Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 00:04

Muitas pessoas pensam que o clero é formado apenas por padres diocesanos, e desconheçam as Ordens e Institutos religiosos.

A verdade é que, felizmente, o Senhor continua a fazer nascer vocações para as Ordens religiosas, e elas sobrevivem, com o seu apostolado tão necessário.

Mas o que se prende é a questão: valerá a pena a existência de Ordens religiosas?
Será que a existência de diferentes carismas é um cancro na Igreja, ou, como eu penso, uma fonte de riqueza inesgotável?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 15:42

Ola a todos

As Congregações e Ordens Religiosas surgem num contexto de actualização evangelica e normalmente veem dar respostas concretas da Igreja a uma necessidade de vida e de resposta. O Espirito santo sempre soube infundir em todas as epocas o carisma necessario para dar uma boa resposta. Foi assim com Francisco de Assis, Bento, Escolastica, Teresa de Jesus, João Bosco, João de Deus, que se fizeram Santos nesta escola de resposta a Deus na siua entrega total. Nestes tempos o Espirito continua a soprar, mas parece que se assiste a um arrefecimento vocacional, creio ser tempo de se fazer uma reorganização e perceber que é preciso agir e contemplar, so assim as congregações e Ordens recupreram as vocações e fazem cumprir os seus carismas. saliento que os Jesuitas não teem problemas vocacionais bem como os cartuxos.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:27

Estatísticas de 1 de Janeiro de 2007:

Os Jesuítas têm 19 216 membros no mundo (menos 364 que em 2005), com 13 491 padres. O ano passado entraram 486 membros na Companhia.

Estes números são reveladores de algumas vocações, mas é um fenómeno recente, visto que a Companhia sentiu a descida de vocações, generalizada na segunda metade do século XX.

Sobre os Cartuxos, não sei, visto que não estou ligado a eles.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:32

Ola

Diogo se estiveres ligado aos SJ tens de conhecer os cartuxos. Ordem fundada +por S. Bruno na qual muitos anos depois S. Inacio quis entrar.

Cumprimentos

Sérgio lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:36

Eu conheço os Cartuxos, sei que estão em Évora, e que são uma ordem contemplativa. Mas realmente já li muitas biografias de Sto Inácio, (e quero ser Jesuíta) e nunca me apercebi de alguma ligação. Vou averiguar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:40

Ola
Desde ja os meus parabéns e a minha oração pela tua vocação.
De facto S. Inacio quis ser cartuxo mas o seu carisma era outra, mas ficou sempre uma ligação de tal forma que um Jesuita pode se quiser permanecer num convento cartuxo a fazer a vida de cartuxo e depois voltar á sua comunidade.

Cumprimentos

Sérgio LOpes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:50

Não há nada por que dar os parabéns. Somente razões para rezar com os Salmistas (34):
"Em todo o tempo, bendirei o SENHOR;
o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
A minha alma gloria-se no SENHOR!
Que os humildes saibam e se alegrem.

4Enaltecei comigo o SENHOR;
exaltemos juntos o seu nome."


Mesmo assim, agradeço as orações ;D.

Não sabia. Mas conhecendo o carisma dos cartuxos, creio que o máximo possível para mim seria passar lá ferias.. Meus Deus, sou tão ligado ao mundo cosmopolita.

Aliás, a minha prioridade evangélica é a de evangelizar a velha Europa, outrora Cristã. Mesmo como leigo!!

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 17:54

Ola

Pois mas deves lembrar que não ha acção sem oração, nem oração sem acção.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2007 18:39

Os Jesuítas são contemplativos na acção, ou seja, oram sem esquecer funções práticas. O que me custava mesmo era o isolamento perpétuo, percebes? E deixar de aceder a um pc, e a uma televisão...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 01:47

ola

Caro Diogo, li um dia uma entrevista do Prior do Convento da Cartuxa de Evora, a dado passo ele disse: "O nosso carisma não é de falar aos Homens de Deus, mas sim falar a Deus dos Homens"... Penso que resume tudo

Cumprimentos


Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 03:25

Bela frase!

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 16:13

Ola

Mais que uma frase é uma forma de estar na Igreja, um pouco como noutros posts, a Igreja é casa de todos, onde existe morada para todos...
Poderiamos aos olhos do mundo entender a vocação cartuxa como uma inutilidade, a entrega total ao isolamento para Deus, sem obras assistenciais, no entanto a contemplação do misterio de Deus impele-nos a actuar, esse é o segredo das Ordens e Congregações, saber ler o Misterio de Deus e actualiza-lo no mundo em que vivem.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de July de 2007 17:10

Eu não acho uma inutilidade. Estava só a dizer que não tinha perfil...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de September de 2007 14:52

Pe. Alem..... na Catolicanet, no srcoronado e tambem no Paroquias de Portugal:-)


[www.srcoronado.com]

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 20 de September de 2007 13:02

Ola a todos

A Ordem de Cister vai regressar a portugal, mais concretamente para a Diocese da Guarda.
A Igreja portuguesa fica mais rica com a espiritualidade de Cister presente, "Ora et Labora", Louvar a Deus na solidão do monacato falando dos Homens e das suas necessidades a Deus.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de September de 2007 16:30

