Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 17:04

Vaticano reiterará que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica

06/07 - 09:43 - AFP

O Vaticano pretende divulgar um documento reiterando que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica e, com isso, confirmará a declaração "Dominus Iesus" do ano 2000, que suscitou fortes polêmicas no mundo cristão, revelou nesta sexta-feira a imprensa italiana.


Segundo a agência I-Media especializada em notícias do Vaticano, este documento da Congregação para a Doutrina da Fé - antigo Santo Ofício - será publicado no dia 10 de julho.

Este texto voltará a afirmar que a Igreja de Cristo está "realmente e unicamente na Igreja Católica", segundo Il Giornale.

O objetivo é combater "o relativismo eclesiológico", condenado pelo papa Bento XVI, segundo o qual todas as igrejas que dizem fazer parte do cristianismo têm o mesmo nível de verdade ou que cada uma delas não tem mais que uma parte dessa verdade.

Antes de se tornar Papa com o nome de Bento XVI, o cardeal Joseph Ratzinger presidia a Congregação para a Doutrina da Fé, e a declaração "Dominus Iesus" foi divulgada sob sua responsabilidade.

Essa declaração, segundo a qual apenas a Igreja Católica dispõe de todos os meios de salvação, causou comoção em meio às igrejas protestantes, classificadas de simples "comunidades eclesiásticas" pela "Dominus Iesus".

Il Giornale informa que a declaração a ser divulgada pelo próximo documento do Vaticano se refere a uma frase do texto do Concílio Vaticano II "lumen gentium" (a luz das nações, sobre a missão universal da Igreja), que afirma que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

Este verbo suscitou diversas interpretações nos últimos anos, embora Il Giornale lembre que o cardeal Ratzinger ressaltava na "Dominus Iesus" que com o emprego de "subsiste" o Concílio queria dizer "existe realmente".

Fonte: [ultimosegundo.ig.com.br]

Apologeta - Apostolado Defesa Católica



Editado 1 vezes. Última edição em 06/07/2007 17:05 por Alessandro.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 17:35

Allesandro

Mas não foi sempre esse o entendimento da Igreja?

A meu ver não impede uma atitude ecuménica. O erro é pensar que as coisas são incompatíveis. A Igreija pode ser ecuménica e ao mesmo tempo meissionária.

Cristina

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de July de 2007 21:46

Todas as Igrejas cristãs dizem o mesmo de si. Os errados são sempre os outros.
Se Deus existe não deve achar lá muita piada a estas guerrinhas nitidamente humanas e untadoras de egos pueris.
Ecumenismo digno desse nome continua a ser uma miragem, uma utopia de quem odeia fogueiras.

Quando leio certos discursos fico até com pena desse Senhor. Para quem deu tanto, recebe demasiado azedume em troca, e o pior é que tudo é feito em seu nome.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/07/2007 21:49 por Lena.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 04:47

O Ratzinger foi bastante infeliz antes com aquela "Dominus Iesu". Se insistir no erro só confirmará que foi mesmo uma escolha muito ruim do conclave. Antes o risco do "relativismo eclesiológico" que a porcaria do "proselitismo fundamentalista". Para o bem da igreja católica, espero que essas previsões sejam apenas boatos sensacionalistas que não vão se confirmar.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 05:25

Cristina,

Sim, este sempre foi o entendimento da Igreja, que ficou obscurecido depois do "subsistit in" da Lumen Gentium, que permite uma interpretação ambígua.

Se tomamos o "Ecumenismo" no sentido de [1]favorecer o regresso à unidade dos cristãos à única Igreja de Cristo(a Católica), não há realmente incompatibilidade, mas, se tomamo-lo como [2]o movimento no sentido de uma religião única(que não é especificamente a Católica), forma como tem sido atualmente entendido e executado, há sim uma incompatibilidade.

Trocando em miúdos, sendo a Igreja Católica a única e verdadeira Igreja de Cristo, devemos "missionariamente" trabalhar para a conversão de TODOS, protestantes, judeus, muçulmanos, etc., e favorecer a sua volta ou entrada a Única Igreja de Cristo, o ecumenismo[1].

