Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 11:56

No «De Rerum Natura» o tema de Deus é frequente. Por ali domina a agenda anti-religiosa e ateia (não são exactamente a mesma coisa), mas é bom ir acompanhando as discussões.

Ontem Carlos Fiolhais colocou um curioso «post»: «Sagan à procura de Deus». Nele pus um comentário que tem gerado alguma discussão.

Aqui fica a referência, que poderá também suscitar algum debate proveitoso neste fórum. Há algum tempo houve por cá uma discussão sobre unicórnios azuis e coisas parecidas. Não intervim, por falta de tempo, mas pelo que tenho escrito no tópico sobre Sagan no «De Rerum Natura» pode-se adivinhar o que penso sobre o caso dos unicórnios azuis... :-P

Aqui fica o convite.

Alef

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 20:26

Não tenho por costume patrocinar as audiencias do sites anti-religiosos alimentando o debate nesses sites (nem sequer linkando-os).
Fiz isso uma unica vez no DA apenas porque a palmira se colocou a jeito com um erro factual em que vinha insistindo. Mesmo assim não sei se não teria sido melhor ignorar o seu erro.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de October de 2007 21:22

Caro Camilo:

Nisto discordamos. Eu não visito o «Diário Ateísta» (vi-o uma ou outra vez, às vezes a partir de buscas no Google), mas visito o «De Rerum Natura».

Enquanto ao DA não me vejo «ali chamado» e se entenda que exista ali um espírito abertamente antagónico em relação aos vários credos e religiões, no «De Rerum Natura» (DRM) essa intenção não faz explicitamente parte do seu «Manifesto» e nada no blogue me diz que eu não seja ali chamado, apesar do desejo manifestado por alguns dos «residentes».

Enquanto blogue que pretende falar do mundo e da ciência, e sendo que nele passa muita gente que dedica às ciências, parece-me importante ir acompanhando o DRM, sem ter medo de dizer o que pensamos quando é necessário e se nos oferece a oportunidade. A ciência não é em si mesma contra Deus ou contra a religião. E é importante dizê-lo. Obviamente, o diálogo nem sempre é fácil e nem sempre é frutuoso. Mas é bom que os cristãos e católicos não se deixem intimidar ou ghettizar, para não se sentirem ofendidos...

Alef

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de October de 2007 13:21

POis, a auto-ghetização e a vitimização ( coitadinhos de nós, contra o lobo mau, etec e tal) é um movimento em curso em certos sectores.
Não tem dado bom resultado, mas teimam em continuar.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 06 de October de 2007 15:41

Achei que deveria colocar aqui. Não sei se viram.

Acho que devemos ir a casos concretos. Vejam o que disse o escritor Lobo Antunes.

[dn.sapo.pt])

Apresento alguns excertos da entrevista

Qual é a sua atitude perante Deus?

Existe um velho provérbio húngaro que diz que na cova do lobo não há ateus, por isso julgo que não existe quem não acredite. O nada não existe na física ou na biologia e quando se lêem os grandes físicos entende-se como eram homens profundamente crentes, que chegaram a Deus através da física e da matemática e que falavam de Deus de uma maneira fascinante. A minha relação é a de um espírito naturalmente religioso, cada vez mais, não no sentido desta ou daquela igreja mas porque me parece que a ideia de Deus é óbvia. Cada vez mais o é para mim. É um bocado como diz Einstein, quando afirma que Deus não joga aos dados.

Como é essa relação?

É claro que me zango com Deus porque permite o sofrimento, mas talvez os seus desígnios tenham tais profundezas que não atinjo. O sofrimento sempre me foi incompreensível porque nascemos para a alegria. A minha atitude em relação à religião é essa, não estou a falar de igrejas, estou a falar em relação a Deus e não acredito quando as pessoas dizem que são agnósticas ou ateias. Não estou a dizer que a pessoa não esteja a ser sincera, mas dentro dela e em qualquer ponto há algo... Uma vez perguntaram ao Hemingway se acreditava em Deus e a resposta foi às vezes, à noite.

Então à noite também acredita?

Acredito sempre mas a dúvida e pôr constantemente em questão é próprio da fé. Muitas vezes pergunto-me será que existe? É óbvio que sim.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de October de 2007 01:51

Só para dar exemplo, veja-se o tipo de citações que um site para jovens, Clube de Leituras, inserido no projecto Ler+, e que é regulado pelo estado, apresenta na secção de citador literário:

Citação:
Carl Sagan
Um padre celibatário é uma ideia especialmente boa porque ela tende a suprimir qualquer tendência hereditária ao fanatismo Clero Celibato Padre Herança Fanatismo.
Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar Crença Evidência Necessidade.


Citação:
Agatha Christie
O mais razoável que se pode dizer sobre o matrimónio e sobre o celibato é isto: haja o que houve existirá sempre arrependimento.

Citação:
José Saramago
Por causa e em nome de Deus é que se tem permitido e justificado tudo, principalmente o mais horrendo e cruel.

Citação:
Cervantes
Sou ateu, graças a Deus!

Citação:
Sigmund Freud
A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protector e da imortalidade ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.

in www.clube-de-leituras.net

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de October de 2007 14:24

Talvez se procure um sentido universal para o que pensamos, dizemos,fazemos, sentimos, vemos, esperamos e amamos...

*=?.0

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de October de 2007 16:36

Joke

'The Army of the Lord'

A man was leaving church one day. The priest was standing at the door (as he always is) to shake hands with members of the congregation.

The priest grasped the man by the hand, pulled him aside, and said to him, "You need to join the Army of the Lord!"

