Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 14
Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 15:23

Catolica

Estás decididamente mal informada. A Fraternidade de São Pedro tem participado em diversas iniciativas "mundiais" da Igreja.

Estiveram por exemplo no ultimo encontro internacional de Juventude com o Papa e outras centenas de milhares de jovens.

Em Outubro na peregrinação internacional de Fátima vêm cá e vão celebrar uma Missa Tridentina na Capelinha das Aparições.

Graças ao Motu Propio a mesma não requererá autorização do Bispo.


VMTH

Infelizmente algumas participações neste tópico demonstram a total desinformação sobre o movimento tradicionalista na Europa. Estou certa de que o Renato terá consciencia de que exagerou na sua afirmação e que se excedeu.

É pena muita pena que nos continuem a nos ver como uns nostalgicos, ou radicais.

Eu pela parte que me toca sei que não sou nada radical e de nostalgica tenho mesmo muito pouco.

Adiro à Missa Tridentina como redercoberta, como pos-modernidade.

Trianta anos de reforma liturgica e muitas coisas boas aconteceram o que leva a concordar que a reforma teve coisas positivas. Mas nem tudo foi bom e há que reconhecer.

Como afirma o Papa as duas formas do rito romano poderiam complementar-se.

Nem tudo correu bem nem tudo correu bem

Está aberta a porta para a reforma da reforma.

Reforma positiva, aberta mas fundada na verdade.


Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 15:45

Citação:
Cristina
Graças ao Motu Propio a mesma não requererá autorização do Bispo.

Mas requererá a autorização do Reitor do Santuário, não?!

Cassima

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 16:23

Cassima

Não conheço se o santurário tem alguma jurisdição especial que escaque a Roma mas sinceramente quando o Papa emite um documento em que liberaliza a Missa Tridentina e se um grupo de peregrinos vem a Portuga e traz os seus Padres e querem rezar a Missa na Capilinha e o Reitor não autoriza.

Isso seria o fim da macacada.

Claro que a na Missa dia 12 ou 13 que estão programadas seria desajustado agora como todos sabemos nas perigrinações internacionais (que aliás são mecionadas pelo Papa no seu documento) muitos grupos e movimento vêm vários dias.

É natural que queiram rezar a Missa com os Padres do seu movimento. Há na Capelinha Missas em várias linguas. Já assisti a Missas para grupo de Polacos seria de facto espantoso que o Reitor não autoriza-se.

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 19:17

Citação:
VMTH
Alguém viu a Summorum Pontificum como gesto de paz e reconciliação?... Nada, apenas suspeitas, incompreensões e reservas para com este gesto do santo Padre.

Infelizmente essas coisas acontecem qdo se resolve tudo sem diálogo, de cima para baixo, sem ouvir a ninguém, e pelo uso da força.

As coisas na igreja não costumam se resolver por decreto. Um decreto pode até estabelecer um "status legal", mas a igreja é muito mais do que isso. O papa esperava mesmo resolver tudo por decreto? Um decreto e todos os problemas acabam? Se esperava isso então é muito pouco sábio. Do modo como agiu esse papa era de se esperar suspeitas e reservas.

Agora só resta orar para que Deus dê jeito nas bobagem... mas seria melhor se se as evitassem.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 21:33

E também acontecem essas suspeitas quendo se começa a ler e a escutar o que os tradicionalistas escrevem e esse propósito, o ódio que vomitam contra o concílio vaticano II, os insultos contra os Bispos em comunhão com Roma, ou contra a conferência episcopal portuguesa, etc, etc, etc...

E depois ainda se armam em vítimas. É preciso falta de pudor!


catolica preaticante



Editado 2 vezes. Última edição em 24/07/2007 21:34 por Tozé Monteiro.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 21:37

Já repararam no tempo que estamos a perder com um assunto menor?Entrámos mesmo na silly season...

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 21:51

Caros Firefox

Parece que está tudo claro.

