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Marketing Religioso
Escrito por: Sandro Rosas (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 18:23

Por favor, alguém sabe, onde poderei frequentar, o curso de marketing religioso, no âmbito da Igreja Católica, em portugal?

Obrigado

Re: Marketing Religioso
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 19:58




...em qualquer Igreja, aprendes isso...






quim, the wolf

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 08 de April de 2002 23:49

Vou pegar e actualizar este tema...

Marketing religioso? O que é isso?

Haja alguém que me explique o que é marketing religioso. Eu não sabia que existia. SANTA IGNORÂNCIA!...

Será dar testemunho público do que é andar no CAMINHO?... Com os riscos, porventura, de ser crucificado?

Gostaria que não deixassem «morrer» este assunto.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 16:10

Marketing é o processo de planejar e implementar uma estratégia para a promoção, venda e distribuição de bens e serviços.

No campo do marketing, novos termos proliferam, muitas vezes utilizados de forma ambígua ou para designar práticas distintas. Além disso, a cada dia surge uma nova "especialidade", com termos como: marketing eleitoral e político, marketing jurídico, marketing filantrópico, marketing cultural, marketing religioso, de relacionamento, de serviços, pessoal,ambiental, social, de guerrilha, e-marketing, desportivo, entre outros.

Os cristãos têm uma mensagem de salvação universal que querem compartilhar com toda a humanidade. O marketing religioso, é uma ferramenta poderosa, na tranformação da Igreja.

“Nós mudamos de um cristianismo como cultura para um cristianismo como escolha”

Podem aprofundar sobre marketing religioso no livro:
GRANDES TEMAS DE MARKETING, Autor JÚLIO CÉSAR

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 10 de April de 2002 00:24

“Nós mudamos de um cristianismo como cultura para um cristianismo como escolha”

Cristianismo como cultura, não é Cristianismo, é só cultura.
Cristianismo como escolha é o primeiro passo de um cristão.

Dá-se o primeiro passo, quando, em frente à pia baptismal, o catecúmeno, respondendo à pergunta «Queres o Baptismo?», ele responde «Sim, quero». Fez a escolha. A partir daqui é uma vida vivida de uma determinada maneira, no seio de qualquer cultura, de uma forma «católica=universal». O Cristianismo não é presa de qualquer cultura, porque ele não é uma cultura. É uma forma de viver a existência «desculturalmente», mas identificando-se universal e pontualmente com todas as culturas.
A dimensão da fé cristã tem a dimensão do seu Criador: não tem limites, está para Além...

Cristianismo e Marketing?!... «Promover, vender e distribuir»?!... O quê? A Fé? Aquilo que é um dom de Deus?
É BOM NÃO MISTURAR AQUILO QUE NUNCA SE PODE MISTURAR...
Estamos no mundo pós-modernista onde parece valer tudo para todos os fins... Mas abramos bem os olhos, porque não é assim!...

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 10 de April de 2002 20:15

A igreja católica, tem fábricas de velas, terços, vendem livros sobre fé, alojamentos para peregrinos caríssimos, hotéis caríssimos, universidades católicas caríssimas. O que é isso, senão um marketing religioso?

Hoje, o marketing religioso, está também empenhado, na promoção de um produto cristão, que se chama: mensagem da salvação. Organizam-se, actividades com o objectivo de fazer chegar essa mensagem às pessoas, independentemente da sua crença religiosa.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de April de 2002 16:27

Hum...

Ok, ok...

Mas não é um marketing qualquer, ponham isso na cabeça.

O marketing religioso será provavelmente das áreas mais nobres do "marketing". Porque é Deus e toda a Humanidade quem mais lucra com o "produto" (Fé) promovido, e não como pode parecer em primeira análise, a própria Igreja que lucra. Até porque não somos nenhuma associação; somos a comunidade dos que fazem parte do Senhor, do seu Corpo.