Após o "subsistit in" o implantou-se um relativismo eclesiológico que pregava que todas as Igrejas, possuiam a verdade ou parte dela, ou seja, também subsistiam na Igreja fundada por Cristo, sendo assim não há razões para uma ação missionária, pois basta ter uma religião, não importa qual, então teriamos apenas o ecumenismo[2], que é implantado removendo da doutrina católica todas as partes que vierem a se contrapor a doutrina de outras religiões.

Em resumo, este documento muda(inverte) o atual sentido do termo ecumenismo para os católicos.

Apologeta - Apostolado Defesa Católica



Editado 2 vezes. Última edição em 07/07/2007 05:30 por Alessandro.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 16:20

O farisaísmo católico

Mesmo depois da vinda de Jesus, que ensinava contra o elitismo religioso da casta dos "puros", que se queriam superiores aos "sujos" (aquela gente perdida que não cumpria os rituais de pureza e não seguia rigorosamente os preceitos do templo-instituição-de-controle), que fechavam as portas do céu, não entrando nem deixando ninguém entrar, e metiam pesados fardos sobre os ombros dos outros. Mesmo depois de tudo isso, de terem matado o ungido de Deus que veio pregar o amor sobre a lei, uma leva de autodenominados "seguidores de Jesus" mantém vivo o farisaísmo:

# têm no vaticano o novo sinédrio,o tribunal religioso encarregado de julgar e apedrejar (ops, queimar na fogueira) os violadores do direito canônico (ops, da lei de Deus), de excomungar (ops, banir para o deserto) os leprosos, de fazer cumprir uma série de regrinhas (ops, ordens do papão infalível).

# têm na tradição o muro da divisão, as leis de sangue (ops, doutrinas do vaticano) que separam os judeus (ops, católicos) dos gentios (ops, pagãos). Uma tradição não-apostólica que remonta à idade média, e que para lá, absolutizada e colocada antes dos evangelhos.

# condenam todos. Todos. Só fariseus católicos são "igreja verdadeira".

Os fariseus católicos consideram que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica, entendendo por "católico" a submissão. Um exemplo desse excremento de doutrina está na afirmação abaixo:

Citação:
a Igreja de Cristo está realmente e unicamente na Igreja Católica

Quem dá valor ao evangelho tem mais coisas para refletir, como nas palavras de Jesus:

Lc 18:9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Lc 18:10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.
Lc 18:11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.
Lc 18:12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Lc 18:13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
Lc 18:14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.


Com certeza, se Jesus voltasse seria excomungado (talvez mesmo morto) pelos fariseus católicos.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 21:50

o que vale é que o firefox vem ensinar o caminho verdadeiro a estes desencaminhados
é tão grande o cisco no olho do proximo



Editado 2 vezes. Última edição em 07/07/2007 21:54 por camilo.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 22:32

Camilo, vc fala tanto de ciscos nos olhos do próximo, já limpou o seu?

A propósito, se identificou com a msg de que somente católicos pertencem à igreja verdadeira? Se sim, lamento.



Editado 2 vezes. Última edição em 07/07/2007 22:38 por firefox.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 22:52

vc já percebeu que muitas das suas mensagem têm uma carga farisaica impressionante? Vc condena de forma severissima quem tem opiniões diferentes da sua.

quanto ao resto, quando ler o texto com cuidado formularei a minha opinião.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 07 de July de 2007 23:50

Citação:
camilo
vc já percebeu que muitas das suas mensagem têm uma carga farisaica impressionante? Vc condena de forma severissima quem tem opiniões diferentes da sua.

Porque meto o dedo na ferida? Não, e até acho estranho que fale de "carga farisaica", já que minhas intervenções "severíssimas" são sempre no sentido de abertura e não, como da parte de "fariseus católicos", para tentar fechar as portas do céu na cara dos que não lambem as botas de inquisitores. Acontece tb que o modelo do santo banana não faz a minha cabeça, então não me levo por imagens de santos com chicotinhos. Tenho meus pecados, sei bem, mas falta de sinceridade não deve ser o meu problema mais grave. As msgs "severíssimas" que citou são reservadas para os que costumam julgar os que já sofrem, pois acontece de eu tomar as dores deles. Já trabalhei com gente muito simples e sei bem como essas coisas os fazem sofrer. Costumo, por outro lado, acompanhar o tom e sou pacífico com quem é manso. Mesmo qdo irritado, não deixo de retribui um sinal de boa vontade, sou rápido para me desarmar. Se não gosta do modo como escrevo, paciência.

