Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Padre Anglicano
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 10:05

Ontem, num dos telejornais, apareceu uma breve entrevista a um "padre anglicano" (sic).

O que é um padre anglicano? Pensava eu que sendo anglicano não se podia ser padre (mas sim pastor) e sendo padre tinha de se ser católico. Afinal ou eu estou enganada ou o jornalista.

Alguém me consegue explicar?

Abraços

Cassima

Re: Padre Anglicano
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 12:53

Ola a todos

Creio que as denominações são complementares, alias enttre nós e os Anglicanos poucas diferenças há (excepto a unidade a Roma), dai a confusão, mas entendo que não vem nenhum mal ao mundo chamar Padre a um Pastor anglicano como chamar Pastor aos nossos Sacerdotes.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Padre Anglicano
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 13:33

A Igreja Anglicana tem algumas diferenças em relação às outras denominações protestantes. Sob certo ponto de vista, está num intermédio entre a Igreja Católica e os protestantes.

A doutrina em grande parte, é idêntica aos protestantes, mas o mesmo não se passa em relação à organização externa e a costumes litúrgicos. Dentro da própria Igreja Anglicana há sectores (a chamada High Church) que estão bastante próximos do catolicismo e até acreditam na presença real na Eucaristia, em Maria, etc.

A organização dos anglicanos assenta nos bispos (cujo primaz é o arcebispo de Cantuária), havendo um rito de ordenação de bispos e presbíteros, e não uma simples designação para um cargo (no entanto, o papa Leão XIII fez saber que as ordenações desde o cisma são nulas, pelo que, para a Igreja Católica, não há episcopado válido nem sucessão apostólica).

Estes padres anglicanos são algo diferentes dos pastores protestantes, mas também são diferentes dos católicos (e não só por se poderem casar e por haver presbíteras).

Re: Padre Anglicano
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 13:45

Obrigada a ambos.


Renato: Então, se percebi bem, os padres anglicanos são os pastores anglicanos? Certo?

E esta designação é corrente entre eles? Porque não me lembro de ver esta expressão em autores ingleses do século XIX que já li...

Cassima

Re: Padre Anglicano
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 15:42

Tenho dúvidas sobre a nulidade das ordenações, apesar das afirmações de Leão XIII.

Parece-me que em muitos casos se respeitou a tradição apostólica.

João (JMA)

Re: Padre Anglicano
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 17:47

Pois eu tenho a certeza pois, a partir do momento em que, para além de deixarem de se reger por Pedro, tomam um rei como chefe da sua igreja e fazem juramento de submissão ao monarca em matéria religiosa, estão a desobedecer às ordens de Cristo.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Padre Anglicano
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de September de 2007 18:42

Interessante... será que a Igreja Ortodoxa também está a desobedecer às ordens de Cristo?

E que ordens são essas que eles estão a desobedecer?

Em comunhão

Re: Padre Anglicano
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de September de 2007 09:37

permanecei unidos no meu amor

Re: Padre Anglicano
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de September de 2007 14:12

Diogo,

Trata-se da existência ou não de sucessão apostólica.

Por outro lado, indica aí as referências de Cristo sobre a futura organização da Igreja, que eu não as conheço.

João (JMA)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.