de euros aos pobres.

Epafras

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 00:43

Isso acabava com a fome no mundo?

Ou sequer faria alguma coisa?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 02:07

Claro que não acabava com a fome no mundo nem é esse o objectivo dos discípulos de Cristo, mas como luz do mundo os discípulos de Cristo devem fazer resplandecer a sua luz diante dos homens, para que estes vejam as suas boas obras, e glorifiquem a Deus, que está nos céus.

Construir templos majestosos e caríssimos não é fazer resplandecer a luz de Cristo diante dos homens, não é uma boa obra que leve os homens a glorificar a Deus, antes pelo contrário, leva muitos a blasfemar o nome de Deus.

Epafras

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 08:28

Nem tanto o mar nem tanto à terra.

A obra é enorme e como tal cara e isso é perfeitamente compreensível.
A menos que queiram transformar Fátima numa Albânia dos pequeninos...

Deitar a outra abaixo seria pior a emenda que o soneto,quer se goste ou não é património cultural, arquitectónico e histórico daquela região.
Vamos deitar abaixo também os Jerónimos e tantas outras construções religiosas antigas construídas com dinheiro de todos?!?

Essa implicância com as igrejas católicas é meio tonta e fruto de embirração pura.
Eu acho-as lindas mesmo as capelas mais humildes são locais aprazíveis, convidativas à reflexão.
As igrejas são óptimos documentos históricos e sociológicos. Para já não falar da arte.

Olhem eu adoro ficar sentada dentro da capelita que há aqui na aldeia onde vivo. Não sou crente mas não tenho vergonha nenhuma de entrar e ficar.

Algumas criticas mais parecem fruto de demagogia ou de medo, medo que a fé alheia se instale em nós como algo pernicioso. Ridículo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 11:01

É por posts como estes que adoro esta senhora.

Em comunhão

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 11:55

Tilleul

ainda havemos de ir juntos a Taizé. :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 13:09

Excelente intervenção, Lena.

Abraço

Cassima

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 14:16

Lena


Nao es crente, mas acho que alguma coisa mexe em ti. Acho que quem entra numa capelinha e fica...

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de October de 2007 20:07

Não há nada de místico ou transcendental no meu ficar.
Sou sensível à beleza, à luz, aos odores, aos pormenores, ao sossego.

Fico sim, sem problema... e saio tão descrente quanto antes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 00:35

Já houve conversões por menos... ;) Assim, sem mais nem menos, de pessoas completamente ateias. Está documentado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 00:45

Epafras, derrubar a basílica a que propósito. doar 80 milhões até entendo, mas destruir aquela igreja lindissima(com uma acústica péssima)? A que propósito? Por ser católica? Ou não querias antes dizer, acabar com o santuário e deitar tudo abaixo. Assim já perceberia melhor. Assim só a basílica fica confuso.

Deixo apenas umas breves perguntas.

Seria mesmo necessária esta construção? É que 80 milhões davam e bem para gerar infra-estruturas para ajudar pessoas carenciadas. É mesmo muito dinheiro. Claro que nunca se vão resolver todos os problemas mas, se assim não for, nunca faremos nada porque nunca se vai resolver tudo. Uma coisa também é certa, eu não sei quanto é que o santuário gasta na ajuda aos pobres. Isso era bom de se dizer, para não se afirmar apenas que o Santuário de Fátima farta-se de gastar dinheiro, dando aquela sensação que nada sai para caridade.

Acho que é uma verdadeira obra de arte esta nova basílica, pelo que ouvi dizer. Tenho que a ir lá ver. Que sirva para que as pessoas cresçam na fé de Deus, e acima de tudo que O sigam.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 00:59

Pedes "publicidade" aos gastos do Santuário, concretamente, com a caridade. Não sei se os tem. Mas acredito que sim. Acho que não os revelam por, pura e simplesmente, humildade.

As pessoas gostam de, frequentemente, meter a 1ª e falar mal da Igreja. Esquecem-se que, por detrás daquela pompa, existem milhares de vezes o dinheiro de todos os tesouros do Vaticano empregados com os pobres.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 08:51

Citação:
s7v7n
Já houve conversões por menos... ;) Assim, sem mais nem menos, de pessoas completamente ateias. Está documentado.

Conversões por dá cá aquela palha... não me parece elogiável.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 09:51

Foram pessoas que até pelo que me parece eram mais ateias que tu. Ou muito intolerantes, no que toca à religião católica. E no entanto, quando Deus lhes tocou na altura certa, eles "derreteram-se". Não houve influências externas de alguma pessoa. E isso torna as coisas ainda mais interessantes. Eu pelo menos acho.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 10:08

Citação:
s7v7n
Foram pessoas que até pelo que me parece eram mais ateias que tu.

Não conheço nenhum ateiómetro.

Citação:
s7v7n
Ou muito intolerantes, no que toca à religião católica.