Depois examine se o que vc escreveu não serve bem para vc.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/07/2007 23:50 por firefox.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de July de 2007 01:08

O Catecismo diz:

§846 Como entender esta afirmação, com frequência repetida pelos Padres da Igreja? Formulada de maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu Corpo:

Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos torna presente em seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas a necessidade da fé e do baptismo, ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Baptismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar.

§847 Esta afirmação não visa àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja:

"Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por meio do ditame da consciência podem conseguir a salvação eterna".


E o Compêndio do Catecismo:

161. Porque é que a Igreja é una?

813-815
866

A Igreja é una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus; porque tem como fundador e cabeça Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo; e porque tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. Ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.

162. Onde subsiste a única Igreja de Cristo?

816
870

A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo, subsiste (subsistit in) na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. Só por meio dela se pode obter toda a plenitude dos meios de salvação, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança ao único colégio apostólico, cuja cabeça é Pedro.


Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de July de 2007 01:54

firefox, vc é um modelo de humildade. A sua abertura é bastante selectiva, reserva-se aqueles que concordam com as suas opiniões. Para quem discorda de si reserva julgamentos severos e precipitados, um bom sortido de etiquetas depreciativas.
Enfim, a habitual intolerancia dos seguidores do politicamente correto.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 08 de July de 2007 02:40

Há vários níveis de organização da Igreja. O nível mais periférico acontece onde dois ou três se reunem em nome de Jesus. No centro, e porque a Igreja é comunidade, deviam estar o Conselho e o Colégio Apostólicos, representativos da unidade da Igreja. Nunca a Igreja pode ser representada funcionalmente por uma só pessoa. A competência individual deve ser serviço. A competência comunitária deve ser poder e eficácia. E é óbvio que devemos ter cuidado com a esquizofrenia- uma doença de carácter marcadamente individual. A Igreja é comunidade e é em comunidades que se deve organizar, do centro para a periferia, com interacções dinamizadoras. A verdadeira Igreja de Jesus Cristo ainda não existe. É claro que o papel do Papa é trabalhar para que esta se constitua.

*=?.0

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de July de 2007 16:21

Camilo,

parece que vc escreveu de novo para o Camilo.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 18:18

É interessante ver a táctica que certas pessoas vão utilizando, para tirar crédito à Igreja cada vez mais. Não há certezas de nada, tudo pode ser posto em causa, e todas as religiões são boas, esta religião não sabe mais que a outra. Custa muito perceber que é na Igreja Católica que está a verdade da doutrina. Se não fosse o esforço que a Igreja faz em ser Una, imaginem as milhares de seitas católicas que não haveriam por aí. E mesmo assim muitos já tentam essa roptura. Fazer o seu grupo religioso à sua maneira. Sem os tais fariseismos da Igreja. Que horror!!! O melhor é retirarmos apenas certas coisas que nos sirvam, e o resto fica de parte. É esse o desejo de muitos. Poderem fazer o que quiserem sem dar contas a ninguém. E depois é só criticar os tais fariseus bitolados. Depois percebe-se porque é que se diz que a Igreja é corrupta e mente e é mentirosa. Cada vez que falam é como se uma ventania caisse sobre eles e jogasse a capa para longe, expondo toda essa trama que anda por de trás de palavras e pensamentos menos/nada cristãs.