The man replied, "I'm already in the Army of the Lord, priest."

Priest questioned, "How come I don't see you except at Christmas and Easter?"

He whispered back, "Shhhhhhhhh. I'm in the Secret Service."

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de October de 2007 20:30

Citação:
Cervantes
Sou ateu, graças a Deus!

Pois, graças a Deus, como se os ateus não tivessem morto milhões de pessoas. E atrevo-me a dizer que muito possivelmente mais que a Igreja na época mediaval. Talvez me engane. Ou então não.

Querem achar Deus, achem nos Santos, e naqueles que practicam boas acções. Deus está sempre nas boas acções. Quando queremos sair dessas prácticas, deixamos de ver Deus. Para mim isto funciona assim.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 09:21

S7v7n,

Por um lado podemos argumentar sobre o número de mortos que a Ireja provocou é menos que o ateísmo mas mesmo que tivesse sido só um já era motivo de escândalo e vergonha. Por isso é preciso corrigir e assegurar-nos que não voltam a haver padres como este (que por incrivel que parece ainda não foi sequer suspenso).

O mesmo acontece com os padres que praticaram pedofilia que por incrível que pareça permanecem impunes e ainda mais incrível a desempenhar funções paroquiais!!!!!

Por outro lado em termos do fenómeno da religião como um todo é impossível calcular o número de mortos às mãos de fanáticos ou de guerras santas.

Citação:
S7v7n
Querem achar Deus, achem nos Santos,
Sabes que existe um processo de beatificação em análise do Torquemada?

Em comunhão

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 14:38

Tilleul,

Penso que podemos todos crer que nunca Torquemada será beatificado.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 14:41

Pois eu também tenho essa esperança mas existe muita gente que desculpa o que ele fez por detrás de um suposto rigor religioso.

Em comunhão

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 15:01

Beatificar o Torquemada não seria a vitória do relativismo moral? No fundo seria que reconhecer que o mal que ele fez não era realmente mal porque na cultura dele isso até parecia ser bom.

pontosvista

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de October de 2007 21:01

Tilleul, concordo em tudo o que disseste. Foi só para contrariar esses tipos de frases ditas por ateus "Graças a Deus que sou ateu".
Claro que nos devemos sentir envergonhados, cada vez que se mata/viola e outras coisas mais em nome de Deus. Afinal de contas não foi nada disso que Ele nos disse. Não foi para nos matarmos uns aos outros que Ele veio morrer por nós.

O amor não mata, o amor sacrifica-se pelo outro e luta até ao fim. Há pessoas é que não sei porquê, não conseguem ler isso que está escrito. E está bem explícito e sem alegorias ou rodeios. Talvez seja mais dificil por em prática do que perceber. Só que o problema é que não é uma mentirinha ou coisas sem muita importância, é mesmo matar o outro. E os crentes deveriam ter muito mais cuidado quando julgam que Deus não se importa com isso. Deus não castiga Deus não faz nada. Deus anda impávido e sereno com todas as atrocidades que se praticam nesta Terra.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de October de 2007 11:31

Os problemas começam quando se confunde fé com mitos. Alguns têm o mau hábito de considerar os seus mitos perfeitos e intocáveis. A fé deve-se confundir com os mandamentos e se formos por aqui dificilmente nos enganamos. E um mandamento é tanto mais válido quanto mais tiver aceitação universal. A regra de ouro e o mandamento do amor são talvez aqueles que obtêm maior consenso.

*=?.0

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 14:48

Ontem de manhã estava a tomar a bica, quando vi de relance numa televisão, um fulano a falar a propósito dum prémio que tinha ganho. E disse algo que achei muito pertinente: "A ciência dá-nos o conhecimento, a religição dá-nos o significado!"

Fui pesquisar e descobri que era o laureado pelo prémio Templeton de 2008. Chama-se Michael Heller e é um cosmólogo polaco e padre católico.

O prémio chama-se Templeton Prize Progress toward Research or Discoveries about Spiritual Realities e foi criado por Sir John Templeton.

Podem ler aqui uma entrevista ao vencedor, onde ele diz exactamente aquilo que eu apanhei na TV:
"My father used to say that it is important to combine science and religion because these are the two most important activities for the future of humanity. Science gives us knowledge of the world and religion gives us meaning."


Cassima

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:52

Citação:
Cassima
Ontem de manhã estava a tomar a bica,

Cassima

Oi CAssima, Paz do Senhor...


É incrível como falamos a mesma língua, mas muitas vezes temos termos que o outro não compreende não é verdade?

O que significa "tomar bica", para vocês portugueses?

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 17:03

David, uma bica é um café.

Assim, quando fui tomar a bica, fui beber um café, antes de ir para o trabalho! :)

Cassima

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de March de 2008 22:12

David

São coisas dos portugueses...eheheheh

Para mim gosto mais; "vou tomar café"eu só tomo desse café para acertar o sono. Se quiser ir para uma festa, tomo um café e la fico toda despertadinha.

Re: Cientistas à procura de Deus: «que» é que se procura?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 16 de March de 2008 03:03

Ó David não te deixes enganar, este fórum está cheio de sulistas, elitistas e liberais, que pensam que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, e confundem lisboetas com portugueses e portugueses com lisboetas. Na verdade, só na região de Lisboa e arredores é que dizem que vão «tomar uma bica» quando vão tomar café, aqui no norte na mui nobre e leal cidade invicta ninguém toma bica, toma-se café que o cimbalino já caiu em desuso.

O que vale é que gente vai-se vingando no futebol. Por falar em futebol onde é que anda o Aristarco? :)

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.