Eu apenas fiz uma critica ao um Bispo e parece que para alguns "destilo ódio".

O Firefox afirma que o Papa é um bobo e não passa nada.

Já se percebeu quem está com o Papa e com Roma e quem está contra o Papa.

Já estou como a Católica, deve ser da silly season. Nunca pensei que fosse tão silly.

Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de July de 2007 22:02

Não foi por acaso que o papa lançou o silly motu nesta altura do ano...

;D

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 01:40

Ai Catolica

É preciso tanta paciencia...

E um bocadinho mais de humildade fazia-te tão bem...

Chamar silly a um documnto do Papa. Francamente...

Bem vou-me deitar quie é tarde. Mas vou rezar por ti.

No meio do tanto rancor tens também um lado bom que é preciso soprar.

bjs
Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 01:52

Peço desculpa se vos ofendi, mas não vejo assim tanta "brutalidade" no que disse. Quando disse que o tradicionalismo não tinha direito a existir não quis condenar os tradicionalistas à morte! O que quis dizer (peço desculpa se não fui claro) é que o tradicionalismo não é uma coisa que devamos desejar que exista. Como disse, o ideal era que não existisse, que todos aceitassem e compreendessem a liturgia actual. Mas uma vez que isso infelizmente não acontece... é isso que quero dizer com "mal menor".

O que estranho é ver tantos tradicionalistas a louvar a paz e a reconciliação, quando normalmente, na sede de defender a doutrina e a tradição, vêem com maus olhos tudo quanto seja reconciliação com outros sectores, digamos, mais "modernistas".
Reconciliação tudo bem, mas à custa de quê? De relativizar o Vaticano II e a reforma litúrgica? É por isso que muitos tradicionalistas exultam, não é pela paz e pela reconciliação. É fácil reconciliar assim. Se há quem não concorde com certas verdades, relativizam-se essas verdades.

Em relação ao que mudou com o motu proprio, o que é que interessa que a missa tridentina tivesse sido ou não abolida? Era por isso que deixava de ser celebrada? É uma mera questão jurídica. Ser nas igrejas paroquiais ou nas outras é uma questão menor. O que mudou realmente foi que antes era preciso autorização do bispo e agora não. Porque os bispos diziam que não. Por isso acho que há uma contradição: no mesmo documento em que se retira dos bispos a decisão quanto a isso, diz-se que afinal a autoridade deles não foi nada diminuída! Como se só por dizer isso passasse a ser verdade!

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Renato Rosa (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 01:55

É verdade, quanto a missas tridentinas em Fátima, já existem, não são novidade nenhuma, pois são celebradas há muito tempo por padres munidos de indulto, embora em particular. E não sei se têm aparecido grupos.

Quanto a peregrinações da Fraternidade de S. Pedro, não muda nada, pois o regime que têm agora é exactamente o mesmo de antes, se lá tivessem ido antes do motu proprio a questão era exactamente a mesma. Nunca ouvi falar de grupos que lá fossem e que lhes fosse proibido celebrar assim tendo esse direito. (A FSSPX é uma situação muito diferente, como sabem, devido à sua situação de ruptura com a Igreja).

Há muitas capelas em Fátima. A missa tridentina foi liberalizada (já o era para os que tinham autorização do respectivo bispo), mas a organização das celebrações nos vários espaços penso que continua a ser do Santuário. Se fosse na Capelinha, saibam que neste momento chocar-me-ia mais do que uma oração hindu feita lá há tempos (por causa da qual, fiquem sabendo, também eu me indignei, antes de saber a história), mas que afinal não passou dum equívoco, dum engano lamentável cometido de boa-fé.

Desculpem a franqueza. Foi só uma confissão.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:31

Caro Renato

Obrigado pela franqueza

Registamos (com muita pena) que um seminarista da Igreja Catolica declara que se chocaria mais com a celebração de uma Santa MIssa Missa da Igreja na forma Tridentina na Capelinha das Aparições do que as celebrações Hindus.

