Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Missa e Credo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 14:12

Tenho uma dúvida que, espero, alguém me possa esclarecer:

Em que situações a missa de domingo pode ser rezada sem credo?

Um abraço

Cassima

Re: Missa e Credo
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 18 de July de 2007 18:46

Cassima,

penso que o que está prescrito é proclamar o Credo em todos os domingos e solenidades.
O que por vezes se faz é substituir o Credo pela profissão de fé baptismal, ou seja, através de pergunta e resposta, como se faz no baptismo e na Vigília Pascal. Por vezes, os padres substituem o Credo por essa forma, que é um dos modos de realizar a profissão de fé.

Fora disso, penso eu, omitir pura e simplesmente a profissão de fé não está previsto.

Re: Missa e Credo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 10:25

Creio que foi isso, Renato. Obrigada! No início da missa foram ditas umas orações, em forma de pergunta e resposta.

Nunca tinha ido a uma missa em que isto acontecesse. Ou pelo menos, não me lembro.

Cassima

Re: Missa e Credo
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de July de 2007 10:47

A missa é toda ela um credo.
Já fui a uma missa em que no lugar do credo se cantou:
Creio em Jesus, que é a minha alegria e o meu salvador.
Também já fui a outras missas em que é entregue às pessoas um credo com fórmulas novas. Um amigo teólogo disse-me que há possibilidades infinitas de redigir um credo. Para mim o mais bonito é o Credo dos Apóstolos, o que é usado em forma de diálogo no baptismos:
[www.paroquias.org]

*=?.0



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.