Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 18:42

Estive este fim de semana em Fátima venho partilhar a imensa alegria com a nova Basilica da Santissima Trindade. As portas, o

Lnhas simples que transbordam monumentalidade e trasnmitem serenidade.

Parece que saiu da terra.

Tal como o fenómenos de Fátima, há no templo a grandiosidade das coisas simples.

Parabens a todos que estiveram envolvidos e especial ao Reitor e ao Bispo de Leiria Fátima.

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 19:45

So um pormenor (se calhar um pormaior) gostei muito de quase tudo. O que gostei menos, confesso, foi a expressão do Senhor na Cruz.

Ouvo o Reitor a alegar que seria um Cristo já liberto da Cruz pelo que já não apresenta sofrimento. No entanto ainda está pregado pelo que parece que não bate certo.

O corpo está equilibrado mas a cara está muito "carinha laroca" e não gosto de ver Cristo com "Carinha laroca".

Enfim vejam e depois percebem o que digo.

Em compensação a arquitectura e o painel são verdadeiramente extraordinários.

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 21:58

Sem dúvida que a nova Igreja da Santíssima Trindade é um grande motivo de orgulho para todos os católicos portugueses!

Uma belíssima igreja, de linhas esculturalmente límpidas, suaves, que transpiram beleza, tranquilidade e paz.

E é ainda mais extraordinariamente espectacular, pois é sinal dos 90 anos das aparições, e quase 100 anos depois da implantação da república em Portugal, onde se prognosticou a "extinção da Igreja Católica em duas gerações"!

Um templo que simboliza a vitória da Fé sobre o ateísmo feroz e militante!

No entanto uma pequena observação menos positiva: Acho estranho, que numa igreja tão bela, tão simbólica, tão... cara, não tivesse contemplada (na sua forma arquitectónica) a realização de liturgias segundo a "forma extraordinária da Igreja" como preconiza o Santo Padre na carta apostólica Summorum Pontificum!...

Talvez por isso mesmo o Santo Padre, diplomaticamente se tenha afastado da sua dedicação, para desespero do episcopado modernista portugues!

Um abraço a todos do,

VMTH

Stat Crux Dum Volvitur Orbis!

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de October de 2007 22:42

Não estive em Fátima este fim-de-semana pelo que não tive oportunidade de ver ao vivo a nova Igreja. Todavia, pelas imagens que vi na televisão e na Internet há três coisas que me vêm à cabeça:

1. Finalmente uma Igreja dedicada ao centro da nossa Fé: Santíssima Trindade.
2. Finalmente uma Igreja em que Jesus Cristo ocupa o lugar central no altar.
3. Finalmente uma Igreja em que Jesus Cristo ocupa o lugar de destaque de toda a Igreja.

Luís

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 05:39

Cristina,

Serás que tens fotos para os que estão longe possam ver e compreender o que dizes? Obrigado

VMTH,

Já andava com saudades de tipos passarem por aqui. Ao ler mensagens como as tuas sinto sempre um cheiro a enxofre mas deve ser só mesmo impressão.

Só para te explicar que o uso tridentino do rito romano pode ser feito com o altar ao centro. Para além disso a Igreja foi construída com um objectivo de solucionar um problema muito específico de acolher melhor os pergrinos em tempos de chuva. A Basílica não tinha capacidade para todos em muitos domingos de Inverno.

Uma Igreja tão grande é para ser usada por multidões. Os grupos mais pequenos cabem perfeitamente na Basílica original ou na capelinha das aparições. Não é nada acolhedor celebrar para uma Igreja vazia, mesmo que para o celebrante o uso tridentino pouco importe se está na igreja uma ou nove mil pessoas.

Em comunhão

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 08:09

Para mim uma obra que prespega Cristo na cruz é desprovida de universalidade e confunde fé com fetichismo. Qualquer incréu compreende que ninguém fica na cruz para sempre até porque, se não houvesse um José de Arimateia e a Ressurreição, a santa corrosão há muito que teria devolvido o corpo à Terra. A porta de entrada na Fé é a palavra e nesta o centro são os mandamentos. Um espaço é tanto mais sagrado, quanto ficar claro que se destina a ser habitado pelo Espírito e a morada do Espírito é o íntimo de cada pessoa. Devo realçar que admiro a coragem teológica dos que construiram a Igreja do Marco de Canaveses. Não prespegaram o Cristo na Cruz, Aleluia!

*=?.0

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 11:01

Caro Luís

Já há muito tempo que não te via por aqui. :)

Dizes que:

Citação:
2. Finalmente uma Igreja em que Jesus Cristo ocupa o lugar central no altar.
3. Finalmente uma Igreja em que Jesus Cristo ocupa o lugar de destaque de toda a Igreja.

Ora não é bem assim: olha o que eu encontrei na internet: Igreja da Ramada

Um abraço

Cassima

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 11:11

Relativamente à nova Igreja de Fátima ainda não tenho uma ideia definida. Vi apenas alguns pormenores pela televisão que não deram para formar uma opinião.

