Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:00

Desculpem a ignorância nas minhas dúvidas. Bom, eu gostaria de saber, como fazer para voltar atrás e refazer uma promessa já feita e também se para se confessar com um padre é preciso ter feito a eucaristia. Aguardo respostas. Obrigada

Re: Dúvidas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:18

Olá Raíssa

Antes de tudo, sê bem-vinda! :)

Não serei pessoa mais habilitada para te responder às dúvidas, mas do que aprendi com os meus amigos acho que tens um modo bem simples e eficaz ao teu alcance.

Sonda o teu coração, fala com Ele e as respostas serão encontradas.
A tua sinceridade será decerto bem acolhida.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Dúvidas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:25

Raíssa, quanto à promessa, não sei.

No entanto, quanto à confissão estou muito bem informado e posso dizer-te que não deves comungar antes. Aliás, só deves comungar DEPOIS de te teres confessado. Claro que não terá de ser sempre, mas a Igreja recomenda uma confissão anual, no mínimo.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:29

Não é exatamente a comunhão que eu queria saber.. Queria saber se para se confessar apenas, com um padre, é preciso ter feito a eucaristia. Se confessar somente com Deus vale? Desculpem a ignorância

Re: Dúvidas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:46

Será o padre maior que Deus?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:53

Claro que não. Deus é maior que o padre, mas se eu me confessar somente com Deus, como saberei o que devo fazer para pagar o meu erro? fiz uma promessa sem pensar nas consequências e gostaria de refazê-la, mas estou perdida, será que Deus me perdoará e deixará eu refazê-la?

Re: Dúvidas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:01

Raíssa,

não percebi bem a questão de refazeres a promessa. Ou queres repetir a promessa para uma nova situação?

Não tens de ir à missa para te poderes confessares. Convém é fazeres uma análise à tua consciência e veres se estás a necessitar de uma confissão. Tal como o Diogo disse, aconselha-se pelo menos uma confissão anual. Visto que nenhum de nós é santo. E serve também para podermos analisar a nossa vida e ver o que fizemos de mal e recomeçar. Não sei se não tens ido à missa, Não sei uma série de coisas. Se te afastaste de propósito, convém confessares-te antes de comungar. Para estares em completa união a Ele.

Lena, como deves saber, na doutrina católica, os padres receberam ordens de Cristo para confessar as pessoas. Tal como o Papa é o representante de Cristo na Terra. Deus serve-se dos Homens para actuar.

Espero ter sido útil.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Dúvidas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:01

Ah, perguntas se deves ter feito antes de te confessares, alguma vez, a 1ª comunhão. Não, podes-te confessar, mesmo até sem seres baptizada, penso eu.

Quanto à promessa, fala com um padre. É melhor.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Dúvidas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:04

Raíssa se Deus é o que dizem, decerto já tens a resposta.

Não nos cabe saber qual a promessa e pq a queres refazer, mas pensa um pouco...

Essa tua angustia deve-se ao facto da promessa inicial ainda ser possível de cumprir embora seja bem mais difícil do que esperavas à partida?

Ou é impossível cumprir a promessa por factores que te ultrapassam e assim sentes-te obrigada a refazê-la mesmo contra vontade?

A promessa inicial foi feita num momento de menor lucidez? ou é agora que te sentes mais frágil?

Muitas outras questões são possíveis...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:08

A promessa foi feita em um momento de muita angústia, sem ter sido pensadas as consequências. Foi feita uma promessa para toda eternidade, agora, após pensar todas as consequências, gostaria de refazê-la para não deixar de cumpri-la, então iria refazê-la. Não sei se consegui passar direito o que estou pensando para vocês.

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:08

Desde já, agradeço demais por terem se preocupado e me ajudado.

Re: Dúvidas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:09

seven

eu sei disso. Mas se alguém estiver com problemas de ir falar com um padre (não interessa quais), não será preferível tentar fazer primeiro um exame de consciência (o que será equivalente a conversar com Deus)? Ficar apartado deverá ser bem pior... digo eu.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Dúvidas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:11

Citação:
Raíssa
A promessa foi feita em um momento de muita angústia, sem ter sido pensadas as consequências.

Bem, os nossos colegas versados em Teologia é que te poderão ajudar.
Desconfio que nessas condições a promessa até poderá ser considerada inválida.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Dúvidas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:11

Raíssa, embora não seja "oficial", creio que com um pouco de penitência e arrependimento conseguirás cumprir na mesma a promessa. Lembra-te que Deus não quer o teu sofrimento, e se a promessa te custa tanto... deve ser obra de Satanás.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:14

não consegui esclarecer exatamente, mas agradeço de coração a vocês por tentarem me confortar. Fiquem com Deus.

Re: Dúvidas
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 19:25

Lena,

um exame de consciência é sempre muito importante, e é igualmente importante falar com Deus com arrependimento de algo que tenhamos feito. Acima de tudo estar em sintonia com Deus. Porque não é o Padre que nos perdoa os pecados mas sim Deus. Só que Deus serve-se dos padres para actuar. Até porque um padre pode-nos ajudar e muito a mudar de vida.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Dúvidas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 10:18

Raíssa

A promessa que fizeste é um assunto entre ti e Deus! Ele saberá ver as circunstâncias em que aconteceu.

Mas como o assunto parece que te está a deixar preocupada, talvez possas achar alguma ajuda no meu caso.

Também eu fiz uma vez uma promessa. Passaram alguns anos e as minhas opiniões e sensibilidades mudaram. Não me arrependi da promessa, mas daquilo que prometi. Até que fui falar com um padre (no meu caso, em confissão, mas se não te sentires à vontade, tem uma conversa normal) e o assunto ficou resolvido.

Seja como for, Deus perdoa sempre. Bem-vinda e boa sorte.

Um abraço

Cassima

Re: Dúvidas
Escrito por: Raíssa (IP registado)
Data: 20 de July de 2007 14:53

Obrigada a todos qe gastaram alguns minutos de seus tempos para me ajudarem! Deus esteja sempre no coração de cada um. Um ótimo final de semana.

Re: Dúvidas
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 18 de August de 2007 02:36

Ola a todos

O verdadeiro arrependimento esta no inverter a situação que nos fez pecar.
O cumprimento das nossas promessas deve estar ao alcance das nossas capacidades.
Por exemplo "prometo lutar pela paz no mundo", como devem compreender embora boa na teoria esta promessa é tremendamente ineficaz, por impossibilidade de ser cumprida, podemos lutar pela paz na nossa familia, casamento, local de trabalho mas no mundo inteiro é claramente impossivel, por isso tenta "remendar" a tua promessa para algo alcançavel e nas tuas capacidades.

Na confissão estamos a falar com Jesus, pois quem perdoa não é o homem padre mas sim o Padre "in persona Christo" (em Latim esta mais na moda :) )


cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Dúvidas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de August de 2007 11:26

lopessergio,

quando fazes a paz à tua volta, estás a lutar pela paz no mundo.

Não precisas de emigrar nem de emitir pela rádio.

A Paz e o Bem estão em cada um dos nossos actos do dia a dia.

Paz e Bem

João (JMA)

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.