Pe. Luciano Santos Costa

É o actual Capelão da Universidade da Beira Interior, Covilhã. Esteve no Canadá com a Comunidade Portuguesa em Maio de 1997. Veio a convite do povo, mais propriamente de "Lídina Mendes" foram momentos de muita fé.
O padre Luciano era já enfermeiro no hospital da Covilhã quando entrou para o seminário e decidiu ser padre; teve uma vocação tardia. O padre Luciano é um homem com muita fé, tem uma linda voz, canta muito bem, é simpático, bom ouvinte, conselheiro e bom amigo.
O padre Luciano tirou um doutoramento e isso dificultou-lhe mais a vinda ao Canadá, de quem o povo gostou tanto.


www.ubi.pt


The University’s priest, Padre Luciano, provides spiritual support and invites all foreign students to meet him.



Por Rita ************* Canadá

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 24 de September de 2007 03:01

Ola a todos

Pois o problema são as comparações, cada sacerdote tem os seus dons particulares. O mimnisterio de que estão incumbidos é que é semelhante, não nos devemos agarrar a um padre mas sim ao Evangelho.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 24 de September de 2007 05:05

Apenas falei da pessoa que é, eu sei que cada qual é diferente:-)

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 28 de September de 2007 19:50

Certas Palavras


Pe. José Alem www.josealem.com.br


Palavra é um meio de expressão de comunicação de idéias, sentimentos, impressões. Palavras expressam o que somos, como pensamos, o que sentimos, o que buscamos, o que tememos, o que acreditamos. Através das palavras expressamos nos comunicamos. Mas nossa comunicação vai além das palavras. Elas vêm associadas a outros elementos como o gesto, a atitude, a postura, a intensidade e a tonalidade da voz, a velocidade, a altura, além de outros elementos não falados mas expressos que reforçam nossas palavras ou as contradizem.

Quando a palavra é dita podemos sentir melhor a emoção da pessoa que fala. Mas quando ela é escrita muito do que entendemos depende de nosso próprio estado de espírito, de como interpretamos, de nossa cultura, de nossa visão da vida.

Certas Palavras é uma página de assuntos e temas que poderão contribuir de algum modo para um diálogo com a vida. Isso mesmo com a vida. Pois não há nada que exista e que façamos que não seja expressão da vida e uma forma de aprofundar o seu sentido.

Se você acompanhar Certas palavras verá que os temas são variados, distintos. Alguns mais temáticos, seqüenciais, outros únicos. Não há um único assunto, por isso estou aguardando que você, leitor, participe com propostas e sugestões.

Certas palavras. O título pode parecer provocativo ou mesmo irônico, mas no fundo quero apenas ser coerente com a idéia de trazer através de palavras algo que posso perceber da vida... A vida traduzida em certas palavras.

Mas quero lembrar-lhe de uma antiga canção que diz: Palavra não foi feita para dividir ninguém. Palavra é o amor que vai e vem. Espero que seja esse o nosso propósito, seu e meu. Usarmos a palavra para através dela construirmos a unidade no amor.

Todas as palavras que usamos nasceram na tentativa de significar, de expressar algo mais profundo e amplo. E muitas palavras, ao serem pronunciadas ou lidas acabam mudando de significado de acordo com o contexto pessoal, social e cultural. Portanto palavras são dinâmicas, o sentido delas variam no contexto, no emissor, no receptor seja ele uma pessoa seja ele um grupo, uma comunidade, uma instituição. Pense na palavra casa, por exemplo. O que ela significa e como ela pode ser interpretada de modo tão original e diferente. No entanto, independente dos vários sentidos que possa ter nós reconhecemos em todos eles algo de comum. As palavras escritas aqui e por todos aqueles que escrevem dizem muito mais que as palavras.... por isso convido você a fazer uma trajetória desafiadora nas palavras que vamos comunicar.

Sou José Alem, tenho me dedicado ao serviço da Palavra em cursos, retiros, palestras, encontros e atividades educativas. Será um grande prazer encontrar-me com todos os que valorizam o sentido da Palavra e escolham certas palavras que podem expressar aquilo que nem as palavras podem dizer.

Sobre Pe. Alem
Pe. Além formado em Pedagogia, Psicologia, Artes, Comunicação e Teologia nas áreas de Espiritualidade e Sagrada Escritura. É pároco e professor de Filosofia e Comunicação. Também é orientador de retiros para religiosos(as) e leigos. Ministra cursos de formação humana e cristã para Educadores, Comunicadores e Agentes de Pastoral. Se dedica à Produção editorial de livros, videos e Cds. Trabalha nos meios de comunicação social.

[www.catolicanet.com]


Fonte: Site Pe. Além
Local:Campinas (SP) Inserida por: Administrador


Por Rita.........................Canadá

Re: As Ordens Religiosas - que futuro?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de September de 2007 00:56

Rita,

Isso terá muito interesse. Mas será que interessa aqui neste preciso tópico?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.