De facto, temos de ter uma capacidade de organização que nos permita chegar a toda a Humanidade. Por isso é que somos cristãos, católicos. Somos certamente uma das maiores Instituições do mundo e da história da Humanidade. O que se chama de evangelização, terá de hoje de se conformar com a realidade e utilidade da utilização dos sistemas de marketing para alcançar os seus objectivos. Daí, a expressão "marketing religioso".

MAS QUE FIQUE CLARO QUE A FÉ NÃO SE VENDE!!

Rui, tens razão! Mas o Cristianismo como cultura generalizada é uma realidade. Por isso se vêm tantos baptizados e tão poucos se assumem cristãos. Essa "opção de vida cristã" deve ser tomada a sério daqui e para a frente. Até é boa esta crise que parece ainda não estar ultrapassada... Os que a superarem darão um testemunho valioso para continuar a Igreja do Senhor! Assim, os outros sentirão também a interpelação a redescobrirem o que é isso de "ser cristão".

"Ai de mim se não evangelizar!"
João

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 11 de April de 2002 19:59

No marketing religioso, quem tira o lucro, é a própria pessoa que recebe e acolhe a mensagem da salvação e a moeda do lucro é Jesus Cristo.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 11 de April de 2002 23:40

Tá bem, já vi que é uma questão de vocabulário...

Numa conversa, minimamente séria e fundamentada não se deve perder de vista a necessidade de sermos precisos e aplicarmos COM PROPRIEDADE os termos adequados ao contexto, sob pena de parecermos aquilo que não queremos ser.

Marketing é um termo que faz parte do vocabulário do domínio do Comércio, por isso não deve ser usado num contexto de Religião.

Apostolado, testemunho não é Marketing.

Marketing é um termo que não tem nada a ver com Cristianismo... ou melhor, com Religião.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 13 de April de 2002 00:34

Visão de marketing muito pobre , a sua!

A igreja, vende livros, biblias, terços, velas, vende serviços, recebe dinheiro durante as missas, as certidoes são pagas. Qual o medo da palavra venda no ceio da Igreja?

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 13 de April de 2002 17:51

... Pesquisa analisa o marketing religioso. PESQUISA REALIZADA NA FFLCH ESTUDOU AS TÉCNICAS DE MARKETING, ATUALMENTE ADOTADAS PELA IGREJA CATÓLICA.

URL: [www.fflch.usp.br] -

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 14 de April de 2002 00:01

Continua-se a confundir tudo!...

Vender velas, terços, imagens, estampas, livros não é Religião.
São produtos constituídos por matérias-primas e mão-de-obra que têm um custo financeiro para quem os produz, e por isso devem ser pagos. E quem os produz poderá (ou deverá) usar métodos de marketing para escoar a mercadoria que produz.
Estas acções comerciais, nas suas razões mais profundas, nada têm a ver com Religião, embora seja um negócio que se desenvolve à custa da Religião.
Exceptuando as alfaias litúrgicas, necessárias para as celebrações, qualquer cristão não é nos objectos que comercialmente surgem à volta da religião que encontra as razões da sua fé. Pois sempre a poderá alimentar sem gastar um tostão numa vela ou num terço.
É por isso que é errado falar de necessidade de marketing como meio moderno de expandir a fé. A venda de objectos poderá beneficiar mas não a fé, pois esses mesmos objectos não são condicionantes das posturas de fé. Às vezes, bem pelo contrário... transformam-se em obstáculos para que os olhos da fé vejam o que está para além dos objectos.
É, no entanto, verdade que a maioria das pessoas sente necessidade de apalpar, de prefigurar aquilo em que acredita. Mas os psicólogos e os sociólogos com mais propriedade explicam esses aspectos que se desenvolvem, às vezes, de uma forma promíscua, à volta da Religião.
Este fenómeno não é novo, e não tem os seus resquícios só na Religião cristã (especialmente na Igreja Católica), pois já São Paulo se debateu com este problema, quando numa das suas viagens quase foi morto por prejudicar a fabricação das imagens da deusa Ártemis (Act 19,23-40). Portanto, isto é um fenómeno psicossocial que se desenvolve, sempre, à volta das Religiões.
QUEM QUISER FORTALECER ESSES NEGÓCIOS, COM CERTEZA, TIRARÁ PROVEITO DA ACÇÃO DO MARKETING.
O Catecismo da Igreja não aponta a necessidade desses objectos como indispensáveis a uma vida de fé... porque a fé não passa por aí.
No entanto, se alguém gosta de rezar o terço com contas de pérolas, pois é bom que pague esse luxo. Mas as Ave-Marias rezadas com contas ou pelos dedos das mãos têm sempre o valor da fé de quem as reza, avaliada por Quem lha deu. E ESTE NÃO É UM ASSUNTO DE MARKETING.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de April de 2002 11:51

