Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Liturgia das Horas
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:00

Caros irmãos, gostaria de saber se alguem me pode explicar qual ou quais as diferenças entre os seguintes livros:

- Laudes H. Intermédia Vésperas Completas (1 Livro)
- Liturgia das Horas Vol. I II III IV (4 Livros)

Estive na Livraria Paulus em Fátima e não me souberam explicar porque ha um livro: Laudes H. Intermédia Vésperas Completas com tudo e com o tamanho sensível de 1Vol. das Liturgia das Horas, que contém apenas 1Vol. do livro Liturgia das Horas, que ocupa 4Livros (volumes) ?

Quais serão as diferenças ? Será que o 1º livro não está completo ? Custa-me a acreditar que no tamanho de apenas 1 dos outros Volumes estejam os outros 4 livros completos !? Será possível ?

Desde já o meu obrigado por qualquer possível exclarecimento.

Saudações

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:21

A diferença até é bastante simples. Admira-me até que na livraria não lhe tenham sabido explicar.

A Liturgia das Horas em 4 volumes contém todas as horas, incluindo o Ofício de Leitura para todos os dias. As leituras do Ofício de Leitura são diferentes para cada dia do ano, daí serem precisos 4 volumes.

A versão abreviada, de 1 volume, não tem o Ofício de Leitura, mas somente as restantes horas.

Ainda há uma versão mais abreviada, que só tem Laudes, Vésperas e Completas, sem Hora intermédia.


Espero ter sido útil!

Renato

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de August de 2007 14:24

E, se posso acrescentar uma pergunta, como se reza a Liturgia das Horas?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 18:47

Ola a todos

Para se rezar a Liturgia das Horas, convem saber em que semana estamos (ha 4 semanas), dai começar por laudes que incluem os Salmos 3 com as respectivas antifonas. Depois Leitura Breve, responso e Oração universal. O esquema é igual para Vesperas. Na Hora intermedia reduzem-se os salmos. as Completas também são mais reduzidas. Termina-se com a Oração do Benedictus (laudes), magnificat (Vesperas).
Deve-se ter em atenção se existem memorias de santos ou dos Misterios, hai deve-se usar as antifonas proprias e as partes prorias da memoria que se celebra.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2007 21:32

Sinceramente, era algo que gostava de experimentar, a ver se conseguia.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 14:36

A Liturgia das Horas contém instruções de como deve ser rezada. Basta ir ao meio de cada volume, onde está o Ordinário da Liturgia das Horas (é como na missa...). O que se torna mais complicado é que muitas vezes é preciso andar com as páginas para trás e para a frente, e saber onde é que está o que se segue, etc. Mas mesmo assim costuma haver indicação do nº das páginas.

Seja como for, no Tempo Comum é mais fácil, porque está quase tudo seguido.

Vais ver que não é muito difícil.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 18:23

Vou ver se compro o livro. Qual recomendas?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de August de 2007 18:46

Citação:
Diogo Taveira
Vou ver se compro o livro. Qual recomendas?

Para fazeres uma melhor escolha, entre a versão abreviada, que sai muito mais barata, que comprar os 4 volumes, convinha que alguem, possívelmente o Renato Rosa, pudesse explicar o que é, em que consiste o "Ofício de Leitura", para tomares uma decisão mais consciente do que tás a comprar.

Saudações

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 10 de August de 2007 16:22

O Ofício de Leitura é essencialmente uma oração em que há duas leituras (mais longas que as da missa), uma da Bíblia e outra dos Padres da Igreja, ou escritores dos primeiros séculos. Antes das leituras rezam-se 3 salmos. Mas dá para ver como é na edição abreviada, porque ela traz o Ofício de Leitura para o Natal, 6ª e sábado Santos e Defuntos.

Mas as horas mais importantes da Liturgia das Horas são as Laudes e as Vésperas, por isso deve-se começar por aí quando se inicia a Liturgia das Horas. Assim, acho que podias começar por comprar só a edição abreviada, que além das Laudes e Vésperas até traz a Hora intermédia e as Completas. Um dia, mais tarde, quando estiveres mais habituado, poderás comprar os 4 volumes, se quiseres.

A abreviada é uma edição pensada especialmente para leigos, tal como a outra, que não sei se está á venda, que só traz Laudes e Vésperas.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 10 de August de 2007 16:25

Obrigado pela ajuda e exclarecimentos Renato !

Saudações

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 10 de August de 2007 20:43

Realmente, é algo que me interessou muito há tempos (pois ia rezar frequentemente as vésperas a uma capela com as Irmãs Franciscanas) e por ser uma forma de rezar bastante antiga na Igreja e, ao mesmo tempo, renovada pelo Concílio.

Da mesma forma me interessou a Lectio Divinae, que agora faço com as instruções de oração de Sto. Inácio de Loyola e dos seus Exercícios Espirituais.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Liturgia das Horas
Escrito por: Michael Luis (IP registado)
Data: 28 de August de 2008 14:02

Olá a todos

Retomo aqui a questão da liturgia das horas por uma dúvida que me surgiu... Comprei há algumas semanas a liturgia das horas abreviada, que contém laudes, vésperas e completas e ainda alguns ofícios de leitura (nomeadamente do tríduo pascal). Trata-se da primeira edição, da Gráfica de Coimbra. Há dias quando quis comprar o livro para oferecer a outra pessoa, disseram-me numa livraria que estava esgotada porque viria uma nova edição e noutra livraria que se estaria a proceder a "alterações litúrgicas" e que tão cedo não sairia a nova edição. Acontece que na livraria em que comprei o meu exemplar o livro ainda existe à venda. A minha questão é se devo comprar esta mesma primeira edição ou se haverá alterações profundas que justifiquem esperar pela próxima.

Um abraço

Michael



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.