Extraordinário... Que pérola, que tesourinho do forum paroquias. JMA, ALEF sugiro que coloquem esta mensagem nos Best of do forum Paroquias.

Também vou ser franca e não me leve a mal.

O meu amigo parece que não reune as condições mínimas para ser ordenado Padre da Igreja Católica.

Caso contrário não diria tal disparate. Só o posso aconselhar a falar com os seus Professores, e a rezar, rezar muito para ver se lhe faz luz.

Enfim depois desta só posso terminar como Sá de Miranda

M'espanto às vezes, outras M'avergonho.


Cristina

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:49

firefox, "esse papa"?!

Só temos um.

Abraço

Cassima

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:57

Assino por baixo o que disse a Cristina.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 10:57

Cristina, não me parece que alguém do fórum ache que "destilas ódio". É preciso saber separar as águas, daqueles que, também desejando o rito extraordinário como tu, o defendem de forma bem diferente.

Abraço

Cassima

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:40

Roberto

Parabéns!

Estive à procura de dados sobre esse "escândalo" das orações hindus em Fátima.
Olha onde eu tropecei...
[www.fatima.org]

...é preciso ter azar.
Esta fatima.org tb me saiu cá uma pneusada... argh!

Quando vejo acusarem estas manifestações de profanação, só me vem à memória aquelas tristes regras típicas de sociedades primitivas que condenam à morte os profanadores de templos e de regrinhas estapafúrdias.

"É evidente" - diz o Reitor Guerra - "que são civilizações e religiões bastante diferentes. Mas eu penso que em todas as religiões há um fundo comum. Há um fundo comum que nasce, digamos, também da comunidade de humanidade que todos temos. E é muito importante que a gente reconheça esse fundo comum, que às vezes, por causa dos embates das diferenças, a gente esquece a igualdade. Por isso, estes encontros dão-nos essa ocasião".

Como é possível criticar alguém que diz tão sábias palavras?!?
Cegos e doentes.
Se há coisa que me causa profunda repulsa é essa mania de se ser alguém superior, especial por se ter determinada fé (ou por não te-la). A soberba que daí advém sempre alimentou os conflitos, as perseguições, as discriminações, no fundo alimenta o pior que há em cada um de nós. Como pode algo tão vil ser motivo de orgulho?!?!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 11:49

Citação:
cristina dinis saraiva

O meu amigo parece que não reune as condições mínimas para ser ordenado Padre da Igreja Católica.


Do parecer ao ser vai uma distância bem grande.
No entanto, resta-me a alegria da ordenação do Roberto não depender deste fórum.

Ou será que o Roberto está a ser imprudente ao identificar-se e a falar com o coração aberto aqui?
Há por aí big-brothers a fiscalizar e prontos a punir os ousados? hummm espero bem que não...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: Kairos-Nephesh (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 13:21

Saudações a todos.

Falando concretamente do tema deste tópico, devo dizer que o prior da minha paróquia de residência (S. João de Brito - Lisboa) me referiu que aceitava o meu desejo de participar em celebrações segundo a forma antiga do rito latino, sendo, no entanto, necessário que mais gente o desejasse fazer naquela paróquia. Não me referiu um número, no entanto, fica o convite.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 16:07

Citação:
Cassima
firefox, "esse papa"?!
Só temos um.

Abraço

Cassima

Sim Cassima, está corretíssima, o "esse" se referia ao Bento XVI, mas nem tinha intenção de ser pejorativo. Desculpe-me se me expressei mal. É que tinha em mente tb outros papas: Paulo VI, João XXIII, ...

Abraço. Paz e Bem.

Re: A Aplicação da SUMMORUM PONTIFICUM em Portugal
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de July de 2007 16:12

Caro Kairos

Mais um Padre disponível. Que maravilha.

A minha paroquia é Santa Maria de Belem mas há muitas pontas despegadas.

Vamos ter de nos reunir para formar um grupo.

Cristina

Página actual: 7 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.