Desculpa lá Rui, mas um terço, por exemplo, tem tudo a ver com religião e mesmo assim tem que ser fabricada e vendida. Uma hóstia, que tem tudo a ver com religião tem que ser fabricada e vendida.

Dantes, tudo era artesanalmente fabricado, mas hoje temos que oferecer/vender esses produtos às pessoas.

Sim, A FÉ NÃO TEM NADA A VER COM OS OBJECTOS, mas os objectos têm a ver com a Fé... A partir da Fé, temos os objectos, as realidades materiais que nos permitem praticá-la.

Não há que ter receio do termo "marketing". Temos é de o dignificar e ao mesmo tempo que o usarmos, tomarmos a precaução de clarificar esses preconceitos nas cabeças das pessoas.

Toda a promoção, seja lá do que for, será num futuro próximo, uma área do Marketing.

Mesmo que seja uma questão de falar com alguém... No futuro, a "arte de convencer" será também relacionada com Marketing, sem que isso tenha a ver com Comércio... Acho que o Marketing se torna cada vez mais uma disciplina em si mesma, de onde as outras retiram o que lhes é necessário, sempre a ver com a promoção de algo com vista à adesão por parte do público/povo.

João

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 23 de April de 2002 15:42

De qualquer das formas, o marketing religioso, poderia ser neste momento, um poderoso instrumento de unificaçao dos cristãos.
Olhando para o marketing, como uma ferramenta de promoçao e venda de bens e serviços, um marketing religioso para a promoçao e valorização do Cristianismo partilhado por todas as Igrejas cristãs, seria uma bomba neste momento que o mundo atravessa.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 25 de April de 2002 12:40

Caros amigos,

Não tendo o objectivo de, a todo o custo, fazer prevalecer os meus pontos de vista, pois acredito nas boas intenções de todos nós, quando debitamos algumas opiniões neste Forum, tomo a liberdade de me calar e apoiar-me exclusivamente nos pontos de vista e directrizes daqueles que com responsabilidades, dentro da Igreja, se têm debruçado sobre estes problemas e suas incidências positivas e negativas.
Por essa razão, gostaria que perdessem só alguns minutos para lerem o documento emanado pela Santa Sé, através do PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

sobre a ÉTICA DA PUBLICIDADE, e que no seu número 2, dentre outras coisas diz o seguinte:

«2. O campo da publicidade é extremamente amplo e variado. Em termos gerais, sem dúvida, uma publicidade é apenas um anúncio público que se destina a transmitir informações, a atrair a clientela ou a suscitar uma determinada reacção. Isto significa que a publicidade tem dois objectivos essenciais: informar e persuadir, e — apesar de serem objectivos diferentes — com muita frequência estão ambos presentes.

É bom não confundir publicidade com marketing (o conjunto das funções comerciais encarregadas de garantir que os bens de consumo cheguem do produtor ao consumidor), ou com relações públicas (o esforço sistemático destinado a criar um perfil público positivo ou a « imagem » duma pessoa, dum grupo ou duma entidade).» ...

Reitero o meu empenhamento em ajudar ao nosso esclarecimento, pois aceito como informações e interpretações correctas e válidas, grande parte do que foi dito por todos. Há só um pequenino, talvez pequeníssimo, ponto que talvez não tenha sido bem explicitado ou entendido, e, por isso, esta conversa toda.

