Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 32 de 33
Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:25

Magdala disse: É por mensagens como a desta última participante que continuo a pensar que o Fórum Paróquias é dos sites de mais baixo nível que se encontram na net...

Eu tinha vergonha de ter um fórum destes e dizer-me católica.

Há com cada um...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:27

Magadala

Os bons catolicos aqui sao insultados e estao fora do forum.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:30

Citação:
cristina dinis saraiva
Lena
Estás enganada.

Fui a primeira a reprovar o tom e as palavras utilizadas pela Magdala. Fí-lo mesmo sabendo que, como eu, defende a possibilidade de se participar na Missa sob a forma extraordinária.

Critiquei a Magdala mas não faço é parte de uma crucificação publica da Magdala a quem reconheço o direito à indignação.

Cristina

Cristina
acho que vou desistir de te responder, só vês um lado e criticas o outro.
O trabalho das evidências serem perceptiveis aos teus olhos tem de ser teu, a cabeça é tua, a reflexão também.

Pelo menos pensa assim, se ela tem direito a exageros pela indignação que sente eu também tenho.
Serás justa quando usares o mesmo tom inquiridor nos dois casos.

Passa bem
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:39

Citação:
Ana
Magadala
Os bons catolicos aqui sao insultados e estao fora do forum.

Ups

Alef, Tilleul, Zé, Miguel, JMA, Luis, Cassima, só para falar em alguns, não são bons católicos.
O que se desaprende a ler certos iluminados é realmente fantástico.
Depois quando nos salta a tampa com a força da indignação de quem não tem sangue de barata, somos acusados de sermos maus... no mínimo.
Desculpem amigos, mas estou cansada da mediocridade.
Cabeças de vento deviam pedir permissão para poder escrever em público.
Não me orgulho do que agora escrevi mas é o que sinto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 16:58

Lena

Senta-te em posição de Lótus, pões uma mão sobre cada joelho, fechas os olhitos e começas a entoar: AAMMMMMMMM...

:-)

Abraços

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:24

Lena

Rezo por ti. Reza por mim também.

Fica bem

Cristina

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:30

Citação:
Cassima
Lena
Senta-te em posição de Lótus, pões uma mão sobre cada joelho, fechas os olhitos e começas a entoar: AAMMMMMMMM...

:-)

Abraços

Cassima

Cassima :)

És um doce.


----------------
1
De que serve a bondade
Se os bons são imediatamente liquidados,ou são liquidados
Aqueles para os quais eles são bons?

De que serve a liberdade
Se os livres têm que viver entre os não-livres?

De que serve a razão
Se somente a desrazão consegue o alimento de que todos necessitam?

2
Em vez de serem apenas bons,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne possível a bondade
Ou melhor:que a torne supérflua!

Em vez de serem apenas livres,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que liberte a todos
E também o amor à liberdade
Torne supérfluo!

Em vez de serem apenas razoáveis,esforcem-se
Para criar um estado de coisas que torne a desrazão de um indivíduo
Um mau negócio.
----------

Perante este poema do Bertold Brecht, o Paróquias graças aos não-bons católicos que cá andam vai pelo bom caminho.

bjs

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:38

Citação:
Lena
És um doce.

Olha que não! Olha que não!

Dizem que tenho mau feitio!

;-)

Mas também acho que o Paróquias é uma comunidade muito interessante, onde já aprendi muito.

Bjs

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 20/11/2008 17:40 por Cassima.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:51

Falei pelo Camilo...um bom catolico e sempre insultado...falo pela Chris Brasil. Querem melhores exemplos? Insultar o Alef? Ele nao deixa sabe bem mais do que voces todos:-)

Um beijinho, para o Alef, Camilo, Chris, Luis G. e se mais alguem gostar de mim;-) ah...e ao Rui B.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 17:55

Ah...esqueci-me do Ze;-)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 19:36

Citação:
"Posso unicamente dizer-te que nenhuma delas reprovou o que escrevi, até porque antes de o fazer, pedi-lhes autorização para tal e li à madre (por telefone) o post.


O que aqui foi escrito pela Dª Magdália,é, quanto a mim, gravíssimo.

Eu não consigo acreditar que religiosas consagradas concordem que se

insulte publicamente ( ou o façam por interposta pessoa)
, em termos quase

obscenos, um outro irmão.

Muito mais sendo esse irmão na Fé o seu Cardeal Patriarca.

Por não acreditar nisso, porque me parece uma impossibilidade, só me resta

deduzir que a Dª Magdália mente tão acintosamente quanto o seu ódiozinho

de estimação.

De resto, sou forçado a concordar com as observações da Lena.

Não compreendo porquê tanto desvelo face a um comportamento tão absurdo.



Editado 2 vezes. Última edição em 20/11/2008 19:40 por teixeira.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de November de 2008 21:09

Obrigada Alef, pela explicação da "Incardinação". Desculpa não o ter feito antes... Acabou por me passar no meio das coisas...