Há imagens de Cristo na cruz que são apelativas, bonitas (se é que se pode aplicar esta palavra numa cena de sofrimento). Mas daquele Cristo do altar, do rosto dele, não gostei nada. O João Leal chamou ao olhar dele "esquisito", a mim pareceu-me que tinha um olhar esgazeado. Um rosto não tem de ser bonito para transmitir nobreza, mas aquele... Não gostei mesmo... :(

Cassima



Editado 2 vezes. Última edição em 16/10/2007 11:12 por Cassima.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 11:28

Caro Tilleul

Não tenho fotos.

A Igreja é muito bonita. O painel é de uma beleza excepcional. A arquitectura muito boa.

Mas a face de Jesus Cristo não consigo gostar...


Caro VMTH

Quem defende a Missa tridentina como eu e tu não precisa de Igrejas tão grandes.

De qualquer modo porque é que dizes que o altar não pode ser utilizado para Missas Tridentinas ???

Não me parece.

De qualquer modo o importante é que a Missa seja celebrada em Fátima.

Em 2008 o Bispo Fernando Rifam de Campos vem a Portugal com uma peregrinação e já manifestou a vontade de rezar a Missa Tridentina na Capelinha das Aparições.

Vai ser um grande momento poder participar numa Missa Tridentina na capelinha das Aparições quase 40 anos depois da ultima.

E logo celebrada por um Bispo.

Cristina

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 12:30

A Cruz sim. É algo dinâmico. Traduz Liberdade, Responsabilidade e Abnegação e renova-se a cada instante, quando a fazemos ressaltar da mente e do coração.

*=?.0

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 13:00

Cassima

Neste site ves a igreja Portuguesa dos Portugueses no Canada...vai ver...

[www.srcoronado.com]

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 16 de October de 2007 19:42

Caro Albino

A Cruz não deve ser a mesma que eu vi.

Apresenta uma face esgaseada. Foi muito infeliz.

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 03:23

Ola a todos

O que mais impressiona nesta Basilica é sem duvida o fazer retornar ao essencial da Fé, Jesus Cristo o centro.

A Cruz, mais que o Cristo pregado fica a imagem da libertação, não é uma imagem estatica mas uma saída para a Gloria.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 16:52

Caro Lopes Sergio

Percebo isso tudo mas haveira formas de exprimir toda a Gloria da Ressureição sem a aquela face meia esgazeado meia apresentador da SIC Radical.

A ideia pode ter sido boa o artista é que foi fraco.

Mas tudo o resto é muito bonito.

Cristina

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 18:34

Ola a todos

Creio que a caminho do Pai todos ficamos um pouco esgazeados...eheheheeh

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 18:54

Ainda não pude visitar a (nova) Igreja da Santíssima Trindade, mas fá-lo-ei logo que possa.

Aqui vão algumas notas rápidas…

A primeira impressão que tenho a partir daquilo que vi é globalmente muito positiva. Começando pelo enquadramento geral do espaço, foi uma boa solução construir uma igreja que, sendo muito grande, não «faz sombra» à basílica, não está muito elevada, não tem torre, enquadra-se bem no espaço geral, sem sequer desfigurar a «linha de horizonte» de Fátima. E sem esquecer que me parece uma excelente obra arquitectónica.

Em segundo lugar, destaco o que aqui alguns já referiram: um maior destaque àquilo que é mais central na nossa fé: a Santíssima Trindade e o mistério de Jesus Cristo. Parece-me uma clara aposta numa linha catequética mais centrada no essencial.

Em terceiro lugar, a feliz opção por uma igreja onde dialogam a espiritualidade e a arte contemporânea e a abertura internacional e a outras sensibilidades. É certo que isto não é compreendido por toda a gente, mas também acredito que aqui se deu um claro sinal de incentivo a outras estéticas para lá do tradicionalzinho-de-sempre-kitsch.

Duas notas a propósito de dois elementos desta Igreja: o painel de fundo e o crucifixo do altar.

Tenho uma grande curiosidade por ver «in loco» o painel de fundo, que me parece belíssimo, de Marko Ivan Rupnik, principal autor da Capela «Redemptoris Mater», no Vaticano. Parece-me que foi uma excelente aposta e gostei muito de ler a sua entrevista (recomendo).