Os maiores intolerantes no que toca à religião católica nem são os ateus, mas outros cristãos que vêem no catolicismo um rival a abater.
Depois não se confunda crítica com intolerância.

Talvez fosse bom discutir isto noutro tópico.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 18:22

S7v7n ainda bem que és sincero e simples. Era mesmo isso que queria dizer - acabar com o santuário e deitar tudo abaixo -. A basílica representa o santuário e tudo o que de abominável se passa nele e à volta dele. Eu não sou nada tolerante com o mal. A tolerância não é um valor absoluto.

A santíssima trindade não quer que lhe dediquem templos de cimento, aço e tijolos, nem habita em templos feitos por mãos de homens, Ela quer que lhe dediquem o próprio coração que é o templo onde ela quer habitar.

Será que não há católicos pobres? Como é que se pode pensar em gastar dinheiro na construção de um templo quando há um irmão ao nosso lado que passa fome por não ter dinheiro para comer? Qual deve ser a prioridade? Construir o templo ou ajudar o irmão em necessidade?. Os Cristãos não se distinguem por serem coleccionadores de obras de arte mas por terem amor uns pelos outros.

Epafras



Editado 1 vezes. Última edição em 20/10/2007 18:23 por Epafras.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 19:05

Citação:
Epafras
A basílica representa o santuário e tudo o que de abominável se passa nele e à volta dele. Eu não sou nada tolerante com o mal. A tolerância não é um valor absoluto.
A santíssima trindade não quer que lhe dediquem templos de cimento, aço e tijolos, nem habita em templos feitos por mãos de homens, Ela quer que lhe dediquem o próprio coração que é o templo onde ela quer habitar.

Será que não há católicos pobres? Como é que se pode pensar em gastar dinheiro na construção de um templo quando há um irmão ao nosso lado que passa fome por não ter dinheiro para comer? Qual deve ser a prioridade? Construir o templo ou ajudar o irmão em necessidade?. Os Cristãos não se distinguem por serem coleccionadores de obras de arte mas por terem amor uns pelos outros.

Epafras

Ah!!!
Agora entendi... pois.

Epafras, tens carro, casa, televisão,computador, roupa, comida na mesa todos os dias? Vais ao cinema (também deve ser abominável), fazes compras em centros comerciais?
Ou será que cultivas numa hortinha tudo o que comes e vais à caça de arco e flecha?
A tua congregação não tem templos, não aluga espaços?
Pouco ou muito haverá sempre um pobre aqui ou na esquina a seguir e tudo será dinheiro mal gasto enquanto existir um pobre.

Viva a Albânia dos pequeninos!!

Desculpa lá mas essa critica é demagogia pura.
Se ainda aquilo fosse revestido a ouro e cravado de diamantes...
Olhar para os gastos da religião dos outros é fácil, desde que n se toque no nosso bolso.

E abominável porquê? Vá, diz lá a palavra mágica...idolatria! Não estejas com rodeios é isso não é? a idolatria do catolicismo, esses mariolatras que constroem templos de pedra tão grandes.
Que chato né? Eles são muitos e gostam de orar sem apanhar chuva e sol na moleirinha. Que fraquitos...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 19:10

Desculpem-me a curiosidade, mas:

Lena, se posso saber, és ateia ou agnóstica?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 19:23

E essa do templo ser no coração, por acaso os católicos negam isso?
Afinal quem anda a olhar para as paredes não são eles.

O que se faz quando se quer estar romanticamente com alguém? Cria-se ambiente!

Os edifícios criam isso mesmo, o ambiente para que o tal templo no coração se manifeste. Podia ser em sossego em casa, num retiro, até num banco de jardim.
Mas há algum problema em se desejar estar junto com pessoas q sentem da mesma forma que nós? Somos seres gregários até na fé! Negar isso é patetice.
Desde quando partilhar a fé com os irmãos é abominável?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2007 19:36

Diogo

já disse várias vezes e volto a repetir, sou ateia.
Acontece que não sou cega.

Se aqui criticassem outra religião qualquer, o meu empenho seria idêntico, embora confesse alguma dificuldade com espíritas e adventistas devido a conversas passadas noutros locais.
Para mim todas as religiões são igualmente válidas (desde que não sejam inventadas por alguém para fazer dinheiro e se promover pessoalmente) e enganosas. Mas todos nós podemos fazer um esforço para entender e aceitar quem não pensa como nós.

Há milhões de católicos neste mundo, logo não podem sê-lo por burrice ou falta de discernimento.
Agora é só substituir católicos por ateus, agnósticos, protestantes, judeus, budistas, muçulmanos, hindus, panteístas...
Podem estar todos errados? É possível. Mas tenho para mim que estão todos certos, porque a religiosidade é algo pessoal e só deve ser avaliado pelo próprio quanto à sua validade.

Parece complicado,mas não é.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.