Cassima

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 15:17

Duas coisas:
1) Ao Domingo, às 10h30, na Basílica dos Mártires, desde o início do presente Ano Pastoral, é celebrada Missa em latim conforme o previsto no “Missal do Papa Paulo VI”. Para uma participação mais activa dos fiéis que escolham habitualmente esta Missa, o Padre Doutor Armindo Borges dispôs-se a dirigir semanalmente um ensaio de canto gregoriano: à Quarta-Feira, das 19,30 às 21,00 horas, na Basílica dos Mártires, com entrada pela porta lateral da Rua Serpa Pinto, nº 10 – D.
Pode ser um caminho de consenso, quem sabe...
2) Art. 3 da Summorum Pontificum: Si communitates Institutorum vitae consecratae atque Societatum vitae apostolicae iuris sive pontificii sive dioecesani quae in celebratione conventuali seu “communitatis” in oratoriis propriis celebrationem sanctae Missae iuxta editionem Missalis Romani anno 1962 promulgatam habere cupiunt, id eis licet. Si singula communitas aut totum Institutum vel Societas tales celebrationes saepe vel plerumque vel permanenter perficere vult, res a Superioribus maioribus ad normam iuris et secundum leges et statuta particularia decernatu. Parece-me que uma celebração mais ou menos sistemática com o Missal de 1962 já exige uma reflexão diferente. Mesmo no artigo 5 é dito aó pároco que " videat ut harmonice concordetur bonum horum fidelium cum ordinaria paroeciae pastorali cura, sub Episcopi regimine ad normam canonis 392, discordiam vitando et totius Ecclesiae unitatem fovendo".
Portanto, atenção ao que se tem dito sobre o papel dos Bispos...

P.S - Can. 392 — § 1. Ecclesiae universae unitatem cum tueri debeat, Episcopus disciplinam cunctae Ecclesiae communem promovere et ideo observantiam omnium legum ecclesiasticarum urgere tenetur.
§ 2. Advigilet ne abusus in ecclesiasticam disciplinam irrepant, praesertim circa ministerium verbi, celebrationem sacramentorum et sacramentalium, cultum Dei et Sanctorum, necnon bonorum administrationem
.



Editado 1 vezes. Última edição em 25/11/2008 15:18 por Onac.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 15:53

Onac,

O texto em latim é para ser só lido pelos Tradicionalistas?

João (JMA)

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 17:24

Traduções:
Summorum Pontificum - [www.zenit.org]
Código de Direito Canónico - [www.vatican.va]

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: magdalia (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 17:28

Em latim, fica sempre melhor...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 17:30

Talvez para que ninguém o entenda.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 17:34

Se o original dos textos fosse o inglês, teria colocado em inglês. Espero é que não se deixe de lado o motivo pelo qual fiz as minhas observações...

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 17:56

Já não estamos propriamente no tempo do Império Romano para se usar textos numa língua morta..



Editado 1 vezes. Última edição em 25/11/2008 17:56 por teixeira.

Re: O Motu Proprio que liberaliza a Missa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 18:15

Muito obrigado, Onac.

Summorum Pontificum

Art. 3 – As comunidades dos institutos de vida consagrada e das Sociedades de vida apostólica, de direito tanto pontifício como diocesano, que desejem celebrar a Santa Missa segundo a edição do Missal Romano promulgado em 1962 na celebração conventual ou “comunitária” em seus oratórios próprios, podem fazê-lo. Se uma só comunidade ou um inteiro Instituto ou Sociedade quer praticar ditas celebrações eventualmente, habitualmente ou permanentemente, a decisão compete aos Superiores maiores segundo as normas do direito e segundo as regras e os estatutos particulares.


Código de Direito Canónico

em inglês:

Can. 392 §1. Since he must protect the unity of the universal Church, a bishop is bound to promote the common discipline of the whole Church and therefore to urge the observance of all ecclesiastical laws.

§2. He is to exercise vigilance so that abuses do not creep into ecclesiastical discipline, especially regarding the ministry of the word, the celebration of the sacraments and sacramentals, the worship of God and the veneration of the saints, and the administration of goods.


em francês:
Can. 392 - § 1. Parce qu'il doit défendre l'unité de l'Église tout entière, l'Évêque est tenu de promouvoir la discipline commune à toute l'Église et en conséquence il est tenu d'urger l'observation de toutes les lois ecclésiastiques.

§ 2. Il veillera à ce que des abus ne se glissent pas dans la discipline ecclésiastique, surtout en ce qui concerne le ministère de la parole, la célébration des sacrements et des sacramentaux, le culte de Dieu et des saints, ainsi que l'administration des biens.


Desculpa lá o comentário, mas veio a propósito...

João (JMA)

Página actual: 32 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.