Tenho visto algumas reacções algo estranhas (para mim) em relação ao crucifixo. Possivelmente falta aqui uma pequena dica. Vejo-o como um crucifixo mais «icónico» que «imagético», embora isto tivesse que ser matizado. É verdade que estamos mais habituados à «imagem» que ao «ícone». Na imagem fixamo-nos no «presente», enquanto no «ícone» somos remetidos para uma realidade que extravasa a representação. Os ícones orientais nunca pretendem mostrar um «retrato» fiel de um personagem, mas remeter para a realidade evocada. Não sei se já notaram quantos ícones orientais «mostram» um Jesus «Cristo estrábico», o que remete para as duas naturezas de Jesus Cristo. Este crucifixo é, neste contexto, algo «desafiador»: chama-nos a atenção, mas ao mesmo tempo «sai» e leva-nos para «fora» dele mesmo. Por outro lado, algumas pessoas não gostaram de ver neste Cristo já um «início» de Ressurreição, pretendendo dar um fundamento teológico nessa crítica. Creio que se equivocam em vários sentidos. Basta pensar na teologia joanina, para ver que a «hora» da glorificação do Filho do Homem é já a Cruz. Por outro lado, este recurso artístico não é novidade: já tem séculos a representação de um Cristo crucificado que já «antevê» a glória da Ressurreição. E, ao contrário do que pretendem alguns, na Eucaristia celebramos todo o Mistério Pascal de Cristo, sem separações.

É curiosa a fúria de alguns meios tradicionalistas (aqui ainda não notei isso) contra a igreja: é vista como um ovni ou um grelhador ou… Claro, se a igreja é um ovni, o Cristo da nova Cruz é um «alien». Alguns proclamam que esta é uma nova igreja para uma nova religião. Enfim, estes que tanto invocam a reprovação de Bento XVI dos que, invocando o «espírito do Concílio» querem fazer «revoluções» progressistas, incorrem exactamente na mesma censura, já, tal como os «revolucionários» também estes se inserem numa hermenêutica da descontinuidade. A má vontade e/ou má-fé é tal que nem houve quem «encontrasse» num arco do painel de fundo a representação de uma foice vermelha que corta a base da cruz… É que os comunistas andam por todo o lado… E – acrescento eu – as paranóias também.

Espero que seja disponibilizada alguma «visita virtual». Por enquanto, vale a pena ver o dossier especial da Agencia Ecclesia. Aí há também uma ligação para o programa 70x7 do dia 14 de Outubro, sobre esta igreja.

Nota: apesar do título deste tópico, esta igreja não é uma basílica, pelo menos para já. O título de basílica é concedido a algumas igrejas pela Santa Sé e isso ainda não foi feito para esta igreja.

Alef

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de October de 2007 21:35

Bem, eu gosto. De tudo mesmo, até mesmo do Cristo.

No Porto, temos a Igreja da Trindade. Embora ache que o nome vem da Ordem religiosa, e não da Santíssima Trindade.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 14:23

Citação:
Alef
É verdade que estamos mais habituados à «imagem» que ao «ícone». Na imagem fixamo-nos no «presente», enquanto no «ícone» somos remetidos para uma realidade que extravasa a representação. Os ícones orientais nunca pretendem mostrar um «retrato» fiel de um personagem, mas remeter para a realidade evocada. Não sei se já notaram quantos ícones orientais «mostram» um Jesus «Cristo estrábico», o que remete para as duas naturezas de Jesus Cristo.


Olá Alef:

O tema do tópico não é este, mas estas tuas palavras chamaram-me a atenção. E tenho algumas perguntas para ti, se não te importares. :)

Eu, por norma, não sou grande apreciadora de ícones. As figuras parecem-me estáticas. Este gosto (ou falta dele) pode resultar do facto de não fazerem parte do nosso dia-a-dia e de me não ter habituado a eles, ao contrário das imagens.

Mas não percebo é porque as imagens nos fixam no presente e os ícones não. Será porque os ícones apresentam normalmente uma face imutável, isto é, os que são feitos hoje são semelhantes aos do passado?
A mim, uma boa imagem (pintura, desenho ou escultura), consegue normalmente "transportar-me" para a cena que retrata.

Porque é que o Jesus Cristo "estrábico" nos remete para as Suas duas naturezas? Porque um olho aponta para a Terra e o outro para o Céu? :)

E porque é que uma imagem não o faz?

Um abraço

Cassima

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 19:00

Ola a todos

tavez por isso na tradição Ocidental não termos icones e sim imagens.
As imagens são de mais facil compreensão, tem uma imagem mais real e vão sendo alteradas pela propria experiência de quem as faz.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: A nova Basilica da Santissima Trindade
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de October de 2007 23:04

Citação:
Cassima
Ora não é bem assim: olha o que eu encontrei na internet: Igreja da Ramada

Cassima, estas são as excepções que confirmam a regra.

Concordo com o Alef quando escreve
Citação:
Alef
Parece-me uma clara aposta numa linha catequética mais centrada no essencial.
Aquilo que há muito a Igreja vinha alertando - o centro da nossa fé é a Santíssima Trindade e o mistério de Jesus Cristo -, concretiza-o num dos locais que mais precisa desta catequese: Fátima.
Creio que o Santuário fica mais completo, a todos os níveis, com a Igreja da Santíssima Trindade.

Luís Gonzaga

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.