Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 14
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 10:27

Olá Renato

Às vezes nas discussões, cometem-se alguns exageros sem intenção. E normalmente essas pessoas sabem reconhecê-lo, como tu fizeste.

"Se os responsáveis acharem que não devo ser ordenado, creio que não será por isso..." Também creio que não.


Um abraço

Cassima

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 12:43

Renato

peço imensa desculpa por te ter trocado o nome. :(

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 14:52

Parece-me que o Renato foi a voz da esmagadora maioria dos sacerdotes portugueses.

Perguntei a uns sacerdotes o que pensavam da missa em latim, em termos pastorais.

A posição mais moderada que me foi transmitida é a de que, em termos pastorais, é completamente anti-pastoral, retrógrada e inadequada.

Note-se que falamos em termos pastorais, nada tendo a ver com a sacralidade da mesma.

Portanto, Renato, estás bem acompanhado nas tuas posições. Mesmo muito bem acompanhado...

Aliás essa teoria de que uma parte da missa é para Deus a outra é para os homens, teve o seu apogeu com o Templo de Jerusalém. Mas o Deus dos saduceus e o Deus dos Cristãos não é bem a mesma coisa.

João (JMA)

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 15:36

O Glória em latim até soa bem (mas é bom lembrar que "o Verbo fez-se
carne",):

GLORIA in excelsis Deo
et in terra pax hominibus bonae voluntatis.
LAUDAMUS te, benedicimus te,
adoramus te,
glorificamus te,
gratias agimus tibi propter magnam gloriam tuam,
Domine Deus, Rex caelestis, Deus Pater omnipotens.
DOMINE Fili unigenite, Iesu Christe,
Domine Deus, Agnus Dei, Filius Patris,
qui tollis peccata mundi, miserere nobis;
qui tollis peccata mundi, suscipe deprecationem nostram.
Qui sedes ad dexteram Patris, miserere nobis.
QUONIAM tu solus Sanctus, tu solus Dominus,
tu solus Altissimus, Iesu Christe,
cum Sancto Spiritu in gloria Dei Patris. Amen

*=?.0

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 18:00

JMA:


Tens razão, a tendeñcia geral dos sacerdotes portugueses é considerar que a Missa Tridentina em termos pastorias, nâo tem sentido.

Talvez seja por isso que há um unico Padre em portugal, da FP que se disponibiliza usar o rito tridentino em qualquer lugar... E Não é português...



CP



Editado 1 vezes. Última edição em 26/07/2007 18:07 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:28

O que é a FP?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:31

Pois, não é Português. É latino...

João (JMA)

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:32

FP = Forças Populares???

João (JMA)

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:32

Mesmo que fosse latim, se tivesse sem ser em iniciais, creio que teria percebido...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:33

Se calhar ela queria dizer FSSPX, ou FSSP... sei lá.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:41

Para o latim, fala com o todeto.

João (JMA)

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 19:52

Pois, parece que ele sabe daquilo. Por muito fascista que seja, é preciso louvar esse conhecimento.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 20:08

JMA:

Abreviei as siglas... mas percebeste, mesmo sem falar com o Todetito...è um padre das FSSPX ou lá o que é. Parece um partido político..
O padre, esse é suiço.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/07/2007 20:09 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Gustavo Pinto (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 22:18

Caros amigos,

Ainda bem que levantaram a questão da missa tridentina do ponto de vista pastoral! Já o tentei fazer por várias vezes, estabelecendo a conexão do rito tridentino com a catequese, mas neste ponto os tradicionalistas parecem não se pronunciarem!

Numa época em que tanto se fala de descrença, da perda de valores católicos, de um afastamento da prática religiosa, não entendo como pode haver alguém a arvorar o estandarte da missa tridentina! Claro que defendo a tolerancia, mas eu luto também pelos valores da igreja universal, não me colocando ao lado de caprichos de meia dúzia de fieis, ainda por cima havendo a possibilidade de esses caprichos causarem efeitos contraproducentes, numa sociedade como a actual! Quem melhor que os sacerdotes para conhecer a realidade e os efeitos pastorais que este motu proprio trará?

Por isso e pelo que me foi dado a entender em conversas com sacerdotes, sinceramente,creio mesmo que estes farão ouvidos de mercador a este (bendito para alguns) motu proprio! E depois de tanta discussão, posto isto, não sei que mais haverá a dizer!

(Estivessemos nós no dominio do Direito e este motu, quer se queira quer não, seria "letra morta").

Abraço-vos em Cristo

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 26 de July de 2007 23:11

Cara católica praticante, acho que percebeste o que quis dizer. O que está em causa não é o rito tridentino em si, mas o significado simbólico que acarreta, o da contestação à reforma litúrgica e ao Concílio. Muitos tradicionalistas gostam de citar o papa Paulo VI, que parece que disse algo como "recuperar a missa tridentina seria anular o Concílio Vaticano II por meio dum símbolo". É isso que a missa tridentina é neste momento, o símbolo, a bandeira da recusa do Concílio. Não sou eu que o digo, basta ver o que os tradicionalistas dizem por aí na Internet... E por isso é que há tanta resistência.