Camilo, quando sequer dizer mal a qualquer jeito, rotulam-se os outros de fariseus. É a táctica mais fácil para podermos dizer o que sentimos. Não és como eu, és fariseu. O problema é que não têm fundamento para dizer o que dizem. Concerteza que se Jesus voltasse, era logo aplidado de fariseu e talvez posto de parte, por não querer uma Igreja fragmentada onde cada um tem a sua verdade e não existe ninguém que se atreva a dizer o caminho correcto.
Se te baseias na bíblia és um fundamentalista, se te baseias em documentos da Igreja és um fariseu. O melhor é basearmo-nos no erro constante de não assumirmos a verdade que existe mesmo à nossa frente. E viva a fragmentação!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Alessandro (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 18:41

s7v7n

Belo, muito belo!

Apologeta - Apostolado Defesa Católica

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 19:07

A eficácia da Igreja varia na razão inversa da quantidade de famintos e leprosos do planeta. Fait-divers para quê? É preciso eficácia. E esta advém do trabalho em equipe, como é óbvio. E o trabalho em equipe não é possível sem pessoas humildes. O que Jesus Cristo nos deixou são factores de comunhão. E estes são a Cruz e a Eucaristia. A Cruz, que é o sinal supremo de liberdade e responsabilidade e a Eucaristia, que é o sinal supremo de festa. Viva a Festa da Eucaristia. Viva a responsabilidade e a liberdade da Cruz. Liguemo-nos ao Céu, já.

*=?.0

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 20:00

S. Pedro tem o telefone sempre ocupado, mas falei com Sto. Inácio de Loyola e ele diz que os verdadeiros "Companheiros de Jesus" concordam que só na Santa Igreja Católica reside a salvação.

Agora fora de brincadeiras:

s7v7n [este nome é muito complicado...], falas e dizes bem. O que não faltam para aí são pessoas rotuladas, porque todos sabemos pôr rótulos uns aos outros. Aliás, o firefox soube imediatamente chamar os católicos de fariseus. Ademais, somos fundamentalistas. Ou então somos proselitistas. Ou então, relativistas. Tantos nomes bonitos, ah?!

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 20:55

Citação:
Os fariseus católicos consideram que a única Igreja de Cristo é a Igreja Católica, entendendo por "católico" a submissão. Um exemplo desse excremento de doutrina está na afirmação abaixo:
Ah, então a a doutrina da Igreja é excremento. Boa ideia para insultar a Igreja. Dizemos excremento para não parecer tão mau. Boa! Afinal, quando é a própria Igreja que diz isso mesmo, afinal é uma Igreja farisaica com argumentos de casa de banho.

Ai que giro! Lá está, nada é certo, tudo é alegoria nada é aquilo que parece ser. Só nós é que sabemos a certeza das coisas. Os outros não sabem nada, esses fariseus de meia tigela. Querem ser católicos a sério? Contrariem a Igreja pá, provoquem facturas, sejam condestatários, desvalorizem os dogmas, a tradição, a doutrina, façam da Igreja a vossa própria igreja. E se alguém vos fizer frente, chamem-os de fariseus e estão safos!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: E como fica o Ecumenismo?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de July de 2007 21:06

Depois dessa ladainha proselitista, para lembrar que Jesus agia diferente, mais vale recorrer ao evangelho que revirar mofo em atas de excomunhão:

Mc 9:38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia.
Mc 9:39 Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim;
Mc 9:40 pois quem não é contra nós, é por nós.


A igreja católica não é a dona da verdade!

A igreja católica não ensina a doutrina do Cristo enquanto está longe do evangelho!

A igreja católica não estava com a verdade qdo queimava gente na fogueira e, ainda que todos os tradicionalistas gritem "infalível", ninguém mudará isso pois está documentado na história.

A igreja católica já se afastou do evangelho muitas vezes, é santa e pecadora e sempre necessitada de conversão.

A igreja católica não se torna mais Una ao impor um monólogo pela força. Os homens aprendem muito mais no diálogo que num monólogo autoritário. Jamais existiu unidade de teologia ou doutrina na igreja cristã, a unidade é na Fé, no Batismo, no Espírito.

O farisaismo católico é um bom exemplo de que a igreja não salva. Ademais, trata-se de um grande contra-testemunho porque, se o tradicionalismo proselitista for sinal de "salvação", então mais valia estar condenado.

Belo é outra coisa.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.