Saudações em Xto.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 25 de April de 2002 17:55

»»»»»»»»»»»»»Em termos gerais, sem dúvida, uma publicidade é apenas um anúncio público que se destina a transmitir informações, a atrair a clientela ou a suscitar uma determinada reacção.»»»»»»»»»»»»»»»»

Um sino a tocar numa igreja, uma cruz pendurada no tecto de uma Igreja, a vestimenta dos um padres e irmãs, são tudo formas de atrair a clientela ou a suscitar uma determinada reacção pública.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: Ana Paula Almeida (IP registado)
Data: 09 de May de 2002 22:47

Lembram-se dos vendilhões do templo?
esta treta do marketing irrita-me!
tenham dó!
a fé não é um negócio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Marketing Religioso
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 12 de May de 2002 17:04

a fé não é um negócio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

De onde vem o dinheiro, que sustenta o clero?
não é, proveniente dos negócios da fé e outros que não vale a pena revelar.

A fé, sempre foi o maior e mais lucrativo negócio do mundo.

Re: Marketing Religioso
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de May de 2002 04:08

LOL

Que engraçado... A Fé é mesmo um negócio? E para mais: "sempre" ter sido o "maior" e "mais" lucrativo do mundo? É impressionante como a liberdade de expressão permite (prerrogativa democrática, como assim considero que deve ser) que os indivíduos digam coisas tão descuidadamente mentirosas.
Para tal acusação deve o Senhor(a) de pseudónimo MARKETING apresentar os dados estatísticos que lhe permitiram chegar a tal conclusão, alcançando a justificação para a mesma e, pura e simplesmente, assegurar-se de que o que está a dizer não é uma grandessíssima balela anti-religiosa, ignorante e de má-fé.

Fazia-nos bem que revelasse esses negócios de que diz não valer a pena comunicar-nos.

Pois é, terá que inventariar sobre os maiores negócios de sempre e posteriormente apresentar o seu relatório, caso contrário o que diz não passa de um engano.

Convém esclarecer o que encara como "negócio", a diferença disso em relação ao que é a prestação de serviços religiosos e a partilha de despesas de uma comunidade, que é o próprio "vendedor" e "comprador" de todas as coisas em que usa o dinheiro. Não sei também desde quando solidariedade e caridade se chamam "negócio". Pode também pensar que a produção de objectos com utilidade religiosa possa ser o negócio que fundamenta essa sua afirmação. Mas não é a fé que é o negócio, mas sim a transmissão da religiosidade para a vida de todos os dias, que é evidentemente física. Não se vende a religião, ou pelo menos não se deve fazê-lo de forma alguma. É uma questão de arte, não de retórica superficial nem de fascinação alienante, mas de intelectualmente convencermo-nos a nós e ao outro da própria arte religiosa de aprender a viver e a adiar a morte eternamente, combatendo a morte com a intervenção no mundo motivado pelo Amor a todas as coisas, com discernimento.

Não me parece mesmo que a fé seja esse monstro capitalista que pretende retratar, considero o próprio pensamento agressor da verdade.

Caso tenha alguma razão, justifique-se. Espero que me elucide e a todos o que nos lêm acerca desta questão e o que o levou a proferir tal sentença tão ridiculamente absolutista. Aconselho-o sinceramente a temperar as suas palavras com a dose de verdade que lhe julgue ser conveniente, desde que seja maior que aquela com que tonta e elegantemente já nos serviu.

Não considere que o estou a ofender de forma alguma, mas apenas a adjectivar o que disse. Procure, se for o caso, corrigir-me mas com espírito de mansidão.

Atentamente,
João

Re: Marketing Religioso
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de May de 2002 03:50

E já agora, compare com por exemplo todo o "negócio" do futebol, do basquetebol, da música (secular), dos computadores ou tudo o que gira à volta do sexo...

Ah... E parece-me que o Bill Gates não é um homem religioso...

João

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