Lena, não faz mal teres-me trocado o nome, até me fartei de rir... :)

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 00:01

Mas, no entanto, vocês têm de entender que alguns dos que defendem o rito de S. Pio V não têm nada contra o concílio, nem querem que este seja abrogado (não sei se esta palavra está certa, mas...).

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 00:26

Olá Gustavo.

Pelo que tenho percebido, o motu do Ratzinger, apenas passado o mal-estar da proclamação e o inicial "furor litúrgico" de uns minguados tradicionalistas, já é "letra morta" de fato. Só serviu para reavivar discussões, promover desentendimentos e reabrir antigas feridas daqueles primeiros dias da divulgação do concílio; no mais, deu em nada. Foi mais uma manobra ruim do papa, um tiro que lhe saiu pela culatra.

Só por curiosidade: aqui no Brasil vai passar em branco, como parece que não vai resultar nada tb em Portugal.

Paz e Vento.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/07/2007 00:30 por firefox.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 00:46

Passa em branco porque aí, em S.Paulo e em Campos, pelo menos, pode-se assistir livremente à missa no rito antigo.

Aqui, porque quase nenhum católico sabe desta história do Motu, e os párocos, feitos ratos, não vão dizer: "Quem quiser a missa antiga, venha ter comigo, que se arranja um horário".

Também gostava de saber quanto mais papista que o Papa é o firefox, e, mais, quanto mais de doutrina e quanta mais sensibilidade ao mundo tem o firefox em relação ao Papa. Aliás, gostava de saber se o firefox estudou e deu aulas nas mais prestigiadas faculdades da Alemanha, e foi dos teólogos mais proeminentes do Vaticano II.

Digam: gostam de destruir uma obra vossa? Se pintar um quadro, é capaz de o deitar fora? Pois bem, acham que o Papa é capaz de destruir o Vaticano II, sendo ele um dos "artistas"?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 02:31

Que conversa atravessada...

Citação:
Diogo Taveira
Passa em branco porque aí, em S.Paulo e em Campos, pelo menos, pode-se assistir livremente à missa no rito antigo.

Ah, sim. Em toda esquina tem alguém falando latim aqui no Brasil e as igrejas estão sempre lotadas com gente aficionada pela idade média, tem até que fazer fila.

Citação:
Diogo Taveira
"Quem quiser a missa antiga, venha ter comigo, que se arranja um horário".

Seria engraçado. Vc descobriu uma boa idéia para uma pegadinha, vou até mandar um email para algum programa humorístico.

Citação:
Diogo Taveira
Também gostava de saber quanto mais papista que o Papa é o firefox, e, mais, quanto mais de doutrina e quanta mais sensibilidade ao mundo tem o firefox em relação ao Papa.

Mas vai continuar com essa curiosidade :) Levantou uma boa questão: o Ratzinger tem sensibilidade? Se tem, não anda fazendo bom uso dela.

Citação:
Diogo Taveira
Aliás, gostava de saber se o firefox estudou e deu aulas nas mais prestigiadas faculdades da Alemanha, e foi dos teólogos mais proeminentes do Vaticano II.

O que contam são diplomas? O Hans Kung foi professor do Ratzinger, basta? Ademais... os maiores cristãos eram pescadores, o "fundador" era carpinteiro. Nenhum deles estudou na Alemanha. Posso citar outros nomes, então sugiro a vc mudar o seu discurso. Falácia de autoridade não resolve.

PS: o Ratzinger não foi um dos teólogo do Vaticano II, ele estava lá apenas como assistente de um bispo, não tinha voto nem direito a palavra, resumindo: estava lá como estavam alguns convidados protestantes que vc gosta, como observador :)

Citação:
Diogo Taveira
Digam: gostam de destruir uma obra vossa? Se pintar um quadro, é capaz de o deitar fora? Pois bem, acham que o Papa é capaz de destruir o Vaticano II, sendo ele um dos "artistas"?

Ele não foi um dos pintores, mas anda colocando bigodes na Mona Lisa.

E que tal falar sério?

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 27 de July de 2007 07:06

Firefox, mais uma vez, aplaudo de pé, tudo o que escreveste!


Renato:


"
Citação:
que está em causa não é o rito tridentino em si, mas o significado simbólico que acarreta, o da contestação à reforma litúrgica e ao Concílio
"
Msi uma vez, tenstoda a razão. È isso que tenho escrito desde o início.

Não é a forma - é o conteúto, o contexto e o significado simbólico e sociológico do rito tridentino que o tornam absolutamente indesejável e negativo para a Igreja, em termos pastorais e eclesiais.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/07/2007 07:33 por Tozé Monteiro.

Página actual: 9 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.